Vestido de Noiva

Vestido de Noiva Nelson Rodrigues

Resenhas - Vestido de Noiva

melz0ca 21/10/2022

Razoável
Outro livro que eu li por causa do vestibular e, pra variar, eu não gostei. A história em si é legal, mas eu não curto muito texto teatral, então isso influenciou.

Se você gosta de texto teatral, acredito que o livro irá te agradar.

Vinicius 13/10/2022

A peça “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, é um marco na história da dramaturgia nacional. A primeira montagem, em dezembro de 1943, deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro.

A segunda peça escrita por Nelson Rodrigues mostra ações simultâneas em três planos – da realidade, da alucinação e da memória e deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro.

No começo da leitura tudo pode parecer confuso pela apresentação de planos diferentes, mas logo entendemos os motivos do autor e percebemos o quão brilhante ele era. As tensões presentes nos diálogos beira ao terror psicológico.

A perspectiva não linear só dá uma atmosfera melhor para toda a narrativa, que mistura ódio, amor, desespero e degradação de uma sociedade regada a falso moralismo.

Não tem como não se apaixonar pela escrita crua do Nelson Rodrigues e não querer ler todas as suas obras que escancaram a realidade do ser humano.

Nathy Lestriz 07/10/2022

Com certeza essa foi uma das melhores peças que li esse ano. Com uma forte crítica aos costumes sociais, vamos descobrindo o que acontece com Alaíde, uma personagem que ao decorrer junta informações de três planos para saber qual é a suspeita e a vítima de um acidente.

Para quem leu e ainda não entendeu, essa peça se passa em três planos: da alucinação, memória e realidade. Cenográfica mensagem, é muito interessante ver esses três planos no palco.

Em breve estarei assistindo ao filme, pois se o livro foi interessante, acho o filme será também.

Daniel.Malaquias 15/09/2022

Gênio Rodrigues
Que Nelson Rodrigues é um dos maiores e melhores dramaturgos brasileiros, todos nós sabemos. O que só se confirma com suas peças, em especial essa: Vestido de Noiva, uma verdadeira obra prima de nossa dramaturgia nacional. Personagens densos e misteriosos, cenários montados a partir do jogo de luzes, planos diferentes e que se misturam ao longo da peça, tornam essa narrativa pulsante, vibrante e marcante.
Nelson pode ter morrido, porém suas histórias são eternas, vivas em cada diálogo lido, em cada apresentação montada. Será se somos Mme Clessi, Alaíde, Lúcia ou mesmo Pedro?

Leonardo.Broinizi 29/08/2022

O pontapé inicial do modernismo no teatro brasileiro!
Esta peça de Nelson Rodrigues revolucionou o teatro brasileiro, que demorou muito pra entrar na fase modernista se comparado a outras áreas da arte mais rapidamente afetadas pela Semana de Arte Moderna de 1922 (já completou cem anos!), já que esta peça foi encenada pela primeira vez em 1943.

Como de costume nas minhas análises, não vou dar detalhes da história. Digo apenas que a peça, apesar de relativamente antiga, é estruturada de maneira realmente muito interessante, em três planos (alucinação, memória e realidade), e a dinâmica de alternância entre eles é muito bem feita.

Esta é a segunda peça do Nelson Rodrigues que leio (a primeira foi Beijo no Asfalto) e gostei ainda mais desta!
Indico a todos: a quem gosta de peças, pois essa é muito boa. A quem quer começar a conhecer. A quem gosta da figura do Nelson Rodrigues, já que ler sua obra ajuda a compreender a complexidade de seu pensamento. Enfim, a todos.

Lucas.Wanderley 04/07/2022

Vestido de noiva
Li pra escola, e sai da minha zona de conforto, o início é meio confuso mas com o desenrolar da historia vai ficando melhor.

Sailor1 26/06/2022

Sensacional
Nelson consegue prender a atenção e a curiosidade em seus textos e com esse não foi diferente! Os três planos (realidade, alucinação e memoria) são interessantes de se acompanhar e a psicologia por trás da dramaturgia é muito presente.

arthurzito 25/06/2022

A peça narra a história de Alaíde que depois de ser atropelada revive suas memorias conturbadas do passado. O enredo se parte em três planos: o da alucinação, onde a protagonista conversa com madame Clessi, uma prostituta que ela tem uma certa fascinação, sobre seu passado; o da memória, onde Alaíde intercala flashes do seu passado e do passado de madame Clessi, conforme as duas vão conversando e o da realidade, em que a protagonista está numa mesa de cirurgia.
Gosto muito de livros onde o narrador não é confiável, dá uma certa diversão para a história. Durante toda a metade da peça Alaíde está delirando sobre seu casamento com Pedro e sua relação conflituosa com ele e não sabemos bem até onde a história é verossímil ou não.
Achei muito bem feita a construção psicológica da personagem através dos três planos que dividem a narração.

laricanrs 22/06/2022

Segunda leitura...
Já havia lido uma vez e confesso que o formato me deixou muito confusa, acabei não aproveitando nada do que a peça trazia. Por questões acadêmicas acabei tendo contato com ela de novo e dessa vez, já com uma leitura mais ?experiente?, consegui ler e aproveitar cada parte, inclusive me encontro apaixonada por essa história. A trama toda é muito boa e a forma como ele trabalha os três planos é genial, principalmente o conflito entre as irmãs.

Mariana 08/06/2022

Livro dedicado aos estudantes de ensino médio
O livro é do escritor Nelson Rodrigues, um escritor que senti curiosidade após saber sobre suas escritas no teatro, é um livro que para quem não é acostumado com o tipo de leitura fica confusa, mas não deixa de ser interessante, a leitura é fluida e tem pontos importantes que retratam a realidade cotidiana. Um livro onde a história se passa por a visão de uma mulher que acaba de falecer.

isté 04/06/2022

Top!
Indicação de leitura feita pela prof de teatro e foi simplesmente incrível ler essa obra do Nelson Rodrigues. É um pouco confuso de entender no começo, são muitos planos e muitos personagens que aparecem, mas tudo vai se encaixando ao decorrer da peça, eu gostei bastante de como ele tratou de alguns assuntos como família e relacionamento de formas muito diferentes do cotidiano

giovanna 29/05/2022

"[...] quando penso em Alaíde, só consigo vê-la de noiva."
Uma total obra prima de Nelson Rodrigues, sou fã demais da escrita dele e ele é sem dúvidas um dos meus dramaturgos brasileiros favoritos
A obra Vestido de Noiva me prendeu do começo ao fim, achei muito interessante o formato dos três planos de cena, e achei que tudo fluiu de uma forma muito bacana.

leiam "vestido de noiva", principalmente se você for ator/atriz ou se interessa pelo teatro brasileiro, é incrível!!

laraximenes 26/05/2022

essencial
se você é ator, leia essa [*****] agora [*****]!

amo demais. entendi tudo perfeitamente mesmo sendo complicado. a mágica de nelsinho.

Humblereader 02/05/2022

Então...
Desculpa aí Nelson Rodrigues, mas se tirar a construção teatral toda complexa (com planos da memória, alucinação e nem sei mais o que ) o enredo é um besteirol bem malhação mesmo ?. #faleitoleve

Procyon 26/03/2022

Vestido de Noiva ? comentário
Considerada o marco zero do modernismo teatral brasileiro, Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é uma obra enfocada em problemas direcionados a relacionamentos pessoais ? da pequena burguesia carioca. Nelson faz uma certa análise das instituições, como a família, e insere personagens carregados de teor psicológico, em um ambiente onírico, tendo uma dimensão espaço-temporal dividida em planos de alucinação, realidade e memória.