A Joia

A Joia Amy Ewing

Resenhas - A Joia

GiuCalumby 09/09/2015

Resenha A Joia
Comecei a ler o livro sem nenhuma expectativa, li a sinopse na internet e decidi ler. O Confesso que achei o livro um pouco parado, mas nesse caso específico não foi algo que tenha me incomodado, pois este primeiro livro serve para apresentar o universo em que o enredo se desenvolve.
Fiquei surpresa com a personagem principal Violet. Adorei sua ousadia e rebeldia em relação as situações que a cercavam, mas também amei sua inteligência em saber quando se calar. O fato do livro nos apresentar uma sociedade matriarcal também foi extremamente interessante e inesperado, Mulheres poderosas, com opiniões fortes contrastando com personagens masculinos fracos ou pouco explorados até esse momento.
A Joia foi uma adorável surpresa. Uma história muito bem escrita, com bons personagens e um final que faz você desejar ainda mais a continuação. Meu único arrependimento é ter lido o livro agora e ter que esperar até 2016 para a chegada do segundo livro no Brasil.

iriscarvalho 05/07/2020

Pensar que o que se passa na história é tão triste e tão forte ao mesmo tempo, faz com que você se empolgue na leitura.

Demorei pra começar a gostar da história, mas passado o meio do livro as coisas acontecem sem te dar tempo pra respirar (tipo "eita atrás de eita").
A escrita é simples, suave e bem detalhista em relação a lugares e vestimenta, o que é bom quando se trata de uma ficção desse tipo.
A sensação no término da leitura é que o livro é desses para curar ressaca literária.

Naosoualoucadoslivros 19/12/2021

Quando você não pertence a você
[...] A voz dele é branda, murmurante, e o vento leva embora a maioria das palavras. Não estou ouvindo, é o mesmo discurso todo ano, a mesma conversa sobre como é nobre a tradição da gestação por substituição, como somos essenciais para a continuidade da realeza, como seremos importantes na opinião de todos os moradores da cidade.
??Violet foi aprovada no exame de diagnóstico para a substituição aos doze anos de idade e agora prestes a completar dezessete anos, se encontra no período final da preparação no Portão sul. Em breve Violet seguirá para seu destino e será leiloada para alguma família da realeza. Será a substituta da realeza. Sozinha num lugar que jamais conheceu, com pessoas que não merecem confiança, Violet se unirá a Lucien (ele a preparou para o leilão e por algum motivo simpatizou com ela). Será Lucien confiável mesmo? No período crucial do seu plano com Lucien, ela se abstém da provável liberdade em prol da sua amiga desde o portão sul, Raven, esta também substituta, agora alvo de manipulação da realeza.
[...] Esperança é algo precioso, não é? No entanto, não damos a ela o devido valor até que a perdemos.
??Será Violet capaz de encontrar a liberdade? Seria ela capaz de seguir um movimento para libertar as substitutas da realeza? A moça que Violet viu morrer em praça pública por ousar se negar a realeza, fazia parte de algo maior? Essas e muitas outras questões são levantadas no decorrer dessa leitura e, não se engane com a capa do livro, nada de bonito se vê nesse volume. Uma história intrigante onde liberdade e esperança não estão disponíveis para quem não faz parte da realeza.
Indicadíssimo! ?

Duda Hemmer 31/07/2020

"Hoje é meu último dia como Violet, amanhã serei o Lote 197"
Eu peguei esse livro em uma fase órfã de A seleção mas acabou se tornando um dos muitos encalhados da estante por um bom tempo.
Esperava por algo que pudesse matar minha saudade da América, mas o resultado, apesar das histórias possuírem várias semelhanças, não é o mesmo. A Joia é um livro extremamente rápido e fácil de ler, ele trabalha bem a "desumanização do ser humano por sua classe social" e a "objetificação do corpo feminino". A falta de representatividade me irritou um pouco (e principalmente a cena "todos os traços dele eram perfeitos, o nariz reto, os ombros largos e a PELE CLARA).
Provavelmente vou continuar a ler a série mas não considerei essa obra como de grande relevância, não é ruim mas também já conheci muito melhores.
Vale a pena pra quem tem curiosidade.
Anny 05/09/2020minha estante
Achei pouco representativo mesmo, graças a Deus eu n imaginei o Ash padrão pq sou dessas kkkk

clichesliterarios 27/06/2020

um livro que vai bem além de um romace...
Logo de início esse livro me lembrou de "O Conto da Aia" em relação as mulheres da realeza que não podem ter filhos e as substitutas.
E ao longo da leitura teve um ponto que me chamou muito a atenção. É muito claro que aquela sociedade da Joia é uma sociedade matriarcal, e eu fiquei impressionada. As pessoas mais importantes da Joia são as duquesas e condessas, e não um duque e um conde! Já faz um tempo que eu li o livro mas me lembro de uma passagem que explicita a posição do homem naquela sociedade: nada mais que um acompanhante para manter as aparências. Sério, achei isso sensacional!
Outro ponto que eu achei interessante foi a completa objetificação das substitutas, e isso me lembrou muito de como era a escravidão na América. O leilão seria a venda de escravos, e quanto mais bem dotado a pesso a, mais caro o produto. E durante o livro as mulheres da Joia fazem jantares e eventos apenas para apresentar suas novas "compras". Não sei se foi mesmo a intenção da autora fazer essa relação mas eu gostei muito, por quê por ser um livro narrado em primeira pessoa pela Violet, traz a dura visão crítica daquele que foi objetificado.
leticia.moreira 29/06/2020minha estante
é hot?

clichesliterarios 30/06/2020minha estante
não! o livro tem apenas uma cena que é um pouco mais "quente", mas só

leticia.moreira 30/06/2020minha estante
Ok. Vlw

Leca 13/04/2022

...
não prometeu nada e entregou, no começo achei a premissa bem clichê de universo distopico.
porém, é uma ótima escrita e personagens cativantes que vc quer saber o que acontece com eles
amei dms quero logo a sequência

Mari 28/02/2022

Avassalador
Sabe aquele livro pra curar a ressaca literária?? Bem é esse livro, do começo ao fim a autora consegue te prender na vida de violet, o desenvolvimento de mundo e personagens é incrível!!! Mesmo com poucas páginas o livro consegue entregar muitoooo, os personagens são profundos e tem seus mistérios e tramas diversificadas.

Barbara 14/07/2020

O pior insta love que já li
Confesso que não gostei do desenvolvimento de universo/mundo da autora, parece que falta muito a ser contado e explicado. O final do livro realmente me surpreendeu, porém além de alguns personagens, como a duquesa, não terem coerência em seus comportamentos, quase como se fosse uma segunda personalidade, o insta love foi realmente irritante, apesar de que algumas cenas foram fofas.

BooRossi 29/03/2022

Entretém
Não é exatamente o livro mais original de todos, e senti que ele "bebe nas aguas" de muitas distopias conhecidas. Mas ainda sim consegue instigar e deixar a curiosidade sobre a historia. Achei a Violet um pouco sem graça, com uma personalidade pouco desenvolvida, mas isso facilmente pode se resolver nos próximos livros. Acabou que o personagem que mais me chamava a atenção foi o responsável pelo plot do final, tomara que a autora desenvolva mais dele e da historia central.

Okaywinx 01/04/2021

Resenha da saga no livro 3
Uma ótima história! Fiquei presa nela do início ao fim, com uma escrita muito boa e leve apesar da história emocionante com bastante suspense quando realmente necessário, ação, ótimo desenvolvimento... Enfim, eu amo essa história

Ariadne/ Lilika 25/08/2020

A história demora a engatar mas o final é surpreendente
Achei interessante toda a construção dos elemento que compõe a ambientação da história. Um universo distópico que em um primeiro momento lembra ?A Seleção? mas explora muito mais a objetificação da mulher.
A vilã é realmente muito boa! Uma das personagens mais bem construídas dessa história!
A mocinha é uma boa personagem, mas por mais que tenha um espírito inquieto, é muito submissa então a gente demora a gostar dela.
O romance demora a ser apresentado, só na metade do livro aparece, e depois de demorar a aparecer desenrola muito rápido.
Enfim achei o início da história chatinha, mas depois da metade do livro fica bem melhor! E agora estou ansiosa pela continuação!

Andressa Souza 18/08/2020

Uma das melhores leituras que fiz com o Prime Reading, achei a história bastante envolvente, me deixou com um gostinho de quero mais (tanto que já vou começar a ler o segundo volume), a única coisa que não gostei muito foi o romance da protagonista.
É possível entender porque eles gostaram um do outro, mas senti que faltou desenvolver melhor, em um momento os personagens se conhecem e quase na página seguinte eles estão se beijando, é uma parte do livro que se tirassem, acredito que eu nem iria perceber (espero mudar minha opinião sobre o casal no segundo livro). Mas, o desenvolvimento que falta no casal sobra na vilã, achei a Duquesa do Lago uma antagonista excelente, é uma daquelas vilãs que em uma hora você deseja a morte dela e em outra fica com pena dela? e aí você vê que ela é realmente cruel e volta a desejar a morte dela?
A autora tem uma escrita muito gostosa e fluída, o livro pode ser facilmente lido em uma tarde.

helotop 21/01/2021

bom
Um livro bom, tive que dar um tempo pra terminar de ler pois aconteceu uma coisa que eu sabia q ia resultar em merda entao larguei, mas quando voltei a ler terminei de uma vez só