Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

24/11/2015

Não consigo escapar de um guilty pleasure, não adianta. Ainda mais quando é de uma autora que eu já li algo e gostei. Nesse caso, a autora é aquela do Segredo do Meu Marido e esse livro tá mais pra guilty do que pra pleasure.

Ela segue o mesmo esquema do livro anterior, com intercalação da narrativa entre os personagens e um mistério, na verdade um só não, uma série de mistérios, mas com um mistério maior e principal que é um assassinato. Nem sei se podemos chamar de mistério porque eu fui descobrindo tudo e tenho certeza que não é um mérito meu. Achei bem fraco e previsível nesse sentido e me irritei com as falsas pistas que ela ia jogando para o leitor.

O foco fica em três personagens: Jane, que acabou de se mudar para uma cidadezinha pacata do litoral australiano com o seu filho Ziggy de seis anos, fruto de uma noite com um cara misterioso que a traumatizou; Celeste que aparentemente tem uma vida perfeita, com seu marido maravilhoso e rico e seus gêmeos lindos, mas que você sabe logo de cara que serão reveladas várias coisas podres a seu respeito, e por fim Madeleine, que só consigo definir como o alívio cômico da história toda. O que todas essas mulheres têm em comum? Seus filhos irão iniciar o Jardim da Infância juntos, algo aparentemente banal, mas não aqui.

Logo no primeiro dia de aula rola um drama na hora da saída deles. A filha de uma das mães (que não é nenhuma dessas principais) sai chorando da escola e diz que um coleguinha a enforcou. Nesse momento acontece a coisa mais surreal e difícil de engolir: a professora pergunta pra ela quem foi, e como a menina não responde, pede para todos os meninos fazerem um paredão para que ela possa apontar para o “criminoso”. E isso com todas as mães em volta assistindo tudo. Nem tenho filho, mas duvido muito que as coisas sejam feitas dessa forma no mínimo peculiar.

Cada começo de capítulo é uma espécie de depoimento de vários pais que vão relatando como tudo começou e o que eu citei do paredão é só um desses acontecimentos que eles acreditam ter levado ao momento fatídico de alguma forma. Essas partes são mais cômicas e tem um ar de fofoca de moradores do interior que sabem tudo sobre a vida alheia.

É bem aqueles livros para Clube do Livro, que gera discussõezinhas totalmente previsíveis, e o tema do livro - violência doméstica - não poderia ser mais batido.
Fátima Lopes 15/02/2017minha estante
Que alívio ! Pensei que só eu não havia gostado do livro (achei cansativo e previsível).

06/03/2017minha estante
Pois é! Não entendi porque escolheram esse livro para transformar numa série da HBO...vai entender.

Nat 05/11/2015

O livro nos traz a história de um mistério: numa festa para pais em uma escola, um dos pais morre. Quem morreu? O que houve? Os capítulos intercalam os interrogatórios com os pais presentes na festa e a tudo o que aconteceu antes até chegar o determinado evento. No começo, falando tanto de jardim de infância e mães “dominadoras”, pensei que seria bem chato. Mas a autora soube construir o clima de mistério e a vontade de descobrir o que acontece só aumenta conforme a leitura avança. Confesso que foi fácil descobrir quem iria morrer, e até o motivo que levaria a isso, mas quem matou foi uma surpresa! Primeiro livro que li da autora Liane Moriarty e gostei muito! Recomendo.
Fabiana 23/04/2021minha estante
Que interessante, quero ler. É volume único?

Nat 23/04/2021minha estante
é sim! tds os livros dessa autora, que eu conheço, são volumes únicos

Jordana 03/06/2020

PERFEITO!
Assim como a série, o livro é perfeito do início ao fim. Te prende cada vez mais e a cada parágrafo tu se sente mais próximo dos personagens!!!!!
Assis 03/06/2020minha estante
Conceito, coesão e aclamação

Jordana 03/06/2020minha estante
Exatooo!!!!

pâm 03/01/2021minha estante
Amoooo

Luisa704 03/01/2021minha estante
Eu não consigo colocar em palavras o tanto que amei esse livro!!! Hahahaha

sarinha 23/01/2022

O livro é enrolado e me incomodou o fato de não sabermos realmente o que aconteceu. A história toda se desenrola apenas nos últimos 9% do livro e até lá é feita toda a construção. É bom para entender os personagens e o porquê das coisas acontecerem como aconteceram. Mas achei a história bem lenta e parada. Não gostei. :(
Luciana 23/01/2022minha estante
Eu sempre fico com a sensação que a Liane poderia mais. Ela escreve bem, só que acabo sempre sentindo falta de algo nos livros dela.

sarinha 23/01/2022minha estante
No primeiro livro que li dela (o segredo do meu marido) achei que esse tipo de construção fez sentido. Mas nos outros 2 que que li, me incomodou bastante. Bem essa sensação mesmo. Dava pra ser mais, dava pra ser melhor :(

Mariana Storck 16/04/2015

Pode dar 20 estrelas?
Pode dar 20 estrelas? Não? Ok :(

Acho que a aflição é a mesma em todos os livros da Liane. Sempre três narradores diferentes pro leitor ter uma visão mais ampla da história e sempre termina o capítulo com um suspense e no próximo já é uma outra pessoa narrando. Ou seja, tu surta o livro todo querendo saber das coisas e ela não te conta. Neste livro em específico tem um agravante, que no final ou início de cada capítulo tem pessoas sendo entrevistadas por um detetive sobre algo que só vai acontecer no final. Passei o livro todo com um monte de teorias (que mudavam a cada capítulo) e só consegui acertar uma (descartada a opção "detetive" para as minhas futuras carreiras profissionais).

Uma das coisas que mais gostei no livro foram...

Continuem lendo no blog Portão Azul!

site: http://portaoazul.blogspot.com.br/2015/04/resenha-pequenas-grandes-mentiras-liane.html
Nalice 16/04/2015minha estante
Tendo o nome Moriarty não esperaria menos da escritora hahaha
Vai pra lista de desejados e pra meta!

kezya araujo 03/11/2016minha estante
cada capitulo eu achava que era uma pessoa diferente que tinha morrido outra tese sobre o assassino, mas no final, era quem nunca imaginei

júlia 05/10/2022

Inacreditável o que algumas sessões de terapia seriam capazes de evitar!! E o poder que histórias mal contadas carregam...

Livro fantástico, necessário e viciante! É a segunda vez que estou lendo e a segunda vez que me apaixono perdidamente pelos personagens e pela escrita da autora!!

Não há mentiras pequenas...

"Isso pode acontecer com qualquer um".
Bkunz 05/10/2022minha estante
Me interessei rs

Poliane 05/10/2022minha estante
Eu amo a série, pretendo ler o livro em breve ;)

patriciagguimaraes 17/03/2021

Antes de ver a série, leiam o livro
O livro é bom, tão bom quanto a série. Até quase chegar no final estava achando totalmente igual a série porém no final tem algumas diferenças q tornam a série com um desfecho bem mais interessante. Eu recomendo que a pessoas leiam antes de assisto, pq corre o risco de achar o livro meio chatinho e cansativo.
VanessaKroline 17/03/2021minha estante
Queria tanto! Mas toda vez que vejo um livro dela me dá uma preguiça enorme ?

patriciagguimaraes 18/03/2021minha estante
Foi o primeiro que li, acho. Me deu uma leve preguicinha e por vezes me peguei distraída. Gostei, mas não amei kkkk

Mikaela 19/08/2017

Um livro impossível de largar!
Já está decidido: eu amo os livros da Liane Moriarty! Só agora, ao fazer a resenha, eu percebi que são 400 páginas. E passou tão rápido! É uma história tão deliciosa de ler, tão envolvente e tão bem desenvolvida, que eu praticamente não largava o livro.

Assim como em O Segredo do Meu Marido, a história se passa sob o ponto de vista de três mulheres: a impetuosa Madeline, a bela e frágil Celeste, e a misteriosa Jane. Os filhos das três estudam na mesma escola (uma prova de que escolas públicas parecem funcionar na Austrália, já que crianças ricas e mais pobres frequentam o mesmo lugar) e todas as mães se conhecem.

Acontece que a filha da sofisticada Renata acusa Ziggy, filho de Jane (mãe solo, inclusive), de ter praticado bullying contra ela. Aí as mães tomam lados e a guerra fria começa.

Tudo poderia ser parte de um enredo comum e apenas levemente engraçado se já não soubéssemos logo nas primeiras páginas que aquela história vai resultar em morte em uma comemoração da escola.

Agora, os detalhes do que vai acontecer vamos construindo ao conhecermos mais os personagens. Mas eu fiquei completamente chocada com o final.

Madeline poderia ser a típica chatinha controladora, Jane poderia ser desinteressante e Celeste seria coitadinha demais nas mãos de outro escritor ou escritora. Mas pela escrita de Liane Moriarty, elas ganham vida e personalidade!

E não somente elas, mas todos os personagens que aparecem somente pelo ponto de vista delas. Em meio a comentários fúteis e preocupações bobas, vamos identificamos um pouco de nós mesmos e de pessoas que conhecemos.

Além disso, nos importamos de verdade com todos eles. Em algumas passagens, a vontade que dá é de abraçar algumas personagens e de conversar com elas como amiga. Nos livros da autora não existem muitos vilões propriamente ditos e mesmo a pessoa que tem nesse é construída com várias facetas (apesar de eu odiar com todas as minhas forças).

Tem muitas histórias que adoram explorar a rivalidade entre mulheres e colocá-las sempre como vilãs umas contra as outras. Em Pequenas Grandes Mentiras, vemos que cada uma tem a sua mentira, aquela verdade inconveniente que precisam lidar ou aquele segredo terrível que precisam manter.

Claro que as briguinhas entre as mães são abordadas, mas quando se trata de sentimentos mais profundos, como a maternidade, o amor a si mesma e a sororidade, percebemos como as personagens têm mais em comum do que imaginam.

E é lindo ver isso escrito de forma tão madura, sem que precise ser sentimental demais. Ah, destaque para uma cena incrível no final do livro quando essas diferenças são postas para trás rapidamente em um determinado acontecimento.

No geral, Pequenas Grandes Mentiras é um livro repleto de ironia, diálogos ágeis, situações corriqueiras e assuntos tenebrosos (como violência contra a mulher e bullying escolar), trazendo, ao longo de tudo isso, uma mensagem de amor próprio, companheirismo e coragem.

É um dos meus livros favoritos do ano, é uma série elogiadíssima na HBO (com Reese Whiterspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley no elenco) e merece muito, mas muito mesmo, ser lido e guardado com carinho no coração.

Obs: a editora poderia ter sido melhor ao traduzir a profissão de Jane. No livro, eles falam que é guarda- livros, mas ao ver a série, eu percebi que a tradução mais correta seria contadora.

site: http://www.leituranossa.com.br/2017/07/pequenas-grandes-mentiras-liane-moriarty.html#.WZiInlV97IU
Milena.Borges 31/08/2017minha estante
Nossa!! Melhor resenha ate agora

Mikaela 03/09/2017minha estante
Obrigada ^_^

K.G | @kennedy guedes 14/10/2017

UM SUSPENSE MUITO DO BEM FEITO! ( E AQUELA PITADA DE GLAMOUR)
ENTAO EU LI PEQUENAS GRANDES MENTIRAS ( um gossip Girls adulto xoxo) E AMEI! Eu ja tinha tentado ler e abandonado logo no começo, porque achei confuso, com um excesso de personagens, e pouco cativante........... e bom isso mudou na segunda vez? nao, o começo realmente é assim, só que dessa vez o começo passou rapido, e eu consegui entender com uma maior facilidade a conexao entre todos esses personagens!
a autora criou aqui uma comunidade com pessoas.. hmm... MUITO EXCÊNTRICAS, é um pessoal rico, glamouroso, poderoso, MAS CHEIOS DE ESQUELETOS NO ARMÁRIO, cheios de mascaras, E É MARAVILHOSO FICAR ALI ESPIANDO A VIDA DE TODOS! TENTANDO DESVENDAR O FATÍDICO FINAL.
Um fatidico final que ja é colocado logo no começo. Um assassinato. Uma dessas pessoas morre em uma noite " de galã" e voce passa o livro inteiro LOUCO PRA SABER QUEM É, COMO FOI E POR QUE?!
A autora conseguiu manter o suspense MUITO BEM! tanto em relação ao assassinato, quanto as intenções dos personagens. QUE TA MENTINDO? QUEM NAO TA? SERÁ QUE O ZIGY É MESMO UM PSICOPATA MIRIM? isso e muito mais nos proximos capitulos! Ela soube me fazer pensar toda hora que era alguem diferente.
Os personagens principais sao muito bem construidos e trabalhados no enredo, tem as notas de suspense, de misterio MAS TAMBÉM TEM HUMOR, EU DEI CADA RISADA! No meio de um tensao, algum personagem solta um comentario acido ou sem noção, que te faz rir E EU AMEI
Outra coisa que interessante é que se trata de um suspense leve aqui. voce nao tem muito sangue, muita violencia ou coisas pesadas, e ao mesmo tempo passa uma mensagem e um alerta. O FINAL É OTIMO, talvez nem seja a revelação de quem assassinou, mas sim o desfechos das subtramas que sao colocadas no decorrer da historia.
UM ALERTA: NAO LEIA A ORELHA DO LIVRO! tem spoiler! ( nao é horrivel quando isso acontece? )
Esse livro é a prova, que pode ser que valha a pena dar uma segunda chance para aquele livro que voce até tava afim de ler mas nao rolou de primeira.
xoxo
4,0 estrelas
Isa Gama 14/10/2017minha estante
aii estou vendo a série, você já viu pra comparar os dois??

K.G | @kennedy guedes 14/10/2017minha estante
ainda nao, pretendo começar amanha! kk o que me disseram é que é bem fiel

Eric 26/04/2017

É muito bom terminar uma leitura e sentir que todos os aspectos da história te agradaram 100%. Desde o meu primeiro contato com Lianne, por meio do Segredo do Meu Marido, pude sentir que essa escritora teria um brilhante sucesso nas livrarias pela sua originalidade em escrever histórias e sua capacidade de tratar de assuntos tão pertinentes para nossa sociedade sem explorar de forma sensacionalista as realidades atuais.

A história se passa em uma cidade pequena da Austrália, onde todos conhecem todos. A partir de uma escola pública em comum, pais e mães são conectados seja pelo fato dos filhos serem colegas de sala ou por simplesmente os filhos frequentarem o mesmo ambiente. Dessa forma, Celeste, Madeline e Jane são unidas pela amizade de seus filhos e juntas apresentarão os três núcleos principais do livro.
Após um episódio terrível em um evento escolar, os flashbacks serão narrados para se entender o que realmente aconteceu naquela noite horrível. Logo, o leitor acompanhará uma trama carregada de mentiras, violência doméstica, segredos, inveja, rivalidade, bullying, fofocas e muita falta de caráter.

A vantagem de se ler uma obra como essa é o poder que ela tem de mostrar a imensidão da humanidade dos personagens. Em todos os momentos pode - se notar que existe aquele tipo de pessoa na vida real. Em todo lugar iremos encontrar o marido que bate na esposa, a ex-mulher invejosa, a mãe de primeira viagem, a criança maldosa e os ricos mesquinhos. Enfim, a realidade tratada na narrativa é muito palpável, o que torna uma leitura atrativa, empolgante e muito pertinente.

Além disso, a autora consegue construir um mistério na história que não conseguimos decifrar facilmente e isso contribuiu para uma leitura muito ágil e sempre instigante. Os diálogos, a descrição dos sentimentos e toda a ambientação torna a obra muito gostosa de ser lida e nem um momento se encontra lentidão ou persistência em assuntos desnecessários.

Enfim, Pequenas Grandes Mentiras entrega o prometido e fiquei muito satisfeito por ter lido essa obra tão maravilhosa. Recomendo muito!!

?????
Pandora 26/04/2017minha estante
Também li os dois livros e os acho ótimos. Quero ler tudo o que a Liane escreve.

Eric 26/04/2017minha estante
Eu estou lendo tudo dessa mulher

Vini 03/05/2022

Sobre esse livro só posso usar o comentário da Isabela Boscov "Eu achei tão bobo, achei tão batido na verdade"
anicca 04/05/2022minha estante
Os personagens da Liane são terrivelmente odiosos, porém MUITO humanos, não acha? Ao menos pra mim é o que torna os livros dela palpáveis

Vini 08/05/2022minha estante
Foi o primeiro livro que li dela. Mas aqui todo mundo tem um pouco de culpa, formando essas características que você disse. Mas achei uma história meio 'batida'

Paula 15/05/2015

Excelente!
Posso usar duas palavras para resumi-lo: "Ai, calamidade!" e quem leu irá entender!!! A autora é excelente tanto neste livro quanto em "O Segredo do meu marido", não deixem de ler!
LineBGarcia 15/07/2015minha estante
As Lembranças de Alice é muito lindo também!!!!

Paula 07/01/2016minha estante
Ahh eu gostei muito também!!

Bea 11/12/2020minha estante
????????

Pri 21/12/2020minha estante
eu também gostei muito dessas partes da vida da Celeste com relação ao problema com o marido, passei à entender o seu ponto de vista, achei engraçado também como cada situação no livro muda conforme o ponto de vista de quem vê quando os personagens relatam os fatos da noite para a policial.

Anderson 26/08/2018

Um dos melhores que li este ano!
Ia começar a ver Big Little Lies, série adaptada do livro, que é muito elogiada pela crítica. Mas como todo leitor comportado, primeiro fui ler o livro. E ainda bem que li antes de ver a série ! Porque entrou para a lista dos meus favoritos !

É uma trama muito bem elaborada , com doze certa de humor e drama. Um romance inteligente!
A história trata de temas que, infelizmente, são presentes na sociedade: bullying, violência doméstica, violência sexual...
A escrita da autora flui tão bem que você não quer parar de ler.
Mayara.Oliveira 11/09/2018minha estante
Depois da sua resenha até me interessei pra ler. Coloquei na minha estante virtual ?

Anderson 11/09/2018minha estante
Mayara, que bom que se interessou ! Não vai se arrepender,m; é um ótimo livro !