A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

FPViviani 17/04/2021

O capítulo final da saga de Cia foi, para mim, de longe o melhor.
Começo pontuando que um trabalho muito melhor por parte da editora foi feito nesse livro, e os grotescos erros que os livros anteriores continham não foram encontrados nesse (amém).
Focando no enredo, gostei como a saga começou quase como uma cópia de Jogos Vorazes, e ao longo de sua evolução se afastou cada vez mais desse estigma.
Algumas decisões clichês foram tomadas, mas é interessante observar como Joelle consegue fazer com que as consequências dessas decisões se afastem do que seria esperado para as mesmas. (?? SPOILER) Como, por exemplo, nos apresentou o clichê de, no final, o vilão ser o mocinho e a mocinha ser a vilã; porém, em contraparte, para o plano der certo o mocinho teria que morrer e a vilã continuar viva e no poder. Se afastando da mesma direção que outras distopias tomaram de, indubitavelmente, ser necessário a destruição final do personagem vilanesco. (FIM DO SPOILER ??).
Me agradou muito também o romance não ter sido um dos suportes principais da narrativa, como em outras distopias, e sim acabar sendo um mero coadjuvante, quase sem importância para a trama final (a trama funcionaria tão bem quanto se Cia e Tomas fossem apenas bons amigos).
Enfim, A Formatura se mostrou como a melhor narrativa da trilogia, assim como a melhor edição, fechando de maneira satisfatória a jornada de Malencia Vale.

Lidia 30/05/2019

Podia ser bem melhor....
Essa trilogia tinha tudo pra lacrar... mas a autora focou tanto na protagonista que praticamente só tem ela no livro. Os outros quase não aparecem... Ela ainda por cima não confia em ninguém, desconfia de todos. (Compreensível), Mas sério? Fica muito massante. E que personagem perfeitinha. Sabe tudo, entende tudo.

A autora limitou ao máximo as apariações de Thomas, o que achei desnecessário. Ele poderia ser muito mais do que um coadjuvante.

Sem contar que o livrinho difícil de se ler... Demorei duas semanas. O cenário também é bem limitado. Só tem a faculdade praticamente.

Não gostei. O Final ficou aberto. O que não tinha a mínima necessidade. Queria um final bem mais elaborado, e com pontos finais. Mas não rolou. O primeiro livro foi incrível, mas o segundo e o terceiro deixaram e desejar.

Ana 19/04/2021

Não sei dizer se esse foi o melhor da série ou se foi o segundo, pq achei os dois incríveis!

Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi como tudo se encaixa certinho, fatos lá do primeiro livro encaixando direitinho e fazendo total sentido, tudo pra mim.

Mais do que os anteriores a Joelle fez valer o ?não confie ninguém? sério. Eu não sabia quem tava mentindo ou não, foi complicado kkkkk.

Mas como nem tudo é perfeito, ainda acho o romance chatíssimo, surgiu do nada e já desgostei ali. Sei la, não me desce mesmo.

Gostei muito do final, a decisão dela foi sensacional e não posso comentar muito pra não dar spoiler aaaaaaaaa

Enfim, eu nunca tinha ouvido falar da série, achei o primeiro livro em um sebo e a história me chamou atenção. Quando comecei a ler achei bem chatinho pra ser honesta, não tinha intenção de continuar a série por achar não focava tanto na parte política quanto eu gostaria, mas o final me instigou e resolvi dar uma chance. Valeu demais, amei.
Jully 19/04/2021minha estante
Para ser bem sincera.. O primeiro li devagar pois não desenvolvia, o segundo mais amarrado ainda... Parece que tudo girava em círculo... Só li pq fiquei internada 8 dias e só levei ele pra me obrigar a ler.... Mas como o terceiro já começou na chatisse e enrolação não tive paciência e abandonei!!!! Acabei trocando os livros... Não foi de vdd!!!

Ana 19/04/2021minha estante
Putss, pior que eu entendo super hahah.
No começo do segundo tbm achei que seria uma "cópia" do primeiro, mas eu já tinha começado e continuei.
De fato não é a melhor distopia que eu já li, mas dei um desconto pq imagino que o publico alvo seja mais novo

Ana 19/04/2021minha estante
Putss, pior que eu entendo super hahah.

Jully 19/04/2021minha estante
não consegui ser tão altruísta... apesar de ler devagar o primeiro, achei de vdd que a distopia tinha tudo pra ser sucesso.... mas não consegui ler o terceiro

Taciane 26/02/2020

Um final surpreendente
O final de uma trilogia que prende o leitor, cheio de reviravoltas e supresas, com muita ação.
Mesmo com o fim da leitura fiquei curiosa referente alguns assuntos não explicados direito.
Recomendo a leitura dessa mistura de Jogos Vorazes e Divergente com a própria história envolvente.

Carolina DC 26/10/2014

Narrado em primeira pessoa por Cia, "A formatura" de onde termina "Estudo Independente". Cia presenciou a morte de Michal e entendeu a grande conspiração que envolve Symon Dean e o doutor Barnes.
Além disso, o incidente envolvendo Ramone está começando a despertar suspeitas e Cia não sabe em quem confiar: nos rebeldes que estão sendo manipulados ou aqueles que passaram pelo Teste e realizaram atrocidades?
A protagonista decide ir direto à presidente Collindar para tentar alertá-la dos perigos quando sua vida recebe uma nova reviravolta: até onde Cia é capaz de ir para evitar que mais jovens morram?
O terceiro e último livro da trilogia é cheio de reviravoltas que deixam o leitor segurando o fôlego até a última página!
A mistura de personagens mais recentes como Raffe e Enzo com personagens que estão desde o início, como Will e Tomas deixam a trama mais complexa. As dúvidas sobre a lealdade de cada um, as segundas intenções e as crenças pessoais são postas à prova mais uma vez.
O leitor finalmente descobre o que é o Redirecionamento e o que acontece com os jovens que falham no Teste.
Cia é uma protagonista que merece críticas positivas. É inteligente, sagaz, mas ao mesmo tempo tem um bom coração e se preocupa. Tem um grande senso de honra e compreende o valor da família e dos amigos.
Tomas ficou um pouco apagado nesse livro, mas também merece comentários. Mesmo não sendo totalmente certinho, é generoso e deixa claro que gosta mesmo de Cia. Tem seus arrependimentos e tenta lidar com isso, mesmo sendo claramente difícil.
A capa tem um significado especial na história. A explicação está na página 161 e o leitor entende a importância desse novo símbolo.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina com as anteriores e chama a atenção.

"-Era a coisa certa a fazer pela minha equipe.
- E você sempre faz a coisa certa.
- Não - respondo honestamente. - Fui educada ciente de que é impossível sempre saber o que é certo. O máximo é tentar fazer o que você acha que é certo pra si mesma, e pra quem estiver à sua volta." (p.67)

Giselly 01/07/2015

Deixou muito a desejar
Acabei o livro a Formatura agora e achei um desperdício o que a Charbonneau fez com essa trilogia, tinha tudo para ter um ótimo desfecho mas ela se perdeu no meio do caminho e isso começou a acontecer já no Estudo Independente, tive que ficar me forçando a ler só pra poder terminar mesmo, mas achei normal já que o 2º livro das trilogias são meio chatinhos mesmo, então quando acabei comecei a ter esperança que agora ia ficar bom já que o último livro seria bom, mas não foi, até mais da metade do livro é chato e quando vem o final e você pensa que terá uma emoção, não de chorar mas de adrenalina ou algo parecido, não acontece, aí você pensa em tudo que está vago vai ter solução, o mesmo tbm não acontece e nada se desenvolveu e você fica frustrada e vai dormir que é melhor.
Enfim decepção total. Infelizmente.

vinibrog 03/07/2015

O Teste ARRRRRRR
Quando comecei a ler notei muitas algumas similaridades com sagas como Divergente e Jogos Vorazes...
O Teste me prendeu muito, literalmente devorei a saga, sentia a emoção dos personagens!
Super indico
?????

Dressa Oficial 13/02/2015

Resenha - A Formatura
Olá, tudo bem com você?

Confesso que estava com medo de ler o último livro da trilogia "O Teste" e acabar não gostando muito, tanto que comecei a ler sem muitas expectativas e acabou que não gostei tanto igual aos outros livros.

Cia agora que sabe como funciona a ação dos governantes para manter "O Teste" matando jovens inocentes e fazendo com que se descubra novos líderes, agora tem uma missão dada pela presidente Collindar de matar algumas pessoas para que "O Teste" possa acabar de vez.

Porém neste último livro da trilogia o desafio de Cia é matar, e ela acha que pode existir justiça sem matar ninguém, e então a leitura deste livro fica muito tempo nas divagações da Cia em tomar uma decisão se deve matar ou não as pessoas que a presidente lhe passou.

Claro que ela não tem como fazer tudo isto sozinha e então ela começa a selecionar algumas pessoas para lhe ajudar nesta tarefa o que ajuda muito a Cia no livro todo e neste não é diferente é sua intuição que sempre faz com ela acerte nas escolhas das pessoas que podem ajuda-la.

Tomas, Stacia, Will, Zeen Raffe e Enzo acabam sendo muito importantes para compor o time de Cia e toda as reviravoltas, porém apesar de Cia se mostrar bastante sensata em muitos momentos se torna pensativa demais em relação a tudo.

Confesso que esperava mais ação neste último volume, o que teve nos dois primeiros volumes foi tanta ação que Cia mal tinha tempo para pensar em muitas coisas e já neste teve muitos capítulos longos o que me incomodou um pouco e seus pensamentos de matar ou não tais pessoas deixaram o livro sem muitos diálogos.

E achei toda a justificativa final do livro muito fraca para tanta matança no começo da série, acho que deveria seguir o mesmo ritmo dos dois primeiros livros e infelizmente este último volume não me agradou tanto igual aos dois primeiros.

O Teste ( resenha aqui) e Estudo Independente ( resenha aqui) foram dois livros muito bons, que tiveram ação, a leitura fluiu rápido e o final dos dois livros foram bem importantes para deixar o gancho para o próximo volume.

Mas um coisa que não entendi foi o nome deste livro, afinal eles não fazem nenhum tipo de Formatura, pelo contrário os estudos são até cancelados então porque será que escolheram este nome?

Se você gosta de distopias recomendo a leitura da série mas infelizmente o último livro deixou muito a desejar.

A edição esta muito boa, letras em bom tamanho, capítulos separados porém um pouco longos, páginas amarelas e a narrativa em primeira pessoa pela Cia, e desta vez não teve marcador do livro para destacar como nos outros volumes, uma pena porque tinha adorado isso.

A trilogia O Teste é boa, consegue passar uma mensagem legal nos dois primeiros livros mas infelizmente peca no final, os direitos já foram comprados para virar filme então em breve teremos mais novidades desta trilogia.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/01/resenha-formatura.html
Lidia 23/05/2019minha estante
Exatamente. Cia pra mim pe chata. Como assim não matar ninguém? ELA Acha que todo mundo tem um lado legalzinho. Levei duas semas pra ler esse último livro. D etão devagar que estava.

Podia ter sido uma das melhores trilogias que já li, mas foi uma das mais chatas. Infelizmente.

Morena Cacheada 18/12/2020

Ele é um livro bom, mas eu demorei pra conseguir me concentrar no início dele, e quando acabei eu fiquei um bom tempo parado olha pra tela do celular. O final me decepcionou um pouquinho, esperava que tivesse uma continuação ou algo como um spin-off sobre como as mudancas foram implantadas, e não somente o pensamento de fazer funcionar.

Sofia.Oliveira 23/09/2020

Bleh
Esperava mais. Final previsível e decepcionante.
O último parágrafo do livro me irritou, um pensamento totalmente contrário com a personagem que a autora desenvolveu na trilogia inteira.
Os capítulos enormes seguiram me dando preguiça.

Lele 04/04/2020

Satisfeita
Terminei esse livro com uma dorzinha no coração. Essa trilogia me conquistou muito, não esperava nada e agora se tornou uma das minhas favoritas.
Nesse livro, a Joelle conseguiu continuar a trilogia trazendo ação e plot twits muito bons e todos se encaixando muito bem na história. O final te deixa pensando sobre a trilogia inteira e sobre como ela foi bem pensada do início ao fim.
Apenas achei que faltaram algumas informações sobre alguns personagens e
suas posições, para que não ficasse meio desorientada sobre alguns acontecimentos no livro.
Ainda sim terminou o livro de uma forma boa, e nos ensina que não devemos confiar apenas nas palavras, e sim nas ações.

Clã 05/01/2015

Clã dos Livros - A Formatura
Esta resenha contém spoiler do livro 2. Se você ainda não leu Estudo Independente é melhor não ler a resenha! ;)

" Quando termino, porém, o desenho no centro do círculo ligeiramente oval é inconfundível: dois raios cruzados.Um símbolo de poder. Da eliminação da ignorância. E de uma rebelião que tem que superar probabilidades absurdas para triunfar. Um símbolo que combina meu passado e meu futuro. E chegou a hora de esse futuro começar."

Malencia se surpreende ao presenciar Symon, o líder da rebelião, matando Michal, um aliado que lhe entregava provas capazes de acabar com o Teste. Assim termina Estudo Independente, livro 2 da Trilogia.

A moça fica sem chão, pois tudo o que pensava sobre a rebelião estava errado. Ao refletir sobre o problema percebe que o melhor é contar tudo à presidente e deixar em suas mãos que resolva o que fazer. Mas Malencia não esperava que ao invés de assumir o problema, a Senhora Collindar devolvesse-o às mãos dela.

" - Não vou matar o doutor Barnes e seus seguidores. - Ela coloca a pasta na minha mão. - Você vai."

Cia se vê então, com a difícil tarefa de eliminar os líderes que controlam o Teste e acabar com a matança de tantos jovens.

"(...) não tenho certeza de que seja capaz de seguir a trilha que ela me apontou."

Ela precisa correr contra o tempo com a mais complicada das tarefas. Recrutar ajudantes capazes de matar e nos quais possa confiar, pois sozinha não conseguirá eliminar todos da lista que a presidente lhe incumbiu.
E agora, em quem confiar? Quem teria a capacidade certa para ajudar e não os entregaria aos inimigos? Como ter certeza do que fazer e de quem escolher?

" Tem havido muitas mortes desnecessárias. O peso da vida dessas pessoas pressiona meu peito, dificultando a respiração. Em quem acreditar? Na presidente? Em Raffe? Em Tomas? Em mim mesma?"

Cia amadureceu muito ao longo da trilogia e suas decisões estão a cada momento mais inteligentes. Ela se questiona a todo momento sobre o que deve ou não fazer, e muda seus planos ao longo da história, demonstrando, mesmo sem perceber, que foi a melhor escolha para liderar o grupo.

Ela e Tomas continuam apaixonados, mesmo com tantos problemas e os dois ganham algumas pequenas e merecidas cenas românticas.

"- Tomas? - Procuro tocá-lo, mas ele se afasta do meu toque.
- Prometa que, se a gente fracassar e a guerra estourar, a gente foge - ele diz.
- Você não pode...
- Posso sim. - Ele se aproxima e vejo seu rosto na penumbra. Tão bonito! Tão querido! - Não vou deixar que você faça isso sozinha.(...)
- Só vou quando você for. Até lá, estamos juntos nisto."

A Formatura foi, sem dúvida, um desfecho bem elaborado e inteligente, com reviravoltas impressionantes e surpreendentes.
Alguns personagens ganharam destaque e conquistaram nossa atenção, Raffe, Stacia, Will, o próprio Doutor Barnes, entre outros.

Se você já é fã da Trilogia, (que entrou na minha lista de favoritos) prepare-se para se surpreender com o desenrolar de A Formatura.

Amei e recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/12/resenha-formatura-livro-3-da-trilogia-o.html

Cath´s 27/11/2014

Resenha A Formatura.
O Teste conta a história de Melancia descobrindo que o mesmo não são simples provas para se chegar a universidade, mas sim uma experiência horrível com mortes envolvidas, em que somente os aprovados passam para a universidade e o restante some (isso se não morreu antes). Em Estudo Independente, Cia está na universidade e descobre que a presidente deseja terminar com o Teste, mas que tem um plano de sabotagem por trás.

No terceiro e último livro da trilogia O Teste Cia está sabendo que se não se meter os rebeldes irão morrer (incluindo seu irmão Zeen) e o Teste irá continuar. Assim ela toma a decisão de contar a presidente o que sabe, mesmo sendo arriscado.

Só que a solução da presidente não é o que Cia esperava, invés de tirar o peso dos seus ombros só jogou mais, pois deseja que a própria garota mate os principais apoiadores do Teste.

O livro vai decorrer durante a dúvida de Cia em estar certo matar pessoas, a capacidade dela fazer isso e também em quem poder confiar.

Melancia com certeza cresceu na trilogia, perceptivelmente, se nota que decisões que ela não tomaria no primeiro volume, toma nesse. Thomas aparece mais do que no anterior, ele é a única pessoa em que Cia confia totalmente.

Will aparece pouco na minha opinião, mas Raffe, que é outro personagem que adorei, aparece consideravelmente. Stacia foi uma jogada da Cia que até agora não entendo, pois ela tinha noção da natureza egoísta e ambiciosa da garota.

Admito que esperava mais do final, teve um encerramento satisfatório, mas acho que Cia aceitou coisas de forma tão banal que eu não aceitaria e também acho que esperava que ela desse uma de Katniss e matasse alguém que ela não matou.

Mas o decorrer do livro foi uma leitura muito boa, tanto que mesmo as letras sendo pequenas e ter 320 páginas li em algumas horas. Cia consegue te puxar para a história dela e do que esta acontecendo.

No total eu indico a trilogia, é uma leitura fácil, agradável e o primeiro livro principalmente te conquista totalmente, mas admito que senti falta de um final mais U-A-U, mesmo com toda a ação achei que faltou impacto.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/11/resenha-formatura.html

Henrique 31/12/2020

Essa trilogia é decepcionante, começou bem no primeiro livro, o segundo achei extremamente chato e cópia do primeiro, e daí chega no terceiro são quase 200 páginas de pura divagações repetitivas da personagem principal, um final nada empolgante, todo corrido e cheio de pontas soltas, estou dando 2 estrelas porque tiveram partes (poucas) que até entretém mas não podia ver a hora de acabar o livro logo.