Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

Brunakelle 08/02/2020

Verdadeiro e atual
A história é muito envolvente, a escrita é bem desenvolvida e flui com facilidade. Traz o cotidiano de diferentes famílias com humor e um toque de suspense. A trama aborda assuntos importantes de forma verdadeira, os personagens são bem reais e me apeguei as três. Enfim, um livro muito instigante, super recomendo a leitura. Já que ler outras obras da autora.

Lana 07/11/2020

Esse livro me tirou da minha zona de conforto por ser "vida real" demais, mas foi uma bela surpresa, as vezes a gente precisa se arriscar em novos tipos de livro mesmo. Foi uma leitura mais demorada, mas que gostei muito, acompanhar a vida, os dramas, problemas e felicidades daquelas pessoas foi incrível, eu criei muita empatia pelas personagens, dava pra sentir o que elas estavam sentindo.

E aquele plot do final? Kkkk não tava esperando, mas amei
Amei como a história foi construída também, teve um bom desfecho e não deixou nenhuma ponta solta. Foi aquele tipo de livro que me permitiu sentir várias coisas. Enfim, acho que vale a pena ser lido.

Joao366 22/07/2021

Pequenas Grandes Mentiras
Cara, que livro sensacional!
Eu amei a série, e quando comecei a ler achei que não ia gostar tanto quanto a série, mas me enganei, gostei MUITO!
Me apaguei tanto as personagens principais Madeline, Jane e Celeste que é indescritível.
Me imersei tanto na história que não via a hora passar enquanto lia. Se tornou uma das melhores leituras desse ano, sem dúvida.

Victória P Aguiar 31/05/2021

Amei o modo como essa história é contada, alternando a narrativa com os comentários das pessoas. Também gostei como a identidade da vítima e do culpado é mantida em segredo até o último minuto. Apesar de alguns pontos, terem sido um tanto previsíveis, acredito que o mistério não seja realmente o foco da história.
Fiquei impressionada com a maneira como a autora trata a violência doméstica e como ela descreve as situações e a mistura de sentimentos da vítima.
Fica ainda a reflexão de que mulheres sempre serão julgadas, independente das escolhas que façam ou dos caminhos que decidam tomar.

elieltoncastr_ 11/01/2024

Não importa quantas vezes eu o releia, não importa que eu me lembre de detalhes da história de forma muito nítida, ainda assim, há essa sensação de ficar afoito durante a leitura, de querer devorar o livro de uma só vez, porque a cada capítulo você se vê instigado pela história. Os trechos de entrevista são o que mais ajudam a criar esse clima, é hilário as fofocas/opiniões/mal-entendidos entrando em conflito com os fatos, mas que fazem total sentido no desenvolvimento das tensões entre as personagens. Nenhum outro livro da autora me prendeu como este. Excelente, excelente!

Amanda 21/04/2020

Pequenas Grandes Mentiras
Primeiro, queria começar dizendo que o nome desse livro faz todo o sentido. A história inteira acontece devido a pequenas mentiras que acabam criando uma proporção muito grande na vida dos personagens através de uma longa rede de fofocas. Dá pra dizer que esse livro é quase uma Gossip Girl de mães e pais, só que claro, com dramas muito mais sérios, como bullying e violência doméstica.

É o primeiro livro que leio da Liane Moriarty e sem dúvidas pretendo ler outros dela.
Gostei de como ela soube caracterizar os personagens (que são muitos, inclusive) mas principalmente o trio protagonista: Celeste, Jane e Madeline. Madeline deixa a leitura mais engraçada em alguns momentos, me diverti com suas pérolas, ela foi minha personagem favorita do livro. Adorei esse trio feminino, cada uma com seus jeitos, anseios e inseguranças.

O suspense criado nesse livro foi sensacional, fiquei curiosa o tempo todo e tentando adivinhar o que tinha acontecido. No geral, fiquei bem satisfeita com o final e de como a situação foi resolvida.

Amanda Félix 22/04/2020

Curioso.
Ao decorrer deste livro você vai entrando na vida de cada personagem e vai criando um laço com eles. Cada momento dele é bastante surpreendente e te faz ter vários sentimentos diferentes. "Pequenas Grandes Mentiras" é simplesmente surpreendente e muito cativante. Eu recomendo muito que leiam.

Fran Ferreira 18/04/2021

*** Leitura Coletiva com GF ***

Este foi o primeiro livro que li da Liane Moriarty, confesso que queria ler O Segredo do Meu Marido primeiro (mas este eu não tenho), então surgiu uma leitura coletiva com o GF, e vi uma ótima oportunidade de perder algumas manias que acabam me atrasando na leitura, poderia tentar, se não desse certo, mudaria a estratégia, no fim, ainda bem que resolvi ler.
Comecei lendo sem entender se eu estava com muitas expectativas e com isso, um certo medo de ler e me decepcionar, ou estava de "boas". No primeiro dia li 24 páginas em um sprint quase terminando o dia, ali já vi que se a leitura continuasse fluindo daquela forma: frenética, me deixando querer saber mais, mesmo com o espaçamento mais apertado (sendo que os 4 livros anteriores) eu leria rápido, dito e feito, li em 4 dias (mas considero 3 de fato kkkk).
Eu gosto bastante de livros que contam histórias reais, acabo me envolvendo mais, sentido mais o que o livro deseja passar e aprendo mais.
Um livro que conta a história de 3 mulheres principais, alternando com outras, alternando com digamos, uma certa visão dos pais a maternidade, pessoas com problemas que de certa forma se entrelaçam. Jane é minha personagem favorita, seguida de Celeste, a Madeline as vezes me irritava hhahahahah. Mulheres que já se conheciam ou acabaram de se conhecer no jardim de infância, com filhos de 5 anos que estavam prestes a começar sua vida escolar, crianças que iriam aprender a dividir com colegas de escola, sobre amizade, bulliyng, violência atc.
Cara, eu fiquei angustiada com as descobertas de Jane e Celeste, que vontade de dar um abraço, tirá-las daqueles momentos horríveis. Também me veio a cabeça, que as vezes tem alguém passando por algo parecido e as vezes escolhermos não enxergar ou ficamos paralisados sem reação. Cara, mãe passa por cada uma, cada coisa que faz de duvidar de si mesma, dos outros, se suas escolhas pra seus filhos estão corretas ou se ela está pirando.
Eu gostei muito sim, favoritei e ainda bem que li agora, foi um livro que me mostrou uma outra forma de enxergar a dor , sofrimento que mulheres que passaram por ***************SPOILER************* violência doméstica e estupro passam, não é só a forma convencional que mais vemos e que como a Celestes disse: "pode acontecer com qualquer um" incluindo homens. Infelizmente muitos casos terminam em morte ou em pessoas devastadas, não se sentido dignas de se serem felizes, que podem ser amadas (os) de verdade, com respeito, admiração **********************.
TODAS (OS) NÓS TEMOS O DEREITO DE SERMOS AMADAS (OS), RESPEITADAS (OS).
************Teve um ou outro capítulo que achei que foi só páginas, pra mim essas partes poderiam ter sido substituídas por algo que revelasse mais sobre Madelaine e Bonnie (Bonnie merecia mais do que uma mera explicação do porque, poderia ter um momento de evolução dela, pra mim, daria um melhor sentido) e a relação e Jane e Tom (esses dois com certeza eu queria mais, pra mim parece que ficou meio vaga a relação deles, Jane).******************
Recomendo com certeza essa leitura, agora só me falta ver a série.

Thais 18/05/2023

Muito bem escrito e com situações bem reais (e aqui vai um aviso de gatilho). O plot sobre Ziggy foi muito inesperado, mas ainda não sei o que falar sobre a resolução do mistério que só é revelado ao final do livro. É algo que me incomodou um pouco, pq sobrou um sentimento de injustiça, ao mesmo tempo em que talvez tenha sido o melhor final possível.

Jéssica Lustosa 30/05/2021

A história é envolvente e intrigante, mas o mistério me pareceu óbvio. Não sei se eu fui influenciada pela série, que assisti em conjunto com o livro (que por sinal é bem fiel ao livro), mas não foi algo inesperado a revelação da vítima do crime.
As histórias paralelas e as dos personagens principais é interessante e bem construída, com problemáticas reais. A linguagem da autora é bem fluída e as transcrições dos comentários de vários personagens sendo entrevistados pela polícia é uma sacada muito legal.
Thais 30/05/2021minha estante
Quem matou foi mais surpreendente do que quem morreu kkkkk

Jéssica Lustosa 30/05/2021minha estante
Sim kkkkkkk
De acordo com Melina, a série não é fiel ao livro.
Errata ????

Thais 30/05/2021minha estante
Kkkkkkk

lets 25/04/2021

Li por causa da lc do geefe e acabei gostando muito! Algumas coisas me incomodaram mas eu recomendo! Muito bom mas não é fav kkkkkk

Alessandra 15/04/2021

Que excelente surpresa
Comecei esse livro por conta de uma Leitura coletiva, sem ter muita expectativa. Imaginava que seria bom, mas não sabia que seria maravilhoso.
O livro me fez sentir tudo que é possível. Começou engraçadinho com todas aquelas picuinhas de madames, até que começou a trabalhar um mistério e teve revelações pesadas que poderia até ser considerado gatilho. Eu via as personagens passando por coisas pesadas e me sentia muito estressada pelo que elas estavam passando.
O livro tratou de um tema IMPORTANTISSIMO, muito real e profundo que é a violência doméstica. E tratou tão bem que por mais que houveram temas secundários e engraçados a mensagem das "Pequenas mentiras" foi a que mais ficou na minha cabeça.
Esse livro me lembrou Marian Keys só que de um jeito bem escrito (eu amo a Marian, mas esse aqui é bem "melhor escrito" do que os dela).
LIANE MORIARTY PODE VIM QUE EU QUERO LER TUDO QUE VOCÊ TIVER

Daniela.Morais 11/05/2020

Atendeu às expectativas
Finalmente li um livro dessa autora que é tão bem recomendada!
Agora vou finalizar a série da HBO e certamente, no futuro, lerei outras obras dela.

Lucas Brandão 05/05/2020

O Poder da Persuasão
A historia do livro é dividida em 3 personagens. Sendo elas: Madeline, Celeste e Jene.
Cada uma delas passa por uma situação bem estressante e estão aprendendo a lidar com isso.
Achei interessante a personalidade de cada uma e como a autora desenvolveu isso entre a leitura e não fazendo ficar chato e nem cansativo.
Aquela frase "quanto mais dinheiro mais problemas" casa bem aqui. A autora foi b surpreendente e abordou e tratou assuntos com profundidade e respeito e sendo bem real.
Amei esse final. Recomendo muito o livro.
Tirei meia estrela porque demorei muito pra ler e esse desinteresse veio da obra e por isso minha decisão foi classifica-lo assim.

Aline 05/04/2020

Incrível
O livro prende a gente com a linguagem que a autora usa. De início fiquei perdida com tantos personagens, mas todos são construídos de forma muito marcante e única. Trás histórias engraçadas, cotidianas, trágicas e densas ao mesmo tempo, e isso é uma das coisas que mais tornam esse livro bom. Os relatos são chocantes de tanta semelhança com a realidade, e é muito sensível a isso na escrita, de forma que você se vê torcendo pelas personagens e pra que as ruins se deem mal, bom, como na vida real mesmo. A morte não me surpreendeu, mas quem cometeu o crime, sim. O rumo que as personagens tomam é confortante e acabei o livro com uma sensação de que bom que tudo deu certo. A frase que encerra o livro é o que resume o livro inteiro, a vida real e todos os fatos da existência mesmo: pode acontecer com qualquer um.