Vestido de Noiva

Vestido de Noiva Nelson Rodrigues

Resenhas - Vestido de Noiva

Helo 05/03/2022

Para mim, foi uma péssima experiência. Eu fiquei totalmente confusa, durante a leitura nem conseguia lembrar quem era quem é que história estava acontecendo. Creio que assistindo a peça deve ser muito mais brilhante do que na leitura.

Mariana Dal Chico 04/02/2022

Em dezembro/21, no clube Leiturar-te, nós a leitura - em voz alta, com participação dos alunos e atores - de três peças do incrível Nelson Rodrigues, autor que estava no meu radar porque recebi alguns exemplares da Nova Fronteira que está mudando a identidade visual dos livros e fiquei intrigada com as sinopses.

Vestido de Noiva
Escrita em seis dias, ensaiada por oito meses, encenada pela primeira vez em 1943, é considerada o marco do modernismo no teatro.
Composta em três atos e em três diferentes planos: alucinação, realidade e memória; o autor aborda a rivalidade entre duas irmãs, a luta do consciente com o inconsciente, com diálogos secos onde nos planos da alucinação e memória eles são caóticos e fragmentados.

Foi uma leitura desafiadora, principalmente por não haver linearidade, quebrando o que se espera de uma história: começo, meio, clímax, fim.

site: https://www.instagram.com/p/CZkbOpHvF2Y/

whoisanabee 24/01/2022

não sei se por ser uma peça teatral, se por ser antigo ou pq é realmente confuso mas eu não entendi quase nada da história kkkkkkkkkk odeio livros assim, acabei demorando muito pra ler tb...

sophia 20/01/2022

Mente brilhante de Nelson Rodrigues (mais uma vez!)
Amo Nelson Rodrigues! Cada peça que leio, me surpreendo mais, mas confesso que essa é minha favorita de todas! Apesar de ser confusa para muitos, para mim, foi uma leitura fluida e entendível!

Amo o dinamismo, a loucura de Nelson e a capacidade de adentrar na psique humana de forma tão realista e convincente.

Os surtos de Alaide e a dissimulação de todos os personagens são os pontos altos para mim. Como sempre é retratado a farsa da sociedade, a verdadeira face do ser humano.
Apenas palmas para esse grande autor!

Cris @cristinadaitx 28/12/2021

Obra que inaugurou o Modernismo teatral brasileiro e que apresenta marcas importantes da escrita do autor, que se perpetuou como um dos maiores autores nacionais. Na trama, amor, traição e assassinato. Clessi, uma cortesã famosa, é assassinada por seu jovem amante. Sua vida e sua história assombram Alaíde, que se casa com Pedro, ex-namorado de sua irmã Lúcia. Pedro se arrepende e se vê ainda apaixonado por Lúcia, os dois tramam o assassinato de Alaíde: um atropelamento. Enquanto está em coma, Alaíde se encontra com Clessi, e as duas narram toda a história, a história do assassinato de Clessi - motivado pelo ciúme - e o assassinato de Alaíde - motivado pela traição da irmã e do marido. Quando Alaíde morre, Lúcia se casa com Pedro, mesmo com medo da reação da irmã, que jurou não deixá-los em paz, nem após a sua morte.

Patrícia 23/11/2021

Amo Nelson Rodrigues! A forma como ele retrata a vida cotidiana, de uma forma dura de sórdida, é muito real. Confesso que tenho dificuldade em ler peças teatrais, embora adore teatro mas consegui entender o enredo e a psicologia dos personagens. Para quem também tem dificuldade em entender os textos teatrais, no YouTube tem vários vídeos explicativos, filmes e peças gravadas que melhoram a compreensão.

B1@ 23/11/2021

Vestido de Noiva ???
Esse livro é a prova que a minha escola soube fazer uma escolha boa nesse ano difícil. Esse livro foi uma tarefa de artes e abriu meus olhos para o teatro, passei a ver mais peças na Internet e é ótimo ver a escrita sendo transformada nas peças.
(Uma recomendação rápida, "Dear, Evan Hansen, uma peça que acabou de virar filme nos cinemas e tem o roteiro para ler).

lele 22/09/2021

não entendi nada mas dei 5 estrelas
eu sei que não entendi nada pela minha ignorância sobre o mundo do teatro e pela minha falta de costume de ler peças
e como eu sei que essa obra revolucionou o teatro brasileiro, acho que merece as 5 estrelas

Eliana 19/09/2021

Muito Interessante
Eu gostei bastante do livro principalmente pela maneira que a história fluiu, alternando entre os 3 planos e como tudo acontece ao mesmo tempo, mas nada é aleatório ou desnecessário. Amei o jeito que ao longo da obra é perceptível essa diferença marcada pela vida representada pelo espartilho e o vestido de noiva e como um artigo de moda consegue dizer tanto sobre um indivíduo. Tive que ler pela escola, mas realmente gosteikkkk.

andreaim 09/09/2021

Primeiro título de uma sequência de peças a serem lidas por causa de um curso. Gostei da peça, do estilo e da divisão em planos, mas esperava mais dela. Exemplo de como uma expectativa muito alta pode prejudicar a percepção sobre uma obra.

Pedro Matias 02/09/2021

Vestido
Um livro ótimo, que utiliza diferentes planos de cena para contar uma história, em que a confusão é um fio condutor.

Darie.Oliveira 30/07/2021

não entendi nada mas adorei
Já li essa peça duas vezes, uma sozinha e outra com minha turma de teatro, acho incrível como a disposição entre memórias, ilusões e realidade do presente se apresentam. Tem personagens com sentimentos realistas e marcantes. Ainda sinto que não entendi 100% da obra, mas adorei mesmo assim.

mac 22/07/2021

Vestido de noiva
2021:Um clássico bom, mas confesso que só li por causa da escola. Achei legal, bom para ler em um só dia. :)

2022: após a minha releitura, mantenho a minha nota, porém entendi muito mais a complexidade do livro!

Cris.Aguiar 29/06/2021

Diferente
Um clássico do Nelson Rodrigues, que por sinal nunca tinha lido.
Esse livro vem em forma de roteiro de teatro, inclusive com marcações e descrição de emoções, achei bem diferente.

Recomendo porque é uma parte importante tanto da nossa literatura quanto da nossa dramaturgia. Livrinho curto e com bom enredo.

TEMA CLÁSSICO: Julho 2021

(sim, era para julho..rs mas foi tão curtinho que nem chegou lá!)

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

Sara 27/06/2021

É uma história bem intrigante e que prende a gente na leitura. Até terminar o livro, eu não sabia da importância dessa peça.No final da edição que eu li, conta um pouco sobre como ela foi revolucionária para na época e inclusive marcou o início do teatro moderno brasileiro.