Mal-entendido em Moscou

Mal-entendido em Moscou Simone de Beauvoir

Resenhas - Mal-Entendido em Moscou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Priscila 08/04/2021

Li para participar de um grupo literário que nem fui, mas...
Não teria sido uma das minhas próximas leituras, mas fiquei feliz por ter lido e quero ler mais dela. Fiquei impressionada em como ela e os sentimentos humanos e as situações quotidianas.
Recomendo!

EDITORA: Record
ONDE SE PASSA: Moscou
DATA: 01/02/2021
NOTA: 8

A novela de Simone de Beauvoir foi escrita em 1966-1967; faria parte da coletânea a mulher desiludida, mas foi publicado sozinho em 1992, na revista Roma. A historia se passa em Moscou durante o regime soviético, os personagens discutem sobre esse o período histórico. Porem, o enfoque da novela, gira em torno da crise existencial dos personagens Nicole e seu Marido André, Simone sabe como tocar no assunto, o peso da idade e as verdades sobre envelhecer, ficam muito bem desenhados nas sinceras palavras da protagonista. O medo de não ser mais enxergada ou desejada, o isolamento, a solidão, a critica as pessoas e aos lugares, tudo isso muito bem pensado e destrinchado nesta obra, Simone vai te levar a refletir sobre a velhice e a morte.

Amanda Salomone 01/12/2020

Um livro sobre sentimentos, envelhecimento, amor, relações, diálogos. Se tornou um dos meus favoritos. Uma escrita fluida, sincera, íntima e muito bonita.

Renato 17/06/2017

Datado
Linguagem, mesmo o conteúdo. Ficou datado.

Michel Pinto Costa 07/09/2017

Política, intimidade e velhice
O livro é brilhante ao narrar a decepção pelo caminho seguido pelo socialismo na União Soviética, as questões de comunicação de um casal e sobre as dúvidas e medos que chegam com a velhice.

Adriana Scarpin 05/11/2017

Você vê a alma do relacionamento Beauvoir/Sartre neste livro e entende porque durou tanto tempo.

regifreitas 28/11/2017

Escrita entre 1966-1967, esta novela faria parte da coletânea A MULHER DESILUDIDA (1968), mas foi retirada pela autora, ganhando sua primeira publicação somente em 1992, na revista “Roman 20-50”, nº 13, do mês de junho do citado ano.

Conta a história do casal Nicole e André, professores aposentados, que passam por uma crise conjugal, durante uma viagem à Moscou, onde vão visitar Macha, a filha do primeiro casamento de André. A narrativa transcorre alternadamente sob o ponto de vista do marido e da esposa, dando uma clara ideia da contradição entre os pensamentos e as ações dos personagens. Ambos sentem o peso da idade chegando, a frustração de carreiras que chegam ao fim sem grandes realizações, o esfriamento da antiga paixão. Contudo, a falta de diálogo que se instala entre eles, resultando no tal mal-entendido explicitado no título, é o ponto forte da obra - como a não verbalização dos sentimentos podem ir se acumulando até próximo de um ponto crítico na relação. Visceralmente realista!

Outro ponto tratado na novela, sendo este o que a enfraquece, é a decepção do casal, intelectuais de esquerda claramente inspirados na autora e em Sartre, com os rumos seguidos pela União Soviética. São pinceladas de crítica social sobre aquele contexto histórico (1963), através da observação desiludida do dia a dia do país comunista.

Não é uma obra excepcional, mas provoca boas reflexões.

Dreh 21/02/2018

Um livro para se guardar!
Um casal de professores aposentados que moram em Paris vão visitar a filha de André em Moscou, o marido, que ele teve no primeiro casamento. Até aí, tudo parece ser normal. Uma viagem para eles descansarem e visitar alguém que não viam há algum tempo. Só que Nicole e André não conseguem se comunicar direito, eles não dialogam para resolver os conflitos de casal. E é que chegamos ao título do livro, mal-entendido. Sim, eles vão passar por um grande mal-entendido e o final acaba vindo com uma lição valiosa que todos deveriam guardar para si.

Um livro bem curto que com certeza você conseguirá ler em um dia, em algumas poucas horas. Recomendo a leitura desse livro, mas cuidado com a linguagem, apesar de ser um pouco mais fácil do que qualquer outro livro clássico, ainda assim precisa de atenção para ser completamente entendido e não abandonado na estante.

Sanoli 18/06/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com/2018/06/mal-entendido-em-moscou.html

Suilane 21/04/2021

Mal entendido em Moscou
Uma discussão interessante sobre os desentendimentos de um casamento, os atritos na comunicação e alguns dos efeitos da ausência dela.
A autora também aborda a questão do envelhecimento de maneira muito sensível e apresenta os dois lados da história: qual a percepção de cada um sobre o tempo, além de mostrar como surgem os mal entendidos e quais os sentimentos e inseguranças rompem a partir deles.
Essa é a minha primeira leitura de Simone de Beauvoir, e asseguro que foi uma leitura tranquila e envolvente.

Bantim 03/07/2019

Profundo
De uma forma natural e com propriedade, a autora revela aspectos intrínsecos do raciocínio humano ao envelhecer. Questionamentos, certezas que se tornam incertas, relacionamento, companheirismo e, claro, mal entendidos. Torna palpável a forma como atos e palavras podem ser mal interpretados em momentos de fragilidade e incerteza do ponto de vista de dois protagonistas que, por falta de comunicação, se confrontam por acreditar na ideia criada por si do que o outro pensa.

Marina 16/02/2022

Que livro delicioso de ler! Curtinho, a leitura flui super rápido. Acompanhamos um casal em crise viajando pela União Soviética e é interessante acompanhar os dois lados, com a narração alternando entre o homem e a mulher. Faz algumas reflexões sobre envelhecimento e relacionamentos, mas sem ser muito pesado.

Bruna.Mey 04/03/2024

Reflexivo
Em uma história com muitas nuances, a autora desenvolve sobre o relacionamento de um casal de meia-idade com crises diante dos ideais frustrados da vida. A história exprime toda angústia dos personagens trazendo o ponto de vista de cada um deles sem pender para quem está certo ou errado. Sentimos a humanidade dos dois, vemos as falhas e as vulnerabilidades.
O livro mostra que quanto mais imersos estamos nas nossas inseguranças, é mais difícil conseguir escutar e receber aquilo que o outro nos aponta (seja sobre nós ou sobre ele).
Um livro bastante reflexivo e tocante. Faz-nos olhar para o envelhecimento como uma fase de mudanças significativas que transformam a experiência de vida profundamente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6