Kulti Mariana Zapata

Resenhas - Kulti

Lanay 05/01/2021

Primeiro livro finalizado do ano e não poderia ter sido melhor. Quinto livro da Mariana Zapata que eu leio e mais uma vez, rendida estou.
Eu sempre acho que vai ser impossível gostar tanto de outro mocinho dos livros dela, mas aí ela vem e me destrói. Kulti me conquistou tanto... O final eu terminei com um baita sorriso na cara, um pouco triste porque queria que tivesse continuado ?
Sal se tornou uma das minhas personagens favoritas até agora.
Uma das coisas que amo nos livros da Mariana é que ela desenvolve muito a relação do casal antes deles ficarem juntos, às vezes incomoda porque demora para acontecer algo, mas ela escreve tão bem que não tem como não se apaixonar.
Amei que um casal de outro livro dela apareceu também.
Única ressalva é que para quem não está acostumado com os livros dela o começo desse foi um pouquinho arrastado.

blvckstairs 08/08/2021

"não há nada que não esteja disposto a fazer por você."
eu não sou muito chegada a slow burn, mas assim como o outro livro da mariana zapata com esse mesmo tema, eu me apaixonei perdidamente pelos personagens ao ponto de não dar a mínima para a demora deles ficarem juntos, até porque o desenvolvimento dos personagens e do casal em si é incrível, um dos melhores enemies to friends to lovers que eu já li.

o livro não é nada além de MARAVILHOSO!!! não recomendo se não tem paciência pra slow burn porque é beeeem slow, mas ver eles construirem uma relação tão linda não teve preço, se eu pudesse dar mil estrelas pra essa obra de arte eu daria.

Brenda Santos 02/04/2021

Kulti
Eu estranhei esse livro. Eu estou acostumada com livros que o romance já acontece de cara, então aqui me deparei com o termo Slow Burn, que é basicamente quando a relação dos personagens é desenvolvida aos poucos. Isso não foi ruim, mas o que me desagradou foi que em vários momentos do livro, só se via amizade entre os personagens, e quando eu cheguei em 70% do livro finalmente rolou um beijo, mas depois disso só no final.
Eu gostei da personagem feminina, a Sal é uma personagem que me cativou no momento que ela enfrentou um cara que poderia por ela no banco e até mesmo acabar com a carreira dela, só para defender o seu pai, que em cada parte do livro ela deixou claro que apesar do Kulti ser um ídolo de infância, o pai dela era o herói dela e se não fosse por ele, ela não estaria ali. Não entendi a relação com sua irmã Ceci, que me irritava mesmo com mínimas aparições.
O Kulti me deixou confusa, o livro é de 680 páginas mais ou menos, e se passou 200 páginas e ele falava o mínimo de palavras, abria a boca só para insultar. Eu imagino que a autora poderia ter trabalhado melhor o personagem, ele é o centro do livro, e foi escrito de uma forma bem rasa.
A relação dos dois foi devagar, e isso não prejudica tanto a leitura, porque a escrita da autora é muito boa, mesmo quando o livro não foi o que eu esperava eu só conseguir largar o livro depois de acabar.
É um livro que merece ser indicado, porque a história é diferente das outras. Trás um assunto pouco falado no livros, que pelo menos eu não vi livros abordando esse assunto que é mulheres nos esportes. A escrita da autora é bem cativante e merece um pouco do seu tempo.

gukwat0 17/02/2023

Salkulti meus
Nenhuma transição de haters to friends foi tão deliciosa quanto essa, eu AMO o fato da sal se tornar a melhor amiga do kulti amo tudo sobre a amizade deles.

o início é chatinho já que os personagens demoram um pouco até começarem a realmente interagir, quem tá acostumado com o estilo da mariana sabe.

foi meu segundo livro dela e o que mais me pegou, a construção da relação deles é muito querida, o típico grumpy x sunshine i hate everybody but you que nois ama. fico com um buraco no peito quando penso que nunca mais vou sentir o que senti lendo pela primeira vez.

eles são os maiores fãs um do outro e dói manos dói.

M4nds__oi 11/07/2022

mto bom!!!
mais um livro que eu leio da mariana zapata e mais uma vez me impressionei o jeito que ela consegue prender com a escrita.
slow burn normalmente eu acho bem chatinho ainda mais que o livro é bem grande mas esse, nossa ta de parabens viu?
ri, surtei, gritei tudo por esse casal!

Kabizinha 01/07/2022

Mas como isso afeta o Grêmio?
Zapata,

Esse livro tinha tudo, TUDO, para ser o seu melhor, dai você foi e cagou tudo nos 45 minutos do segundo tempo! Até o age gap considerável entre eles, de 13 anos (faz o L!), estava sendo perdoado porque eles, em tese, só tiveram qualquer conexão e relacionamento quando a mulher já tava com quase 30 anos, dai você vai e decide colocar coisa para deixar no ar que eles já tinham uma conexão desde que ele começou a ser conhecido no futebol, com 19 anos, e ela tinha o que, 6 anos????? Achei completamente desnecessário!

Mas isso é bem pro final do livro e pode ser facilmente retirado e esquecido se eu focar apenas em como achei fofo eles se impulsionarem e trazerem o melhor um do outro. E como eu descarrilhei demais pela zagueira e pela goleira que são amigas da personagem principal.

Foco em como a nenhum momento eu citei o nome dos personagens porque eu já esqueci o nome de todos eles... vou encarar isso como um há males que vêm para bem.

Atenciosamente,

Euzinha

Priscila 18/03/2023

Agua morna
Não sei se sou ansiosa ou oque, mas demorei meses pra terminar pois a leitura não fluía...nada acontecia. Ok,ok marca registrada da autora..ainda assim...

Mavi 01/01/2022

Afff perfeito, igual todos os outros livros da Zapata!
Nesse conta a história de dois jogadores de futebol profissionais em que ela é fã n° 1 dele desde criança e acaba tendo ele como técnico em seu time após vários anos.
Tem slow burn, tem ele chato e rabugento que só é legal com ela, tem briga, tem apelidos fofinhos, tem tudo!

isa 28/03/2022

Schnecke
Mariana Zapata como sempre maravilhosa!

Esse é o segundo livro que eu leio dela e só tenho coisas boas a dizer

Slow burn típico da autora, o cara mais velho que odeia todos e é um idiota com todo mundo menos com a menina que ele admira/gosta

Eu particularmente amo slow burn e amo a escrita da autora, mas confesso que nesse livro eu demorei bastante pra engatar na leitura que nem quando eu li From Lukov with love. Talvez tenha sido pq eu tô sem tempo pra ler e não consegui fazer uma leitura continua e fluida, demorei umas 2/3 semanas pra terminar

Mas apesar disso, esse livro é maravilhoso! O desenvolvimento do Kulti foi muito bom, me apaixonei por ele. Nem sou fã de futebol mas fiquei doida tentando imaginar ele na vida real. Achei a relação dele com a Sal muito fofa, bem desenvolvida até que então no final deu um gostinho de quero mais, já que eles só ficam juntos em 70|80% pelo o que me lembro

O que eu achei que faltou: mais hot rsrsrs foi só no final do livro poxa? E tb mostrar a reação ou algo assim do irmão da Sal revendo o Kulti depois de tantos anos.

Foi uma boa leitura e com certeza vou ler os próximos livros da autora

Jessica A 09/09/2020

Xonadinha!
A melhor escolha impossível!

Aiiiii to apaixonada nesse livro! ♥ Era tudo que eu precisava depois de ficar semanas com uma série bosta. E já estou prevendo uma pequena ressaquinha, pq não paro de pensar nessa história e nesses personagens ♥

Há muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo queria ler algo dessa autora, mas sempre deixava pra lá, sempre tinha outros livros que me chamavam mais a atenção, mas ei, que burra eu sou! Pq eu to querendo já ler TUDO dela!

Confesso que demorei um pouquinho pra engatar, só me prendi lá nos 30/40% do livro, algo que me incomodou foi o fato da autora trazer muitos devaneios da mocinha, eu sei que em 1ª pessoa isso acontece muito, mas aqui, tava demais já. Pra ter noção, as vezes precisava voltar 1 ou duas páginas pra lembrar qual foi a pergunta que o outro personagem fez, pq a mocinha pensava em uns negócios, engatava em outros assuntos na mente dela que eu me perdia. Se isso fosse na vida real, eu ia chamar a pessoa de tonta pra ficar olhando pra mim com cara de taxo maior tempão pra depois responder a minha pergunta.

Eu gostei muito dessa mocinha, em algumas partes eu me identifiquei, pq ela é tão boa para as pessoas que elas sempre faziam ela de otária. Te entendo, Sal... te entendo.

Já o mocinho, ele é um caso à parte, as vezes queria ser igual a mocinha em dar um chutes e socos nele umas 10x. Mas eu entendia o seu jeitão grosso e fofinho quando o mesmo queria.

É entendível, não quer dizer aceitável, mas eu entendi o jeito dele. De ser mais reservado, principalmente desconfiado e um tanto grosso. Ok... ok... falando assim ele é um péssimo personagem, mas não, quando ele de fato se abre, vc se apaixona perdidamente ♥

Aiii, já sei que vou sentir saudades dessa história. Não tem nada de espetacular que seja o melhor livro da vida, mas sabe aquele livro gostoso e que deixa o coração quentinho? É esse aqui! Amei passar meu feriado com ele. Já que o livro físico na minha estante!

Recomendo? Sim!
Nota: 4 ♡♡♡♡
Lido em: 05/09/2020 a 07/09/2020.

Thami 14/09/2022

Kulti
Nunca pensei que eu fosse ler um livro que se passa num ambiente de futebol e menos ainda que eu fosse gostar.
Acho que se eu tivesse visto a sinopse eu não teria lido (ou prestado atenção na capa, agora que eu vi que tem a porr* de um estádio de futebol). Aparentemente o ditado ?não julgue o livro pela capa? não se aplica muito pra mim que sou desatenta.
Sobre a história: é um enemies to friends to lovers. Gostei muito! Mas não foi meu romance preferido

Ana 06/05/2022

Mariana Zapata nunca decepciona, só livros de qualidade
Slow burn, ela é fã dele, ele vira treinador dela, ela fica puta com ele, ele decide que vão ser amigos e é isso, mas com muita emoção
Eu amo os livros da Mariana e os homens que ela escreve, absolutamente perfeito

Carol 18/02/2022

PERFEITO!!!!!
Eu sou muito apaixonada em romance slow burn. E ainda mais se for escrito pela Mariana Zapata. Kulti foi meu primeiro livro favoritado de 2022. E não tenho nem condições de dizer o quanto eu amei. A história é entre a jogadora de futebol feminino Sal Casillas e a estrela de futebol alemão, Kulti, recentemente aposentado, que se torna o novo assistente técnico do time que ela joga..

Esse é um enemies to friends to lovers e super recomendo pra quem curte Slow Burn e histórias com atletas e esportes.

Simplesmente perfeito!!!!

Juh 09/02/2022

Um enemies to lovers com slow burn
Esse é o segundo livro da autora que eu leio, eu gosto bastante da escrita e do desenvolvimento do casal, mas passei bastante raiva com o personagem masculino.

Eu gostei bastante da personagem feminina, achei ela uma mulher forte e poderosa, mas como no outro livro, o personagem masculino foi bem pouco desenvolvido.

É um enemies to lovers, mas eu fiquei tão irritada com o Kulti durante alguns momentos. Porque as vezes do nada ele ficava irritado com ela e fazia parecer que estava tudo bem ou que ela estava errada na situação.

maria 12/08/2022

VASCO
Acho que, para avaliar o livro, é necessário separá-lo em duas partes: o casal e o resto.
O casal em si é bem desenvolvido (mas se não fosse seria um esculacho, porque é maior slow burn que já li). No começo, não fazia a mínima ideia de como Mariana Zapata iria fazê-los se apaixonar de forma coerente, mas ela conseguiu. E são fofos juntos. Muito fofos. E os personagens são bons, também. Não dá para dizer que são irreais por não terem defeitos, pois ambos têm, são construções complexas. Não ocorre aqui o famoso clichê do pp parecer um ogro, mas na verdade ser um fofo incompreendido. Nah. O Kulti é bem questionável mesmo, e ele sabe disso, a Sal sabe, todo mundo que leu sabe. Mas é difícil não simpatizar com ele, apesar de querer matá-lo muitas vezes.
Agora, sobre o resto, é complicado. Senti que, embora o livro seja grande, deveria ser maior, pois a autora simplesmente tacou coisas ali e não deu um fechamento para elas. A relação da Sal com o irmão? Esquecida no churrasco. O Kulti QUEBROU o braço do irmão dela e não teve nenhum drama time sobre isso, tipo...? E a mãe da Sal, que vive falando besteira para ela? A irmã da Sal também. Ela é complicada, mas e daí? E a relação delas? Ficou por aquilo mesmo? E o problema da Sal com a Amber? E com as jogadoras que fizeram x coisa com ela (sem spoilers!)? E o que aconteceu com as Pipers? E o que ocorreu com os amigos dela? Enfim, muitas questões. Claro que um livro não precisa abarcar TUDO, mas então não introduza questões a serem resolvidas se não planeja resolvê-las.
Enfim, é um livro legal. Gostei da abordagem do futebol feminino e o amor da Sal pelo futebol, pois também amo o esporte. Mas poderia ser melhor, ao meu ver.
Poly 22/08/2022minha estante
Eu reparei isso em outros livros dela. É bem isso que vc falou, o casal e o resto. A autora inventa umas coisas e não desenvolve, as relações dos protagonistas com outros personagens sempre deixam a desejar e a narrativa de um único personagem deixa o livro meio pesado.

Leticia 16/01/2023minha estante
Concordo com vc, o livro deixa muitas "pontas soltas", como costumo dizer dos livros da Mariana Zapata. Ela também não explorou coisa alguma sobre o primeiro casamento do Kulti e nem sobre quem era aquela mulher ruiva que estava com ele numa das primeiras vezes que a Sal o coloca contra a parede. Era namorada, uma ficante ou o quê? A Sal nunca questionou sobre... O primeiro livro da Zapata que li foi o "Espere por mim" e já ali, notei essas pontas soltas, parece ser uma constante na escrita da autora.