Kulti

Kulti Mariana Zapata

Resenhas - Kulti

Carol 18/02/2022

PERFEITO!!!!!
Eu sou muito apaixonada em romance slow burn. E ainda mais se for escrito pela Mariana Zapata. Kulti foi meu primeiro livro favoritado de 2022. E não tenho nem condições de dizer o quanto eu amei. A história é entre a jogadora de futebol feminino Sal Casillas e a estrela de futebol alemão, Kulti, recentemente aposentado, que se torna o novo assistente técnico do time que ela joga..

Esse é um enemies to friends to lovers e super recomendo pra quem curte Slow Burn e histórias com atletas e esportes.

Simplesmente perfeito!!!!

Jessica A 09/09/2020

Xonadinha!
A melhor escolha impossível!

Aiiiii to apaixonada nesse livro! ♥ Era tudo que eu precisava depois de ficar semanas com uma série bosta. E já estou prevendo uma pequena ressaquinha, pq não paro de pensar nessa história e nesses personagens ♥

Há muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo queria ler algo dessa autora, mas sempre deixava pra lá, sempre tinha outros livros que me chamavam mais a atenção, mas ei, que burra eu sou! Pq eu to querendo já ler TUDO dela!

Confesso que demorei um pouquinho pra engatar, só me prendi lá nos 30/40% do livro, algo que me incomodou foi o fato da autora trazer muitos devaneios da mocinha, eu sei que em 1ª pessoa isso acontece muito, mas aqui, tava demais já. Pra ter noção, as vezes precisava voltar 1 ou duas páginas pra lembrar qual foi a pergunta que o outro personagem fez, pq a mocinha pensava em uns negócios, engatava em outros assuntos na mente dela que eu me perdia. Se isso fosse na vida real, eu ia chamar a pessoa de tonta pra ficar olhando pra mim com cara de taxo maior tempão pra depois responder a minha pergunta.

Eu gostei muito dessa mocinha, em algumas partes eu me identifiquei, pq ela é tão boa para as pessoas que elas sempre faziam ela de otária. Te entendo, Sal... te entendo.

Já o mocinho, ele é um caso à parte, as vezes queria ser igual a mocinha em dar um chutes e socos nele umas 10x. Mas eu entendia o seu jeitão grosso e fofinho quando o mesmo queria.

É entendível, não quer dizer aceitável, mas eu entendi o jeito dele. De ser mais reservado, principalmente desconfiado e um tanto grosso. Ok... ok... falando assim ele é um péssimo personagem, mas não, quando ele de fato se abre, vc se apaixona perdidamente ♥

Aiii, já sei que vou sentir saudades dessa história. Não tem nada de espetacular que seja o melhor livro da vida, mas sabe aquele livro gostoso e que deixa o coração quentinho? É esse aqui! Amei passar meu feriado com ele. Já que o livro físico na minha estante!

Recomendo? Sim!
Nota: 4 ♡♡♡♡
Lido em: 05/09/2020 a 07/09/2020.

Mariana Eleutério 17/07/2022

É bom! Longe de ser o melhor, porém legalzinho
Agora me falta apenas um livro para completar a bibliografia da Zapata: animada e assustada na mesma intensidade. Gostei bastante de Kulti - a Sal é um doce e tudo mais, porém fiquei naquele sentimento de ser bem próximo de algumas outras histórias e com os protagonistas uns dois tons menos carismáticos.

Katharyna 01/02/2021

Incrível ?
Definitivamente, este é o meu favorito da autora. Adorei a construção da relação entre os personagens. Ao contrário de alguns outros slow burns dela, esse me manteve presa à história e apegada aos personagens do começo ao fim (o Wall of Winnipeg também, mas o Lukov e o Hands Down me deram agonia em vários momentos, vixe kk).
Salomé me surpreendeu não só por sua competência, mas também por sua inteligência emocional. Já Reiner Kulti tem um espaço guardado no meu coração.
Pra não dizer que absolutamente nada me incomodou, fiquei me perguntando se a personagem da irmã dela e o drama da relação das duas era mesmo necessário pra trama, bem como a treta do Kulti com o irmão dela (achei que ficou sobrando, mas ok).

Pra quem gosta de um slow burn bem escrito, recomendo demais ;)

Nernwie 29/01/2023

sloooooow burn
A Mariana Zapata tem um talento para escrever slow burns que te prendem, é literalmente um livro de 700 páginas em que os protagonistas levam mais de 600 para se beijar haha e o melhor, você consegue continuar lendo porque a tensão entre eles é muito boa. Sabe aquele surto por eles terem tocado as mãos? kkkkkkk é isso!
Eu gostei e recomendo muito, mas conheço pessoas que não curtiram tanto porque acharam slow slow mesmo, vai de cada um. A única coisa que me incomodou mesmo foram algumas falas, mas nada que me fizesse querer abandonar.

Gabriela 02/09/2022

Kulti
Depois de muitas promessas e choros no meu privado, finalmente tomei a vergonha na cara pra ler mais um livrico da Mariana Zapata!!

Minha experiência com o livro do Lukov foi ótima, então fiquei com altas expectativas pra esse aqui!

E admito que acabei tenho opiniões um tanto quanto ambíguas sobre ele rs.

A autora tem uma escrita realmente muito envolvente. Achei o comecinho meio difícil de me ambientar, mas depois que o negócio começou a desenrolar eu não consegui mais parar de ler!

E, por isso, achei o romance em si muito bom!!!
A Mariana escreve umas protagonistas muito fodas! Amo demais o quanto a Sal é super independente e fodástica. Acho que acabei gostando tanto desse livro por causa Dela, pra ser sincera.

O Kulti....... não sei dizer rs.
Ele é um coroa. E eu não sou muito fã de romance com coroas, rs. Então foi meio complicado pra mim lidar com um protagonista que tem uma diferença de idade tão grande assim...
E, além disso, ele é um tanto quanto cuzão kkkkkkk.
Tipo, essa personalidade dele como recurso narrativo é bem legal, mas não conseguia me conectar totalmente com o personagem sabendo que ele além de um coroa, era ainda por cima mal educado na maior parte do tempo ???.
Mas, como já mencionei, a escrita da Mariana é muito envolvente e consegue me fazer comprar qualquer coisa que ela escrever. Ainda mais tendo a Sal toda apaixonada por ele, não consegui me render e acabar gostando dele também.

Achei também muito legal a história girar em torno do futebol feminino!!!!!
Feminismo, igualdade de gênero, privilégios, e muuuito mais, foram tópicos muito bem trabalhados e abordados!
Mas, em relação ao futebol como esporte em si, achei que ficou meio raso KKKKKKK. Tipo, não tinham muitas descrições, era sempre "aí eu fiz uns dribles", "aí eu treinei tal coisa"...
Assim, não é nada que atrapalhe a leitura, mas senti falta de um aprofundamento nisso...

E, uma coisa muito idiota mas que me deixou bem chateada, foi que em momento ALGUM esse livro menciona o Brasil e o futebol brasileiro.
Tipo, a gente tem a Marta que é a maior jogadora de futebol de todos os tempos e NINGUÉM menciona nada sobre ela!!!!
Brasil o país do futebol e todo mundo só fala da Europa? ?
Enfim, problemas de pobre rs.

Num geral, gostei bastante dessa história!!! Li rapidíssimo, foi muito gostoso de acompanhar a jornada dos personagens e me deu um quentinho no coração depois de finalizar!

spidermanverse 17/03/2022

mais um livro da mariana que terminei e confesso que tô apaixonada pelos livros dela. kulti no começo não tem como gostar dele, mas no decorrer do livro me apaixonei por ele. uma das coisas que mais gostei no livro foi o fato de que ele não muda a personalidade dele e nem a sal muda a dela. estou ansiosa para continuar a ler os livros dessa autora

bokuto 15/01/2023

Não é o primeiro livro q eu leio da Mariana e ela como sempre entrega tudo. Sou suspeita para falar dela e dos livros ultra slow burn q ela escreve pq eu nunca odeiei nenhum. Amo como ela desenvolve os persnagens, como ela faz todo o desenrolar do casal de um modo que não fica nada corrido. Tudo nesse livro ocorre no momento certo e isso me deixa UAU.

Esse livro é UAU, Mariana Zapata é UAU

Juh 25/12/2021

Que livro doce
Vou tentar me controlar durante essa resenha e não ficar falando a cada palavra o quanto esse livro é perfeito e eu estou com o meu coração quentinho.
O livro conta a história de Sal um jogadora de futebol feminino que é extremamente apaixonada pelo que faz, e de Kulti um dos melhores jogadores do mundo que agora aposentou e vai treinar o time de futebol feminino que Sal participa.
Sal sempre foi louca pelo Kulti, e foi por causa dele e da influência que ele teve ela decidiu a jogar futebol, ela era obcecada por ele, não só pela sua carreira mas também pela sua beleza.
Mas Kulti não era a pessoa mais fácil de lidar, e Sal vai descobrir que ele é muito além do que a pessoa que ela idealizou durante toda a sua vida.
O livro é um slow burn(acho que escrevi corretamente, aprendi esse termo tem pouco tempo), então o leitor é capaz de ver todo o desenvolvimento do casal, eles vão dar uma bitoquinha só depois dos 90% do livro, o que me irritou muuuito, sou ansiosa, mas quando a cena hot delas aconteceu, entrei em êxtase, a autora soube descrever sentimentos de uma forma surreal, eu fui capaz de sentir tudo o que eles sentiam, aquilo não foi uma junção de corpos e sim de almas.
Eu senti que algumas lacunas do livro ficaram vazias, mas nada relevante para história do casal, eu queria saber mais sobre o relacionamento de ambos com a família, os pais dele e os irmãos dela ficaram muito em segundo plano, mas em compensação o pai dela foi perfeito, eu juro, eu amei todos os momentos que ele apareceu, amei ver o como ele era fã do Kulti, a autora foi gentil a esse ponto, ele era um homem famoso o Neymar do mundo literário então era super aceitável todos os surtos.
A Sal era muito incrível, quem acompanha minhas leituras sabe o quanto eu detesto as personagens femininas, mas dessa vez eu torci demais pela felicidade da personagem principal, sal era incrível é muito bondosa e ela merecia o mundo, ela batalhou muito por tudo e não fica se vitimizando quando algo dava errado.
Agora vamos falar sobre o Kulti, que homem meus amigos, que homem, para começar ele é mais velho(13 anos) e eu sou louca com um age gap, além disso ele é uma pessoa boa de coração, rude, mas perfeito com as pessoas que ele ama, ele fez TUDO que estava no alcance dele para ver a Sal feliz, e para mim que a primeira linguagem do amor e gestos de serviço ver alguém colocar o mundo aos pés da pessoa amada e a mesma coisa que entrar em puro êxtase.
Eu leria mais 100 páginas dessa história sorrindo, apesar do começo não ter muitas falas o livro é fluido e bem gostosinho de ler.
Infelizmente o livro ainda não foi laçando no Brasil, mas quando esse evento acontecer eu quero esse bebezinho na minha estante.
Indico muuuito esse livro porque ele vale muito a pena.

Julia 06/07/2022

Desafio Leia Mais! - #29 Kulti
Mais um da rainha dos slow burns, o 5º só esse ano, talvez eu tenha gostado um tiquinho dos livros dela. Confesso que eu quase chorava ao ver a previsão de tempo de leitura dos capítulos no Kindle mas valeu a pena.
Eu juro que até uns 35% não era muito fã do Reiner (lê-se: eu queria entrar no livro e dar uns socos na cara dele) mas conforme as coisas foram se desenrolando ele tomou juízo e comecei a gostar mais dele. Já a Sal é outra história, não tem como não gostar dela desde o primeiro momento, achei muito linda a relação com o pai dela e com o futebol (meu ponto fraco, também amo futebol). Senti falta de mais detalhes da vida deles no epílogo, mas tudo bem, não dá pra ter de tudo nessa vida né.

Carol 28/10/2021

Superou minhas expectativas
Eu já conheço a autora e uma das características que eu menos gosto dela, são os pensamentos incrivelmente longos das personagens principais, mas eu aprendi a me acostumar.

O slow burn desse livro foi impecável, eu AMO slow burn e aqui foi literalmente isso.

Sei que muitas pessoas iam reclamar de ele ser parado ou demorar muito pro casal ficar junto... Mas esse livro me prendeu de um jeito q um livro de 300 pags não me prendia! Se vocês se propõe a ler slow burn então você se propõe a ler Kulti e se reclamar vão ler um fast burn e não enche

Não senti que nada faltou na história, eu amei a dinâmica os problemas e principalmente OS DIÁLOGOS! QUE TESÃO UM CASAL QUE > CONVERSA <
Sério a autora acertou demais.

E agora um pouco de surto

Não acredito q eu li 600 pags sobre dois jogadores de futebol, futebol??, ELES SAO MINJAS VIDAS, minha pitica Sal e o deus na terra Kulti, sério autora eu te odeio primeiro vc me vem com o Ivan Lukov q até hj eu não superei AGR vc me vem com o Kulti VC QUER Q EU COMETA SU1©ÍDI0? Me prometeram q eu nunca ia acabar esse livro E AGR OQ EU FAÇO 600 PÁGINAS MUITO POUCO
Gabriela 28/10/2021minha estante
PARA DE FALAR DE LIVRO BOM MINHA META JÁ TA INDO PRO RALO

Carol 29/10/2021minha estante
Essa autora tá valendo milhões!

lanamyrs 16/10/2021

e daí que demora o importante é que eu amo eles e nada nunca vai mudar isso
(e eu não mudaria nada no slow burn deles pq foi pura perfeição)

Gabi 14/09/2022

Não canso de dizer isso, mas ninguém escreve slow burn como a Mariana Zapata. Sal e Rey me fizeram suspirar pelos cantos com a amizade deles e a forma que um cuida do outro. Queria que o relacionamento da Sal com a irmã mais nova tivesse sido explorado melhor, mas fora isso, um livro perfeito.

marimolusco 24/10/2021

Kulti - Mariana Zapata
Palmas pra mim que finalmente consegui ler um romance slowburn sem abandonar na metade ou ficar com raiva do casal ?. Provavelmente esse livro será o primeiro e último ?

Leituras.Nanda 19/04/2022

Schnecke e Bolo de chocolate alemão /Mais um favorito!
Mariana Zapata nunca me decepciona. Cada livro que leio se torna meu novo favorito. Eu não tenho palavras pra descrever o quanto estou apaixonada por Kulti!

"Você é minha melhor amiga, meu amor, minha companheira e minha companheira de equipe. Você terá uma equipe comigo onde quer que estejamos, com o que quer que estejamos jogando.?

Como sempre, marca registrada da autora, temos um slow burn MUITO bem construído. A relação de Sal e Kulti é a coisa mais incrível que existe. O quanto ele precisava dessa amizade, dessa parceira para todos os momentos. Em contrapartida, ela percebeu que seu herói e sua maior inspiração era alguém de carne e osso, que tinha muito a lhe ensinar e que precisava dela tanto quanto ela também precisava. Ele é 13 anos mais velho que ela (meu Deus, eu amo age gap) e a interação entre eles é maravilhosa. A Sal consegue bater de frente com o Rey como ninguém mais.
A dinâmica deles é incrível. Eu GARGALHAVA a cada apelido que ela chamava ele (Salsichão, bolo de chocolate alemão, pão de centeio, silêncio dos inocentes, Berlim, cara de pretzel). E ele tentando ser engraçado chamando ela de taco e por fim, Schnecke (Surtei quando ele explica o porquê). Eu amei demais esses dois!
Eu amo essa mágica que a autora faz de sustentar um livro de mais de 500 páginas onde o romance físico só acontece lá para os 90% de livro. Porque a cada palavra, toque de mãos, demonstração de afeto é como uma descarga enorme de eletricidade, sempre muita química. E o mais incrível que é uma amizade que floresce antes de tudo.
Esse livro entrega TUDO. Leiam!