Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Mah Mac Dowell 08/08/2023

Muito bom. Ainda mais considerando a época que foi escrito. Não assisti ao filme, mas me pegou de surpresa a fatídica cena ser logo no início, e ter toda uma trama diferente do que eu imaginava. Apesar de ter imaginado desde o início, gostei do plot e de todo o suspense. Confesso que esperava um pouquinho mais, fui com expectativas bem altas. Mas é bom. Recomendo a leitura, em especial para quem gosta de terror.

Ananda 06/08/2023

Solidão e ganância
Norman Bates é um celibatário que administra um motel em decadência, sua vida gira em torno de sua mãe que está debilitada.

Marion Crane é uma mulher que está em fuga após roubar 40 mil dólares.
Esses dois personagens se encontram e a personalidade psicótica do Norman fica cada vez mais em evidência.

Acho dificil alguém não saber o maior plot da estória, logo porque o filme do Hitchcock permeia no imaginário de todo mundo, até mesmo no meu caso que ainda não tinha assistido o filme, mas já sabia o final. O livro é bem rápido de ler ,li em uma viagem interestadual de 4 horas,li metade na ida e a outra metade na volta.

A diferença para o filme é que no livro a loucura do Norman Bates é melhor apresentada,desde de suas leituras bizarras até o completo delírio.
Menard 06/08/2023minha estante
Nossa, descobri que minha cultura é nula agora, achei que era só filme!

Geane18 04/08/2023

?? De certa maneira, eu quase posso entender. Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser. ?

Livro ótimo. Leitura fácil e rápida.

letlotus 03/08/2023

Psicose
Um clássico de terror meus amigos! leitura fluida e tranquila, essa edição em si também é muito bonita.

Paulo 02/08/2023

Obra-prima. Delícia de clássico.
?Engraçado, [?], como acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela.?

t.h.a.y 31/07/2023

Não chega aos pés do filme e nem da série
Triste ver que o Norman aqui não da medo, não tem um ar mistério... a mãe dele falando parece aquelas velhas chatas que ficam curiando a vida alheia. Terminei o livro com uma sensação de que não li psicose e sim algo diferente, mais ruim.

Yngrid41 31/07/2023

Apesar que nunca vi o filme por completo, eu vi um pedaço da série Bates Motel, e ainda me surpreendi.

A história é bem escrita, a construção dos problemas patológicos se dá aos poucos e a gente sempre fica pensando no que está acontecendo e como vai terminar. Só achei a resolução do problema fraquinha nos momentos finais do motel, e apesar do final ser um tanto macabro, o suspense e o medo no decorrer da leitura não me pegou tanto.

inactivemood 30/07/2023

Psicose, um clássico.
Tenho de confessar que comecei pelo filme dirigido por Hitchcock, que inclusive, é muito bom. Toda a trama ocorre exatamente como deveria e foi um baita susto ser bem diferente do livro -pelo menos para mim-.

Eu amei Psicose, apesar de gostar mais da forma como o filme é dirigido, mas tem pontos muito bons. O livro é mais detalhado, possuindo informações que podem faltar no filme. Sempre bom ler primeiro e depois assistir. O que certamente não foi o meu caso.

A construção da psicose do Norman é incrível. Meu lado futura psicóloga/psiquiatra pisca nessas horas.

Eu queria entrar na mente do Norman e elaborar o quebra-cabeça que ele formou com a sua mãe e todos os danos causados. Incrível como ele incorpora ela de forma que não lembre e ainda sim alucine. Seria essa uma composição de transtorno de personalidades e esquizofrenia? Bem, somente um formado para nos informar.

Psicose recebeu um rumo perfeito, a forma do autor de levar a história e colocando a psicologia no decorrer é bom demais para mim.

Talvez Norman tenha razão, Não há quem não seja louco de vez enquando.

Gabriel1610 29/07/2023

Um clássico

O livro às vezes altera entre o Norman e o outro núcleo. A escrita é em terceira pessoa, mas mostra bem o que Norman pensa em relação a sua mãe, vida, sexo, e toda a bagagem da vida dele, mentalmente falando. É genial. Só acho que poderia ser um pouco maior. O capítulo final dá um apanhado de tudo, explicando cada coisa e não deixa a gente com dúvidas. Muito bom.

Marcos.Detanico 28/07/2023

Os clássicos nunca decepcionam
Psicose é aquele suspense tradicional em que o leitor é facilmente enganado pela engenhosidade do autor. Através de uma escrita leve e de linguagem bastante objetiva. Mesmo já sabendo do plot do livro, me surpreendi com o livro, pois o autor constrói de maneira brilhante os seus personagens e usa um elenco pequeno de forma a explorar cada um de forma aprofundada.

Diessica 26/07/2023

Psicose
Gostei da velocidade da leitura, mas infelizmente previ o plot muito cedo, então o final não foi nenhuma surpresa.... Três estrelas

Raquel Pignata 25/07/2023

Um clássico
O suspense começa quando a irmã de Mary e Sam se unem para encontrá-la, já que desapareceu sem deixar vestígios. Eles encontram o Bates Motel e a partir daí se desenrolam os principais mistérios e o grande final.

Leitura obrigatória para qualquer fã apaixonado por clássicos de suspense, Psicose, em suas 237 páginas, consegue prender o leitor à leitura do início ao fim, apresentando diálogos minuciosamente pensados, elementos e reviravoltas imprevisíveis e uma atmosfera típica de
uma ficção policial. E se você faz parte do grupo que nunca assistiu ao filme de Hitchcock, ficará surpreso com cada reviravolta e com o desfecho da trama.

WalterGoncalves 24/07/2023

Os clássicos nunca perdem a classe!
O mistério de Norman é a grande chave dessa ficção, os diversos momentos aterrorizantes são como um prémio bônus em todo horror e escrotidão. Sua linguagem literária é de longe simplista, com uma escrita estrutural desenvolvida para qualquer leitor, desde os mais preguiçosos aos mais apaixonados.
Ananias3 26/07/2023minha estante
Ótimo livro, adoro a série Bates Motel também

lilabards 23/07/2023

Psicose.
O livro é grotescamente genial.
o autor usa da ambientação e psicologia pra engatar a história de uma maneira que é incrivelmente perspicaz. além de ser um clássico do gênero que inspirou muitos autores famosos de hoje. recomendo a leitura, mas aviso logo que o negócio é pesado e um pouco assustador pra quem não tá acostumado a ler sobre.

Mr. Jonas 22/07/2023

Um homem atormentado por sua mãe controladora
Psicose é aquele suspense tradicional em que o leitor é facilmente enganado pela engenhosidade do autor. Através de uma escrita leve e de linguagem bastante objetiva, Robert Bloch nos conta a história de Norman Bates (hoje mundialmente famoso também pela série Bates Motel). Norman é um personagem aparentemente sem graça. Um homem que vive à sombra da mãe dominadora, que não consegue tomar decisões e rumos para sua vida, e que passa seus dias gerenciando um decadente motel à beira de uma estrada de pouco tráfego. Seus conflitos com a mãe vão permear a história e os diálogos dos dois estão recheados de ambiguidades que só vamos descobrir lá nas páginas finais.
Robert Bloch constrói um labirinto para o leitor percorrer. Inocentemente nos deixamos conduzir sem perceber que o caminho, por mais conhecido que se mostre, guarda surpresas de tirar o fôlego.