Mal-entendido em Moscou

Resenhas - Mal-Entendido em Moscou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Myhara 02/08/2022

A vida como ela é
Me deparei com esse livro muito ao acaso e não sabia da existência dele até pouco tempo. Li a sinopse, vi que era curtinho e achei que seria uma boa porta de entrada pros livros da Simone. Eu tava certa! Por ser curto e até leve, esse livro foi fácil de ler, mas em muito momentos marquei a página e fechei pra refletir. É muito gostoso acompanhar as reflexões dos personagens e refletir junto com eles, já que boa parte dessa história acontece nos pensamentos deles.

Aqui Simone de Beauvoir intercala os pontos de vista e brinca bastante com essa narrativa que ora se passa na mente de Nicole, ora na mente de André, entrelaçando as vivências, questionamentos e anseios dos dois, num fluxo de consciência que poderia ser o nosso. Muito gostoso ler um livro sobre idade, tempo e envelhecimento tão fluído, livre do "espanto" que a idade parece ter, nesse formato de recorte da vida dos protagonistas.

lara 22/05/2022

mal entendido em moscou
é bem fininho, dá pra ler em um dia
apesar de curto, o livro evidencia o pensamento de amhos os personagens principais, o que dá uma certa agonia porque eles tiram conclusões precipitadas e não conversam entre si. por isso o título cita o mal entendido
o livro é muito bom, recomendo

Amanda Salomone 01/12/2020

Um livro sobre sentimentos, envelhecimento, amor, relações, diálogos. Se tornou um dos meus favoritos. Uma escrita fluida, sincera, íntima e muito bonita.

Marina 16/02/2022

Que livro delicioso de ler! Curtinho, a leitura flui super rápido. Acompanhamos um casal em crise viajando pela União Soviética e é interessante acompanhar os dois lados, com a narração alternando entre o homem e a mulher. Faz algumas reflexões sobre envelhecimento e relacionamentos, mas sem ser muito pesado.

Toni Nando 05/02/2021

EDITORA: Record
ONDE SE PASSA: Moscou
DATA: 01/02/2021
NOTA: 8

A novela de Simone de Beauvoir foi escrita em 1966-1967; faria parte da coletânea a mulher desiludida, mas foi publicado sozinho em 1992, na revista Roma. A historia se passa em Moscou durante o regime soviético, os personagens discutem sobre esse o período histórico. Porem, o enfoque da novela, gira em torno da crise existencial dos personagens Nicole e seu Marido André, Simone sabe como tocar no assunto, o peso da idade e as verdades sobre envelhecer, ficam muito bem desenhados nas sinceras palavras da protagonista. O medo de não ser mais enxergada ou desejada, o isolamento, a solidão, a critica as pessoas e aos lugares, tudo isso muito bem pensado e destrinchado nesta obra, Simone vai te levar a refletir sobre a velhice e a morte.

Suilane 21/04/2021

Mal entendido em Moscou
Uma discussão interessante sobre os desentendimentos de um casamento, os atritos na comunicação e alguns dos efeitos da ausência dela.
A autora também aborda a questão do envelhecimento de maneira muito sensível e apresenta os dois lados da história: qual a percepção de cada um sobre o tempo, além de mostrar como surgem os mal entendidos e quais os sentimentos e inseguranças rompem a partir deles.
Essa é a minha primeira leitura de Simone de Beauvoir, e asseguro que foi uma leitura tranquila e envolvente.

FabAola 01/07/2021

Belíssimo
Simplesmente apaixonada por esse livro. A autora tem uma escrita bastante poética. Já se tornou um dos meus favoritos.

"... No oceano do tempo ela era uma rocha imóvel atingida por ondas sempre novas, sem erodir. E agora a correnteza a levava e a levará até que encalhe na morte. Tragicamente sua vida fugia. E, no entanto, era um gotejar de hora a hora, minuto a minuto. Era preciso sempre esperar que o açúcar se liquefizesse, que a lembrança se apaziguasse, que a ferida cicatrizasse, que o tédio se dissipasse. Estranho corte entre estes dois ritmos. Meus dias escapam de mim a galope, e em cada um deles eu me perco."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6