A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

Mônica 26/06/2015

A Formatura
Avaliando a trilogia toda, gostei da história. Meio que lembrou Jogos Vorazes.
Porém achei que o final deveria ser melhor explicado.

Lucianoasantos 10/03/2015

Excelente desfecho de trilogia
Não são todos os dias que se termina uma série. Para ser sincero, confesso que gosto mais de começá-las que de terminá-las.

Ler séries demanda tempo, dedicação, e muita paciência com o autor quando ele toma um rumo que nos desagrada. E, o mais importante, fortes relações entre leitor e personagens. Como abandonar um personagem que acompanhamos por tanto tempo? Eu vi Harry entrar em Hogwarts, todo bobinho morando com os piores tios trouxas da terra da rainha, foi doído olhar para ele sete anos depois – na cronologia da série – e dizer adeus. Sinto um pouco disso com toda série que termino. É o que estou sentindo agora terminando “A Formatura”.

Como disse na resenha do primeiro livro da trilogia, no mundo de “O Teste”, trilogia da autora Joelle Charbonneau, “os personagens estão inseridos em um mundo, o nosso, em um futuro onde uma série de guerras com uso de armas químicas, biológicas, atômicas e o quanto mais que se puder imaginar tiveram curso, que levaram a um esgotamento da capacidade de regeneração do planeta, e, claro, à extinção ou mutação de formas de vidas animais e vegetais”.

“A sociedade que emergiu após o sétimo estágio se reagrupou em torno de um sistema que evidencia a figura do líder, uma vez que atribuem à fraca liderança das potências mundiais quando do colapso, em especial a americana, a principal razão para que a guerra não fosse terminada mais cedo.”

De cara gostei do elemento “respeito ao líder”. Em distopias, geralmente temos o “temor ao líder”. No mundo do Teste, a “Comunidade Unida”, o líder é alguém respeitado por ser formatado de tal maneira que seja alguém pronto à responder com energia a todo e qualquer empecilho que se colocar frente ao desenvolvimento social e bem-estar da população. Suas atitudes não são personalistas, ele não quer um trono, longe disso, visa um bem maior. E, ainda, não é temido por determinar massacres e boicotes. Apesar de terem recursos bastante limitados à disposição, há o entendimento de que a sociedade faz o que é necessário para se reerguer, e com o que se tem disponível no momento.

A estrutura social tem cara de maquinário de relógio, com cada um sendo parte da engrenagem que permite o bom funcionamento da comunidade como um todo, sendo os líderes aquelas pessoas que foram aprovados n’O Teste e conseguiram se graduar na Universidade.

O Teste é quase que um personagem do livro. O foco na educação tanto como formadora de lideranças capazes como quanto esperança de um futuro melhor é algo bem trabalhado,mas que não deixa de acrescentar à sociedade uma camada de ingenuidade, na forma de uma confiança cega que a aproxima das demais sociedades distópicas. O fato de que, a cada ano, candidatos de cada colônia são escolhidos para concorrerem a uma vaga na universidade tem pra mim um significado duplo, que depende do tipo de governo no poder: se ele é sincero e age realmente em prol do povo, escolher os melhores alunos de cada colônia faz com que sejam maiores as chances de que sejam aprovados n’O Teste os efetivamente mais capazes, que por fim se tornarão os líderes mais aptos. Se não, se pensam apenas em continuar como classe dominante, retirar dessas colônias suas mentes mais brilhantes é apenas condená-las ao julgo da capital, calando vozes que poderiam se tornar opositoras.

E, em distopia, você tem de ler para tirar a prova.

Cia é uma das selecionadas para o Teste. Gostei dela. Ela pensa, não apenas morre de amores por alguém. Ela tem sangue nos olhos e coração mole. Questiona. Se sente insegura, mas acata ao que tem de fazer. Ela evolui muito durante os três livros, mas o que me faz admirá-la ainda mais é que em nenhum momento ela se torna dona de uma força ou caráter sobrenatural. Ela segue a mesma menina com as raízes entranhadas na distante colônia de Cinco Lagos, que sente falta da família, e se pergunta se tudo um dia terminará bem.

Não vou falar sobre o enredo desse último livro, mas a autora teve que dar uma boa mexida para fazer o final acontecer. Achei bem diferente dos recursos que ela utilizou nos dois primeiros livros mas serviu para dar uma refrigerada na narrativa, que vinha ficando perigosamente linear. E o melhor de tudo é que as coisas não demoram a acontecer. O livro começa do ponto onde o “Estudo Independente” terminou, e ela, Joelle Charbonneau, ganhou comigo um ponto positivo enorme com isso: não precisei de uma ou duas páginas para me situar na história ou me aclimatar ao mundo de Cia novamente; pelo contrário, foi algo automático, e poucos autores conseguem isso.

Ela, a autora, já tinha se mostrado bastante inteligente ao jogar com o leitor no quesito “em quem Cia pode confiar”, lembrando-nos a todo momento de um conselho dado à Cia pelo pai dela pouco antes de ela deixar Cinco Lagos, mas aqui isso toma proporções gigantescas, e os cenários possíveis vão sendo validados até as páginas finais do livro. Não fica claro para o leitor durante o livro quem é o bom e quem é o ruim. Arrisco até a dizer que muitos leitores vão levar um tempo para definir o que acham quanto à isso após a leitura.

Gostei bastante do livro, assim como de toda a trilogia. A autora cuidou para dar respostas sobre o destino de cada personagem, mas as palavras finais do livro, “E ainda há muito por fazer”, me soaram como uma promessa. Não sou eu quem vai reclamar.

site: http://www.pontolivro.com/2014/11/a-formatura-o-teste-livro-3-de-joelle.html

AndyinhA 07/02/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Lembram da máxima da distopia? Livro 3 – menina vira símbolo da revolução, ataques/reviravolta e as respostas de porque a tal Sociedade age assim e fim.

Esse livro foi bem diferente dos outros, mais passional, esquecendo bastante da distopia e se concentrando nos pensamentos e ações que Cia precisa tomar e em quem ela pode ou não confiar. Confesso que isso me deixou um pouco chateada, esperava mais distopia e explicações mais aprofundadas sobre o governo de Tosu City e o desenrolar sobre os Sete Estágios da Guerra. Mas isso ficou bem a desejar.

Nos primeiros 10 capítulos do livro, a autora esqueceu que a personagem está em aula – ok, que ela tem de salvar o mundo, mas as divagações da personagem são tantas e tão extensas que eu me perguntei se eles estavam de férias ou algum feriado porque ela nunca mais menciona ir às aulas ou o tal estágio que ela fazia. Essa volta só aconteceu quase na metade do livro...é muito tempo para ficar divagando. Me senti lendo um diário de alguém contando tudo que teve de passar para chegar aos finalmente.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/01/poison-books-formatura-joelle.html

Carolina DC 26/10/2014

Narrado em primeira pessoa por Cia, "A formatura" de onde termina "Estudo Independente". Cia presenciou a morte de Michal e entendeu a grande conspiração que envolve Symon Dean e o doutor Barnes.
Além disso, o incidente envolvendo Ramone está começando a despertar suspeitas e Cia não sabe em quem confiar: nos rebeldes que estão sendo manipulados ou aqueles que passaram pelo Teste e realizaram atrocidades?
A protagonista decide ir direto à presidente Collindar para tentar alertá-la dos perigos quando sua vida recebe uma nova reviravolta: até onde Cia é capaz de ir para evitar que mais jovens morram?
O terceiro e último livro da trilogia é cheio de reviravoltas que deixam o leitor segurando o fôlego até a última página!
A mistura de personagens mais recentes como Raffe e Enzo com personagens que estão desde o início, como Will e Tomas deixam a trama mais complexa. As dúvidas sobre a lealdade de cada um, as segundas intenções e as crenças pessoais são postas à prova mais uma vez.
O leitor finalmente descobre o que é o Redirecionamento e o que acontece com os jovens que falham no Teste.
Cia é uma protagonista que merece críticas positivas. É inteligente, sagaz, mas ao mesmo tempo tem um bom coração e se preocupa. Tem um grande senso de honra e compreende o valor da família e dos amigos.
Tomas ficou um pouco apagado nesse livro, mas também merece comentários. Mesmo não sendo totalmente certinho, é generoso e deixa claro que gosta mesmo de Cia. Tem seus arrependimentos e tenta lidar com isso, mesmo sendo claramente difícil.
A capa tem um significado especial na história. A explicação está na página 161 e o leitor entende a importância desse novo símbolo.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina com as anteriores e chama a atenção.

"-Era a coisa certa a fazer pela minha equipe.
- E você sempre faz a coisa certa.
- Não - respondo honestamente. - Fui educada ciente de que é impossível sempre saber o que é certo. O máximo é tentar fazer o que você acha que é certo pra si mesma, e pra quem estiver à sua volta." (p.67)

Taciane 26/02/2020

Um final surpreendente
O final de uma trilogia que prende o leitor, cheio de reviravoltas e supresas, com muita ação.
Mesmo com o fim da leitura fiquei curiosa referente alguns assuntos não explicados direito.
Recomendo a leitura dessa mistura de Jogos Vorazes e Divergente com a própria história envolvente.

Lele 04/04/2020

Satisfeita
Terminei esse livro com uma dorzinha no coração. Essa trilogia me conquistou muito, não esperava nada e agora se tornou uma das minhas favoritas.
Nesse livro, a Joelle conseguiu continuar a trilogia trazendo ação e plot twits muito bons e todos se encaixando muito bem na história. O final te deixa pensando sobre a trilogia inteira e sobre como ela foi bem pensada do início ao fim.
Apenas achei que faltaram algumas informações sobre alguns personagens e
suas posições, para que não ficasse meio desorientada sobre alguns acontecimentos no livro.
Ainda sim terminou o livro de uma forma boa, e nos ensina que não devemos confiar apenas nas palavras, e sim nas ações.

Suellen vieira 27/01/2020

A FORMATURA
encerramento da Triologia que começou com o livro " Teste" pra mim foi meio decepcionante, tudo foi resolvido de uma forma muita rápida e um tanto quanto confusa, mas ao mesmo tempo surpreendente, pois teve algumas viradas que nós fizeram mudar nossa opinião sobre determinado assunto e ou personagem.
Na história em si temos a resolução da questão se Cia conseguiu ou não derrubar os testes que são feitos para se estudar na Universidade e os testes feitos durante a faculdade e um pouco mais sobre como funcionar a politica nesse livro.
Agora o que fica desses três livros é que, eles nos faz pensar, mais uma vez sobre, primeiro quanto vale o poder? Se pra conquistar o poder tudo é válido, inclusive ser antiético e imoral? É em segundo o quanto as pessoas são confiáveis, inclusive em situações que o seu futuro está e jogo? Por fim, mesmo que talvez preferisse um final mais planejado, mais complicado, de forma geral o final me satisfez.

vinibrog 03/07/2015

O Teste ARRRRRRR
Quando comecei a ler notei muitas algumas similaridades com sagas como Divergente e Jogos Vorazes...
O Teste me prendeu muito, literalmente devorei a saga, sentia a emoção dos personagens!
Super indico
?????

Giselly 01/07/2015

Deixou muito a desejar
Acabei o livro a Formatura agora e achei um desperdício o que a Charbonneau fez com essa trilogia, tinha tudo para ter um ótimo desfecho mas ela se perdeu no meio do caminho e isso começou a acontecer já no Estudo Independente, tive que ficar me forçando a ler só pra poder terminar mesmo, mas achei normal já que o 2º livro das trilogias são meio chatinhos mesmo, então quando acabei comecei a ter esperança que agora ia ficar bom já que o último livro seria bom, mas não foi, até mais da metade do livro é chato e quando vem o final e você pensa que terá uma emoção, não de chorar mas de adrenalina ou algo parecido, não acontece, aí você pensa em tudo que está vago vai ter solução, o mesmo tbm não acontece e nada se desenvolveu e você fica frustrada e vai dormir que é melhor.
Enfim decepção total. Infelizmente.

Dressa Oficial 13/02/2015

Resenha - A Formatura
Olá, tudo bem com você?

Confesso que estava com medo de ler o último livro da trilogia "O Teste" e acabar não gostando muito, tanto que comecei a ler sem muitas expectativas e acabou que não gostei tanto igual aos outros livros.

Cia agora que sabe como funciona a ação dos governantes para manter "O Teste" matando jovens inocentes e fazendo com que se descubra novos líderes, agora tem uma missão dada pela presidente Collindar de matar algumas pessoas para que "O Teste" possa acabar de vez.

Porém neste último livro da trilogia o desafio de Cia é matar, e ela acha que pode existir justiça sem matar ninguém, e então a leitura deste livro fica muito tempo nas divagações da Cia em tomar uma decisão se deve matar ou não as pessoas que a presidente lhe passou.

Claro que ela não tem como fazer tudo isto sozinha e então ela começa a selecionar algumas pessoas para lhe ajudar nesta tarefa o que ajuda muito a Cia no livro todo e neste não é diferente é sua intuição que sempre faz com ela acerte nas escolhas das pessoas que podem ajuda-la.

Tomas, Stacia, Will, Zeen Raffe e Enzo acabam sendo muito importantes para compor o time de Cia e toda as reviravoltas, porém apesar de Cia se mostrar bastante sensata em muitos momentos se torna pensativa demais em relação a tudo.

Confesso que esperava mais ação neste último volume, o que teve nos dois primeiros volumes foi tanta ação que Cia mal tinha tempo para pensar em muitas coisas e já neste teve muitos capítulos longos o que me incomodou um pouco e seus pensamentos de matar ou não tais pessoas deixaram o livro sem muitos diálogos.

E achei toda a justificativa final do livro muito fraca para tanta matança no começo da série, acho que deveria seguir o mesmo ritmo dos dois primeiros livros e infelizmente este último volume não me agradou tanto igual aos dois primeiros.

O Teste ( resenha aqui) e Estudo Independente ( resenha aqui) foram dois livros muito bons, que tiveram ação, a leitura fluiu rápido e o final dos dois livros foram bem importantes para deixar o gancho para o próximo volume.

Mas um coisa que não entendi foi o nome deste livro, afinal eles não fazem nenhum tipo de Formatura, pelo contrário os estudos são até cancelados então porque será que escolheram este nome?

Se você gosta de distopias recomendo a leitura da série mas infelizmente o último livro deixou muito a desejar.

A edição esta muito boa, letras em bom tamanho, capítulos separados porém um pouco longos, páginas amarelas e a narrativa em primeira pessoa pela Cia, e desta vez não teve marcador do livro para destacar como nos outros volumes, uma pena porque tinha adorado isso.

A trilogia O Teste é boa, consegue passar uma mensagem legal nos dois primeiros livros mas infelizmente peca no final, os direitos já foram comprados para virar filme então em breve teremos mais novidades desta trilogia.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/01/resenha-formatura.html

Clã 05/01/2015

Clã dos Livros - A Formatura
Esta resenha contém spoiler do livro 2. Se você ainda não leu Estudo Independente é melhor não ler a resenha! ;)

" Quando termino, porém, o desenho no centro do círculo ligeiramente oval é inconfundível: dois raios cruzados.Um símbolo de poder. Da eliminação da ignorância. E de uma rebelião que tem que superar probabilidades absurdas para triunfar. Um símbolo que combina meu passado e meu futuro. E chegou a hora de esse futuro começar."

Malencia se surpreende ao presenciar Symon, o líder da rebelião, matando Michal, um aliado que lhe entregava provas capazes de acabar com o Teste. Assim termina Estudo Independente, livro 2 da Trilogia.

A moça fica sem chão, pois tudo o que pensava sobre a rebelião estava errado. Ao refletir sobre o problema percebe que o melhor é contar tudo à presidente e deixar em suas mãos que resolva o que fazer. Mas Malencia não esperava que ao invés de assumir o problema, a Senhora Collindar devolvesse-o às mãos dela.

" - Não vou matar o doutor Barnes e seus seguidores. - Ela coloca a pasta na minha mão. - Você vai."

Cia se vê então, com a difícil tarefa de eliminar os líderes que controlam o Teste e acabar com a matança de tantos jovens.

"(...) não tenho certeza de que seja capaz de seguir a trilha que ela me apontou."

Ela precisa correr contra o tempo com a mais complicada das tarefas. Recrutar ajudantes capazes de matar e nos quais possa confiar, pois sozinha não conseguirá eliminar todos da lista que a presidente lhe incumbiu.
E agora, em quem confiar? Quem teria a capacidade certa para ajudar e não os entregaria aos inimigos? Como ter certeza do que fazer e de quem escolher?

" Tem havido muitas mortes desnecessárias. O peso da vida dessas pessoas pressiona meu peito, dificultando a respiração. Em quem acreditar? Na presidente? Em Raffe? Em Tomas? Em mim mesma?"

Cia amadureceu muito ao longo da trilogia e suas decisões estão a cada momento mais inteligentes. Ela se questiona a todo momento sobre o que deve ou não fazer, e muda seus planos ao longo da história, demonstrando, mesmo sem perceber, que foi a melhor escolha para liderar o grupo.

Ela e Tomas continuam apaixonados, mesmo com tantos problemas e os dois ganham algumas pequenas e merecidas cenas românticas.

"- Tomas? - Procuro tocá-lo, mas ele se afasta do meu toque.
- Prometa que, se a gente fracassar e a guerra estourar, a gente foge - ele diz.
- Você não pode...
- Posso sim. - Ele se aproxima e vejo seu rosto na penumbra. Tão bonito! Tão querido! - Não vou deixar que você faça isso sozinha.(...)
- Só vou quando você for. Até lá, estamos juntos nisto."

A Formatura foi, sem dúvida, um desfecho bem elaborado e inteligente, com reviravoltas impressionantes e surpreendentes.
Alguns personagens ganharam destaque e conquistaram nossa atenção, Raffe, Stacia, Will, o próprio Doutor Barnes, entre outros.

Se você já é fã da Trilogia, (que entrou na minha lista de favoritos) prepare-se para se surpreender com o desenrolar de A Formatura.

Amei e recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/12/resenha-formatura-livro-3-da-trilogia-o.html

Cath´s 27/11/2014

Resenha A Formatura.
O Teste conta a história de Melancia descobrindo que o mesmo não são simples provas para se chegar a universidade, mas sim uma experiência horrível com mortes envolvidas, em que somente os aprovados passam para a universidade e o restante some (isso se não morreu antes). Em Estudo Independente, Cia está na universidade e descobre que a presidente deseja terminar com o Teste, mas que tem um plano de sabotagem por trás.

No terceiro e último livro da trilogia O Teste Cia está sabendo que se não se meter os rebeldes irão morrer (incluindo seu irmão Zeen) e o Teste irá continuar. Assim ela toma a decisão de contar a presidente o que sabe, mesmo sendo arriscado.

Só que a solução da presidente não é o que Cia esperava, invés de tirar o peso dos seus ombros só jogou mais, pois deseja que a própria garota mate os principais apoiadores do Teste.

O livro vai decorrer durante a dúvida de Cia em estar certo matar pessoas, a capacidade dela fazer isso e também em quem poder confiar.

Melancia com certeza cresceu na trilogia, perceptivelmente, se nota que decisões que ela não tomaria no primeiro volume, toma nesse. Thomas aparece mais do que no anterior, ele é a única pessoa em que Cia confia totalmente.

Will aparece pouco na minha opinião, mas Raffe, que é outro personagem que adorei, aparece consideravelmente. Stacia foi uma jogada da Cia que até agora não entendo, pois ela tinha noção da natureza egoísta e ambiciosa da garota.

Admito que esperava mais do final, teve um encerramento satisfatório, mas acho que Cia aceitou coisas de forma tão banal que eu não aceitaria e também acho que esperava que ela desse uma de Katniss e matasse alguém que ela não matou.

Mas o decorrer do livro foi uma leitura muito boa, tanto que mesmo as letras sendo pequenas e ter 320 páginas li em algumas horas. Cia consegue te puxar para a história dela e do que esta acontecendo.

No total eu indico a trilogia, é uma leitura fácil, agradável e o primeiro livro principalmente te conquista totalmente, mas admito que senti falta de um final mais U-A-U, mesmo com toda a ação achei que faltou impacto.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/11/resenha-formatura.html

Mel Trabach 25/12/2018

Um apanhado geral de toda a Trilogia
Nessa narrativa iremos acompanhar Malencia Vale (Cia), uma jovem de 17 anos e moradora da Colônia Cinco Lagos, também iremos conhecer sua família, seus amigos e iremos desvendar junto com ela sobre o que realmente se trata "O Teste".

Todos os anos os formandos de maior destaque de todas as comunidades são escolhidos e levados para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unidas.

Acredita-se que os alunos escolhidos passaram por uma "peneira" e os selecionados receberão a formação adequada para ajudar na reconstrução do mundo pós-guerra.

Pouco se sabe sobre a seleção e os desafios enfrentados.
É um tiro no escuro e Cia está sozinha nessa, a não ser é claro por Tomas (também de Cinco Lagos) que ao longo da história vai se mostrando ser a única pessoa em quem ela realmente pode confiar.

Logo de cara percebemos que o teste é uma farsa e que algo bem mais obscuro está acontecendo e que não só Cia e Tomas mas também todos os outros jovens selecionados se tornaram reféns de provas extremamente brutais que irão mudar suas vidas para sempre.

Todos os personagens são extremamente bem elaborados e todo o mistério que gira em torno de cada uma das provas faz com que o leitor realmente fique preso as páginas.

A autora cria toda uma atmosfera e faz com que você realmente se sinta dentro de um mundo devastado e que assim como aqueles jovens queira fazer algo para mudar essa realidade.

Um ponto extremamente importante em toda a narrativa é que apesar de existirem provas que exigem Força Bruta a maior arma usada pela protagonista é sua inteligência.

A autora realmente pensou em cada detalhe desse universo, que vai desde alimentos geneticamente modificados para se adaptarem a nova atmosfera do planeta há pequenos detalhes como por exemplo o não desperdício de papel que se tornou algo extremamente raro e importante.

Logo no primeiro livro as coisas já tomam um rumo assustador e vencer já não é mais uma opção e sim a única forma de sobreviver.

Toda a trilogia possui um ritmo bem gostoso e todos os acontecimentos são muito bem amarrados o que resulta em uma história de tirar o fôlego.

Beatriz 31/12/2016

Possui um decorrer de história interessante (em minha opinião as vezes um pouco forçado demais na busca de surpreender). Em contraste com o desenvolvimento o desfecho não atingiu as expectativas que eu esperava para o livro (adoro finais inusitados e criativos). Mas trata-se de uma boa leitura para passar o tempo.