A Joia

A Joia Amy Ewing

Resenhas - A Joia

Carla Rosa 12/04/2020

É Bom para se distrair
É Legal, mas tem ocasiões que parece uma fanfic

Aguida.Sampaio 14/06/2020

O livro é bom. O universo criado é bem interessante e original, os personagens (pelo menos os principais) bem construídos e que instiga nossa curiosidade; e os acontecimentos nos prende na história.
O único "problema" que me fez tirar 2 estrelas da minha avaliação foi a paixão instantânea de Violet pois, após terminar o livro, pareceu que a autora não encontrou outra alternativa para dar continuidade aos acontecimentos seguintes senão o romance repentino. (Na minha opinião, muito desnecessário. Pelo menos da forma que aconteceu).
Espero que no próximo livro a autora não tenha forçado demais esse relacionamento. Bastou neste primeiro.

myriswan0 08/10/2023

Um livro típico infantojuvenil
É um daqueles livros bobos (no sentido de ser juvenil, pq a temática é distópica) que vc lê por volta de uns 12 anos quando vc tá formando seu caráter literário.
A escrita da autora é até cativante e te mantém curioso pela trajetória da protagonista até o fim. Mas ainda sim continua sendo um livro bobinho, ent se vc quer ler com um olhar mt crítico, esse livro n é pra vc.
Bianca.Lorrayne 23/12/2023minha estante
Tô sentindo isso? tipo, to na página 98 e cadê a coação do governo pra fazer com que essas meninas sejam tão obedientes a se tornaram escravas sexuais simplesmente de graça??? Que irritanteeee

Mika 20/01/2022

Esse livro devia ser mais reconhecido por que é simplesmente perfeito, e o plot no final me fez querer respostas e já vou pro segundo. Leiam!

clichesliterarios 27/06/2020

um livro que vai bem além de um romace...
Logo de início esse livro me lembrou de "O Conto da Aia" em relação as mulheres da realeza que não podem ter filhos e as substitutas.
E ao longo da leitura teve um ponto que me chamou muito a atenção. É muito claro que aquela sociedade da Joia é uma sociedade matriarcal, e eu fiquei impressionada. As pessoas mais importantes da Joia são as duquesas e condessas, e não um duque e um conde! Já faz um tempo que eu li o livro mas me lembro de uma passagem que explicita a posição do homem naquela sociedade: nada mais que um acompanhante para manter as aparências. Sério, achei isso sensacional!
Outro ponto que eu achei interessante foi a completa objetificação das substitutas, e isso me lembrou muito de como era a escravidão na América. O leilão seria a venda de escravos, e quanto mais bem dotado a pesso a, mais caro o produto. E durante o livro as mulheres da Joia fazem jantares e eventos apenas para apresentar suas novas "compras". Não sei se foi mesmo a intenção da autora fazer essa relação mas eu gostei muito, por quê por ser um livro narrado em primeira pessoa pela Violet, traz a dura visão crítica daquele que foi objetificado.
leticia.moreira 29/06/2020minha estante
é hot?

clichesliterarios 30/06/2020minha estante
não! o livro tem apenas uma cena que é um pouco mais "quente", mas só

leticia.moreira 30/06/2020minha estante
Ok. Vlw

cici 12/08/2020

me surpreendeu tanto!
Uau! Que livro!

Um verdadeiro achado no prime reading, não dei nada pelo livro e acabei me surpreendendo com uma história muito bem estruturada, cheia de suspense e um universo bem diferente.

Apesar de ser infanto juvenil, o livro não tem nada de bobinho. Já sou adulta e ainda assim, achei a história bastante complexa, apesar da escrita totalmente despretensiosa.

Com certeza indico esse livro pra quem busca algo diferente para ler. Você se pega muitas vezes tensa, sente tudo com a Violet, é um livro intenso. Mal posso esperar pela continuação.

Se você tem a assinatura da Amazon Prime, aproveite por que essa belezinha está no catálogo do Prime Reading, inclusive o livro 2.

Ps.: Quando li a descrição física da Violet, me assustei por que era como ler uma descrição minha. Muito doido isso. Me senti ainda mais parte da história. ?

Camila 18/07/2020

Me surpreendi bastante
Descobri esse livro por acaso no Kindle unlimited, e, sinceramente, simplesmente não consegui largá-lo até terminar! Uma leitura rapidinha, que te deixa ávido pelo próximo capítulo, com uma protagonista muito cativante.

Kah Gessy (@naoeaterradonunca) 18/06/2015

Sabe aqueles livros que você julga pela capa?Pensei que fosse detesta-lo,porém estou extremamente ansiosa pela continuação.
No começo você pode achar que já leu sobre a historia em algum lugar por ter similaridades com outras distopias,séries,o que seja.Mas a forma como autora usou algumas coisas já batidas e rebatidas em outros livros do gênero,é de surpreender.
Violet é uma protagonista de fibra e que embora esteja em uma situação delicada,sozinha em meio ao caos,consegue nos transmitir toda sua força.A historia empolga,nos deixa curiosos,e apaixonados também.
É uma leitura muito agradável que recomendo e muito.Você vai se surpreender,principalmente no final. O que foi aquilo?!
Minha Fabulosa Biblioteca 23/06/2015minha estante
Nossa... também julguei pela capa e achei que seria uma decepção, além de parecer muito com a Capa do livro A Herdeira da Kiera Cass.
Entretanto, tive uma grata surpresa e espero pela continuação.

Fer Kaczynski 04/07/2015minha estante
Outro livro que desconhecia, muito bom ler sobre ele, adorei sua recomendação

Bruh 25/12/2021

A Joia
Eu estou apaixonada por essa história.
No começo achei o livro meio parado, mas mesmo assim fiquei presa dentro da história.
Depois que a história começa a se desenvolver a leitura flui muito fácil.
Garanto que é um livro muito bom e que tem um plot perfeito no final.

iriscarvalho 05/07/2020

Pensar que o que se passa na história é tão triste e tão forte ao mesmo tempo, faz com que você se empolgue na leitura.

Demorei pra começar a gostar da história, mas passado o meio do livro as coisas acontecem sem te dar tempo pra respirar (tipo "eita atrás de eita").
A escrita é simples, suave e bem detalhista em relação a lugares e vestimenta, o que é bom quando se trata de uma ficção desse tipo.
A sensação no término da leitura é que o livro é desses para curar ressaca literária.

Naosoualoucadoslivros 19/12/2021

Quando você não pertence a você
[...] A voz dele é branda, murmurante, e o vento leva embora a maioria das palavras. Não estou ouvindo, é o mesmo discurso todo ano, a mesma conversa sobre como é nobre a tradição da gestação por substituição, como somos essenciais para a continuidade da realeza, como seremos importantes na opinião de todos os moradores da cidade.
??Violet foi aprovada no exame de diagnóstico para a substituição aos doze anos de idade e agora prestes a completar dezessete anos, se encontra no período final da preparação no Portão sul. Em breve Violet seguirá para seu destino e será leiloada para alguma família da realeza. Será a substituta da realeza. Sozinha num lugar que jamais conheceu, com pessoas que não merecem confiança, Violet se unirá a Lucien (ele a preparou para o leilão e por algum motivo simpatizou com ela). Será Lucien confiável mesmo? No período crucial do seu plano com Lucien, ela se abstém da provável liberdade em prol da sua amiga desde o portão sul, Raven, esta também substituta, agora alvo de manipulação da realeza.
[...] Esperança é algo precioso, não é? No entanto, não damos a ela o devido valor até que a perdemos.
??Será Violet capaz de encontrar a liberdade? Seria ela capaz de seguir um movimento para libertar as substitutas da realeza? A moça que Violet viu morrer em praça pública por ousar se negar a realeza, fazia parte de algo maior? Essas e muitas outras questões são levantadas no decorrer dessa leitura e, não se engane com a capa do livro, nada de bonito se vê nesse volume. Uma história intrigante onde liberdade e esperança não estão disponíveis para quem não faz parte da realeza.
Indicadíssimo! ?

Duda Hemmer 31/07/2020

"Hoje é meu último dia como Violet, amanhã serei o Lote 197"
Eu peguei esse livro em uma fase órfã de A seleção mas acabou se tornando um dos muitos encalhados da estante por um bom tempo.
Esperava por algo que pudesse matar minha saudade da América, mas o resultado, apesar das histórias possuírem várias semelhanças, não é o mesmo. A Joia é um livro extremamente rápido e fácil de ler, ele trabalha bem a "desumanização do ser humano por sua classe social" e a "objetificação do corpo feminino". A falta de representatividade me irritou um pouco (e principalmente a cena "todos os traços dele eram perfeitos, o nariz reto, os ombros largos e a PELE CLARA).
Provavelmente vou continuar a ler a série mas não considerei essa obra como de grande relevância, não é ruim mas também já conheci muito melhores.
Vale a pena pra quem tem curiosidade.
Anny 05/09/2020minha estante
Achei pouco representativo mesmo, graças a Deus eu n imaginei o Ash padrão pq sou dessas kkkk

Lica 15/01/2022

Fazia um tempo que eu tinha uma experiência de leitura como essa. Que me fazia ansiar ler a próxima página. Porém o casal é o típico amor a primeira vista e algumas partes ficaram meias confusas. Mas eu adorei o livro.

Barbara 14/07/2020

O pior insta love que já li
Confesso que não gostei do desenvolvimento de universo/mundo da autora, parece que falta muito a ser contado e explicado. O final do livro realmente me surpreendeu, porém além de alguns personagens, como a duquesa, não terem coerência em seus comportamentos, quase como se fosse uma segunda personalidade, o insta love foi realmente irritante, apesar de que algumas cenas foram fofas.