Por lugares incríveis Jennifer Niven

Resenhas - Por Lugares Incríveis

wendygabrielle 16/07/2021

Por lugares incríveis
sinceramente, eu não estava achando que ia gostar, mas paguei língua por que amei esse livro. A escrita é leve e muito dinâmica e eu amei a nota da autora, recomendo.

duda 28/12/2021

o grande manifesto
ganhei este livro de aniversário de uma pessoa importante pra mim.

de certa forma, fui ler com uma expectativa alta, já que a pessoa que me deu falava sempre do quanto ela tinha gostado.

vou ser bem sincera aqui, estou mais pra não gostei do que pra gostei.

quase não consegui terminar o livro, não tinha nada que me incentivasse a continuar a leitura.

o livro é narrado pelos dois personagens principais, e vai alternando a cada capítulo, o que eu achei super interessante. nunca tinha visto. a história é muito fofa, delicada e bem construída, mas não foi o suficiente pra mim. faltava algo.

adorava as palavras bonitas de um personagem em específico, e como ele pensava, mas só.

scantynigth 29/03/2022

Tão perfeito quanto o filme... ?
O livro é bem triste, como o filme... mas tem muitas partes muito lindas e fofas.

Se você tem algum desses problemas, busque ajuda, com certeza haverá alguém que poderá te ajudar. ?

lua 29/04/2021

Meu fav até agora
A leitura é muito fluída, você nem percebe que tá lendo. O finch é apaixonante, apesar de seus problemas. Amo como a Violet supera seus medos por causa dele, e amo a forma que eles conhecem indiana juntos.

Mary 23/08/2022

Destruidor.
Esse livro é simplesmente o motivo da minha depressão! É muito triste mas nos traz muita reflexão e nos dá uma grande lição também.
Ele nos mostra que devemos dar mais atenção as pessoas que amamos, tentar enxergar aquilo que elas tentam esconder, nos atentar aos sinais antes que seja tarde demais.
Eu só queria colocar o finch num potinho e protegê-lo de todo o mal :(

Thaylane3 14/06/2023

Estive aqui. TF.
Por Deus? eu não tenho palavras pra comentar, eu só consegui chorar, chorar e chorar até a última linha. Os capítulos finais da Violet destroçaram meu coração, o deixando em mil pedacinhos. Comecei esse livro porque queria uma leitura profunda que me tocasse inteira e me fizesse chorar, e esse livro correspondeu todas as minhas expectativas. Lindo, forte e emocionante. Entrou na minha lista de favoritos ???

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

Por Lugares Incríveis
Em 2016 eu li uma série de livros que eu estava protelando desde o outro ano. Eram lançamentos de 2015 que eu sabia que seriam bons, que eu iria gostar, mas por algum motivo ficava os protelando. Quando fui na Bienal do Livro em São Paulo e tive a oportunidade de conhecer a autora e autografar o livro, pus como uma meta fazer a leitura de Por Lugares Incríveis antes de dar adeus a 2016, e felizmente consegui.

Foi uma história tocante e emotiva, como haviam me avisado. O que eu não fui avisada (felizmente), era de alguns tiros que viriam durante a leitura. Pois digo a vocês, depois desse e de Juntando os Pedaços, se tem algo que posso falar sobre a autora, é que Jennifer Niven sabe transpor para o papel os sentimentos de forma maestral. Pois não há nada mais frustrante do que ler uma história sensível e não ser tocada por ela, pela falta de habilidade de quem escreve. Por vezes, a aproximação do leitor com a trama se deve muito ao autor e Niven sabe muito bem como se aproveitar disso.

“Aparentemente, sou trágico e perigoso. É isso ai, penso. Isso mesmo.”

Mas, mesmo sendo um livro tocante e que me fez chorar em vários momentos, é preciso dizer que não há lá muita inovação na fórmula dos personagens. Theodore é o garoto problema e seus problemas não são novidade. A diferença aqui está em ele de forma alguma ser alguém mau. Muito pelo contrário, seu coração é cheio de bondade, e até de inocência pra algumas coisas. E, quando ele e Violet começam a se aproximar, devido ao que lhes aconteceu, o primeiro alerta que ele recebe é que ela é que pode ser perigosa, pois tem o poder de quebrar seu coração.

E, é claro que a aproximação dos dois vai acontecer. Primeiro de forma imposta por ele, já que ele guarda o segredo mais precioso de Violet, a verdade do porque ela estava lá em cima, e o fato de que não tinha absolutamente nada a ver com ele.

A garota por sua vez também vive sob o estereótipo da menina popular, mas tem suas peculiaridades. Ela perdeu uma peça muito importante em sua vida e isso a devastou, fazendo com que ela passasse a olhar para várias coisas corriqueiras de sua vida de forma estranha. Ela não consegue mais escrever ou andar de carro, passou a ter uma medo maior do mundo. Mas ela tem uma penca de amigos e, ao não revelar realmente como se sente, para não parecer fraca, acaba por deixá-los no vácuo, ignorar. Por um lado parece bom, pois ela se redescobre sem os rótulos, mas por outro ela perde a oportunidade de se abrir, fechando-se por completo. E, é ai que Finch entra, aos poucos rompendo essa barreira.

Portanto, mesmo nos personagens convencionados, há também detalhes que os diferenciam, o que faz com que a história se sobressaia das tramas normais de young adult e destaque o fator que já mencionei, que é a beleza como a autora escreve.

Mas, há algo na forma como eles se comportam ao final do livro que me deixou um pouco de pé atrás e que não fez com que Por Lugares Incríveis levasse minhas 5 estrelas redondinhas. Há uma pessoa que sofrerá mais que a outra, um fato que levanta um ponto que pra mim é muito importante e que sempre me incomoda em histórias sobre luto, que é o amor curar tudo. E ele não cura. Ele pode ajudar, pode medicar, mas a libertação do peso nas costas, a auto aceitação, ela vem de formas mais profundas do que simplesmente amar ao próximo. Ela vem de amar a si mesmo.

Talvez uma pessoa ache isso, mas pra mim não soou completamente real, principalmente vendo o antes e depois e as formas como a situação foi conduzida. Ao fim, pareceu fácil demais seguir em frente, superar, e sabemos que raramente é, principalmente quando já estamos machucados a um tempo. Essa posição rápida de “recuperação” me tirou um pouquinho só de dentro da realidade total do livro, mas não foi nada que tenha prejudicado minha experiência. É um detalhe que me chamou a atenção e que eu resolvi dar valor.

“Agora tudo o que vejo é uma garota morrendo de medo de viver.”

Esse livro vai falar não só sobre suicídio, mas também sobre bipolaridade e a necessidade de dar atenção aos sintomas e, principalmente, medicar corretamente. A pessoa que vive com isso de forma descontrolada tem uma tendência muito maior de fazer algo contra si mesma ou contra outros e isso é muito perigoso. Por vezes brincamos sobre ser bipolar e esquecemos que isso é algo real e sério, muito sério. Assim como depressão e outras doenças que interferem com o humor ou como vemos o mundo, é necessário manter sob controle e prestar atenção. Os sinais estão sempre lá, só é necessário olhar.

Não foram muitos os livros que me fizeram chorar em 2016, mas três deles envolviam suicídio. É um tema complicado, sensível e tocante. Theodore fantasia sobre isso, romantiza até por vezes em sua cabeça as formas, as estatísticas e isso é sempre algo que preocupa na literatura e também na divulgação de livros com essa temática. A história tem que caminhar a levar o leitor a compreender a gravidade daquilo e também a importância que existe em escolher a vida, em melhorar.

Acho que apesar das coisinhas que me incomodaram levemente, a autora soube muito bem evoluir os personagens aos pontos onde cada um deveria chegar, para cumprir seus propósitos. Por Lugares Incríveis é certamente uma leitura recomendada pra qualquer leitor, não só para aqueles que curtem YA, mas também pra aqueles que eventualmente gostem de sair de seu gênero de conforto para experimentar uma leitura que é mais leve em vários aspectos, mas também está aqui pra debater algo sério e deixar um alerta.

site: http://resenhandosonhos.com/por-lugares-incriveis-jennifer-niven/

Ka 31/07/2022

Amorzinho, porém trágico
Primeiro: revoltada com a adaptação, achei bem sem sentido

Segundo: o livro é incrível, me abriu os olhos pra diferentes coisas que eu nunca tinha sequer pensado. A história dos dois é linda e cada personagem é superbem elaborada. Mas, apesar de ser amorzinho, é bem trágico.

Cuidado com gatilhos!
celli 31/07/2022minha estante
mds simm acho a adaptação tão ???? e o livro é ótimo msm

Ka 31/07/2022minha estante
Achei a adaptação bem fraca, podiam tanto ter aproveitado melhor a história e os lugares...Triste

Analu. 09/08/2022minha estante
Adaptação é horrível

annacsfraccaro 20/10/2022

Dor, tristeza e sofrimento!
Ai que tristeza de livro! É um livro maravilhoso, mas muito triste, sofrido.
As partes do Finch eram, para mim, as partes mais agonizantes, ver o quanto ele estava sofrendo e ninguém fazia nada.
E as partes da Violet não eram diferentes, ver o luto dela era doloroso.
Porém, as partes com o Finch e a Violet eram gostosas de ler, eram leves, mesmo que o assunto não fosse leve.
Em resumo é um livro de superação da dor do luto.
Sobre o filme, faz tempo que assisti, mas acho que não tem quase nada do livro, vou assistir de novo amanhã, mas o livro sempre vai ser melhor que o livro, porque tem muito mais detalhes.

Vitoria 04/05/2023

Por lugares incríveis
Estava esperando bem mais! E na minha opinião esse livro não é tudo oq falam, ele aborda temas importantíssimos, mas algo não me prendeu, pode ser pelo livro não ser a minha vibe.
No geral é bom mas não maravilhoso, poderia ser melhor.
Luninha7 04/05/2023minha estante
Simmm

luh 09/12/2022

por lugares incríveis
que livro incrível e triste.
o relacionamento dos dois foi muito bem desenvolvido.
fiquei com vontade de ir em todos os lugares que eles foram.

Joel.Martins 24/09/2020

Um grande Poxa ): Porém, bonito!
"Nem sempre podemos enxergar o que os outros não querem que a gente veja. Principalmente quando se esforçam tanto para esconder"
É assim que os adolescentes Violet e Finch nos mostram várias formas de enfrentar nossos traumas e medos.
O livro nos alerta a importância de aceitar as diferenças - A empatia - O amor ao próximo.

Mari 13/06/2020

?Que seu olho vá para o sol, para o vento sua alma... Você é todas as cores em uma, em pleno brilho.?

Os ensinamentos que esse livros traz são tão profundos que te deixa sem palavras, o tanto que eu me apeguei ao Theodore Finch, a forma como ele foi retratado, seus pensamentos, suas andanças e como ele vivia sua vida não dá nem pra descrever. Este é um livro em que vc mergulha de cabeça na história, é o tipo de livro que você não consegue parar de ler até chegar ao final.

?Relaxa, respire fundo e conte?

lara 05/07/2021

por lugares incríveis
nunca chorei tanto com um livro, da pra sentir os sentimentos dos personagens...
nunca vou esquecer esse final.

Kenia6 16/01/2022

"Markante"
Me sinto estranha ao falar desse livro, quando assisti primeiro o filme fiquei sem entender, mas agora faz sentido, a história, a Violet, o Finch... Tudo é Adorável.
agnes 16/01/2022minha estante
o filme contou a história do ficnh de um jeito tao raso... por muitos anos esse foi meu livro fav e fiquei meio decepcionada com o filme :(
mas as atuações foram maravilhosas!!

luiza 16/01/2022minha estante
o filme fez o livro parecer só um romance clichê, mas é mt mais q isso