A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

Sue.Bampi 09/06/2021

Trilogia distópica: O teste
Que surpresa feliz foi essa trilogia, não estava esperando personagens tão esperto, um fluxo narrativo tão sólido/rápido e o clima de suspense apresentados nessa distopia, principalmente da metade do segundo livro e todo o terceiro. Tem muita reviravolta difíceis de prever, porque a autora simplismente inverte as coisas pra uma linha inimaginável, mas de uma forma muito orgânica aonde tudo se encaixa e parece que sempre esteve lá sem estar, uma vez que os personagens são muito espertos e é difícil pensar que foram enganados. Senti que é uma trilogia que tende a entreter mais o público jovem adulto (mesmo que se passe com personagens adolescente), é mais política, com as decisões tomadas pelos personagens mais racional do que por impulso emocionais com em livros mais jovens, aonde a personagem não prende a trama por páginas e mais páginas se contorcendo pra tomar uma única decisão, aqui tudo precisa ser rápido e assertivo, porque nas próximas páginas outras tantas decisões precisam ser tomadas, sua vida depende disso. É no mínimo, no mínimo muito interessante de acompanhar.

Fica uma dica de leitura pra quem gosta de distopias mais densas com personagens jovens.
Manu._. 26/03/2023minha estante
Eu gostei muito dessa trilogia, foram os primeiros livros que eu peguei na biblioteca da escola nova

Gleiciane.Aline 28/04/2021

A formatura
Eu esperava mais desse livro. Depois de tudo o que lemos no primeiro e no segundo livro, eu esperava encontrar mais respostas nesse. Acredito que muita coisa ficou em aberto, principalmente a questão da Presidente, da real intenção dela. Odiei o fim de Zeen, depois de tudo, ele tinha que ter tido um outro final. Achei que ficou muito em aberto as intenções do Enzo também. Ninguém sabe se ele foi escutar para ajudar ou para usar a seu favor, queria que fosse algo mais explícito. Apesar disso, a trilogia é boa, mas acredito que seja para pessoas mais novas, adolescentes, porque eu tenho certeza de que se lesse esse livro mais nova, acharia perfeito. Enfim, é bom, mas tem falhas rsrsrs

Gihwest 13/05/2020

De tirar o fôlego.
Muito mais surpreende do que eu imaginei, sem duvida, tirando um ponto que já abordei, sobre voltar sempre no que já foi explicado, é um ótimo livro, chorei um pouco, não queria que tivesse acontecido algumas coisas com certos personagens, uma pena, mas ele é maravilhoso tem uma escrita leve e fácil de entender.
Recomendo.

Alycia.Moreira 15/01/2022

Esse livro prendeu principalmente nos conflitos, que me deixaram naquela expectativa de saber o que aconteceria depois. Porém, teve alguns momentos que achei a leitura arrastada, e o final foi um pouco confuso. Mas, no geral, é um bom livro.

LS0 30/05/2019

Poderia ter sido bem melhor....
Essa trilogia tinha tudo pra ser muito boa, mas a autora focou tanto na protagonista que praticamente só tem ela no livro. Os outros quase não aparecem... Ela ainda por cima não confia em ninguém, desconfia de todos. (Compreensível), Mas sério? Fica muito massante. E que personagem perfeitinha. Sabe tudo, entende tudo.

A autora limitou ao máximo as apariações de Thomas, o que achei desnecessário. Ele poderia ser muito mais do que um coadjuvante. Sem contar que o livrinho difícil de se ler... Demorei duas semanas. O cenário também é bem limitado, só tem a faculdade praticamente.

Não gostei. O Final ficou aberto, o que não tinha a mínima necessidade. Queria um final bem mais elaborado, e com pontos finais, mas não rolou. O primeiro livro foi incrível, mas o segundo e o terceiro deixaram e desejar.

Luana.Cristina 15/09/2020

Trilogia Incrivel!
Simplesmente incrível! Amei de mais esse ultimo livro! A história, toda a trama foi incrível e cativante, me arrisco até a dizer que foi o mais cativante de todos. Amei muito o primeiro também, e esse, da trilogia, acredito que esses dois são os meus favoritos.
Acho que é uma distopia que vale muito apena ler! Ainda mais se você curte. Lembra um pouco de Jogos Vorazes, principalmente no primeiro livro, e também é possível a gente se identificar muito com alguns detalhes, por exemplo o processo de provas deles, parece bastante com o vestibular que temos.
Mas em resumo, esse livro foi incrível, eu amei! Acho que vale muito a pena ler! Menos as universidades, elas não podem ler não! Vai que elas curtem a ideia! Ha ha!
Me prendi bastante com os personagens, aprendi varias coisas legais, desconfiei de todo mundo em quanto a Cia não... Mas valeu muito apena! E fico muito feliz de ter concluído essa leitura!

Mônica 26/06/2015

A Formatura
Avaliando a trilogia toda, gostei da história. Meio que lembrou Jogos Vorazes.
Porém achei que o final deveria ser melhor explicado.

Ana 19/04/2021

Não sei dizer se esse foi o melhor da série ou se foi o segundo, pq achei os dois incríveis!

Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi como tudo se encaixa certinho, fatos lá do primeiro livro encaixando direitinho e fazendo total sentido, tudo pra mim.

Mais do que os anteriores a Joelle fez valer o ?não confie ninguém? sério. Eu não sabia quem tava mentindo ou não, foi complicado kkkkk.

Mas como nem tudo é perfeito, ainda acho o romance chatíssimo, surgiu do nada e já desgostei ali. Sei la, não me desce mesmo.

Gostei muito do final, a decisão dela foi sensacional e não posso comentar muito pra não dar spoiler aaaaaaaaa

Enfim, eu nunca tinha ouvido falar da série, achei o primeiro livro em um sebo e a história me chamou atenção. Quando comecei a ler achei bem chatinho pra ser honesta, não tinha intenção de continuar a série por achar não focava tanto na parte política quanto eu gostaria, mas o final me instigou e resolvi dar uma chance. Valeu demais, amei.
Jully Divulga Livros 19/04/2021minha estante
Para ser bem sincera.. O primeiro li devagar pois não desenvolvia, o segundo mais amarrado ainda... Parece que tudo girava em círculo... Só li pq fiquei internada 8 dias e só levei ele pra me obrigar a ler.... Mas como o terceiro já começou na chatisse e enrolação não tive paciência e abandonei!!!! Acabei trocando os livros... Não foi de vdd!!!

Ana 19/04/2021minha estante
Putss, pior que eu entendo super hahah.
No começo do segundo tbm achei que seria uma "cópia" do primeiro, mas eu já tinha começado e continuei.
De fato não é a melhor distopia que eu já li, mas dei um desconto pq imagino que o publico alvo seja mais novo

Ana 19/04/2021minha estante
Putss, pior que eu entendo super hahah.

Jully Divulga Livros 19/04/2021minha estante
não consegui ser tão altruísta... apesar de ler devagar o primeiro, achei de vdd que a distopia tinha tudo pra ser sucesso.... mas não consegui ler o terceiro

Juh Estrela 12/08/2020

MUITO BEM ESCRITO
A autora desenvolve a história por completo, fechando cada ponto que começou. Eu amei o desenrolar e a maneira como ela escreveu. Foi uma leitura que amei realizar!

carol1625 03/12/2021

Distopia que vai ficar no meu coração
A Formatura foi o ponto alto de toda trilogia, sem dúvida. A história continua a ser muito bem desenvolvida. Com uma escrita fluída e nada massante. Além de ótimos plots e personagens interessantes.

Foi gratificante ver o amadurecimento dos personagens. O de Cia Vale principalmente, ela costumava seguir conselhos de pessoas em que confiava, mesmo que não se encaixassem à situação e à personalidade dela. Nesse livro ela conseguiu se sentir mais livre para fazer as próprias escolhas, escolher em quem vai confiar, quais padrões morais vai seguir e de que forma vai fazer o que deve ser feito. Ela mostrou que não é mais a menina inocente de Cinco Lagos que foi apresentada em O Teste.

A trilogia segue o que é esperado de uma distopia padrão. Mas acredito que faz isso de forma envolvente e proporciona uma ótima experiência ao leitor.

A história fica melhor a cada livro, o que me deixou bem surpresa, considerando que geralmente acontece o contrário.

Normalmente opto por livros com finais fechados, mas devo admitir que gostei do final em aberto deste. Há vezes em que é melhor parar antes de estragar a série inteira. Isso ainda nos proporciona a liberdade de criar nossa própria versão de como Cia, Tomas e outros vão resolver o que está por vir.

Único ponto negativo que tenho a ressaltar é que Tomas não foi aprofundado tanto quanto deveria. Ele é um personagem extremamente útil e sem ele não haveria história, mas muitas vezes é passada a impressão de que ele não é nada mais do que o suporte emocional de Cia. Sabemos que ele teve tantos traumas quanto ela, mas não sabemos o quanto isso o afetou ou quais são suas motivações. Mas ele com certeza é um personagem muito amável.

Ler esta distopia foi uma experiência incrível! "Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção a seguir."

Karencrazy2 30/10/2021

Doida pra mandar um e-mail para a autora
Devia ser crime um autor(a) deixar um final meio em aberto e não ter um spin-off que seja para apaziguar os ânimos dos leitores. De qualquer forma, adorei o livro como um todo e principalmente o desenvolvimento dos personagens 💕

lilly.ly 22/06/2020

Cheguei ao fim dessa série e continuo com o mesmo questionamento do primeiro livro: por que não a li antes? Vi algumas semelhanças com jogos vorazes em uma ideia nova e, como amante de distopias, achei sensacional. O plot final desse livro é insano e me deixou acordada até que terminasse. Recomendo muito!

Larissa 28/06/2020

Divagou DEMAIS
As primeiras 60 páginas foi ela decidindo se confiava ou não em certas pessoas, lá pela página 100 que foi acontecer alguma coisa, duas páginas de ação e depois mais 50 dela decidindo o que ia fazer e se confiava em tal pessoa.

O livro é basicamente isso, ela pensamento muito no que fazer e pouco tempo realmente fazendo.

Por ser o último livro da série foi bem ruim, se você pegasse só as partes de ação do livro ele teria 100 páginas (e olhe lá!!!!!)

Bruna 07/05/2022

Li algumas resenhas antes de começar o livro e esperei alguns acontecimentos que me desagradassem, todavia, terminei o livro que vinha em uma alta tensão, com o sentimento de esperança e paz. A trilogia foi em uma crescente e eu gostei de cada livro por sua característica. A evolução dos personagens é nítida de ler e os valores e princípios ganham a sua importância na escrita. Vale a pena a leitura.

Gabi 08/09/2020

Confesso que fiquei um pouco desapontada com o encerramento dessa trilogia, não que o último livro seja ruim, mas ele deixa a desejar. Diferente de alguns comentários que vi, gostei da parte de formação do plano (parece que as pessoas acham que se faz distopia só com cena de ação e não prestam atenção nas lições que a história quer passar) e gostei de sua execução também, foi só mais perto do final que as coisas deixaram de funcionar pra mim. As explicações que recebemos de dois personagens não me convenceram e fiquei esperando que alguma coisa me provasse que aquele fim era o melhor pra sociedade e bem, isso não aconteceu. Além disso, o final não me agradou muito. O primeiro livro segue sendo o melhor na minha opinião, esse também é bom, mas pra mim ficou faltando alguma coisa.