Por lugares incríveis

Por lugares incríveis Jennifer Niven

Resenhas - Por Lugares Incríveis

clarinha70 27/08/2021

Bom eu amo um livro q me faça chorar horrores ent né?
Ele é perfeito, tipo muito perfeito msm!!!!
??

Teia 06/04/2022

Sou muito grata a esse livro:
Acho que qualquer pessoa deveria ler esse livro uma vez na vida, acho que deveria ser obrigatório a todos os adolescentes e principalmente a seus pais, por lugares incríveis é simplesmente um dos livros mais lindos que eu já li, mas ser lindo não significa ser fácil, não digo que é uma leitura difícil, pelo contrário a leitura te prende do início ao fim. Mas você vai se identificar com os personagens e vai se apaixonar, irá gostar de seus lados bons e irá amar suas imperfeições, mas na maioria das vezes o amor não é fácil?.
Mas as vezes o lado bom do amor compensa o lado ruim?.vocês irão entender tudo o que está escrito aqui, mas antes terão que ler um pouco da vida de Finch.
Duda Havilliard 06/04/2022minha estante

juhreoli 27/12/2022

Existe uma eu antes e uma eu depois que li esse livro
Ainda estou tentando aceitar o fato da Violet e o Finch não serem reais, apenas personagens fictícios e que toda obra não passa disso, fictícia.

Fiquei tão absorvida no enredo, que agora existe um pedaço desses dois em mim, e suas andanças, acabaram se tornando a mais saborosa viagem da qual tive a honra de "participar".
mah 27/12/2022minha estante
jennifer nos faz refem desses dois

Nád 27/12/2022minha estante
intensidade.

Iani 01/09/2020minha estante
Concordo em tudo.

mari taniguchi 01/09/2020minha estante
concordo plenamente!!!!!

Monique 01/09/2020minha estante
tenso, eu traumatizei, muitos livros com a mesma pegada

Bela210 15/11/2021

Mexeu bastante comigo, os personagens e a história. Chorei tanto no final, por Deus. Os agradecimentos... incrível.

A escrita é ótima, e gostei dos dois pontos de vistas.

Wandeyara 11/08/2022

Difícil terminar
Não sei porque mas tive uma enorme dificuldade com esse livro, comecei e abandonei umas 3 vezes, dessa última vez me obriguei a ir até o final! A história é um pouco maçante, o final já está meio que explícito! Achei o final triste.

Stephany.Krviatkowski 12/05/2020

Esse livro é simplesmente maravilhoso! Uma história linda, personagens maravilhosos. Valeu muito a pena a leitura

psraissafreire 09/04/2021

Saúde mental: um tema que precisa ser debatido
Theodore Finch e Violet Markey são adolescentes que estão passando por situações bem conturbadas; enquanto esta última perdeu a irmã em um acidente e carro e sente-se culpada constantemente por isso, aquele sofre bullying na escola, tem uma família ausente e pais problemáticos. Quando se encontram no parapeito da torre do sino do colégio na hora que pensavam em tirar suas vidas, os dois começam a enxergar a vontade de viver um no outro, e certo trabalho de geografia faz com que eles tenham que conhecer as maravilhas do seu estado juntos.

Um dos meus livros favoritos da vida, "Por Lugares Incríveis" traz personagens cativantes e com histórias que dão um nó na garganta de quem lê. Na verdade, os protagonistas passam por situações até que bem diferentes, mas a dor deles traz uma ligação absurda entre os dois.

Violet estava no carro com sua irmã mais velha Eleanor quando ele capotou, tirando a vida desta última. Por isso, V tem uma culpa muito grande dentro de si por ter sobrevivido. Isso faz com que ela comece a se distanciar das coisas e pessoas que gostava.

Finch é aquele caso muito delicado em que a autora conseguiu transmitir bem os sentimentos e problemas envolvidos com o personagem. A situação horrível na escola envolvendo colegas de turma, os pais totalmente desatenciosos (importante abrir parênteses para destacar o pai violento) e amigos que não ligam para suas "sumidas" me fez sentir tanta compaixão e sede de justiça por tudo...

Se você acha que conhece "Por Lugares Incríveis" por causa do filme, sinto informar-te que NÃO! A adaptação cinematográfica tirou toda a essência da obra, o que traz uma certa raiva pros fãs do livro, eu achoKKKKK!

Leia se você quiser conhecer mais sobre como adolescentes podem passar por coisas muito difíceis e como lidam com isso. Leia se você é o tipo de pessoa que acha que doenças mentais não são doenças, e sim frescura. Leia se você tiver a mínima descência de ter empatia por milhões de pessoas que tem que viver com isso todos os dias, até o final (e que lutam contra sua própria mente pra não adiantar este derradeiro fim). E finalmente: leia para ter uma experiência única e conhecer histórias de força. Obrigada por ler até aqui e te vejo na próxima.

"O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa." ??

dani mel 29/09/2021

eu estou sem palavras.
graças a mim, todos os reservatórios de água estão transbordando do tanto que eu chorei com esse livro!
eu queria começar falando que eu me apeguei demais aos personagens (principalmente ao finch, porque eu sei como é ser a filha que leva toda a culpa do divórcio dos pais, assim como sei como é a sensação do bullying que eu sofri por 3 anos). assim, na metade do livro eu tava ???, mas como a bookstan que sou, já estava sentindo o que estava para acontecer...

eu tentei suicídio uma vez com 9 anos de idade por conta do bullying (só tenho a agradecer a Deus que não deu certo) e sobre isso posso falar que tem MUITO gatilho, se estiver passando por uma fase bem complicada, não leia!

o finch é meu protegido agora e eu sou completamente apaixonada nele! violet tem todo meu coração também!

com certeza entrou nos meus favoritos!
CammisFiggueiredo 29/09/2021minha estante
Eu li esse livro no final do ano passado e ainda não superei ?

Lauraa Machado 22/09/2021

Finch merecia mais e a Violet nem merecia estar nessa história
Foi pelo filme de Por Lugares Incríveis que eu quis ler o livro, admito. Não foi um filme do qual gostei muito ou que me tocou de algum jeito especial, mas ainda estava curiosa para ver como a autora levaria a história no livro. Ainda assim, não esperava gostar muito, já que todo esse tema de adolescentes e suicídio definitivamente não me atrai nem um pouco. Nos primeiros capítulos, eu ainda estava apreensiva, mas logo comecei a adorar o livro, a achar que chegaria bem perto de ser um dos meus favoritos. Até que chegou o clímax e tudo decaiu tanto, que tive que pensar muito para dar mais que 2 estrelas.

Vamos por partes? Antes de mais nada, achei o começo forçado. O problema nem foi os dois protagonistas se encontrarem em uma torre de onde poderiam pular ou cair, mas o fato de que ninguém parecia se importar. O jeito que os outros alunos e até mesmo os professores lidaram com uma tentativa de suicídio foi tão casual, que até me ofendeu um pouco. Um único adulto perguntar para um deles e se contentar com uma resposta vaga foi muito ruim. Para que fazer essa cena ser pública se não teria consequências além de fofocas como se fosse não nada?

Esse começo foi meio incerto por isso, além de que o Finch me irritou um pouco. O que me surpreendeu foi eu ficar cada vez mais interessada por ele conforme o livro passava. Ele é bem complexo e sua bipolaridade, na minha opinião de leiga, foi bem representada, porque em nenhum momento ela pareceu ser uma receitinha fácil de decifrar e definir. Todas as nuances da personalidade dele vão se revelando devagar, sem uma ordem certa, e eu fiquei cada vez mais interessada em ler seu ponto de vista.

Mas mesmo na hora em que o livro estava muito bom, tinha um problema bem grande que me incomodou até o final: a Violet é uma das personagens mais superficiais que já encontrei. É normal, em livros com mais de um ponto de vista, ter um personagem melhor que o outro, claro. Mas a diferença entre a qualidade da narrativa nos capítulos do Finch e nos da Violet era tão grande, tão escancarada, que nem parecem ter sido escritos pela mesma pessoa.

Sim, eu sei que ela perdeu a irmã há pouco tempo (um ano, mais ou menos) e que cada pessoa lida com luto de um jeito diferente, mas ela é tão apática e sem graça, que não consegui sentir nem o mínimo de empatia por ela, nem quando mais estava sofrendo. Não consigo dizer nada de que ela gosta, nenhuma opinião que ela tem ou qualquer característica dela, marcante ou não. Realmente não tenho ainda a menor noção de quem ela é, além de que ela gosta de escrever, o que acaba sendo tão superficial quanto o resto da sua história. Além da diferença gritante na qualidade do desenvolvimento dela em relação ao de Finch, tive que me forçar a aceitar que ele gostava dela, porque esse interesse dele por alguém tão superficial foi a coisa mais forçada do livro.

De verdade, tive que me fazer ignorar toda vez que estava lendo e ele ficava meio louco por ela, como se tivesse alguma coisa nela para gostar. E isso foi até o final, porque em nenhum momento ela tem personalidade, em capítulo nenhum ela inspira algum sentimento ou narra com alguma emoção. É tudo bem entorpecido e raso. Me sentia lendo a história de uma papelão ambulante. Estava até esperando que fosse só uma técnica da autora para mostrar que, no começo, a Violet estava se forçando a não sentir nada para não lidar com a irmã, mas ela continuou assim até o final, o que também atrapalha bem aquela sensação de que o Finch lhe trouxe a vontade de viver de novo, que a autora claramente queria passar. Ela continua tão apática no final quanto no começo.

Mas o que realmente "enterrou" o livro para mim foi o clímax. Eu já sabia o que aconteceria, porque tinha visto o filme, e esperava que fosse ser um momento super impactante, não pelo fato, mas porque todos os capítulos do Finch antes foram tão intrigantes e emocionantes, que esse tinha que ser o ponto alto da história toda. Esperava que fosse ser tão devastador, aliás, que me forcei a parar de ler e continuar quando estivesse mais preparada emocionalmente. Só para chegar lá e ver que a autora fugiu de ter que lidar com seu próprio clímax.

A partir de agora, vou dar spoiler, sim, então pare de ler esta resenha se quiser evitar.

Tudo na narrativa do Finch fez sentido para mim, sem contar com o interesse dele pela Violet. Todas suas atitudes e seus pensamentos encaixaram, ainda que inesperadamente, na sua personalidade ou sua bipolaridade. O que ele pensa quando ele está no Blue Hole (não sei se traduziram o nome) na primeira vez fez muito sentido, mas a autora fugir de ter que narrar quando ele morre foi covardia, na minha opinião. Ela nem precisava descrever quando ele morreu, mas sim os dias até aquele momento, porque a ideia de que ele poderia se matar não encaixou tão bem nessa hora. Consigo acreditar facilmente que ele passou por pensamentos e questões que o levaram até o suicídio, mas a última lembrança que eu tenho dele ainda é tão distante, que é como se a autora tivesse decidido que preferia não ter que lidar com a mente dele na parte mais difícil da história. Isso, para mim, que é covardia, porque foi ela que decidiu contar a história dele e ele mesmo não consegue fugir de sua mente e seus problemas. Sinto quase como se a autora tivesse o abandonado quando ficou difícil, quando ele mais precisava de atenção e mais merecia que seu ponto de vista fosse lido.

Super dramático da minha parte, mas acho que era exatamente o que faltava para provar que a autora não tinha só pegado um tema difícil e usado para criar empatia pela sua história. Foi com essa sensação que eu fiquei no final, de que ela tinha usado bipolaridade enquanto era atraente e funcionava para o romance, mas que deixou de lidar quando precisava ser abordada até o fundo, sem pudor ou medo dos momentos mais difíceis.

Pior do que isso foi passar a revelação mais importante do livro para o ponto de vista da Violet, o papelão ambulante. As últimas setenta páginas foram tão rasas e sem graça, que acabou abalando toda a força que a narrativa do Finch tinha criado para a história antes. Nem quando a Violet tem que lidar com morte de novo, eu consegui criar alguma empatia pelos problemas dela. A morte da irmã foi tratada de um jeito tão leve também, talvez por ter acontecido bem antes da história começar, que todos os problemas dela acabaram me parecendo muito drama por nada. Ou talvez era mesmo a personalidade dela que estragou tudo.

No final das contas, não é um livro péssimo, mas deixou bastante a desejar pelo que se propôs e principalmente pelo que entregou no começo da história. Eu gostei muito, muito mesmo do Finch e acho que ele merecia um final melhor. Não para mudar o que aconteceu com ele, mas que tivesse sido descrito e escrito mesmo. Ele merecia um livro só dele, que não fosse podado nas partes difíceis ou ofuscado pelo ponto de vista de uma personagem tão dispensável quanto a Violet.

resenhasdajulia 13/10/2022

Depois que sua irmã falece em um acidente de carro, no qual as duas estavam, Violet Markey se sente culpada e busca uma maneira de seguir em frente.

Theodore Finch é conhecido como a aberração da escola e, além disso, precisa lidar com períodos de depressão, o pai violento e a família que parece não ligar para ele.

Violet não vê a hora de se formar e sair daquela cidade, já Finch ocupa seu tempo procurando formas de acabar com a própria vida e, em uma dessas tentativas, ele sobe na torre da escola, e encontra Violet, que aparentemente teve a mesma ideia que ele.

Depois que ambos se ajudam a sair de lá, eles se juntam para um trabalho de geografia que tem como objetivo fazer com que conheçam os lugares incríveis do estado onde moram.

Ao lado de Finch, Violet para de contar os dias e passa a vivê-los. E ele encontra alguém com quem pode ser ele mesmo, e torce para que isso seja o suficiente.

Eu já sabia o que ia acontecer no final, porque recebi spoiler há um tempo, mas achei que, quando chegasse nessa parte, eu já estaria muito envolvida com a história e o spoiler não me prejudicaria.

Mas desde o começo a leitura foi muito cansativa e eu não consegui me apegar a nenhum personagem, por mais que eu tenha tentado.

Não sei se li no momento errado, mas realmente não consegui gostar de nada nesse livro.

Yasmim 28/09/2021

Parte Favorita
Não é porque sinto essa estranha responsabilidade de ficar de olho em você, o que tem também a ver. É porque voce sorriu pra mim naquele dia na aula. Um sorriso verdadeiro, não aquele de mentira que você da pra todo mundo, com os olhos dizendo uma coisa e a boca outra.
? Foi só um sorriso.
? Pra você, talvez

Carol Martins 11/05/2023

Eu não borrei a minha maquiagem toda no ônibus não, né?

Gente, o que falar desse livro? Foram tantos sentimentos juntos e misturados que eu não consigo descrever as sensações. Que história intensa e triste ao mesmo tempo. Me acabei de chroar e é sobre isso.

?Você me torna adorável, e é tão adorável ser adorável com quem eu amo.?
Simayas 11/05/2023minha estante
Dizem por aí que e bom ..nunca li ..

Nicole212 11/05/2023minha estante
tinha medo de chorar no ônibus lendo esse livro tbm. mas, felizmente, eu li uma das partes mais triste em cs mesmo

Legal ..

Carol Martins 11/05/2023minha estante
Gente, eu amei o livro, uma das minhas leituras favoritas do ano (até agora).

Simayas 11/05/2023minha estante
Muito bom né..tô finalizando ..