Mal-entendido em Moscou

Mal-entendido em Moscou Simone de Beauvoir




Resenhas - Mal-Entendido em Moscou


82 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Flavio Rocha 15/02/2021

Uma dose de Beauvoir
Uma narrativa curta e potente que trata de política, de filosofia, de amor, de vida...
Um casal sexagenário em visita à Rússia é levado a refletir sobre as bases do seu relacionamento duradouro a partir de um ruído de comunicação. Há diferença entre amor e hábito com o passar dos anos? O que esperar da vida quando se passa dos 60? Simone de Beauvoir trata dos impactos da idade, das reflexões sobre as experiências e dos resultados de uma vida construída a dois. Uma novela bastante instigante.
comentários(0)comente



Thais 06/02/2021

"Poder conversar é uma grande sorte. É compreensível que, nos casais que nao sabem se aproveitar das palavras, os mal-entenfifos formem bolas de neve e acabem por estragar tudo entre eles"

Uma leitura fácil e rápida, mas que aborda temas que, dentro de um relacionamento, são extremamente complexos. A insegurança, a falta de diálogo e o envelhecimento são pontos que acabam se tornando tabu na vida a dois, mas Simone de Beauvoir aborda todos eles de uma forma leve, mas que nos faz refletir.
comentários(0)comente



Beatriz 04/05/2021

ah, Simone...
A temática, reflexões, atmosfera, diálogos... Tudo que Simone escreve me faz ficar mais um pouco apaixonada pelas suas obras.
Mal-entendido em Moscou é um livro curto, mas que fiquei com dó de terminar tão rápido. Favorito da vida.
comentários(0)comente



pulsaodemorte 29/06/2021

que escrita viciante! não tem nada mais maravilhoso que um bom romance existencialista, nunca tinha lido nenhuma obra de ficção da simone, me surpreendi demais, tô doida pros próximos..
comentários(0)comente



@letravermelha 26/01/2024

Surpreende!
" A rapidez com que os anos se passaram era angustiante."

Nicole e André são dois professores aposentados que sentem um pelo o outro um amor real e palpável. Tendo saído de Paris, acabam de chegar de férias a Moscou , Eles são recebidos por Macha , a gentil filha de André , que será uma presença constante,  por vezes necessária,  e outras nem tanto. Os passeios entre um local histórico e outro, são permeados com as reflexões, tanto de Nicole quanto de André, a respeito da não aceitação do envelhecimento. É apartir desses conflitos internos que começam os mal-entendidos e desentendimentos se formarem.

Enquanto uns envelhecem com , talvez,  indiferença e consentimento,  especialmente Nicole a vê com angústia, tristeza e desprezo. Não reconhecendo o próprio corpo , não aceitando suas mudanças. Perto de mulheres jovens ela sente ainda mais o peso da idade. Soma-se a isso um vazio profundo , um mutismo entre os dois por questões importantes que não expressam, ou que expressam mal , está criado a receita perfeita para mal-entendidos. Pois para uma pessoa em crise , basta uma frase para se cortar os vínculos com alguém.

Simone de beauvoir cria através de seus personagens um ambiente melancólico de incertezas para expressar como uma mulher , e também um homem , se veem com a idade avançada, e como a não verbalização de suas inseguranças em um relacionamento pode minar a confiança e o afeto. Como um casamento sólido se torna poeiras ao vento com a má comunicação, pois sem ela nada de concreto pode ser construído. 

Demorei a engrenar na leitura, mas quando compreendi a mensagem o livro se tornou outro pra mim. É uma lição de como fazer bom uso das palavras nas relações. É lindo e tocante. Eu fiquei muito reflexiva ao término, querendo recomendar para todos os casais em crise ou que desejam ser alguém melhor para quem ama. Simone me ganhou nesse livro.  

"Poder conversar é uma grande sorte, disse ela. É compreensível que, nos casais que não sabem se aproveitar das palavras, os mal-entendidos formem bolas de neve e acabem por estragar tudo entre eles."
comentários(0)comente



Marcele 29/08/2021

Questionamentos
Um casal de professores universitários francês embarca em uma viagem de férias na união soviética, pela segunda vez, para visitar Macha, que é a filha de André antes do casamento com Nicole. Desde o início do passeio nota-se a cumplicidade e devoção do casal, mas com o decorrer dos dias Nicole começa a se questionar sobre a idade, convivência, papel da mulher na sociedade e sobre a sua relação com o marido, além dos conflitos perante ao socialismo no século XX. Acostumada e acomodada com a vida em casal ao inserir uma terceira pessoa que é jovem, decida, impõe os desígnios da mulher com uma visão mais feminista, faz com que suas dúvidas sobre a relação e si mesma entrem em erupção.
comentários(0)comente



Nazrat 02/11/2020

Alternância
O mais lindo deste livro é ver os PDVs alternando entre os personagens. Sensibilidade e nostalgia permeiam a obra.
comentários(0)comente



Beatriz3345 16/01/2020

Que história oportuna!
Um casal francês, André e Nicole, viajam para Moscou para visitar a filha de André, Macha, fruto de um casamento anterior que não deu certo.
No relacionamento do casal sempre houve amor e companheirismo porém nessa viagem há desentendimentos e eles veem que o amor pode não mais existir e sentem o peso da idade (a maioria das divagações são sobre esse assunto).
É o segundo livro da Simone que leio e amei tanto quanto o outro, os livros dela tem tocado sempre em alguma ferida pessoal que acaba fazendo com que a história crie mais vida ainda.
Aliás essa história era para ser publicada no livro anterior que li, a mulher desiludida, mas acabou virando um livro independente.
Uma ótima leitura!
comentários(0)comente



Maria14598 27/02/2020

Eu honestamente me senti na pele de uma senhora de idade. Ou seja, o livro é excelente. Gostei especialmente do estilo da narrativa (dividindo cada "parte" com a opinião e a visão de cada um, e muitas vezes narrando o mesmo acontecimento). Muito bacana
comentários(0)comente



agostiniaziul 24/02/2023

Delicadeza e ternura
É a primeira vez que leio uma ficção escrita pela autora e que surpresa boa!

É um livro leve e muito gostosinho de ler, fiquei com o coração quentinho e reflexiva.

A leitura é rápida e fluida, além de ser possível ter uma boa conexão com as personagens.
comentários(0)comente



luisa 14/06/2021

primeira vez lendo Simone
tava parado há dois anos na estante, inclusive uma vez eu havia começado a ler mas abandonei. desta vez deu certo, acho que precisava amadurecer na literatura rsrs amei muito! Simone de Beauvoir é maravilhosa mesmo ?
comentários(0)comente



Thatiana 02/05/2020

O envelhecimento...
Meu primeiro livro da autora e devo dizer que me surpreendi com a escrita, o quanto você acha até mesmo que o que se passa é com você!
Outro ponto muito interessante é o poder que a autora tem de misturar os pontos de vista sem deixar uma bagunça total.
comentários(0)comente



raíssa 21/10/2020

Leitura rapidinha sobre envelhecer
comentários(0)comente



Mari 06/09/2020

Bom e rápido de ler
Há um tempo tenho vontade de ler os livros da Simone de Beauvoir, mas ao mesmo tempo tenho muito medo de não conseguir ou de achar a leitura maçante. Então, resolvi começar por algo mais acessível.

"Mal-entendido em Moscou" é sobre um casal de idade (Nicole e André) que vai passar um tempo na então União Soviética. Aparentemente, o casamento é perfeito, mas a presença da filha do outro casamento de André, Macha, acaba expondo velhas mágoas do casal e um mal-entendido quase destrói o casamento. O tema da velhice é muito presente e vemos como cada um lida com isso. A forma como Beauvoir transita entre os pensamentos e sentimentos de Nicole e André é incrível, ambos possuem suas mágoas em relação ao outro e elas são abordadas de maneira igualitária, nenhum dos dois está todo certo e nenhum está todo errado, os personagens são reais.

"Para Nicole, ele era um macho, jovem e atraente; para ele, ela era tão assexuada quanto uma velha de oitenta anos. Nunca mais se recuperou daquele olhar; havia parado de coincidir com seu corpo: era um despojo estrangeiro, uma fantasia desoladora. Talvez essa metamorfose tenha levado mais tempo que isso, mas sua memória a condensava nesta imagem: dois olhos doces que se desviavam dela com indiferença. Na cama, dali em diante, ela ficara fria: é preciso se amar um pouco para sentir prazer nos braços de outra pessoa."

"Como todos eram jovens! Ele fora. Lembrava-se do gosto ardente e terno que tinha, então, a vida: esta noite era deles, que sorriam para o futuro. Sem futuro o que era o presente, mesmo no perfume de lilases e no frescor da alvorada da meia-noite? Por um instante, ele pensou: é um sonho, vou acordar, pego de volta meu corpo, tenho vinte anos. Não. Um adulto, homem de idade, quase um idoso. Ele os olhava com um espanto invejoso: por que não sou mais um deles? Como isso pôde acontecer comigo?"
comentários(0)comente



Milena 06/07/2020

Mal - entendidos que a vida nos fornece
Esse livro nos mostra em primeiro lugar o quão importante a comunicação é, e que o amor ao longo dos anos vai mudando, não sei se isso é bom ou ruim. Além de ressaltar como a idade chega muito rápido e que ela pode ter muitas coisas boas como a sabedoria adquirida com a vida, e também as coisa ruins, pois conforme a idade chega as pessoas tem a percepção de que não são mais úteis. E mostra também como as mulheres sempre tiveram que abrir mão de alguma coisa nas suas vidas, pois muitos achavam e acham que elas não podem ter tudo o que querem, como uma carreira profissional, um casamento, filhos, isso mais uma das provas que ainda vivemos em uma sociedade machista e patriarcal.
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR