A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

Lu.Fernandes 29/01/2016

a formatura - trilogia o teste
"talvez, depois que acabar, as pessoas entendam o que me tornei. talvez eu também entenda. " Vale, Malencia

apesar do livro 1 e do livro 2 conter diversos erros de gramática e de concordância, o livro 3 não possui estes, porém encontrei um erro grave nele.

o livro é repleto de ações e ansiedade, a menina que conhecemos no livro 1 se perde um pouco no decorrer da saga.
Cia, neste livro, luta pelos seus ideais, assim como nos 2 primeiros livros, e com isso mta ação, suspense e mortes.
o final é excitante porém não é surpreendente, ele segue o que acredita-se desde o livro 2.

vale a pena ler toda a trilogia pois apesar do que acredita-se após ler o livro 1, que seguirá a msm linha de jogos vorazes e maze runner e divergente, ele toma seu próprio rumo e sua própria linha de aventura.

Lili No Mundo dos Livros 04/03/2016

Desfecho ótimo!
Sempre fico relutante em ler os últimos livros de trilogias ou séries muito boas. Depois de Convergente, de Verônica Roth, um livro que detestei a forma como acabou, comecei a ficar com medo de um final insatisfatório corromper a percepção que eu tenho dos livros anteriores. Por esse motivo, me demorei a começar a ler A Formatura, último livro da sério O Teste. Neste caso, meus medos foram infundados e desnecessários! Ainda bem.

O desfecho que Joelle Charbonneau deu para essa trilogia fantástica foi ótimo e ficou dentro das expectativas. O que eu mais gosto na escrita da autora é sua capacidade de surpreender, de pontuar a história com reviravoltas que me deixaram boquiaberta. As pessoas nunca são quem pensamos, suas atitudes não são o que parecem ser em uma primeira olhada e a solução para os mistérios nunca ocorre como nós esperamos. Os momentos em que as revelações foram feitas neste livro são perfeitos, sendo estas surpreendentes e condizentes com o enredo traçado pela autora. Não me canso de recomendar essa trilogia, uma vez que a série O Teste é uma das melhores distopias que já li.

Confira a resenha completa no nosso blog.

Beijos Lili

site: http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

Juliana 05/03/2016

recomendo
Depois que Cia passa por tudo no livro passado, o estágio com a presidente faz abrir ainda mais os olhos, mas não se esqueça este livro é cheio de surpresas!! A presidente dá uma lista de pessoas que Cia precisa executá-las, mas ela não quer, pensa em desistir de tudo e fugir mas lembra dos amigos, será que ela consegue largar de tudo?
O que eu gostei da trilogia não foram só as surpresas e reviravoltas, mas como a autora conseguiu dar um final apocalíptico se baseando em fatos que ocorreram em nossa história mundial, quando ela comenta sobre o estopim das guerras você se lembrará que foi muito parecido com a da primeira guerra mundial com o assassinato do príncipe austro-húngaro.
E lembre-se as pessoas pessoas usam máscaras....

Nanda 08/04/2016

A Formatura é o terceiro e último volume da trilogia O Teste, que foi uma grata surpresa neste ano. A autora seguiu a mesma receita distópica utilizada por muitos, mas acrescentou e modificou partes, tornando a história única. Claro que depois dos eventos nos livros anteriores, uma rebelião iria estourar e a forma como ela foi tratada me incomodou um pouco.

Mas antes vamos falar sobre a evolução de Cia. Eu juro que não dava NADA pela personagem e aí ela vem me dando dois tabefes na cara, me deixando com a cara na poeira. Foi surpreendente ver como ela deixou de ser uma garota bobinha e sonhadora, para se tornar a líder que deveria ser. Porém, ela pecou em alguns aspectos na sua ascensão à liderança.

Por ser narrado em primeira pessoa é fácil ser conduzido para dentro da mente da personagem. Os questionamentos levantados por ela são bem razoáveis, só que alguns são muito fora de hora. Além disso, a falta de pulso firme em algumas cenas me deixou com vontade de entrar na história e dar um sacode na menina. Felizmente, isso foi só na parte inicial. Acredito que fez parte da construção da personagem, foram precisos alguns choques de realidade nela.

Os coadjuvantes, entre eles Thomas, ganharam seu momento de brilho neste livro. Dois deles em especial me chocaram de tal forma que só me restou aplaudir de pé. Outros, porém, se provaram não tão dignos de confiança. Eu gostei da maneira como praticamente todos os personagens inseridos nos livros anteriores foram utilizados. Não foram apenas mais um adendo à história, eles fizeram sentido.

A frase de capa já diz tudo e realmente as partes de ação são de tirar o fôlego. Algumas cenas me lembraram de A Esperança, mas nada forte o suficiente para eu levantar o dedo e dizer que era plágio. Eu penso que, querendo ou não, todas as histórias distópicas tendem a seguir a mesma linha: revolta/aceitação em relação ao sistema, conflito gerado por isso, batalha. Portanto, não foi tão surpreendente (nem frustrante) perceber isso.

A narrativa fluiu de forma maravilhosa (e eu me arrependi de ter deixado o livro encostado por um tempo). Chegando perto do fim, um sentimento saudoso veio me acompanhando. Aprendi muito com Cia e seus companheiros, a confiança é importante e dá-la a alguém é mais importante ainda. A Formatura foi um desfecho muito bom para a trilogia, mas as duas últimas páginas deixaram a desejar, meio que terminando em aberto. Apesar dos pesares, vale a pena conferir.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/11/resenha-formatura-joelle-charbonneau.html

Cherry Mari 11/04/2024

4/10
SIMPLESMENTE o pior livro da saga e um dos piores finais de triologia que já li, PQP, que final mer*a foi aquele? plm ruim demais, não indico pra ninguém, a escritora simplesmente fez um final corrido, sem explicar absolutamente nada, deixou muita coisa aberta, minha eu de 13 só podia estar chapada pra ter gostado disso ?

Pedro 08/03/2017

Bom livro, mas nada além de bom.
Corrido e com poucas explicações (sobretudo no final), sem fortes emoções e até mesmo um pouco previsível, achei que o último livro destoou um pouco dos seus antecessores e ficou aquele gostinho de que tinha tudo para ser ótimo, mas foi bom, nada além de bom.

livrosepixels 10/09/2017

Todo sistema "perfeito", no seu mais profundo, esconde alguma imperfeição.
Essa foi uma daquelas leituras que quando terminei fiquei satisfeito com a história, mas ainda cheio de muitas e muitas perguntas que a trama não responde (ou que ficam em aberto de propósito, quem sabe?). Finalmente Cia vai enfrentar os seus inimigos e descobrir que tudo o que ela sabe sobre o Teste pode não ser verdade. Como assim? Essa foi a mesma reação que eu tive ao concluir a série e devo dizer que foi uma sacada muito interessante da autora.

Cia já enfrentou diversos obstáculos para chegar onde está, e agora mais do que nunca, está com a vida em risco. Ao contrário de outras distopias, onde quem se rebela contra o sistema se torna visível, neste temos uma insurgente silenciosa, trabalhando por baixo dos panos, então todo cuidado é pouco e confiar é algo que ela não pode se dar ao luxo. Ao mesmo tempo em que ela precisa reunir informações do programa, ela tem em mente que há pessoas próximas que querem derruba-la ou até mesmo mata-la.

“Pela primeira vez em muito tempo, minha vida está em minhas próprias mãos. Embora eu não saiba se essa vida durará muito mais do que os próximos dois dias, pelo menos sei que esse período pertence a mim.”

É aí que a protagonista terá os seus dois maiores momentos de destaque. O primeiro e talvez mais complicado é como ela fará para saber quem é seu amigo e quem é espião. Ainda que ela não queira agir desesperadamente, conclui que única forma de fazer isso é criar algo que mate quem se mostrar contra ela. Mas ao fazer isso, o quão distante do Dr. Barners e do Teste ela fica? Diante dessa dúvida é que entramos no segundo grande momento da personagem. Ela começa a refletir sobre a forma como o Teste age, sobre como seleciona os mais inteligentes e passa a concordar com o programa, já que querendo ou não tem mostrado resultados eficientes, e ela mesma é a prova disso.

Achei bastante pertinente esse conflito da personagem. Como lutar contra algo que você vai usar a seu próprio favor? Por mais inteligente que ela seja, ela é um ser humano como qualquer outro, passível de falhas, de escolhas erradas, de conclusões incorretas. É o momento onde personagem e leitor se tornam um só e compartilham da mesma dúvida: o que fazer nessa situação?

“Perco o fôlego. Meu peito se aperta, enquanto as palavras ditas casualmente se instalam nos meus ombros como uma canga. Ela está aqui porque pedi. Ela não vai matar por paixão pelo nosso propósito, mas por minha causa, meu pedido, minha crença, minhas escolhas.”

Cia se mostrará uma boa líder e comandará a própria rebelião de forma muito eficaz. Ainda que seja difícil confiar nas pessoas que se juntam à ela, o teste que cria dá uma certa segurança e motivação de continuar em frente. Seu objetivo não é apenas confrontar o sistema, mas tornar o mundo melhor, onde as pessoas tenham uma forma mais justa e menos cruel de serem recrutadas. Não é um pensamento exclusivo desta distopia, mas funciona super bem para justificar toda a luta da personagem e de seus aliados.

As cenas finais são tensas e cheias de reviravoltas também. O final é convincente, mas como eu falei no início, deixa muitas perguntas em aberto e nos mostra que o Teste era muito mais complexo do que parecia ser. Vi alguns leitores dizendo que não gostaram dessa abertura do final, já que vemos o surgimento de uma nova era, mas eu penso que seria muito chato o livro terminar com tudo resolvido 100 por cento. Ao meu ver, o final torna a história mais fiel à realidade.

“O título de líder só lhe confere autoridade se os oficiais e os cidadãos para quem você trabalha o seguirem.”

A Formatura encerra a trilogia de uma forma bem satisfatória. É bacana terminar a trilogia e ficar pensando em como será o amanhã da personagem. Acredito que o único ponto negativo da história é a limitação que a visão da Cia dá sobre tudo o que está acontecendo. Se tivéssemos desde o começo o ponto de vista de mais personagens, sobre os rebeldes, sobre a presidente, etc, acredito que a narrativa teria sido bem mais fluida e envolvente.

Nem preciso dizer que vale a pena conhecer A Formatura se você já leu e gostou dos dois livros anteriores ou se simplesmente gosta de distopias. Sem dúvida também vai gostar da forma como a personagem lida com os problemas, como ela pensa e como promove a diferença em um mundo onde todos acreditam que esteja bom.

site: http://resenhandosonhos.com/formatura-joelle-charboneau/#comment-10113
Pati 10/09/2017minha estante
Muito boa esta trilogia!

Mads 15/11/2017

Bom...e para por ai..
Eu acompanhei a saga da "Cia" esperando um pouco mais, Não sei dizer o que faltou.
O livro inteiro é muita explicação e corrido, a cada capítulo vão acontecendo coisas que não fui sendo preparada no contexto.
Os últimos 10% foram enchurradas de palavras e acontecimentos que acredito que vão deixando o leitor meio insatisfeito assim como estou.
Eu gostei muito dos dois primeiros livros e me senti sendo enganada com esse último. Eu estou bem insatisfeita e apesar de gostar dos personagens não gostei do final deles.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 17/11/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Fazendo uma recapitulação dos livros anteriores e evitando ao máximo os spoilers, a história se passa num futuro onde países foram devastados por guerras, em que foram usadas armas nucleares, causando a revolta da natureza. Onde antes era os Estados Unidos, fica a Comunidade Unida, cuja capital é Tosu City. Existem várias colônias, espécies de estados, onde pessoas vivem e trabalham pela restauração da terra.

Cia Vale, a protagonista, era uma garota que sonhava em ir para a Universidade, onde poderia estudar e se tornar uma líder para ajudar ainda mais o seu país. Porém, para entrar na Universidade era preciso passar por um conjunto de provas chamado O Teste. Só que o Teste era muito mais cruel do que se poderia imaginar, e Cia não era mais a mesma garota sonhadora depois de ver tantos jovens brilhantes como ela sendo destruídos.

Agora, aos dezessete anos, Cia tem um objetivo: acabar com o Teste. Para isso, ela precisará encontrar aliados, tarefa difícil num lugar onde é difícil saber quem é confiável, além de descobrir até onde é capaz de ir, quantos de seus princípios é capaz de abandonar, se quiser saber se o fim do Teste pode realmente trazer algo de bom para o seu país. "O Teste final é o mais mortal"!
"Quero acreditar que essa seja a verdade, mas a pressão que sinto crescer no peito enquanto olho a cidade em torno, forjada com esforço e esperança, me faz pensar se poderia haver outra verdade. Que, assim como os Sete Estágios da Guerra, e o período que se seguiu, a paz virá acompanhada de sacrifício e morte." (página 55)
Talvez vocês saibam que a trilogia "O Teste" é a minha trilogia distópica favorita. E eu estava bem animada para ler esse último volume e saber como a jornada de Cia terminaria. "A Formatura" começa de onde o livro anterior, "Estudo Independente" parou, ou seja, já começa cheio de tensão, e continua assim por praticamente todo o livro. Mais uma vez, fui capturada pela história criada pela autora e me senti aflita com cada dificuldade que aparecia para a protagonista.

Eu gostei do desfecho, mas nem tudo foi como eu imaginava. Acredito que aqui a narração em terceira pessoa impediu que algumas partes fossem melhor contadas. Algumas reviravoltas não ficaram totalmente claras para mim. Talvez, se houvessem mais alguns capítulos ou, quem sabe, um capítulo do ponto de vista de outro personagem, a trama ficasse melhor. Não entendi todos os objetivos do doutor Barnes, o dirigente do Teste, nem da presidente Collindar. Queria saber mais sobre o que tinha para ser dito numa mensagem que a Cia não pôde ouvir até o final, assim como conhecer melhor alguns personagens citados. E o final?! Bem, o final é sim o fim de um ciclo para Cia, mas é o começo de outro, onde há inúmeras possibilidades para a Comunidade Unida, e eu queria um epílogo.

Por outro lado, "A Formatura" é um livro que nos faz pensar bastante se os fins justificam os meios. Foi interessante ver como a Cia se guiava (durante toda a trilogia) pelo que havia aprendido com o pai, não deixando de lado sua essência. Preciso mencionar também o Tomas, um personagem muito querido e que tem destaque nesse volume, além do fato de muitas informações sobre as guerras que levaram a sociedade até aquele ponto finalmente serem reveladas.
"Fecho os olhos, enquanto sou tomada por sensações: alívio porque Zeen vai ajudar; orgulho, porque parou de falar comigo como se eu fosse uma criança; e tristeza, por faze-lo prometer matar uma pessoa." (página 211)

A Única fez um bom trabalho em "A Formatura", a imagem da capa tem tudo a ver com a história, assim como as cores escolhidas. As páginas são amareladas, a revisão está boa, a diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho.
"Apesar da sua vontade em ver o Teste terminado, acima de tudo ele quer ir para casa. Esquecer. Compreendo esse desejo, mas não existe esquecimento para o que vimos e fizemos. A única maneira de viver com nossas ações é acabar com o que as causou. Ou morrer tentando." (página 189)
Enfim, recomendo "A Formatura" e a trilogia "O Teste" (pois acredito que seja melhor lê-la em ordem) para quem procura uma distopia onde a personagem feminina é a líder e precisa ser forte e inteligente, e onde o romance passa longe de ser o foco. Prepare-se para cenas bem chocantes, que mostram até onde o ser humano é capaz de ir na busca por poder. Como dica final, sugiro que a leitura dos três volumes seja feita com o menor espaço de tempo possível entre um livro e outro, pois como demorei mais de um ano entre a leitura do segundo e do terceiro, já havia esquecido algumas coisas. "A Formatura" poderia ser ainda melhor, mas continuo sendo fã da autora e da sua incrível e maravilhosa Malencia Vale!

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/09/resenha-livro-formatura-joelle.html

Pam 25/02/2018

A Formatura
A leitura é muito envolvente mas parece que ficou faltando alguma coisa, talvez estivesse esperando um final mais conclusivo e feliz. Indico a trilogia, Cia é uma personagem tão forte e determinada, impossível não gostar de acompanha-la.

Débora Teixeira 02/04/2019

Estou apaixonada pela trilogia O Teste
Começei essa trilogia sem nenhuma pretenção de gostar. Pois, quando fui ler algumas críticas, elas não eram muito favoráveis á história. Acho que isso me ajudou a gostar tanto. Não sei se o morivo de eu gostar tanto por não ter lido muitas distopias anteriormente (apenas a trilogia Jogos Vorazes).

Esse último Volume, em muitos pontos, foi muito previsivel. Porém, mesmo já sabendo pontos chaves que iriam acontecer, a narrativa ainda conseguiu me surpreender.

Esse livro foi cheio de emoções, adrenalina, e muito choro (pelo menos pra mim). Eu posso dizer que eu gostei muito mais dessa distopia do que de Jogos Vorazes. Mesmo que O Teste tenha uma história mais simples em comparação á Jogos Vorazes, em momento algum eu me senti entediada durante a leitura. Consegui compreender perfeitamente o que se passou em toda a história e, principalmente, parece que essa história foi feita com amor e dedicação da autora, ao invés de ter sido escrita apenas para encher páginas e ganhar dinheiro.

Essa história trata, ao meu ver, principalmente, sobre confiança. Mostra que só porque uma pessoa parece ser de confiança, isso não significa nada, apenas que as aparencias podem enganar. Mesmo que seja uma pessoa extremamente inteligente, muitas vezes podemos nos enganar. Que as pessoas não são perfeitas. Todos têm trevas e luz dentro de si, e que tudo vai depender da situação em que nos encontramos para pendermos para um desses lados. Mesmo que erros sejam cometidos, isso não define sua vida. Como lideres devem pensar em todos que estão sob o seu comando. Sempre deve analisar as situações com racionalidade, sem deixar completamente de lado as emoções e o bom senso. Nunca acreditar no que os outros dizem, só porque os outros estão dizendo. Etc. Eu poderia continuar listando as coisas que esses livros me fizeram refletir, mas isso só seria perda de termpo, porque o melhor modo de saber tudo o que é passado é apenas com a leitura.

Livros super indicados.

Luana Teles 20/06/2019

No último livro da trilogia o teste, Cia recebe uma missão perigosa e desafiadora para alcançar o objetivo de acabar com o modo cruel de selecionar os estudantes para a universidade e futuros líderes da nação.

Em a formatura temos uma personagem centrada em cumprir a tarefa que lhe foi dada, mas com tudo que passou desde que chegou em Tosu City, ela está preocupada, receosa e não sabe quem realmente diz a verdade sobre todos os fatos que envolvem o teste.

O ritmo desse livro é bem mais fraco que dos anteriores, eu havia me empolgado muito com a história no início, mas senti que durante o decorrer da saga as coisas foram esfriando um pouco, já não ficava tão animada pelo capítulo seguinte, por mais que tivesse bons ganchos ao final de cada um deles, fiquei com a sensação de que a trama já não se desenvolvia tanto.

Não gostei muito de Cia e seus “aliados” desenvolverem sua própria versão do teste para saber quem realmente era confiável para ajudá-los a executar o plano e atingir o objetivo final.

Em busca de acabar com “o grande Teste” eles acabaram fazendo uma “pequena versão do Teste” na qual os não confiáveis pagariam com a vida para evitar que vazassem qualquer tipo de informações ou prejudicassem o sucesso do plano. Entendo que era preciso provar a lealdade de cada um, que falhas não eram permitidas, pois havia muita coisa em jogo, mas repetir o modelo usado pelo governo não me pareceu a melhor forma….

Acredito que poderiam ter explorado melhor o que acontecia com os redirecionados e quais os tipos de experiências eram feitas, achei as revelações que envolviam essa parte bem interessantes (até porque explicavam/retomavam um acontecimento lá do primeiro livro), mas infelizmente acabaram ficando no ar.

A proposta da trilogia como um todo é boa. Este último volume é bom, apesar das falhas, mas a saga perdeu o ritmo empolgante ao longo do livros, embora Cia tenha conquistado muita coisa e conseguido um futuro diferente, o desenvolvimento da história poderia ter sido melhor.

Bruna.Liandra 13/10/2022

Fim
O primeiro livro me prendeu bastante, então eu achei que o resto da série também,e arrastei pra terminar o último ( nem terminei) muito parado e lento