Mal-entendido em Moscou

Resenhas - Mal-Entendido em Moscou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Flavio Rocha 15/02/2021

Uma dose de Beauvoir
Uma narrativa curta e potente que trata de política, de filosofia, de amor, de vida...
Um casal sexagenário em visita à Rússia é levado a refletir sobre as bases do seu relacionamento duradouro a partir de um ruído de comunicação. Há diferença entre amor e hábito com o passar dos anos? O que esperar da vida quando se passa dos 60? Simone de Beauvoir trata dos impactos da idade, das reflexões sobre as experiências e dos resultados de uma vida construída a dois. Uma novela bastante instigante.

Thais 06/02/2021

"Poder conversar é uma grande sorte. É compreensível que, nos casais que nao sabem se aproveitar das palavras, os mal-entenfifos formem bolas de neve e acabem por estragar tudo entre eles"

Uma leitura fácil e rápida, mas que aborda temas que, dentro de um relacionamento, são extremamente complexos. A insegurança, a falta de diálogo e o envelhecimento são pontos que acabam se tornando tabu na vida a dois, mas Simone de Beauvoir aborda todos eles de uma forma leve, mas que nos faz refletir.

Beatriz 04/05/2021

ah, Simone...
A temática, reflexões, atmosfera, diálogos... Tudo que Simone escreve me faz ficar mais um pouco apaixonada pelas suas obras.
Mal-entendido em Moscou é um livro curto, mas que fiquei com dó de terminar tão rápido. Favorito da vida.

pulsaodemorte 29/06/2021

que escrita viciante! não tem nada mais maravilhoso que um bom romance existencialista, nunca tinha lido nenhuma obra de ficção da simone, me surpreendi demais, tô doida pros próximos..

@letravermelha 26/01/2024

Surpreende!
" A rapidez com que os anos se passaram era angustiante."

Nicole e André são dois professores aposentados que sentem um pelo o outro um amor real e palpável. Tendo saído de Paris, acabam de chegar de férias a Moscou , Eles são recebidos por Macha , a gentil filha de André , que será uma presença constante,  por vezes necessária,  e outras nem tanto. Os passeios entre um local histórico e outro, são permeados com as reflexões, tanto de Nicole quanto de André, a respeito da não aceitação do envelhecimento. É apartir desses conflitos internos que começam os mal-entendidos e desentendimentos se formarem.

Enquanto uns envelhecem com , talvez,  indiferença e consentimento,  especialmente Nicole a vê com angústia, tristeza e desprezo. Não reconhecendo o próprio corpo , não aceitando suas mudanças. Perto de mulheres jovens ela sente ainda mais o peso da idade. Soma-se a isso um vazio profundo , um mutismo entre os dois por questões importantes que não expressam, ou que expressam mal , está criado a receita perfeita para mal-entendidos. Pois para uma pessoa em crise , basta uma frase para se cortar os vínculos com alguém.

Simone de beauvoir cria através de seus personagens um ambiente melancólico de incertezas para expressar como uma mulher , e também um homem , se veem com a idade avançada, e como a não verbalização de suas inseguranças em um relacionamento pode minar a confiança e o afeto. Como um casamento sólido se torna poeiras ao vento com a má comunicação, pois sem ela nada de concreto pode ser construído.

Demorei a engrenar na leitura, mas quando compreendi a mensagem o livro se tornou outro pra mim. É uma lição de como fazer bom uso das palavras nas relações. É lindo e tocante. Eu fiquei muito reflexiva ao término, querendo recomendar para todos os casais em crise ou que desejam ser alguém melhor para quem ama. Simone me ganhou nesse livro.

"Poder conversar é uma grande sorte, disse ela. É compreensível que, nos casais que não sabem se aproveitar das palavras, os mal-entendidos formem bolas de neve e acabem por estragar tudo entre eles."

Marcele 29/08/2021

Questionamentos
Um casal de professores universitários francês embarca em uma viagem de férias na união soviética, pela segunda vez, para visitar Macha, que é a filha de André antes do casamento com Nicole. Desde o início do passeio nota-se a cumplicidade e devoção do casal, mas com o decorrer dos dias Nicole começa a se questionar sobre a idade, convivência, papel da mulher na sociedade e sobre a sua relação com o marido, além dos conflitos perante ao socialismo no século XX. Acostumada e acomodada com a vida em casal ao inserir uma terceira pessoa que é jovem, decida, impõe os desígnios da mulher com uma visão mais feminista, faz com que suas dúvidas sobre a relação e si mesma entrem em erupção.

Nazrat 02/11/2020

Alternância
O mais lindo deste livro é ver os PDVs alternando entre os personagens. Sensibilidade e nostalgia permeiam a obra.

Beatriz3345 16/01/2020

Que história oportuna!
Um casal francês, André e Nicole, viajam para Moscou para visitar a filha de André, Macha, fruto de um casamento anterior que não deu certo.
No relacionamento do casal sempre houve amor e companheirismo porém nessa viagem há desentendimentos e eles veem que o amor pode não mais existir e sentem o peso da idade (a maioria das divagações são sobre esse assunto).
É o segundo livro da Simone que leio e amei tanto quanto o outro, os livros dela tem tocado sempre em alguma ferida pessoal que acaba fazendo com que a história crie mais vida ainda.
Aliás essa história era para ser publicada no livro anterior que li, a mulher desiludida, mas acabou virando um livro independente.
Uma ótima leitura!

Maria14598 27/02/2020

Eu honestamente me senti na pele de uma senhora de idade. Ou seja, o livro é excelente. Gostei especialmente do estilo da narrativa (dividindo cada "parte" com a opinião e a visão de cada um, e muitas vezes narrando o mesmo acontecimento). Muito bacana

agostiniaziul 24/02/2023

Delicadeza e ternura
É a primeira vez que leio uma ficção escrita pela autora e que surpresa boa!

É um livro leve e muito gostosinho de ler, fiquei com o coração quentinho e reflexiva.

A leitura é rápida e fluida, além de ser possível ter uma boa conexão com as personagens.

luisa 14/06/2021

primeira vez lendo Simone
tava parado há dois anos na estante, inclusive uma vez eu havia começado a ler mas abandonei. desta vez deu certo, acho que precisava amadurecer na literatura rsrs amei muito! Simone de Beauvoir é maravilhosa mesmo ?

Thatiana 02/05/2020

O envelhecimento...
Meu primeiro livro da autora e devo dizer que me surpreendi com a escrita, o quanto você acha até mesmo que o que se passa é com você!
Outro ponto muito interessante é o poder que a autora tem de misturar os pontos de vista sem deixar uma bagunça total.

raíssa 21/10/2020

Leitura rapidinha sobre envelhecer

Mari 06/09/2020

Bom e rápido de ler
Há um tempo tenho vontade de ler os livros da Simone de Beauvoir, mas ao mesmo tempo tenho muito medo de não conseguir ou de achar a leitura maçante. Então, resolvi começar por algo mais acessível.

"Mal-entendido em Moscou" é sobre um casal de idade (Nicole e André) que vai passar um tempo na então União Soviética. Aparentemente, o casamento é perfeito, mas a presença da filha do outro casamento de André, Macha, acaba expondo velhas mágoas do casal e um mal-entendido quase destrói o casamento. O tema da velhice é muito presente e vemos como cada um lida com isso. A forma como Beauvoir transita entre os pensamentos e sentimentos de Nicole e André é incrível, ambos possuem suas mágoas em relação ao outro e elas são abordadas de maneira igualitária, nenhum dos dois está todo certo e nenhum está todo errado, os personagens são reais.

"Para Nicole, ele era um macho, jovem e atraente; para ele, ela era tão assexuada quanto uma velha de oitenta anos. Nunca mais se recuperou daquele olhar; havia parado de coincidir com seu corpo: era um despojo estrangeiro, uma fantasia desoladora. Talvez essa metamorfose tenha levado mais tempo que isso, mas sua memória a condensava nesta imagem: dois olhos doces que se desviavam dela com indiferença. Na cama, dali em diante, ela ficara fria: é preciso se amar um pouco para sentir prazer nos braços de outra pessoa."

"Como todos eram jovens! Ele fora. Lembrava-se do gosto ardente e terno que tinha, então, a vida: esta noite era deles, que sorriam para o futuro. Sem futuro o que era o presente, mesmo no perfume de lilases e no frescor da alvorada da meia-noite? Por um instante, ele pensou: é um sonho, vou acordar, pego de volta meu corpo, tenho vinte anos. Não. Um adulto, homem de idade, quase um idoso. Ele os olhava com um espanto invejoso: por que não sou mais um deles? Como isso pôde acontecer comigo?"

Milena 06/07/2020

Mal - entendidos que a vida nos fornece
Esse livro nos mostra em primeiro lugar o quão importante a comunicação é, e que o amor ao longo dos anos vai mudando, não sei se isso é bom ou ruim. Além de ressaltar como a idade chega muito rápido e que ela pode ter muitas coisas boas como a sabedoria adquirida com a vida, e também as coisa ruins, pois conforme a idade chega as pessoas tem a percepção de que não são mais úteis. E mostra também como as mulheres sempre tiveram que abrir mão de alguma coisa nas suas vidas, pois muitos achavam e acham que elas não podem ter tudo o que querem, como uma carreira profissional, um casamento, filhos, isso mais uma das provas que ainda vivemos em uma sociedade machista e patriarcal.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6