Filme Noturno

Filme Noturno Marisha Pessl

Resenhas - Filme Noturno

Samyra16 31/01/2024

Pensa em um livro que vc tem vontade de engolir?
É esse, cheio de detalhes muito importantes, mas sem igual!!!
Adorei cada linha kkkkkk
Embora tem um capítulo que quase da um livro kkkk

Eloiza Castro 27/01/2024

Eu fiquei Obcecada! Filme Noturno escurece tudo a volta e te deixa preso a uma investigação que te permite participar. Numa edição belíssima, cheia de ?anexos? como fotos, cópias, prontuários, vamos desemaranhando fios até que todos eles estejam soltos e por fim presos. Te propõe uma reflexão da compreensão humana e uma perspectiva sobretudo sobre o que é obscuro. Uma leitura pra dizer o mínimo soturna, complexa e completa, não poderia ser menos que genial.

moribolas 24/01/2024

Ousarei? Ousarei perturbar o universo?
Se últimos capítulos não existissem, eu não me importaria.

O livro é bom, a história misturando suspense, drama familiar, terror e ocultismo me animou. Mas a que custo? Nem tudo parece ser o que é, e tá tudo certo. Mas prolongar uma narrativa imensa com informações irrelevantes e deixar o final escancarado de tão aberto me chateou.

Eu sei, essas coisas acontecem e na maioria das vezes, te deixa pensativo por dias, meses e estranhamente anos, mas não foi o que aconteceu aqui.

Sinto que a autora se perdeu no caminho e ficou indecisa em dar apenas um final, então ela simplesmente deu as duas opções e como um bônus, deu uma terceira fazendo ser sua cartada final (que não foi nada legal).

Final aberto é uma coisa. Esse final foi literalmente um crime imperdoável!! Ele tinha tudo pra ser um livro incrível, mas não foi dessa vez.

Déborah Tesser 16/01/2024

Filme Noturno é uma obra complexa, detalhada e profunda que evidencia todo o antagonismo que perfaz a existência e sobrevivência humana.
Uma leitura fluida, voraz, capaz não apenas de te prender mas de te fazer sentir parte importante daquela história. O formato, alternando texto corrido com recortes de jornais, textos investigativos, postagens em redes sociais, relatórios policiais e médicos, além de fotografias detalhadas e complexas torna toda a experiência ainda mais incrível.
Com certeza se tornou um favorito! Recomendo muito!
Eloiza Castro 01/02/2024minha estante
Perfeita, sem defeitos, nunca errou

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.

Beatriz 23/08/2023

Eu tentei ler Filme Noturno várias vezes, mas sempre deixava de lado, mas dessa vez jurei que seria diferente e engatei na leitura. Gostei muito da escrita e do desenvolver, mas conforme foi chegando ao final o livro foi me entediando, não gostei muito do final.

Alexia 01/08/2023

Filme Noturno ? Marisha Pessl

Um repórter investigativo em um thriller cujas páginas mais parecem um telão de cinema, Pessl transmite em sua obra a mais pura essência de um filme de suspense dos anos 80, tanto em narrativa quanto em profundidade. Scott McGrath se vê em um dilema que transita entre o pessoal e o profissional enquanto investiga a morte da jovem filha de um grande cineasta do terror, Stanislas Cordova, dono de uma sombria reputação e fruto de um forte rancor sentido por McGrath, que teve a reputação arruinada por ele.

McGrath se mete nessa missão dizendo que o principal motivo seria restabelecer sua reputação, mas na realidade era fruto de mais uma obsessão de trabalho que o faz dissociar da sua própria vida. Ele atinge seus limites, os ultrapassa ao ponto de deixar o leitor cansado, pesado e frustrado como ele. Um personagem bem construído, cheio de medos e paranoias, que definitivamente não sabe a hora de parar, levando a investigação a um patamar absurdo devido aos devaneios que o tomam, além dos sentimentos dos personagens ao redor que reverberam sobre ele.

A atmosfera nebulosa criada por trás do personagem Cordova é surreal. Por vários momentos me vi sentindo uma vontade absurda de assistir aos filmes dele, mesmo sabendo que não existem. A cada menção ao seu nome era como se ele estivesse ali, mesmo sua presença sendo quase inexistente no livro. Cada aspecto que o envolvia era devorável, fascinante e arrebatador. Um personagem marcante e forte, que passa a sensação de que pode ser uma figura real, o tipo de personalidade que atravessa e muda as pessoas à sua volta, tal como Evelyn Hugo.

Uma leitura imersiva, de perder o fôlego e capaz de projetar pensamentos por horas. Pessl tem uma escrita poderosa, que guia o leitor em um clima crescente de terror a uma conclusão caótica, causando um vívido questionamento da realidade. A progressão dos acontecimentos e a evolução dos personagens são atravessadores. Um livro longo e denso que não merece ser devorado. Sinta-se convidado a saborear, com moderação.

?A verdade sobre o que acontece conosco neste mundo está sempre mudando. Sempre. Nunca para. Algumas vezes nem mesmo depois da morte.? ? Cleo (Pessl, 2014, p. 439).

Uma nota especial para a edição física publicada pela editora intrínseca, que trouxe os elementos gráficos originais do livro com perfeição, fazendo a leitura ser ainda mais prazerosa. O projeto gráfico conta com inúmeros folhetos, matérias de jornais, recortes de conversas, fotografias, capturas de tela, sites, que fazem com que a leitura seja essencialmente feita no livro físico.

Cacau 02/07/2023

Soberano. Mortal. Perfeito.
Palavras-chave: investigação, drama, família, sétima arte, mistério, sobrenatural, mort£

Eu, particularmente, amo essa temática de "celebridade reclusa com uns boatos cabulosos aí". Então, fiquei rapidamente envolvida com a mística ao redor do famoso e misterioso diretor Cordova. E, devo dizer, que o próprio é a ponto alto do livro. Ou, pelo menos, toda a mitologia de si e de seus filmes. Já digo aqui que preferia que o livro fosse sobre isso, e não, teoricamente, sobre a sua filha.

Ashley acabou sendo somente um detalhe, um ponto melodramático na trama. Eu, ao menos, não senti o impacto da personagem. Ao meu ver, soaram forçadas as referências a personagem.

'Filme Noturno' tem um bom início, mas se perde lá do meio para o final do enredo. Inclusive, acho que a autora aproveitou um pouquinho mal os capítulos, o que fez o livro desnecessariamente grande. Vale ressaltar, também, que as personagens sofreram do mesmo. Nora, do trio investigador, foi a que mais se destacou, para mim, mas poderia ter tido ainda mais profundidade, além de uma motivação plausível. Scott é o típico protagonista "ok". Hopper... só serviu basicamente para cobrir uma tramoia que a autora achou legal.

Enfim, mesmo pontuando algumas críticas, a experiência de ler 'Filme Noturno" me foi agradável. Devorei em três dias. Então, vale a leitura, principalmente para quem é leitor iniciante de livros com um quê misterioso e outro quê investigativo.
(e um quê sobrenatural, mas nem vou me estender muito sobre, já que... decepção, decepção)

Bruna 30/06/2023

Filme Noturno
A experiência de ler esse livro foi única. O livro é muito imersivo e eu me vi dentro da história logo no início.
A leitura foi muito rápida e frenética em alguns pontos. Muito melhor do que minhas expectativas!

Clau Melo 20/05/2023

Tenso e intrigante...
Literatura americana, 2013/2014. Suspense. Releitura.
Tenso e intrigante. Merece ser adaptado.

Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath.

skuser02844 04/05/2023

Decepcionado, mas a expectativa era toda minha.
Em uma noite qualquer, Scott está esperando o trem perdido em seus próprios pensamentos. Nisso, repara em uma garota com um casaco vermelho. Ele por algum motivo desconhecido, acaba ficando curioso sobre ela. Nessa mesma noite, está garota se mata e para supresa de Scott, ela é filha de um famoso e recluso diretor de filmes de terror. Um diretor do qual ele mesmo tem um passado. Com suas habilidades de jornalista, ele decide entender a história deste suicidio e assim por tabela investigar a mente do homem que está por trás de filmes tão assombrosos e realistas. Fazendo assim questionar os metódos do homem durante as suas produções.

A forma como a história deste livro é contada tem uma criatividade que falta em muitos livros de suspense. Misturar recortes de jornal, sites, reportagens e críticas de cinema para vermos como o mundo vê o Cordova (O diretor) e o suspense sobre a sua figura e assim desta forma conseguirmos ter uma noção mais real sobre como essa pessoa influencia a midia e os fâs dele. Que por sinal, que fãs bizarros.

Essa parte é impecável. Enquanto eu lia, me sentia participando da investigação e o melhor de tudo, eu lia as coisas com bastante cuidado para ver se conseguia captar alguma pista para ajudar o investigador. E isso para um livro de suspense é qualidade pura.

"Perai Gustavo, você tem algum problema? As estrelinhas de avaliação que você pode dar, você deu apenas duas? Não está fazendo sentido isso ai não. To te achando muito confuso. Foi por isso que seu pai foi embora? "

Sim e meu pai me abandonou, pois eu tenho asma. Ainda considero bom que ele me deixou com a minha mãe e não me levou de carro até um terreno baldio e me abandonou lá. Ele até tentou para ser sincero, mas como a policia estava atrás dele, ele foi obrigado a me devolver para minha mãe que me recebeu com lágrima nos olhos e lembro até hoje da sua frase quando me viu "Trouxe ele de volta por quê?".

Agora vou tentar agora usar argumentos lógicos para explicar o motivo dessa avaliação tão baixa, sendo que a forma como o livro é conduzido é bom.

Tem livros, ou melhor dizendo, histórias que o mistério é melhor que a revelação. Ficamos com a curiosidade voando feito um avião e conforme os capitulos vão passando, o avião vai subindo demais e atingindo níveis mais altos que um avião poderia ir. Na hora de pousar e revelar o que de fato aconteceu, o avião vai ter que descer rápido demais e assim causar uma sensação de "ah tá, era isso ai então". Toda aquela emoção e expectativa, no fim se resume a algo bem "Tá bom então". E isso não é o certo quando o avião está alto demais. Para superar o fato do avião estar tão alto, ele precisa impactar no final e ao invés de pousar desajeitado, ele precisa se detonar igual o avião dos xxxxxx xxxxxxxxx (Censurado por conter um comentário bem desnecessário)

E isto é o padrão dos livros de suspense, tem um mistério melhor que a revelação. Esse livro faz algo a mais, que particularmente falando, achei bem preguiçoso e consigo imaginar a escritora pensando isso aqui depois de finalizar o livro. "Olhem para mim como sei escrever suspense e fiz um personagem misterioso demais. Sou boa demais em suspense."

Conforme a história caminha, eles vão dando vários direcionamentos para o que poderá ser o final. Temos algumas versões de finais que pairam durante a narrativa inteira. Só que assim, aqui a culpa foi minha, confesso. Foi inserido uma ideia, desde o ínicio até os finalmentes que eu achei sensacional. Era o final perfeito. Explicava tudo. Amarrava todas as pontas e ainda me deixaria com um sorriso jamais visto. Nem quando eu fui demitido de um Call Center que eu trabalhava, eu abri um sorriso tão grande.

MAS NÃO FOI ISSO QUE ACONTECEU...

Decidiram ir pro caminho mais fácil, o caminho conceitual. O caminho do "Olhem para mim como sei escrever um suspense bem legal". 700 e poucas páginas de livro, pro final ser mais decepcionante que o Brasil na copa de 2022, 2018, 20014 e 2010.

Sinceramente, era um final que explicava tudo. Não posso descrever para não dar spoiler, mas todas os facilitadores que ocorriam na história faziam sentido com esse final. Com o outro final, não faz sentido esses facilitadores, tudo parece muito preguiçoso e o que achava ser o ponto mais alto da história acaba se tornando bem sem sal. Conveniencias, pessoas que não calam a boca, memorías fotográficas e coisas que parecem que são descobertas como mágica. O que poderia ser facilmente explicado com um final que fazia sentido, foi jogado de lado para que a escritóra pudesse se sentir a mestre do suspense. Se ferrar demais.

Lia 23/03/2023

BOM DEMAIS
Um dos meus livros favoritos, perfeito para o gênero, um suspense que prende, um universo extremamente completo, detalhado. Um livro "longo" mas que nada é desperdiçado, e consegue mexer com a cabeça do leitor exatamente como acontece com o protagonista, misturando o sobrenatural com a realidade. Personagens profundos, todos tem o seu momento, sua história contada e nada ali é atoa.
O final para mim é maravilhoso, duas explicações, duas conclusões que fazem sentido absoluto.

Eu queria poder ler Filme Noturno de novo pela primeira vez, é realmente uma experiência imersiva.

Ale 17/01/2023

Soberano. Mortal. Perfeito
- Stanislas Cordova

Cinco anos após acabar com a própria carreira como jornalista investigativo ao fazer alegações absurdas e sem fundamento contra o celebrado e enigmático diretor de cinema Stanislas Cordova, Scott McGrath está no fundo do poço. Sem emprego e divorciado, vê na surpreendente notícia do aparente suicídio de Ashley Cordova, filha do homem que tirara tudo dele, uma nova ponta solta nos mistérios de Cordova e a chance de, dessa vez, finalmente descobrir e expor os verdadeiros horrores que a a família e, principalmente o diretor, escondem, e assim recuperar sua honra e sua carreira.

Trabalhando em conjunto com uma aspirante a atriz intrometida e um jovem traficante de drogas com problemas de temperamento, eles devem entrar nas profundezas da mitologia Cordovita e sobreviver aos horrores da família Cordova.

Verdade e ficção se misturam em pesadelo. O melhor cineasta é o que melhor mente. Em ?Filme Noturno? Marisha faz a exibição de um filme eletrizante, soturno e assustador. Um dos melhores thrillers policiais que li nos últimos tempos ? e talvez na vida.

(P.S. segue abaixo o meu casting de milhões pro trio principal que eu amei muito:
Ben Affleck como Scott McGrath
Kathryn Newton como Nora
Timotheé Chalamet como Hopper)

milênios 11/01/2023

DECEPÇÃO
Sempre escutei maravilhas sobre essa história e estou há ANOS morrendo de vontade de ler, mas como estava esgotado não consegui comprar e também nunca achei em sebos. Sabendo disso dá pra imaginar que surtei quando achei esse livro na biblioteca.

Quando comecei a leitura já percebi de cara que não gostei da escrita ? diálogos forçados, frases clichês, descrições desnecessárias, etc.

De qualquer forma, fiquei esperando algo que me fizesse mudar de ideia e entender a fama do livro. Esperei até a última página. Não aconteceu.

Pelo contrário, que final M3RD4, não acredito que li 600 páginas para acontecer justamente o que temia: várias ???reviravoltas??? toscas e sem nexo com a narrativa, apenas para tentar chocar o leitor trazendo algo ???inesperado???.

Parece que a autora se cansou do livro no final, mas ao mesmo tempo notou que o desfecho estava péssimo. Então sua solução foi adicionar um final aberto inacreditável no quesito: longe demais da vida real para levar a sério.

Não quero mais perder tempo com isso.