Mal-entendido em Moscou

Mal-entendido em Moscou Simone de Beauvoir

Resenhas - Mal-Entendido em Moscou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Campos 24/11/2022

Eu não esperava que fosse gostar tanto deste livro, confesso que tenho muitas ressalvas com a Simone. Mas este livro foi uma surpresa enorme para mim, eu amei!
O existencialismo que permeia o livro do inicio ao fim é sensacional, e a forma como os sentimentos e as relações são narradas permite ao leitor se ver ali. Além disso, a parte política do livro, que funciona apenas como pano de fundo, é muito feita e intrigante.

Karin 18/10/2020

Leitura delicada e como ela trata de maneira incrível como nossos medos distorcem nossa visão de mundo e como não dialogar veia distância desnecessárias mas relações

Aline Teodosio @leituras.da.aline 20/06/2020

Nicole e André, um entrosado casal sexagenário embarcam em uma viagem à Moscou. Lá são recepcionados por Macha, filha de André de um casamento anterior. Tudo corria bem na viagem, com Macha sempre muito agradável e presente entre eles, até que um mal-entendido entre o casal abala o relacionamento de uma vida inteira juntos.

Simone de Beauvoir e mestra em cutucar as feridas do leitor. Nessa trama simples e banal ela discorre sobre o casamento e a individualidade. O livro é narrado ora através dos pensamentos e pontos de vista de Nicole, ora dos de André. Cada qual suscitando reflexões sobre o dia a dia, os sentimentos em relação ao outro, o amor idealizado e o real, a convivência.

É impossível sair de uma leitura da autora sem enxergarmos a nossa própria vida, as nossas atitudes e as do outro, sem fazer uma autocrítica, sem relevar o que é o que não é de fato importante.

Beauvoir diz que "Poder conversar é uma grande sorte. [...]. É compreensível que, nos casais que não sabem se aproveitar das palavras, os mal-entendidos formem bolas de neve e acabem por estragar tudo entre eles". Só me resta concordar, visto que não é possível haver relacionamento saudável de natureza alguma que não tenha uma base sólida no diálogo.

mirroredmind 15/10/2023

Houve um mal-entendido.
"Mal-entendido em Moscou" é uma narrativa reflexiva que aborda temas sensíveis, como o amor, o companheirismo, a comunicação e, principalmente, a velhice.

A autora transita de forma clara e linear sobre os assuntos, trazendo seu pensamento de maneira atemporal em relação aos acontecimentos atuais. Não é à toa que Beauvoir é considerada à frente de seu tempo.

Sem dúvida, foi uma das leituras mais prazerosas que fiz este ano.

Amanda 28/03/2020

O uso dos dois pontos de vista permite ver as diferenças em pensamento e julgamento entre cada um dos personagens, principalmente no que se refere às suposições que fazem sobre o outros. Também é um bom retrato da crise interna sobre como lidar com o envelhecimento.

Jeanne22 23/01/2017

A primeira obra que li de Simone de Beauvoir e qual não foi a minha alegria e satisfação por tê-la lido. Nela, a autora traz inúmeras questões da vida, dos relacionamentos, principalmente do passar e pesar dos anos. Do amor, do casamento, das realizações, do ser mulher, das escolhas, do detrimento dos outros caminhos. Enquanto André, marido de Nicole, a protagonista, sofre com o desapontamento com a União Soviética, Nicole se questiona sobre os dois, comparando-os e comparando-se a época da juventude, pensamentos desencadeados ao se encontrar com Macha, a filha de André, que exala jovialidade. Uma novela extremamente bem escrita, que nos prende e chama atenção, que nos encontramos e nos identificamos em diversas cenas. É um daqueles livros que devem ser relidos inúmeras vezes.

Natacha.Bischoff 26/07/2023

Excelente reflexão
Texto curtinho, não sei se é considerado um conto, mas a leitura é fluida e bastante interessante. Traz alguma reflexões que podemos usar para a vida.

pulsaodemorte 29/06/2021

que escrita viciante! não tem nada mais maravilhoso que um bom romance existencialista, nunca tinha lido nenhuma obra de ficção da simone, me surpreendi demais, tô doida pros próximos..

Beatriz3345 16/01/2020

Que história oportuna!
Um casal francês, André e Nicole, viajam para Moscou para visitar a filha de André, Macha, fruto de um casamento anterior que não deu certo.
No relacionamento do casal sempre houve amor e companheirismo porém nessa viagem há desentendimentos e eles veem que o amor pode não mais existir e sentem o peso da idade (a maioria das divagações são sobre esse assunto).
É o segundo livro da Simone que leio e amei tanto quanto o outro, os livros dela tem tocado sempre em alguma ferida pessoal que acaba fazendo com que a história crie mais vida ainda.
Aliás essa história era para ser publicada no livro anterior que li, a mulher desiludida, mas acabou virando um livro independente.
Uma ótima leitura!

_Ane_ 04/12/2020

Um livro para refletir sobre nossa existência e a importância dos diálogos em um relacionamento.

Belo, sublime. Fantástico!

Marcele 29/08/2021

Questionamentos
Um casal de professores universitários francês embarca em uma viagem de férias na união soviética, pela segunda vez, para visitar Macha, que é a filha de André antes do casamento com Nicole. Desde o início do passeio nota-se a cumplicidade e devoção do casal, mas com o decorrer dos dias Nicole começa a se questionar sobre a idade, convivência, papel da mulher na sociedade e sobre a sua relação com o marido, além dos conflitos perante ao socialismo no século XX. Acostumada e acomodada com a vida em casal ao inserir uma terceira pessoa que é jovem, decida, impõe os desígnios da mulher com uma visão mais feminista, faz com que suas dúvidas sobre a relação e si mesma entrem em erupção.

Flavio Rocha 15/02/2021

Uma dose de Beauvoir
Uma narrativa curta e potente que trata de política, de filosofia, de amor, de vida...
Um casal sexagenário em visita à Rússia é levado a refletir sobre as bases do seu relacionamento duradouro a partir de um ruído de comunicação. Há diferença entre amor e hábito com o passar dos anos? O que esperar da vida quando se passa dos 60? Simone de Beauvoir trata dos impactos da idade, das reflexões sobre as experiências e dos resultados de uma vida construída a dois. Uma novela bastante instigante.

Albert 15/06/2016

Interessante e peculiar
Beauvoir escreveu um livro interessante contando detalhes corriqueiros de um casal de professores sexagenários em viagem a Moscou dividindo crises de velhice, conjugal e existencial e política.

No entanto, senti que a obra poderia alongar mais os desdobramentos da crise acima citada. Infelizmente o livro é curto e poderia dissecar mais os personagens e as consequências dos seus atos. Como tenho certa curiosidade sobre o sistema do Socialismo, esperava de Beauvoir uma melhor inserção dos personagens no contexto do modelo político e econômico que estavam presenciando. A autora leva o leitor a reflexão sobre velhice, relacionamento, política, comportamento... enfim, é um livro peculiar.

Embora a narrativa seja relativamente simples, possui grande variedade de compreensão além do próprio texto induzindo o leitor a reflexões.

Nazrat 02/11/2020

Alternância
O mais lindo deste livro é ver os PDVs alternando entre os personagens. Sensibilidade e nostalgia permeiam a obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6