Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Henrique Sanches 26/01/2024

Robinson Crusoé em Marte!
Livro 01/2024

Primeiro livro físico do ano!

"A astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte, e, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho."

Este foi o primeiro livro escrito por Andy Weir e fez um sucesso estrondoso, ao ponto de virar um filme.
Imagina você acordar em Marte, sozinho, depois de uma forte tempestade de areia... o que você faria para sobreviver?
Andy Weir nos coloca nessa aventura bem contemporânea, explorando o nosso sonho de povoar Marte. Guardada as devidas proporções, podemos comparar o astronauta Mark Watney com o personagem Robinson Crusoé, de Daniel Defoe.
Uma dica importante: este livro é classificado como hard scifi.

Isso quer dizer que tem muitas descrições científicas, muitos nomes de elementos químicos, explicações do funcionamento de equipamentos e muito mais.

É isso. Boas leituras!!!
Pedro 26/01/2024minha estante
Como eu amo Robinson Crusoé e amo ficção científica, provavelmente irei amar Perdido em Marte.

Neth. 26/01/2024minha estante
Fiquei ainda mais curiosa para ler

Nazli.Dias 27/01/2024minha estante
Estou surpresa, ouvi tanta gente falando mal desse livro!

Guilherme 30/12/2014

Muito "sci", pouco "fi"
Pra mim, Perdido em Marte quase não pode ser chamado de ficção.
O autor se preocupou demais em inserir dados numéricos, medidas, cálculos e detalhamento de procedimentos que se esqueceu (ou deliberadamente ignorou) os traumas psicológicos que tanto tempo sozinho num planeta deserto causariam.

Mark Watney não tem família na Terra, não sente saudade de ninguém em especial. Não tem pesadelos, dome bem todas as noites mesmo quando a esperança de se salvar é ínfima. Não nos conta como foi parar na Nasa, numa tentativa de se manter preso a quem era na Terra.
Não delira, não tem surtos de raiva ou pânico pela solidão e o medo. Mark Watney não faz nada disso, encarando tudo com uma naturalidade irreal.

Talvez o livro interesse a engenheiros (ou aspirantes a engenheiros), pessoas que gostam de gambiarras e fãs de viagens no espaço (viagens reais, não ficcionais).

Quem procura uma ficção mais criativa não vai gostar de Perdido em Marte.
vinicius.cunhadasilva 30/01/2015minha estante
Acredito que o Mark não demonstre esses sentimentos simplesmente por esta não ser a proposta do livro, ele foi escrito para se focar mais na resolução de problemas com física e química e no humor. E ele tem família, ele comenta sobre ela quando chega no Dia de Ação de Graças eu acho.

Douglas 23/09/2015minha estante
Concordo Vinicius.cunha!

Ferreira 30/09/2015minha estante
Antes de ir para Marte, os Astronautas ficam isolados por 3 meses e depois passam pelo Psicologo, e Mark foi o que melhor se saiu.

Glelber 02/10/2015minha estante
Realmente ele não é exatamente ficção, o autor é um eng. de softwares logo quis a maior quantidade de dados técnicos possíveis, e o fato do comportamento do Mark é pelo falo que ele sabe que só pode contar com sua habilidades coisa que ele confia plenamente e ele também é uma pessoal preparada para situações extremante difíceis diferente da grande maioria dos personagens de livros de fantasia o ficção que acaba entrando em uma situação inesperada, enfim o foco do livro era mostrar a ciência e não a área psicologística do personagem

Ellie 04/10/2015minha estante
"Quem procura uma ficção mais criativa não vai gostar de Perdido em Marte."

Mas quem procura ficção que vai gostar do foco na ciência e engenharia... Se ele ficasse grande parte chorando, surtando e essas coisas seria Drama!

Clarita Salgado 09/10/2015minha estante
Elisângela for the win!!!! \o/

Rafa 15/10/2015minha estante
Acredito que existam pessoas que encarariam essa situação exatamente da maneira como Watney encarou. Acho que as pessoas questionam isso porque esperam um dramalhão e não ficção científica pura e de qualidade.

Leon' 19/10/2015minha estante
o personagem não tem emoção nenhuma, parece um adolescente bobão.... livro muito ruim

Louise_Moraes 23/10/2015minha estante
Eu achei bastante interessante no começo, mas tantos dados deixou a história lenta e mais massante do meio pro final. Poderia ter um pouco mais de fator psicológico.

Mesmo assim gostei da história. Recomendo :)

J. G. Lima 25/10/2015minha estante
Em muitas passagens se comenta sobre a maneira dele reagir às situações adversas, inclusive os lideres e a psicóloga da missão. Acho que você não prestou atenção suficiente ao delírios e surtos irôncos (pirata-ninja) (eu sou um pirata espacial) (Rainha verde de marte, entre vários exemplos)

Simplesmente Mark é desligado dessas coisas. Devia conhecer mais o personagem.

selvia.ribeiro 15/11/2015minha estante
Mas a proposta do livro não foi bem mostrar os dramas psicológicos! Inclusive durante a leitura a psicologa dos astronautas da Ares 3 menciona que o Mark é bem preparado para tolerar o isolamento em Marte. Ela ainda fala que ele fica abalado sim, mas prefere usar o senso de humor como forma de escape. E eu acho que a narrativa com mais humor que drama é que fez o livro ser legal.

joedsonfrl 22/11/2015minha estante
Guilherme, estou tendo exatamente essa mesma impressão! A leitura termina ficando enfadonha com tanta engenhoca e pouca abordagem do personagem..

Diegu 22/11/2015minha estante
Creio que se o desenvolvimento do livro fosse mais pro lado psicológico, Mark acabaria morrendo. Ele não têm tempo de ficar pensando: "Meu Deus! Eu vou morrer, eu vou morrer". Tudo que ele pode fazer é trabalhar pra se manter vivo (e convenhamos, isso toma todo tempo dele, por isso ele não ficar se auto-remoendo ou imaginando a própria morte.)

Heitor 11/12/2015minha estante
Concordo que o foco do livro não é o drama do personagem, e sim sua luta para sobreviver diante de uma situação única que é ficar sozinho em um planeta inóspito. Se ele não usasse suas doses de humor, empenho, disciplina, conhecimento, foco e determinação para resolver os problemas, se ficasse apenas lamentando e esperando por ajuda ou os dias passarem, o livro terminaria antes da página 50. De que adianta lamentar, quando se pode buscar soluções? Ele não foi jogado no vácuo no espaço, onde ele ficaria flutuando até morrer. Ele poderia sim ser resgatado pela sua equipe ou por outra missão, contanto que fizesse sua parte também.

Eu acredito que estamos mal- acostumados com narrativas que só exploram tragédias, mortes, lados ruins da situação, dramas psicológicos e emocionais que esquecemos que cada pessoa é diferente e pode reagir diferentemente em determinada situação. Watney pode não ter sentido tanto o peso de estar sozinho em um planeta hostil e desabitado (ele recebeu acompanhamento psicológico para isso), mas talvez pudesse entrar em pânico ou depressão numa situação como um assalto, sequestro, acidente no trânsito, morte de algum familiar. Morrer pode parecer horrível, e é. Mas quem sofre mais (não sabemos o que vem depois da morte, óbvio) é quem fica. Após a morte, para alguns, perdemos a consciência e tudo se acaba, não vamos para um "céu". E, morrer pode ser o fim, mas não é para as pessoas que continuam vivas (a família de Watney, por exemplo), que vão sofrer pela perda de alguém amado. Então, seria mais digno e sensato resistir até o limite, lutar com todas as armas até não ser mais possível, em vez de se torturar psicologicamente.

César 27/12/2015minha estante
Realmente o personagem Mark está muito distante da realidade. Qualquer pessoa independente de sua inteligência e diante das descritas extremas circunstâncias teria como primário desafio senão o maior, si mesmo.

Márcia 26/02/2016minha estante
Verdade, Guilherme! Quem gosta de ficção científica mais criativa e menos boboca não vai gostar de Perdido em Marte. O personagem é muuuuito chato. Deviam ter chamado o Jim Carrey pra fazer o filme, combinaria muito mais com as idiotices que eles faz. O livro é superficial, seco, irreal, raso e oco... E não se preocupe com quem está defendendo o livro aqui. É o trabalho remunerado deles.

Pipinho 10/06/2016minha estante
O que?? Várias vezes ele menciona como dormiu péssimo enquanto estava sozinho, uma ou duas mostrou a insônia que tinha por causa da solidão. Do meio pro final ele cita como tinha se acostumado com o barulho dos instrumentos e a saudade da Terra que tinha.
Tem ciência? Tem
Mas também tem muita coisa que sensibiliza o leitor, principalmente o companheirismo dos colegas com Mark Watney

Diegu 17/06/2016minha estante
Sem falar que a escrita do livro praticamente deixa de lado todo as aflições sentidas pelo Watney, já que é um diário de bordo.

Rick 09/11/2016minha estante
Acredito que você precisa entender mais o que significa o termo "ficção". O personagem explica que foi preparado pra isso, afinal, o treinamento da NASA é intensivo e os deixa mais resistentes a isolamentos e tal, e como você mesmo falou, os efeitos REAIS de um evento desse a uma pessoa não foram mensurados pois não aconteceu. Por isso mesmo é uma obra de FICÇÃO.

lufrena 16/03/2017minha estante
Alguns críticos deveriam voltar aos bancos escolares ou simplesmente repesquisar o que é ficção e não-ficção. Sobre os demais detalhes, nem vou perder meu tempo.
Sugiro que comentem novelas. Do SBT.

Say 19/06/2017minha estante
Essa resenha resume bem o que senti ao ler o livro.
No começo é interessante ler as explicações e ver como elas realmente fazem sentido. Porém, depois dá mais a sensação de que você está lendo um livro técnico do que um livro de ficção. E isso acaba se tornando maçante.
O lado emocional do livro é pobremente tratado. Como se estar a beira-morte por diversos momentos fosse algo banal e leviano, facilmente contornado.

Lucas.Nunes 23/10/2019minha estante
Kkkk como assim? Uma pessoa normal realmente não aguentaria, mas a Nada filtra as pessoas...deixam elas em testes prolongados de stress e o próprio livro diz que ele foi o que melhor se saiu nos testes, por tanto não é pq você não consegue suportar que não existe alguém que consiga.

edugvs 02/04/2021minha estante
Bem-vindo a vida de um cientista!

Mel Fernandes 07/12/2021minha estante
Foi esse livro que gerou o roteiro do filme estrelado por Matt Demon, né? O filme é bom...

maria p 21/02/2022minha estante
exatamente meu sentimento, e eu não tô nem na página 50 k k k

Lulis 27/02/2022minha estante
Acho q os termos científicos foram usados pra firmar a inteligência do personagem e mostrar o seu vigor, vontade e ideias na tentativa de sobreviver ao planeta.

Sarah 06/05/2022minha estante
Mark está escrevendo a sua parte, ou seja, tudo o que a gente sabe dele, ele está digitando. No filme, ele grava a si mesmo diariamente, mas no livro ele escreve um diário. Por isso não temos muito do emocional do personagem, porque ele não escreveria seus surtos para depois alguém ler.

Valerya 12/09/2023minha estante
Senti o mesmo, cheguei até a achar a leitura um pouco cansativa.

Regis 30/05/2022

Ciência Bem Humorada
Devido a uma tempestade de areia a tripulação da missão Ares 3 se vê obrigada a abandonar Marte as pressas, deixando o astronauta Mark Watney para trás. Dando início a uma longa jornada científica para a sobrevivência e o resgate do astronauta, que só se dará em 4 anos.

O livro é muito dinâmico e bem humorado, te deixando o tempo todo curioso para saber qual a próxima solução improvisada o personagem terá que inventar para se manter vivo.
Eu devorei cada palavra e fiquei ansiosa durante toda a leitura sem saber o que poderia acontecer a seguir para dificultar a (já tão difícil) existência de Mark.

Foi uma leitura prazerosa, cheia de desafios e ciência.
Acho que agora tenho ao menos noção do que devo fazer, caso seja deixada em um planeta inóspito. Rsrsrs

Recomendo o livro para todos que apreciaram a aventura do Robson Crusoé, só que agora tendo como pano de fundo o espaço.
Cleber 31/05/2022minha estante
Robson Crusoé no espaço, com um pouquinho do MacGyver tbm. Adorei o livro e o filme.

AnonymousCow 04/06/2022minha estante
A descrição do Cleber foi simplesmente perfeita! Kkkkk

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Regis 26/06/2022minha estante
Sim Cleber, o MacGyver faz sentido também. ?

Regis 26/06/2022minha estante
Concordo senhor AnonymousCow. ?

Cida Zientarski 15/07/2022

Perdido em Marte (+13)
"Os piores momentos da vida são precedidos por pequenas observações."

Durante a terceira viagem feita a Marte pela NASA, conhecida como Ares 3, os tripulantes foram obrigados a desistir da missão, no sol 6, por conta de uma ventania muito forte. Em quanto se direcionavam para VAM, que os levaria de volta para o Hermes (nave que viajaria para a Terra), Mark Watney foi atingido por uma antena de transmissão e acabou se perdendo de seus colegas, os mesmos acreditaram que ele havia morrido e partiram sem ele.

Devido a vários ocorridos estranhos, como o próprio Mark fala em seu diário de bordo, ele não morreu. Quando acordou, percebeu que estava sozinho e que a partir daí teria que aprender a viver em Marte, esperando um dia ser resgatado pela tripulação da Ares 4, que voltaria a Marte dali 4 anos.

Ele ficou sem conexão nenhuma com a Terra, pois a Atena que transmitia o sinal foi a mesma que quase o matou. As coisas que restaram para Mark foi o Hab, local onde todos os tripulantes dormiam e se alimentavam e os 2 veículos espaciais. Como a missão foi abortada em sol 6 e a previsão era que a missão durasse 30 sois, sobrou muita comida e água, mas não o suficiente para 4 anos. A partir dos recursos que restaram, das suas 2 formações (Botânico e Engenheiro), e da sua astucia, ele conseguiu produzir mais comida e fazer água. Mas tarde conseguiu contato com a NASA, a qual desenvolveu vários planos para tirá-lo desta situação.

site: https://tecnoblog.net/meiobit/327223/perdido-em-marte-the-martian-review-quase-sem-spoilers/

Pam 07/06/2021

Para quem gosta física, química e botânica irá amar, também quem não gosta pode gostar.
Tem vários momentos engraçados, como momentos sérios e referências a cultura pop.

Katia Albus 05/11/2015

Perdido na Narrativa
Antes de ler a resenha, uma dica: não desperdice seu dinheiro com este livro.
Perdido em Marte é uma tremenda decepção. Quando leitor espera um relato profundo e intenso de um astronauta perdido em outro planeta, recebe o diário improvável de um pseudo-astronauta pateta que faz piadinhas sem graça de tudo, inclusive da própria desgraça.
O livro é mal escrito e cheio de incongruências científicas. Só para dar um exemplo de como este livro não passa de uma piada sem graça, o personagem principal passa a maior parte do tempo ocupado tentando cultivar batatas no habitat construído em Marte. Suas peripécias tem apenas um objetivo: obter calorias.
Mas o autor, pouco versado em ciência, cometeu o erro monstruoso de dizer que o astronauta tinha um estoque gigante de proteínas, suficiente para ele não precisar se preocupar em comer carne pelos próximos quatro anos. Sem as batatas, ele não obteria glicose... Isto é ridículo!
Se o autor tivesse alguma base para escrever um livro como este, ele saberia que nosso organismo consegue converter os aminoácidos das proteínas em... adivinhem... Glicose!
O projeto de astronauta jamais morreria de fome se não comesse as malditas batatas! Isto é ciência básica! E o pior: quase todo o livro se baseia nisto! Ridículo é pouco!
Este é o tipo de livro cujo sucesso só pode ser explicado pelo financiamento milionário recebido pela NASA e por Hollywood, para alavancar o filme. Aliás, espero que o filme tenha contado com algum cientista de verdade para corrigir os inúmeros e insuportáveis erros do livro.
Além disso, a narrativa é pobre. Parece que Perdido em Marte foi escrito por um adolescente que leu algumas revistas do tipo superinteressante e acordou no dia seguinte dizendo "já sei! Vou escrever um livro engraçadão!"
Dica para o autor: mude o título do seu livro para "O Relato Impossível de um Pateta Perdido na Maionese".
Leonardo R. 08/11/2015minha estante
li a sua resenha e na minha opinião você não precisava ter críticado tão duramente o livro, sendo que esse é o primeiro livro do autor Andy Weir. Então não desqualifique o livro que outros leitores leram.

Katia Albus 10/11/2015minha estante
Pois, na minha opinião, eu fui é bem suave com o autor, Leonardo. E sim, eu posso desqualificar o que eu quiser, afinal a opinião é minha e de mais ninguém. Também não tenho culpa se consigo ver o que outras pessoas não enxergam... Este livro é muito ruim e o autor deu sorte porque ele foi escolhido para servir de base para o roteiro de Hollywood. Esta é a única causa do sucesso dele. Só vê isso quem pode.

Mah 10/11/2015minha estante
Nossa... Como assim você não gostou? Eu simplesmente amei a narrativa, o humor do personagem e todos os detalhes cientifico, e como assim o autor errou se ele próprio recebeu muita ajuda para escrever? Putz... Discordo totalmente, sorry. Eu super recomendo pra quem adora livros sobre o espaço e ficção cientifica, porque é isso que é, uma ficção.

Katia Albus 11/11/2015minha estante
Maah, deixa eu responder primeiro uma parte do seu comentário:
"e como assim o autor errou se ele próprio recebeu muita ajuda para escrever?"
Basta consultar qualquer livro de bioquímica ou procurar no Google pelo termo gliconeogênese para descobrir que SIM, O AUTOR ERROU FEIO e baseou seu livro e uma total falta de conhecimento de um processo biológico básico. O estoque de proteínas que o próprio autor diz que seriam mais do que suficientes para as necessidades do astronauta também supririam as necessidades de carboidratos dele. Isto é um fato. O autor cometeu um erro crasso e baseou seu livro nele. Se fosse um mero detalhe do enredo, eu deixaria passar. Mas é a base do livro!
Eu não posso acreditar que ele tenha recebido ajuda para escrever. Só sei que ele recebeu MUITA ajuda para promover o livro lá fora e, pelo visto, aqui no Brasil também, onde continua recebendo...
Livro totalmente dispensável para os amantes da verdadeira ficção científica.

Diegu 22/11/2015minha estante
Matou o livro por causa de um erro, nuss -_-'

Diegu 22/11/2015minha estante
Falou tanto dos erros e citou pouquíssimos, aí fica dificil validar sua resenha..

Katia Albus 23/12/2015minha estante
Diego, se eu citasse todos os erros do livro, eu precisaria escrever um livro. O erro que eu citei acima já é suficiente para invalidar TODA a trama, afinal ela gira em torno da necessidade de sobrevivência do astronauta pateta. E um dos pontos cruciais da trama mal elaborada do livro Perdido em Marte é o plantio das batatas, porque o astronauta boboca precisava "obter calorias". Como já foi comprovado, inclusive por outros autores de FC, a quantidade de proteína que o próprio personagem diz que tem à sua disposição seria suficiente para fornecer calorias para ele sobreviver até ser resgatado.
Outro erro? O astronauta palerma resolve fazer solo cultivável para plantar suas batatas... Ele junta suas próprias fezes ao solo marciano para transformá-lo em solo cultivável. Em determinada altura do livreco, o astronauta inepto diz, textualmente:
"os dejetos humanos contêm patógenos que, como você já deve ter adivinhado, infecta os seres humanos. Mas isso não é um problema para mim. Os únicos patógenos nestes dejetos são os que eu já tenho"
Neste momento eu convidaria o autor do livro a comer as próprias fezes para ver o que acontece. Ele teria uma diarreia que o deixaria fora de ação uns três dias, febre, vômito e etc... Se ele fosse um cientista ou se fosse um autor de ficção científica de verdade, saberia que os patógenos contidos em nossos intestinos são inofensivos apenas se ficarem lá. Ninguém que se contamine com as próprias fezes ficam sem problemas. Já dizia a vovó, tem que lavar as mãos depois de usar o banheiro.
Quer mais erros? Procura lá. Você é inteligente. Vai encontrar outros.

Jon 06/01/2016minha estante
No livro que eu li ele tinha um grande estoque de VITAMINAS. E caso eu ficasse isolado do mundo por um período indeterminado de tempo, minha maior preocupação seria exatamente a produção de alimento.

E Katia, antes de criticar tanto, lembre-se de que nem todos são tão entendidos do assunto. A maioria só quer uma boa história.

Esse não é um livro técnico sobre como sobreviver em Marte.

Katia Albus 07/01/2016minha estante
Querido Jon, no livro que você leu com certeza também tinha a seguinte frase:

"em cada embalagem de comida há cinco vezes mais proteínas que o mínimo necessário"

Caso eu fosse uma astronauta com conhecimento de bioquímica (já que seria botânica como o personagem do livro), minha maior preocupação seria entrar em contato com a terra, já que eu saberia que tenho alimento para SOBREVIVER por quatro anos.

Sim, eu critico o quanto eu quiser, já que este é o meu direito. E, para aqueles que endeusam o livro e o autor, acreditando que ele é o suprassumo da ciência, deixo aqui registrado o meu recado, nem que seja na forma de esclarecimento, para que os leitores menos entendidos no assunto saibam que nem tudo o que reluz no nefasto mercado literário é ouro.

E obrigado pelos comentários, meu povo. Eles ajudam a manter a minha resenha/crítica sempre no topo!

Katia Albus 08/01/2016minha estante
Antes que alguém diga ou insinua que eu inventei essa história das proteínas, vou copiar o trecho do livro Perdido em Marte aqui para todos verem como o autor cometeu um erro homérico que detona todo o livro:

?E em cada embalagem de comida há cinco vezes mais proteínas que o mínimo necessário, portanto o racionamento cuidadoso das porções dá conta das minhas necessidades proteicas durante pelo menos quatro anos.?

Quatro anos seria o tempo até a vinda de outra nave da Terra com mais suprimentos.
E sim, há pessoas que sobrevivem durante anos comendo apenas carne.

Andy... Tchau!

Seldon 26/01/2016minha estante
KATIA FATALITY!

Márcia 23/02/2016minha estante
Agora que você disse, voltei e reli aquela parte... Realmente decepcionante ver um autor tão artificialmente badalado cometer um erro desses. Que pena que os miquinhos amestrados do mercado editorial encheram o livro de resenhas positivas, tudo a troco de "parcerias" com a editora e alguns livros de graça para pagar os elogios.

Yasodhara 29/11/2016minha estante
Então, você tá certa em dizer que ele não morreria de fome se comesse apenas as proteínas por causa da glicogênese etc etc, mas provavelmente ele entraria em coma, morreria de acidose, problemas hepáticos, danos nos rins, cérebro, etc, já que essa via de transformação tem como resultado os "corpos cetônicos" (acetoacetato, D-?-hidroxibutirato), acetona, e principalmente a amônia, que é levada para o fígado e posteriormente aos rins para ser excretada. É só pensar em uma dieta "low carb", nenhum nutricionista sério te deixaria fazer esse tipo de dieta por muito tempo, por causa dos danos causados ao seu corpo, imagina passar 1 ano e meio fazendo esse tipo de dieta? Ele tava mais que certo em tentar uma fonte de carboidratos.

Katia Albus 13/12/2016minha estante
Yasodhara, meu anjo, você está completamente enganada. Tentou falar de Ciência, porém esqueceu de fazer uma pesquisa mais ampla. Existem dietas aqui mesmo em nosso mundo nas quais as pessoas se alimentam exclusivamente de carne. Faça uma pesquisa um pouco melhor aí no seu Google e descubra quantas pessoas vivem há anos comendo apenas proteína. Se isto é certo? Claro que não! Se funciona? A experiência com essas pessoas nos mostra que sim. Funciona! Elas comem desse jeito durante muito tempo. Eu não recomendo uma dieta dessas, mas uma coisa é certa. Ela seria suficiente para o astronauta abilolado desse livro ridículo sobreviver até a chegada da próxima missão a Marte. Então o autor errou sim, e errou FEIO!

Victoria.Phil 11/01/2017minha estante
Acabei abandonando a leitura depois de umas 40 páginas. Também esperava por um relato profundo e acabei decepcionada. Simplesmente não achei verossímil como o personagem conta sua história. Muito superficial.

Katia Albus 13/02/2017minha estante
Victoria.Phil, você está certo. Já ouvi muitas pessoas reclamando deste livro e achando absurdo que ele tenha virado filme... É um típico caso de muito marketing pra pouco livro.

Lucas.Nunes 23/10/2019minha estante
Na moral...o livro é muito bom kkkk gosto horrível esse seu.

Sa Klabacher 08/11/2022

Minha jornada com esse livro compete com a jornada do Mark em Marte, porque olha...
Num geral eu gostei do livro, a escrita é boa e fluida e acho que as alternâncias entre a Terra e Marte foram bem colocadas. Mas, depois de um tempo, parecia que eu estava lendo o livro há mil anos, porque, no fundo, a sequência de acontecimentos em Marte seguia a mesma fórmula: paz, trabalhos, algum problema, depois paz, mais trabalhos, outro problema... acabou ficando cansativo.
Isso e o fato de o protagonista ficar detalhando demais as contas que ele fazia me fez diminuir as estrelas.
Mas um ponto positivo é que o humor do Mark era muito divertido e dava uma quebrada nesses momentos mais "mais do mesmo".
O final é muito incrível e tem um ritmo perfeito! Agora quero assistir ao filme, que me parece ser tão legal quanto.

Estante.dabru 08/07/2022

Perdido em Marte
Li uma resenha onde dizia que foram usados muitos temos técnicos e realmente, fiquei com cara de paisagem em muitos momentos. Mas no geral eu gostei bastante do livro, assim como gostei da adaptação.

Mark, eu te amo ?

Wania Cris 05/11/2022

Andy Weir, meu coração é seu!
O autor me conquistou em Devoradores de Estrelas, o melhor livro de sci-fi já escrito no mundo (sim, sou exagerada) e me despertou interesse em ler tudo o mais dele. E Perdido em Marte não decepcionou.

O livro tem um protagonista tão azarado quanto divertido e muito, muito inteligente, capaz de tirar água de combustível e vice versa. Genial!

Em boa parte do livro temos apenas Mark com seus problemas cada vez piores e, ainda assim, o livro não é entediante. O protagonista segura muito bem a narrativa e o livro evolui de uma maneira encantadora. A inserção de outros personagem apenas acrescentam na trama, deixando ainda mais interessante. O final então, Deus do céu, que tensão, que desespero, que doido!!!

A tradução de Marcello Lino é uma pintura! Manteve a leveza e didática da estória sem comprometer a fluidez.

Doida pra ler Artemis agora!!

LuizaCands 01/11/2020

Pense bem antes de ler.
A trama gira em torno de Mark Watney, astronauta parte da missão Ares 3, que pousa em Marte e permanece no inóspito planeta por longo tempo, após ter sido abandonado por seus colegas tripulantes durante uma tempestade de areia, já que todas as circunstâncias indicavam que ele estava morto. E então acompanhamos os desdobramentos desse fato, especialmente as tentativas do protagonista e dos trabalhadores da Nasa de mantê-lo vivo e trazê-lo de volta à Terra. Com poucos suprimentos, um sistema falho de comunicação e muitas adversidades pelo caminho, conseguirá ele voltar para casa são e salvo? Ou morrerá tentando?

E, vai por mim, quem escreveu a sinopse não estava brincando ao dizer "Com um forte embasamento científico real e moderno". Sério, é muita informação científica e mecânica e eu tive bastante dificuldade com essas descrições a nível tão técnico e detalhado. De nada me serve esse conhecimento porque não sou graduada em nenhuma dessas áreas (nem pretendo) e também não gosto de uma ficção científica tão pesada assim. Por isso, foi cansativo, chato e desgastante. E creio que, se tivesse pulado algumas páginas, não teria feito a mínima diferença.

"- Então, podemos ter uma grande chance de matar uma pessoa ou uma pequena chance de matar seis. Nossa! Como tomar uma decisão dessas?"

Ainda assim, acho que algumas pessoas criticam esse livro de forma muito pesada... Primeiramente, é preciso lembrar que as percepções de Watney são feitas em seu diário de bordo e não necessariamente ele colocaria todos os sentimentos dele dentro desses papéis - e nem por isso signifique que ele não sinta. É possível perceber tanto pelas informações que nos são passadas sobre as análises psicológicas do personagem quanto durante a narrativa que ele é o tipo de pessoa que prefere disfarçar o sentimentalismo com piadas e não lidar com ele diretamente. Até porque se ele quisesse sair vivo de Marte, precisaria mais de determinação, objetividade e proatividade do que de seus sentimentos.

As descrições técnicas exageradas são muito cansativas e chatas, como disse anteriormente, mas são coerentes para a história: se acontecesse algo assim de verdade, é lógico que a Nasa e talvez até cidadãos comuns se interessassem por essas informações da mesmíssima forma que foram narradas (ou até mesmo com mais detalhamento). Além disso, o autor até tenta balancear um pouco com observações engraçadas ou piadas de Watney, então, bem, eu dou um crédito por isso. Honestamente, eu não entendi nem faço questão de entender metade do que foi dito (nunca pretendi ser astronauta ou qualquer coisa na área) e, para um leitor "comum", que também não é formado ou não é realmente integrado no assunto ou não deseja ser, isso não faz diferença.

Ressalto que também não são pontos que me agradaram tanto, mas não há necessidade de criticar tão duramente. A meu ver, mesmo nos pontos negativos, ainda há certa coerência com a história. E, até o presente momento, não assisti ao filme, mas acredito que seja melhor justamente pelo aspecto visual e a limitação de informações. Se você não gosta tanto desse tipo de leitura ou acha que não consegue lidar bem com o tanto de informações científicas, é melhor que você apenas assista ao filme. Aqui de fato não encontrará muitos atrativos se não for realmente seu estilo.

Eu, particularmente, consegui relevar no final os pontos negativos citados, apesar das minhas reclamações. Torcia tanto para que ele voltasse em segurança que era como se a situação realmente estivesse acontecendo. Adorei ver como todo mundo se uniu por uma vida, mesmo com os transtornos econômicos e até políticos. Assim, para mim, foi bom e gostei. Já a sua experiência depende se você conseguirá passar por cima desses aspectos que podem comprometer sua leitura. Espero que sim!

Carol 28/03/2021

"(...) Me dei conta de que Marte é um deserto estéril e de que estou completamente sozinho aqui. Eu já sabia disso, é claro. Mas existe uma diferença entre saber e de fato vivenciar algo. À minha volta, não há nada, apenas poeira, pedras e um deserto infinito em todas as direções. A famosa coloração vermelha do planeta vem do óxido de ferro que cobre tudo. Portanto, não se trata apenas de um deserto, mas de um deserto tão velho que está literalmente enferrujando."

Claudio 30/10/2014

Ficção científica, mas científica mesmo!
Entretenimento de qualidade. Vale cada minuto de leitura e o mais interessante é o grau de profundidade científica que o autor apresenta na estória - Não há invencionices, é tudo baseado em ciência (há alguns exageros, mas nada grave). Essa é uma ficção científica em que coisas irreais não acontecem. Mas que fique claro, isso não significa que não tenha ação - muito pelo contrário.

Enquanto a parte científica é aprofundada ao máximo, a parte filosófica quase não é explorada. O drama do astronauta perdido em Marte é focada quase que exclusivamente na solução científica dos problemas que se apresentam e muito pouco do drama humano ou da contemplação de se estar em um mundo desconhecido é explorado. Para mim fez falta, mas o livro não deixa de ser bom por isso.

Há um toque de humor interessante, mas que irrita um pouco mais para o fim da estoria. Também há alguns clichês, que também são bem suportáveis.

A narração é principalmente em primeira pessoa, e o início empolgante vai se tornando meio massante e, quando você acha que se meteu em uma furada, há uma mudança na perspectiva de narração que faz a estória fluir de maneira muito melhor.

Por fim, digo que "Perdido em Marte" é diversão pura, a qual tive o prazer de ler em dois dias e que certamente será um ótimo filme.
Beth 25/01/2015minha estante
Adorei esse livro. Quero destacar também o nome do tradutor, Marcello Lino. Ele foi muito competente!

Gabi 05/08/2015minha estante
Comentário pertinente, bem feito e decente (sem spoilers), me deu vontade de ler o livro. ;)

joedsonfrl 05/09/2015minha estante
Estou no início do livro e até agora foi exclusivamente ciência, como você bem disse. É abordado extremamente bem, nota-se que o autor teve uma preocupação com essa questão técnica, mas em relação ao delineamento psicológico do personagem, até agora, está deixando a desejar. Não relata seus medos, anseios, sentimentos.. acho que falta essa imersão no íntimo do personagem, fato que é um pouco estranho uma vez que o livro é em 1ª pessoa. :)

Rozangela 25/09/2015minha estante
Ainda não cheguei ao final do livro, mas vendo os comentários que falam sobre o autor não entrar muito na psique do personagem gostaria de ressaltar uma coisa, o livro é sim narrado em primeira pessoa, mas é feito como um diário, ou seja, ele não está narrando as coisas ao vivo e sim ao final do dia ou no ínterim de uma atividade perigosa (achando que vai morrer, ele documenta), sendo assim é muito mais fácil 1) falar de forma humorada de uma coisa que passou e deu tudo certo, 2) pensar de forma otimista sobre uma coisa perigosa que se está prestes a fazer. Nos dois casos a personalidade extrovertida dele se sobressai coisa que foi mencionada pela psicologa da Nasa. Muitas coisas não são faladas, mas sinceramente não senti falta de nada até agora, está sendo uma ótima leitura.

Diego Tonello 29/04/2020

Perdido em Marte - Andy Weir
Ficção científica envolve ciência e ficção, como o próprio Hugo Gernsback disse: "Por 'científico', refiro-me ao tipo de histórias de Jules Verne, HG Wells e Edgar Allan Poe - um romance encantador misturado com fatos científicos e visão profética". Assim sendo, a quantidade de "Sci" e "Fi" depende de cada autor. Era de se esperar que Andy Weir, tendo trabalhado durante 20 anos com desenvolvimento de softwares e compondo seu romance de estreia com o diário de um astronauta que necessita utilizar todos os seus conhecimentos de botânica e engenharia mecânica para sobreviver em um inóspito planeta, além da repercussão dos desdobramentos dos acontecimentos na Terra, tivesse um pouco mais de "Sci".

"Perdido em Marte" nasceu de uma paixão do autor por uma cena de Apollo 13, onde os engenheiros na Terra tentam encontrar, somente com os recursos que eles dispõem no momento, uma solução para que os astronautas presos na cápsula da nave não morram sufocados. A partir dessa situação, Weir começou a desenvolver sua história. Toda a semana ele publicava um capítulo em seu site, onde os leitores, especialistas em outras áreas, buscavam corrigir os seus erros. Pouco depois de ter sido disponibilizado no formato Kindle, o livro atingiu a lista dos mais vendidos da Amazon. Em 2014, o grupo Crown publicava o livro que rapidamente passou a integrar o topo da lista dos mais vendidos do New York Times. No final de 2015, a adaptação estreava no cinema, com Matt Damon no papel principal, como destaca Isabela Boscov.

Buscando discutir um pouco da ciência envolvida em "Perdido em Marte", o canal Nerdologia fez um vídeo bem bacana. Esta temática também foi abordada pela revista Galileu e o portal de notícias G1. Segundo eles, Mark realmente poderia cultivar batatas usando o solo marciano, pois a composição mineral do mesmo permite que isso seja possível, mas somente com a adição de material orgânico, é claro. Já a sonda robótica Mars Pathfinder, lançada em dezembro de 1996, estabeleceu contato pela última vez em setembro de 1997, quando esgotou suas baterias. Então, se elas fossem substituídas, de fato a sonda voltaria a funcionar. Já a solução de Watney para a produção de água, apesar de funcionar, iria produzir uma quantidade imensa de calor capaz de matar qualquer um dentro do Hab.

Já no campo da ficção, é importante ressaltar que Marte possui uma atmosfera extremamente fina, se comparada com a nossa, e a pressão atmosférica é tão baixa que é capaz de tornar o vento em si algo insignificante. O maior problema não é conseguir chegar a Marte, mas sim sair de lá. A saída do planeta vermelho envolve uma série de obstáculos que ainda precisam ser resolvidos pelas agências espaciais antes que sejam lançadas futuras missões, e eu diria que o maior problema é o combustível. Além disso não dispomos de tecnologia suficiente atualmente para construir uma nave como a descrita no livro. E os trajes espaciais que dispomos são muito menos flexíveis e fáceis de se utilizar do que a história nos faz acreditar.

Estes são apenas alguns exemplos do que é ciência e ficção no enredo da história. Levando em conta a bagagem cultural e profissional do autor, já se pode ter uma pequena noção da composição da narrativa. Então, criticar o livro pela quantidade de detalhes científicos presentes, como tenho visto bastante em resenhas e principalmente em comentários do Skoob, não é algo válido. Mas isso não significa que eles não tornem a leitura um pouco cansativa em algumas partes, principalmente no início. Não é em "Perdido em Marte" que você vai encontrar uma ficção científica ao estilo Azimov.

Outro argumento que também não é valido na hora da crítica é a falta de abordagem sobre as consequências de tal isolamento para o personagem. O autor não pretendia abordar tal tema, e ele deixa isso bem claro, no momento em que explica os motivos que fizeram Watney e os outros tripulantes, serem escolhidos para participar desta missão. Cada pessoa reage de uma maneira diferente ao isolamento e solidão como podemos ver na prática com a pandemia de Covid-19.

"Tenho uma oportunidade interessante aqui. E essa oportunidade é o Opportunity"

Lançado em 07 de julho de 2003, o rover Opportunity tocou a superfície marciana em em 25 de janeiro de 2004. Foi inicialmente projetado para uma missão de três meses, entretanto, acabou operando durante 15 anos tendo encerrado suas atividade em 13 de fevereiro de 2019, devido a uma gigantesca tempestade de areia que durou vários meses, descarregando todas as suas baterias. Na empreitada de Watney em direção ao local de pouso da Ares IV, sua última esperança para enfim deixar Marte, ele acaba passando próximo ao local de descanso do antigo rover. Graças a essa passagem podemos estimar o ano em que se passa a história. Talvez seja em 2030 ano em que se espera que as primeiras missões sejam lançadas.

"O custo da minha sobrevivência deve ter sido de centena de milhões de dólares. Tudo para salvar um botânico bobão. Para que se dar ao trabalho?"

No fim, a premissa do livro é resumida nesta questão, para a qual o próprio autor nos fornece a resposta. Watney representa a ciência e o progresso espacial que sonhamos a tanto tempo, porém, ajudar ao próximo faz parte da natureza humana independente da cultura. E sim, ainda segundo Weir, existem babacas que não se importam com isso. Mas eles são uma ínfima minoria e por isso bilhões ficaram ao lado dos esforços para o resgate do astronauta.

Entretanto, em tempos onde o número de pessoas que acreditam na ineficácia de vacinas, terraplanismo, fake news, entre outras coisas, só aumenta, ver o mundo se mobilizando para ajudar uma única pessoa a bilhões de quilômetros de casa parece algo impossível. É muito provável que se essa história estivesse acontecendo atualmente, Mark Watney seria deixado em Marte a própria sorte, ou talvez sua luta pela sobrevivência até o momento de sua morte inevitável fosse transformada em algo parecido com um reality show. Talvez a premissa do livro pode ser considerada a maior fatia de ficção científica da obra.

Mari 06/07/2021

Basicamente a mesma coisa que o filme, se você viu o filme e gostou, provavelmente também vai gostar do livro.

Melry.Carla 05/03/2024

Perdido em Marte
Eu simplesmente adorei esse livro. Confesso que me surpreendi bastante com a narrativa, achei mesmo que não gostaria.
Mark watney foi dado como morto em Marte, logo após um acidente. A verdade é que ele sobreviveu, mas aula maior luta pela vida vai ser se adaptar neste planeta hostil, suas habilidades como botânico e engenheiro, serão de grande utilidade para se manter vivo.

Vale muito a pena ler este livro!!!