A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

Mads 15/11/2017

Bom...e para por ai..
Eu acompanhei a saga da "Cia" esperando um pouco mais, Não sei dizer o que faltou.
O livro inteiro é muita explicação e corrido, a cada capítulo vão acontecendo coisas que não fui sendo preparada no contexto.
Os últimos 10% foram enchurradas de palavras e acontecimentos que acredito que vão deixando o leitor meio insatisfeito assim como estou.
Eu gostei muito dos dois primeiros livros e me senti sendo enganada com esse último. Eu estou bem insatisfeita e apesar de gostar dos personagens não gostei do final deles.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 17/11/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Fazendo uma recapitulação dos livros anteriores e evitando ao máximo os spoilers, a história se passa num futuro onde países foram devastados por guerras, em que foram usadas armas nucleares, causando a revolta da natureza. Onde antes era os Estados Unidos, fica a Comunidade Unida, cuja capital é Tosu City. Existem várias colônias, espécies de estados, onde pessoas vivem e trabalham pela restauração da terra.

Cia Vale, a protagonista, era uma garota que sonhava em ir para a Universidade, onde poderia estudar e se tornar uma líder para ajudar ainda mais o seu país. Porém, para entrar na Universidade era preciso passar por um conjunto de provas chamado O Teste. Só que o Teste era muito mais cruel do que se poderia imaginar, e Cia não era mais a mesma garota sonhadora depois de ver tantos jovens brilhantes como ela sendo destruídos.

Agora, aos dezessete anos, Cia tem um objetivo: acabar com o Teste. Para isso, ela precisará encontrar aliados, tarefa difícil num lugar onde é difícil saber quem é confiável, além de descobrir até onde é capaz de ir, quantos de seus princípios é capaz de abandonar, se quiser saber se o fim do Teste pode realmente trazer algo de bom para o seu país. "O Teste final é o mais mortal"!
"Quero acreditar que essa seja a verdade, mas a pressão que sinto crescer no peito enquanto olho a cidade em torno, forjada com esforço e esperança, me faz pensar se poderia haver outra verdade. Que, assim como os Sete Estágios da Guerra, e o período que se seguiu, a paz virá acompanhada de sacrifício e morte." (página 55)
Talvez vocês saibam que a trilogia "O Teste" é a minha trilogia distópica favorita. E eu estava bem animada para ler esse último volume e saber como a jornada de Cia terminaria. "A Formatura" começa de onde o livro anterior, "Estudo Independente" parou, ou seja, já começa cheio de tensão, e continua assim por praticamente todo o livro. Mais uma vez, fui capturada pela história criada pela autora e me senti aflita com cada dificuldade que aparecia para a protagonista.

Eu gostei do desfecho, mas nem tudo foi como eu imaginava. Acredito que aqui a narração em terceira pessoa impediu que algumas partes fossem melhor contadas. Algumas reviravoltas não ficaram totalmente claras para mim. Talvez, se houvessem mais alguns capítulos ou, quem sabe, um capítulo do ponto de vista de outro personagem, a trama ficasse melhor. Não entendi todos os objetivos do doutor Barnes, o dirigente do Teste, nem da presidente Collindar. Queria saber mais sobre o que tinha para ser dito numa mensagem que a Cia não pôde ouvir até o final, assim como conhecer melhor alguns personagens citados. E o final?! Bem, o final é sim o fim de um ciclo para Cia, mas é o começo de outro, onde há inúmeras possibilidades para a Comunidade Unida, e eu queria um epílogo.

Por outro lado, "A Formatura" é um livro que nos faz pensar bastante se os fins justificam os meios. Foi interessante ver como a Cia se guiava (durante toda a trilogia) pelo que havia aprendido com o pai, não deixando de lado sua essência. Preciso mencionar também o Tomas, um personagem muito querido e que tem destaque nesse volume, além do fato de muitas informações sobre as guerras que levaram a sociedade até aquele ponto finalmente serem reveladas.
"Fecho os olhos, enquanto sou tomada por sensações: alívio porque Zeen vai ajudar; orgulho, porque parou de falar comigo como se eu fosse uma criança; e tristeza, por faze-lo prometer matar uma pessoa." (página 211)

A Única fez um bom trabalho em "A Formatura", a imagem da capa tem tudo a ver com a história, assim como as cores escolhidas. As páginas são amareladas, a revisão está boa, a diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho.
"Apesar da sua vontade em ver o Teste terminado, acima de tudo ele quer ir para casa. Esquecer. Compreendo esse desejo, mas não existe esquecimento para o que vimos e fizemos. A única maneira de viver com nossas ações é acabar com o que as causou. Ou morrer tentando." (página 189)
Enfim, recomendo "A Formatura" e a trilogia "O Teste" (pois acredito que seja melhor lê-la em ordem) para quem procura uma distopia onde a personagem feminina é a líder e precisa ser forte e inteligente, e onde o romance passa longe de ser o foco. Prepare-se para cenas bem chocantes, que mostram até onde o ser humano é capaz de ir na busca por poder. Como dica final, sugiro que a leitura dos três volumes seja feita com o menor espaço de tempo possível entre um livro e outro, pois como demorei mais de um ano entre a leitura do segundo e do terceiro, já havia esquecido algumas coisas. "A Formatura" poderia ser ainda melhor, mas continuo sendo fã da autora e da sua incrível e maravilhosa Malencia Vale!

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/09/resenha-livro-formatura-joelle.html

Pam 25/02/2018

A Formatura
A leitura é muito envolvente mas parece que ficou faltando alguma coisa, talvez estivesse esperando um final mais conclusivo e feliz. Indico a trilogia, Cia é uma personagem tão forte e determinada, impossível não gostar de acompanha-la.

Débora Teixeira 02/04/2019

Estou apaixonada pela trilogia O Teste
Começei essa trilogia sem nenhuma pretenção de gostar. Pois, quando fui ler algumas críticas, elas não eram muito favoráveis á história. Acho que isso me ajudou a gostar tanto. Não sei se o morivo de eu gostar tanto por não ter lido muitas distopias anteriormente (apenas a trilogia Jogos Vorazes).

Esse último Volume, em muitos pontos, foi muito previsivel. Porém, mesmo já sabendo pontos chaves que iriam acontecer, a narrativa ainda conseguiu me surpreender.

Esse livro foi cheio de emoções, adrenalina, e muito choro (pelo menos pra mim). Eu posso dizer que eu gostei muito mais dessa distopia do que de Jogos Vorazes. Mesmo que O Teste tenha uma história mais simples em comparação á Jogos Vorazes, em momento algum eu me senti entediada durante a leitura. Consegui compreender perfeitamente o que se passou em toda a história e, principalmente, parece que essa história foi feita com amor e dedicação da autora, ao invés de ter sido escrita apenas para encher páginas e ganhar dinheiro.

Essa história trata, ao meu ver, principalmente, sobre confiança. Mostra que só porque uma pessoa parece ser de confiança, isso não significa nada, apenas que as aparencias podem enganar. Mesmo que seja uma pessoa extremamente inteligente, muitas vezes podemos nos enganar. Que as pessoas não são perfeitas. Todos têm trevas e luz dentro de si, e que tudo vai depender da situação em que nos encontramos para pendermos para um desses lados. Mesmo que erros sejam cometidos, isso não define sua vida. Como lideres devem pensar em todos que estão sob o seu comando. Sempre deve analisar as situações com racionalidade, sem deixar completamente de lado as emoções e o bom senso. Nunca acreditar no que os outros dizem, só porque os outros estão dizendo. Etc. Eu poderia continuar listando as coisas que esses livros me fizeram refletir, mas isso só seria perda de termpo, porque o melhor modo de saber tudo o que é passado é apenas com a leitura.

Livros super indicados.

Luana Teles 20/06/2019

No último livro da trilogia o teste, Cia recebe uma missão perigosa e desafiadora para alcançar o objetivo de acabar com o modo cruel de selecionar os estudantes para a universidade e futuros líderes da nação.

Em a formatura temos uma personagem centrada em cumprir a tarefa que lhe foi dada, mas com tudo que passou desde que chegou em Tosu City, ela está preocupada, receosa e não sabe quem realmente diz a verdade sobre todos os fatos que envolvem o teste.

O ritmo desse livro é bem mais fraco que dos anteriores, eu havia me empolgado muito com a história no início, mas senti que durante o decorrer da saga as coisas foram esfriando um pouco, já não ficava tão animada pelo capítulo seguinte, por mais que tivesse bons ganchos ao final de cada um deles, fiquei com a sensação de que a trama já não se desenvolvia tanto.

Não gostei muito de Cia e seus “aliados” desenvolverem sua própria versão do teste para saber quem realmente era confiável para ajudá-los a executar o plano e atingir o objetivo final.

Em busca de acabar com “o grande Teste” eles acabaram fazendo uma “pequena versão do Teste” na qual os não confiáveis pagariam com a vida para evitar que vazassem qualquer tipo de informações ou prejudicassem o sucesso do plano. Entendo que era preciso provar a lealdade de cada um, que falhas não eram permitidas, pois havia muita coisa em jogo, mas repetir o modelo usado pelo governo não me pareceu a melhor forma….

Acredito que poderiam ter explorado melhor o que acontecia com os redirecionados e quais os tipos de experiências eram feitas, achei as revelações que envolviam essa parte bem interessantes (até porque explicavam/retomavam um acontecimento lá do primeiro livro), mas infelizmente acabaram ficando no ar.

A proposta da trilogia como um todo é boa. Este último volume é bom, apesar das falhas, mas a saga perdeu o ritmo empolgante ao longo do livros, embora Cia tenha conquistado muita coisa e conseguido um futuro diferente, o desenvolvimento da história poderia ter sido melhor.

Lohanna12 27/09/2021

Uma Boa Conclusão!
Neste último livro, Cia agora tem uma forte missão para completar: liderar ações que são importantes para que ela consiga acabar com o teste.
Com uma nova guerra prestes a começar, Cia tem que ser precisa e rápida nas ações e escolhas que tem que tomar.

Vou logo dizendo que eu gostei da trilogia, ela não é perfeita tem seus altos e baixos e mesmo assim foi uma boa leitura para mim.
Teve momentos que eu achei que a cia conseguia resolver muito rápido, tinha um problema e logo ela já tinha a solução e isso era muito chato. O romance que tem é mais pra segundo plano e por isso pode ter gente que acha desnecessário, mas para mim não incomodou em nada - pelo menos não tinha triangulo amoroso - outra coisa que gostei na Cia era sua relação familiar, todos os ensinamentos que ela aprendeu com a família em algum momento ela usava para decidir ou mediar algo.
A autora também tem uma ótima escrita, mostrando uma narrativa fluida. Gostei da conclusão da historia, fiquei triste com o fim de um personagem, o plot que teve não foi uma surpresa para mim, pois já estava esperando isso.
Enfim, gostei da historia e indico a leitura.

Bruna.Liandra 13/10/2022

Fim
O primeiro livro me prendeu bastante, então eu achei que o resto da série também,e arrastei pra terminar o último ( nem terminei) muito parado e lento

natholvr 26/10/2022

F-I-N-A-L-M-E-N-T-E
Finalmente terminou.
Terminei essa trilogia na força do ódio pois o casal não me desceu e a história não me prendeu em nada (o primeiro continua sendo o melhor entre os 3). Confesso não lembrar muito da história já que terminei faz meses e só agora estou escrevendo uma resenha, porém o final de certa forma foi satisfatório e é isso.

Ju Martinez 28/02/2023

Um livro bom, o final não muito surpreendente, um pouco clichê. Personagens bons que poderiam ter se desenvolvido mais.

Helio Oliveira 31/05/2023

O final me surpreendeu, teve um plot twist até que interessante, porém meio preguiçoso os 2 últimos capítulos, parece que foi feito tudo na correria.

Tamara Brekker 30/12/2023

O teste final é o mais mortal
O livro não é ruim,mas confesso que me decepcionou um pouco,eu acho que essa trilogia prometeu muito e não entregou tudo,o começo dos três livros é arrastado e só acontece algo de interessante nos últimos capítulos,esse último livro foi bom mas podia ter sido melhor,nas partes finais aconteceu umas reviravoltas que na minha opinião foram mau aproveitas e mau explicadas, admito que não entendi muito bem o final e acho que ele deixou a desejar

Cherry Mari 11/04/2024

4/10
SIMPLESMENTE o pior livro da saga e um dos piores finais de triologia que já li, PQP, que final mer*a foi aquele? plm ruim demais, não indico pra ninguém, a escritora simplesmente fez um final corrido, sem explicar absolutamente nada, deixou muita coisa aberta, minha eu de 13 só podia estar chapada pra ter gostado disso ?