Vestido de Noiva

Vestido de Noiva Nelson Rodrigues

Resenhas - Vestido de Noiva

Lilian 28/08/2023

Teatro
A peça é inovadora para a época, mas bastante datada. Vale a importância histórica que tem para o teatro brasileiro

Natalia.Tamaio 21/08/2023

E segue genial...
?Um morto é bom, porque a gente deixa num lugar e quando volta ele está na mesma posição.? (Alaíde)
Apesar da frase acima parecer cômica, Vestido de Noiva é uma peça teatral de Nelson Rodrigues que é tragi-funebre. A obra foi um marco na história da dramaturgia brasileira, principalmente por ter sido escrita de maneira tão crua em uma sociedade ainda conservadora ? 1943, e ler esse enredo em livro foi uma volta aos meus tempos de colegial, onde me apaixonei pelas histórias rodrigueanas que queriam mostrar ?A Vida como Ela é?.
Vestido de Noiva começa com um atropelamento e então nos apresenta Alaíde, uma mulher casada que é quem acabou de sofrer o acidente, porém seu enredo no palco é encenado em três planos: o plano da Alucinação, o plano da Memória e o plano da Realidade ? e sim, eu sigo achando isso GENIAL. No plano da Realidade Alaíde passa por uma cirurgia e está entre a vida e a morte. Acompanhamos então a protagonista tentando entender quem a atropelou, alucinando sobre se ela também matou alguém, e criando neste mesmo plano da Alucinação um encontro com Madame Clessi, uma prostituta antiga que foi assassinada e cuja história virou objeto de admiração de Alaíde, que acabou lendo seu diário ao descobrir que sua família estava morando na casa que era de Clessi. No plano da Memória, vemos Alaíde recordando momentos com a Mulher de Véu e com Pedro, seu marido, conflito que dá dicas de que fatos culminaram no atropelamento de Alaíde.
Como é impossível contar muito da história sem dar spoiler, o enredo fica parecendo simples, mas repito: ele é GENIAL. É incrível perceber como o plano da Alucinação dá, na verdade, pistas de como Alaíde se sentia em vida, coisas que talvez ela gostaria que estivessem no plano da Memória, e a ponte que Nelson faz entre duas mulheres que buscavam ser livres ? Alaíde e Madame Clessi ? e o quanto o amor na verdade foi o motivo da morte de ambas.
Eu amo essa história e a genialidade do Nelson atravessa décadas e séculos. O autor começou a trabalhar aos 13 anos de idade como repórter em um jornal do pai retratando os acontecidos na seção policial, e daí pode ter vindo a inspiração de uma tragédia como Vestido de Noiva.

deivison 06/08/2023

Incrível ????
Esqueci de comentar minha experiência com essa obra prima do teatro e do modernismo brasileiro, gente do céu que coisa incrível!
São tantas as camadas sobre a mente humana em cada ato, adorei o fato de que as coisas da história vão se encaixando no decorrer do livro (de acordo com os diferentes planos da mente de Alaíde).
Eu sempre gosto de comentar a vibe dos livros e a desse aqui é maravilhosa, Nelson Rodrigues não nos poupa de detalhes, até sobre as roupas da década em que o livro foi escrito (amei isso demais pois sou um fã de moda vintage).
Uma leitura maravilhosa, terei que apresentar sobre esse livro para a aula de literatura e vou amar muito falar sobre!

nicolasfelipe 31/07/2023

"Um marido que dá garantias de vida está liquidado."
O livro assumiu um caráter revolucionário, impulsionando a estética e a estrutura da dramaturgia brasileira à época, exercendo uma influência profundamente positiva nas artes nacionais, tanto no teatro quanto na literatura. É amplamente reconhecido como o marco inicial do modernismo no teatro brasileiro, uma vez que apresenta três planos distintos interligados: memória, alucinação e realidade. Essa abordagem cria uma envolvente trama explorando os recônditos da mente perturbada da protagonista.

Nana 20/07/2023

Uma ótima peça! Não vejo a hora de assistir uma adaptação. Nelson é um ótimo dramaturgo. Viva as aulas de artes!

Cibele 25/06/2023

Ótimo
Um livro muito bom, detalha um drama familiar, pelos planos da memória, alucinação e realidade. Nelson Rodrigues sempre muito bom.

Carolina Del Puppo 14/05/2023

Entendo a importância.
Meu primeiro contato com o dramaturgo Nelson Rodrigues, mas fiquei bem impaciente, por não conseguir entender bem a história em si, compreendi no fim, porém minha presa não me permitiu me alegrar com a leitura.

Camilla 25/04/2023

O livro se passa em três planos e è confuso, não è uma peça chata porém se você for fazer algum trabalho em cima da leitura não recomendo. Apesar de ser curto è difícil.

agatha 19/03/2023

Que viagem
Muito bom a forma q ele descreve os momentos pq fica claro onde se passa cada situação. essa adelaide é maluca pelo amor de deus

13marcioricardo 13/03/2023

Deve ser melhor no teatro.
Peça de teatro famosa de Nelson Rodrigues e que marcou uma nova era na dramaturgia brasileira. Um pouco confusa e misteriosa, com vários planos. Exige atenção. Certamente é melhor no teatro do que em livro. Vou ver o filme quando tiver um tempinho. O bom dos clássicos é que se encontram muitos no Youtube. Ao final, esta edição ainda traz uma história do teatro.

Luiza.Borges 04/03/2023

Uma peça desafiadora, li pois irei interpretar a Alaide, mas é muito bom ver a literatura do Nelson, é uma história extremamente psicológica e diferente de ser vista e interpretada por se passar em três planos diferente, o da alucinação, o da realidade, e da memória.
Peça muito bem construída recomendo muito a leitura

Victor Nascimento 08/01/2023

A vida continua independente das tragédias particulares.
Uma história realmente sem precedentes e revolucionária para a história do teatro brasileiro.
Ler ?Vestido de noiva? foi um misto de sentimentos avassaladores.
Aqui não temos uma simples história, mas a revolução do teatro brasileiro.
Peça dívida em 3 atos e contada através de 3 planos:
Alucinação / Memória / Realidade.
Aqui adentramos na vida de Alíde, uma mulher que teve muitos dos seus sentimentos compactuados com o diário de Clessi, na qual encontra em um sótão. Toda a história roda através das lembranças de Alaíde que na maioria dos momentos não se lembra claramente dos fatos que ocorram em um importante dia de sua vida, porém Clessi a faz lembrar detalhadamente de todos esses Flashes.
Realmente Nelson Rodrigues é um autor que deve ser sempre lembrado por suas magníficas histórias.

bibioslivrosecia 31/12/2022

Freud ia gostar dessa peça, certeza
De fato, uma peça bastante psicológica. A alternância entre os três planos (realidade, memória e alucinação) é uma das coisas que deixam a história muito mais rica e cativante, e foi o que fez com que eu achasse essa obra simplesmente genial. Quanto aos protagonistas, devo ser sincera, nenhum me agradou, todos são muito "reais" de uma maneira incômoda, tendo pouca ou nenhuma bondade, pensamentos/planos perturbadores e inexistente filtro moral.
Indo para aspectos mais específicos do teatro: particularmente gostei das rubricas apresentadas, pois elas contribuíram para o clima de investigação que sentimos ao longo da peça; graças a elas, percorremos o caminho de descoberta junto à Alaíde conforme ela vai desvendando suas memórias. O cenário e os figurinos assinalados foram escolhas interessantes, comento aqui, principalmente por serem intrinsecamente ligados ao subconsciente dos personagens em questão.
Em conclusão, apesar de seus personagens que me desagradaram, a peça é muito boa, tanto em estrutura quanto em conteúdo, consigo entender porque foi tão aclamada. Se você, leitor, gosta de algo com teor mais psicológico, essa obra é ideal para você.

Noany0 05/12/2022

Peça
Apesar de não ser meu gênero favorito para leitura, meu amigo me recomendou pois ele afirmava que haviam diversos planos no livro e diversas passagens do psicológico, subconsciente e a realidade, acabou que eu gostei muito, apesar de em alguns momentos se tornar um tanto quanto confuso, recomendo!

Jessi 01/12/2022

Um final meio assustador e trágico
O livro é na realidade uma peça feita em 1943, o livro é muito bom principalmente se vc já assistiu o filme da uma Clareada na peça, já que não sou acostumada com peças de teatro