Mal-entendido em Moscou

Mal-entendido em Moscou Simone de Beauvoir

Resenhas - Mal-Entendido em Moscou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marília 05/08/2021

comecei a ler esse livro de forma muito despretensiosa, sem nunca ter lido beauvoir antes e sem muitas expectativas pro que ia encontrar. me surpreendi positivamente com uma narrativa rápida e gostosa de ler, que me tirou da caixinha e me fez refletir sobre temáticas que nunca passaram pela minha cabeça antes. com um fluxo narrativo muito interessante, a história joga de um lado para o outro os pensamentos de um casal, andré e nicole, numa viagem a moscou, e narra a crise dos dois em torno de um mal entendido, da falta de comunicação. mas o ponto que mais me tocou, principalmente na perspectiva de nicole, foram as reflexões focadas nas angústias e medos de ambos diante da ideia de envelhecer. amei a leitura, fico feliz por ter me tirado da zona de conforto e agora quero ler mais da autora!

Carolina Corrêa 02/07/2021

Inicialmente direcionado a ?A Mulher Desiludida?, ?Mal-entendido em Moscou? acabou por virar uma obra independente.
Trata-se da viagem de um casal a Moscou, onde experienciam a decepção com o Comunismo, além de uma briga que os leva a refletir sobre questões sensíveis do casamento.
Inevitável, a todo momento, questionar-se sobre a possibilidade de traços autobiográficos da relação entre Beauvoir e Sartre.

Laurex 29/05/2023

Muito bom!
Gostei bastante da novela, das trocas de perspectivas, do tema acerca dos Problemas de comunicação em relações e também das questões internas no processo de envelhecimento. Achei uma leitura curta e ótima.

Thali 10/09/2023

É o primeiro livro que leio da autora. Uma história curtinha e fácil de ler. Gostei bastante. Gostei da forma que forma retratados os personagens, ir acompanhando os pensamentos dos dois, o crescimento desse mal entendido, que acomete tantos casais.

"Poder conversar é uma grande sorte, disse ela. É compreensível que, nos casais que não sabem se aproveitar das palavras, os mal-entendidos formem bolhas de neve e acabem por estragar tudo entre eles."

Val Assis 03/05/2021

Livro incrível
Achei a escrita tão real, tão delicada, tão profunda.
Consegui sentir o que as personagens sentiam, descreviam.
Delicadeza é o que representa esse pequeno e tão grande livro.

leticia 12/04/2020

velhos rancores e a importância da comunicação, isso em uma linguagem meio datada.

Mii 25/04/2020

Ótimo livro, porém esperava um pouco mais da autora
"... no horizonte, a decrepitude. Tinha esperado que ao menos o amor jamais declinasse; e até lhe parecia que Nicole ao envelhecer lhe pertenceria ainda mais. E eis que, entre os dois, algo se desfazia."

"Um casal que continua porque começou: seria esse o futuro que os aguardava? De amizade, de afeição, mas sem uma verdadeira razão para viver juntos: seria assim?"

"Poder conversar é uma grande sorte, disse ela. É compreensível que, nos casais que não sabem se aproveitar das palavras, os mal- entendidos formem bolas de neve e acabem por estragar tudo entre eles."

Priscila 08/04/2021

Li para participar de um grupo literário que nem fui, mas...
Não teria sido uma das minhas próximas leituras, mas fiquei feliz por ter lido e quero ler mais dela. Fiquei impressionada em como ela e os sentimentos humanos e as situações quotidianas.
Recomendo!
Curto, mas vale a pena.

Thami 05/04/2021

Rápido e certeiro
Esse romance curtinho é mais um incrível recorte sensível da autora sobre as pessoas e suas relações mais íntimas, com seus parceiros mas principalmente consigo mesmo. Pra quem gostou de A mulher desiludida, esse texto era pra fazer parte do livro, mas ficou de fora. Amei!

Milena 06/07/2020

Mal - entendidos que a vida nos fornece
Esse livro nos mostra em primeiro lugar o quão importante a comunicação é, e que o amor ao longo dos anos vai mudando, não sei se isso é bom ou ruim. Além de ressaltar como a idade chega muito rápido e que ela pode ter muitas coisas boas como a sabedoria adquirida com a vida, e também as coisa ruins, pois conforme a idade chega as pessoas tem a percepção de que não são mais úteis. E mostra também como as mulheres sempre tiveram que abrir mão de alguma coisa nas suas vidas, pois muitos achavam e acham que elas não podem ter tudo o que querem, como uma carreira profissional, um casamento, filhos, isso mais uma das provas que ainda vivemos em uma sociedade machista e patriarcal.

Mari 06/09/2020

Bom e rápido de ler
Há um tempo tenho vontade de ler os livros da Simone de Beauvoir, mas ao mesmo tempo tenho muito medo de não conseguir ou de achar a leitura maçante. Então, resolvi começar por algo mais acessível.

"Mal-entendido em Moscou" é sobre um casal de idade (Nicole e André) que vai passar um tempo na então União Soviética. Aparentemente, o casamento é perfeito, mas a presença da filha do outro casamento de André, Macha, acaba expondo velhas mágoas do casal e um mal-entendido quase destrói o casamento. O tema da velhice é muito presente e vemos como cada um lida com isso. A forma como Beauvoir transita entre os pensamentos e sentimentos de Nicole e André é incrível, ambos possuem suas mágoas em relação ao outro e elas são abordadas de maneira igualitária, nenhum dos dois está todo certo e nenhum está todo errado, os personagens são reais.

"Para Nicole, ele era um macho, jovem e atraente; para ele, ela era tão assexuada quanto uma velha de oitenta anos. Nunca mais se recuperou daquele olhar; havia parado de coincidir com seu corpo: era um despojo estrangeiro, uma fantasia desoladora. Talvez essa metamorfose tenha levado mais tempo que isso, mas sua memória a condensava nesta imagem: dois olhos doces que se desviavam dela com indiferença. Na cama, dali em diante, ela ficara fria: é preciso se amar um pouco para sentir prazer nos braços de outra pessoa."

"Como todos eram jovens! Ele fora. Lembrava-se do gosto ardente e terno que tinha, então, a vida: esta noite era deles, que sorriam para o futuro. Sem futuro o que era o presente, mesmo no perfume de lilases e no frescor da alvorada da meia-noite? Por um instante, ele pensou: é um sonho, vou acordar, pego de volta meu corpo, tenho vinte anos. Não. Um adulto, homem de idade, quase um idoso. Ele os olhava com um espanto invejoso: por que não sou mais um deles? Como isso pôde acontecer comigo?"

raíssa 21/10/2020

Leitura rapidinha sobre envelhecer

fev 13/01/2021

Um livro tão curto, mas com discussões pertinentes e com um final tão singelo, tão verdadeiro e tão bonito.

Simone de Beauvoir perpassa por pensamentos como feminismo, relação entre duas pessoas, velhice e o amor. O medo de envelhecer, a não exaltação do amor romântico, mas o poder da relação e como sempre a necessidade e importância do diálogo para não criar mal-entendidos.

É um livro pequeno e poderoso ao mesmo tempo. Fica aqui uma super recomendação.

Maria 09/01/2023

É preciso viver como se tem vontade
QUE LIVRO LINDOOOOO, eu comecei a ler esperando alguma coisa bem fútil e sai com uma das minhas maiores descobertas literárias. O tema "Envelhecer" normalmente trás um sentimento muito ruim para as pessoas, e nesse livro nós vemos um casal que envelheceram um ao lado do outro. O mais interessante desse livro é que em 80 paginas Simone conseguiu de uma forma EXPLENDIDA trazer o ponto de vista dos dois sem interferir na fluidez. A experiência de poder ver o ponto de vista dos dois sobre envelhecer, a morte, decepções, opiniões... Foi simplesmente uma leitura magica que me prendeu de uma forma absurda. Se você assim como eu fica mais sensível com temas como envelhecer e a morte esse livro nasceu para você enxergar a vida de uma outra forma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6