Com Amor, Simon

Com Amor, Simon Becky Albertalli

Resenhas - Simon vs. a agenda Homo Sapiens

Gaby 02/07/2022

Romances, amizades e sorvete de Oreo
O livro tem como narrador personagem o protagonista Simon Spier, um garoto gay não assumido que, em segredo, troca e-mails com Blue, um garoto que estuda no mesmo colégio mas que não revela sua identidade.
Simon passa por diversas situações, tanto no colégio quanto com seus amigos e família. É incrível como a história pode facilmente ser a realidade de muitas pessoas LGBTQ+.
Mas ao todo, a história é ótima, mesmo sendo previsível por se tratar de um romance clichê. Tem uma leitura fluida e divertida em diversos momentos. Vale muito a pena!
Giovana 08/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot? tensão sexual?

Gaby 09/07/2022minha estante
kkkkk menção e tensão sexual tem, mas hot HOT mesmo, não

Esdras 03/12/2016

Simon é um garoto adorável!
Simon é gay. Ele tem convicção disso, mesmo já tendo namorado umas garotas e nunca ter ficado com um cara. Mas ele nunca teve que lidar tanto com sua opção sexual como agora. Ele troca emails com um rapaz do qual não conhece sua verdadeira identidade. Esse tem sido o combinado entre eles. Não revelar a identidade até que estivessem prontos para isso. ´”Blue” é o mundo paralelo de Simon. Conversar com ele o faz relaxar e se sentir um cara ‘normal’ em meio às complicações do mundo. O faz sentir aceito e à vontade para confissões e etc. E também, deixa várias sensações à flor da pele. Essa paz paralela é abalada quando Simon esquece seu email aberto na escola e um garoto lê essa troca de conversas entre Simon e Blue e passa a fazer uma espécie de chantagem pra que ele o ajude a conquistar a garota que gosta(amiga do Simon).
Os capítulos que relatam as trocas de emails são os mais legais. (Eu adoro esse tipo de narrativa!). E, até a metade do livro, os demais capítulos estavam um pouco chatinhos porque também não estavam ajudando muito a desvendar o mistério de quem é Blue. Essa era minha curiosidade maior. (A outra metade dos capítulos-não-emails melhorou bastante).
Eu adorei a personalidade do Simon. Ele é um cara meio solitário. Tem poucos amigos e o fato de não ser ‘assumido’ para eles evidencia ainda mais esse afastamento. Também o achei um cara forte e maduro, apesar da idade. Mesmo em meio a confusão que veio a surgir envolvendo seu nome, ele sempre tentou se manter calmo e determinado, guardando para si seus maiores medos. E sempre manteve o foco na sua relação com o Blue, que era o que mais o fazia se sentir bem.
A escrita da autora é de linguagem jovial. E é leve, apesar de o Bullying e a homofobia estarem presentes no pano de fundo. Expressa de forma muito real a situação de ser um gay não assumido. Trabalha as questões de ‘se aceitar’, ‘aceitar o próximo’, ‘confiança’ e também o fato de idealizarmos tanto um padrão de beleza e aparência que acaba por descartar e excluir da nossa vida pessoas com um caráter bem mais valioso.
Fiquei muito furioso com minhas conclusões precipitadas a respeito da identidade do Blue e já exigi explicações da autora.rs. Posteriormente, descobri que não era nada daquilo e fiquei bastante aliviado ao saber realmente quem era. E a Becky transformou uma cena (o encontro) simples em algo muito profundo e emocionante. Criou uma química perfeita entre os personagens.

/// POSSÍVEL SPOILER:
A aceitação da família e dos amigos do Simon quanto a sua opção sexual foi algo muito bonito de se ver. Compartilhei com ele um alivio e uma sensação de ser amado.

Concluindo: Foi uma ótima leitura!
fabio 07/12/2016minha estante
Eu precisoooooooooooooo desse livro. Até agora não vi um comentário negativo

Esdras 08/12/2016minha estante
Espero que goste tanto quanto eu!
Ganhei de um amigo que odiou. Acabei amando. haha

fabio 08/12/2016minha estante
Haha que sorte!

Matheus 08/08/2020

Quase utópico, deixa o coração quentinho
Pra qualquer jovem LGBTQI+, representação é mais que importante. "Com amor, Simon", com muitos poréns, consegue entregar a atmosfera que adolescentes naquela situação passam ou vão passar futuramente: o medo, a aceitação, a confissão, a paixão e, por fim, o ato de ser quem é de verdade. A realidade norte americana do adolescente branco de classe média alta, infelizmente, acredito, difere da maioria dos leitores. Porém, é bom ler algo que aquece o coração: a troca de emails é engraçada, fofa, nos deixa na torcida e nos faz sonhar com algo igual. Para quem lê "Com amor, Simon" durante a adolescência, o livro pode servir de combustível para o diálogo familiar e a autocompreensão, para ver que ninguém está sozinho e que a vida pode chegar pertinho do cenário quase utópico da narrativa. Para os adultos, basta se permitir se encantar por um romance adolescente, gay, capaz de prender mais que Crepúsculo e nos fazer desejar aquilo quando éramos mais jovens.
GabiMarques 08/08/2020minha estante
Não fazia ideia que esse livro trazia esse tipo de enredo, vou adicionar na minha lista pra já!
Recomendo o livro "SuperNormal", ele tem uma linguagem super fácil, e trás questões ligadas a identidade de gênero e sexualidade é super bacana.

Matheus 09/08/2020minha estante
Gabriela, traz sim! Como eu disse, com muitos poréns, mas não deixa de discutir pontos importantes. Vou adicionar sua dica nos que eu quero ler! Valeu :)

Irms 12/08/2020minha estante
Eu amooo. Esse é o livro/filme da minha vida, ele me ajudou MUITO e por causa dele tive coragem de me assumir pra alguns amigos e eu só tenho q agradecer a Becky Albertalli por trazer essa história ao mundo. Bateu até uma vontade de reler KKK

Douglas P Da Silva 31/10/2016

Somos todos diferentes e isso que nos tornam interessantes.
Simplesmente amei a escrita da autora Beck Albertalli. A forma como ela conduz a história torna muito fácil gostar do Simon e da sua maneira de ver o mundo. Não sei se o amor é cego, mas não houve falhas no livro para mim. Amei sim, e vou indica-lo para qualquer bom leitor que apareça na minha frente pedindo por indicação. No fim, a espera valeu a pena e é mais um livro a fazer parte da minha cabeceira.
Eita Já Li 07/11/2016minha estante
Simon é muito maravilhoso, conheci a autora na bienal e ela é maravilhosa, ansioso por mais livros dela!!

Douglas P Da Silva 08/11/2016minha estante
Nossa.... serio que conheceu a autora ?Amei esse livro fera!!

Luan.Lima 16/04/2017minha estante
Eu tava na dúvida se comprava esse livro mas agora me empolguei rsrs

álex! 24/11/2021

com amor, simon (pq o nome antigo é enorme)
é levinho demais e te faz se sentir acolhido sabe? os e-mails aaaaa são tudo pra mim, o mistério de descobrir quem é o blue te deixa ???
amo demais esse aqui.

obs: você vai ficar com vontade de comer oreo ?
Nico 29/11/2021minha estante
nao vo nao eu num gosto de oreo !!!

álex! 29/11/2021minha estante
vc leu errado lê de novo

Nico 29/11/2021minha estante
oreo e rui

Jessicaap1 09/07/2022minha estante
Tem uma pu**eta do Simon serve? kkkkkkkkkkkkk tem uns flertes dele com o Blue por mensagem, tem uma tensãozinha, mas não muito

julianakyamada 29/06/2022

não tinha visto o filme (nem lido o livro obviamente) então pude ler sem saber o que aconteceria no final

a leitura é leve e o fato de não saber quem é o blue, desperta uma curiosidade que ajuda na leitura, a história é bem daqueles livros clichezinho de romance adolescente mesmo, mas isso não significa seja ruim

julianakyamada 11/07/2022minha estante
tem nao amg

Tainara76 07/07/2022

É muita fofura
Simon Spier é um garoto que nunca contou para ninguém que é gay, exceto para seu amigo virtual Blue que vive uma situação muito parecida com a de Simon. Apesar de ter amigos incríveis e poder falar qualquer coisa com sua família, somente com Blue, Simon consegue falar tudo sobre si mesmo. Isso porque, ele e Blue não se conhecem pessoalmente e se comunicam por meio de emails que escondem a verdadeira identidade de ambos, o que torna mais fácil conversar sobre assuntos tão pessoais.
Um colega de Simon descobre o seu segredo e passa a chantageá-lo. Enquanto isso, ele está cada vez mais tentado a dizer a verdade para todos e principalmente se apaixonando por um cara que ele só conhece suas palavras.

Minha opinião: aaaaaaah esse livro é muito bom, acho que todo mundo já leu, mas caso alguém ainda não tenha lido, recomendo demais. O final é muito fofo, o Blue é muito fofo, o Simon é muito fofo, é uma explosão de fofura.

Tainara76 09/07/2022minha estante
Não, tem uma pegaçãozinha no final, mas ele é muito bom.

Gildery 01/07/2022

perfeição
como é que eu ainda não tinha lido essa obra prima?!?
meu deus do céu. todos tem que ler esse livro urgente, muito bom. A história do Simon "saindo do armário" é incrível, ele assumindo isso pros pais, e eles aceitando isso numa boa (queria que todos os pais fossem assim), os amigos também apoiando ele. O mistério pra descobrir quem é o Blue é realmente perfeitooo. Juro que estava desconfiando de quase todos os garotos. Mas não esperava que o Blue seria ele!!!! tipo, explodiu minha cabeça ???
Enfim, é um ótimo livro, tanto para heteros, quanto para gay/bi que ainda não se assumiram. Esse livro vai fazer você criar coragem para enfrentar a sociedade e se libertar desse "armário".
(estou doido pra assistir o filme agora)

Gildery 08/07/2022minha estante
amigq não kkkkkk

triz 11/04/2021

Livro leve, leitura gostosa e que te prende. Simplesmente perfeito!
Não é só Simon que fica curioso para saber quem é o cara com quem ele troca e-mail, mesmo eu já tendo visto o filme, fiquei tentando ligar os pontos para "descobrir" a identidade de Blue.
Para quem também já viu o filme, super recomendo que leia o livro! Além de ter um aprofundamento e desenvolvimento melhor dos personagens, há toda aquela questão do filme não ser fiel ao livro. Eles pegaram apenas o "essencial" e deixaram de lado várias partes que, pelo menos para mim, foram marcantes.
Lau 11/04/2021minha estante
Esse livro é perfeito!!??

triz 11/04/2021minha estante
dmaissa amg, é super fofinho ?

Mariana 04/04/2016

Aqueles livros que você termina sorrindo
Simon me chamou atenção desde o começo. Uma temática rara para um público com livros já padronizados. Mas confesso que quando de fato entrei na vida de Simon, um garoto (muito fofo) gay de 16 anos, achei que fosse mergulhar de cabeça em mais uma decepção. Eu não podia estar mais errada e surpresa quando me vi presa na história e no rumo da vida, não só dele, mas como de seus amigos, seus pais, seu chantagista pessoal e Blue, o menino por quem Simon se apaixona virtualmente. Me senti de volta ao colégio com todo o drama, todas as paixonites, todos os segredos, amizades e preocupações com o teste de literatura. Um livro de narrativa leve, fácil e sem exageros, com personagens cativantes com os quais me peguei querendo entrar no facebook e conversar com eles depois que terminei de ler. Não consigo pensar ou falar desse livro como uma história inventada. Quero falar dele como uma época que vivi, como uma boa lembrança. Simon vs. A Agenda Homosapiens não vai te fazer chorar, vai te fazer suspirar. Talvez não te prenda desde o começo, mas quando você menos esperar vai ter ruí­do todas as unhas à  espera da revelação de quem é o tão fofo Blue e quando descobrir, você vai sorrir até a última página.
Adriano 05/04/2016minha estante
fiquei curioso...

Lu 22/10/2017minha estante
Eu vim marcar como "quero ler" e achei teu review. Com um comentário desses dessa rainha

Vini Vieira 21/01/2021

Um dos meus livros favoritos ??
O que dizer sobre esse livro? Não sei nem por onde começar!!

Eu simplesmente amei a história criada pela autora, contada de uma forma tão natural e fofa!! Amei a parte dos e-mails trocados entre "Jacques" e "Blue"!!

Simon é um fofo, fofo na medida certa!! Todas as suas histórias e descobertas, o seu jeito de encarar as coisas, principalmente as coisas do coração.

Também gostei bastante da grande dúvida sobre a identidade secreta de Blue, e fiquei surpreso e feliz quando ela finalmente foi revelada!! Simon e ele são uns fofooooos!!

Realmente não sei muito o que dizer sem ser repetitivo, porque eu realmente amei esse livro!! Foi incrível, e ele veio em um momento bem bom. Como não se apaixonar por Simon Spier?
vulgo_leitora 21/01/2021minha estante
Tenho mttttt vontade de ler

Vini Vieira 21/01/2021minha estante
Eu ameeei

Aline 09/04/2018

Enredos prevalentemente românticos costumam passar bem longe do meu foco de interesse, seja na literatura ou no cinema, tornando intrigante o fato de eu ter gostado tanto desse livro. Simon VS a Agenda Homo Sapiens é narrado em primeira pessoa pelo personagem que intitula a obra. Simon é um adolescente que guarda o segredo da homossexualidade e começa a corresponder-se por e-mail com outro garoto de identidade desconhecida que atende pelo apelido “Blue”. A princípio, as conversas são um refúgio e uma possibilidade de ser ele mesmo num mundo em que ainda enfrentará preconceitos. Desconhecer a identidade de seu confidente é confortante e assim a troca de e-mails continua ocorrendo, sendo cada vez mais frequente. Conforme o tempo passa, a intimidade dos textos trocados vai aumentado e, com ela, a curiosidade em saber quem é o escritor daquelas palavras. A expectativa torna-se crescente e a leitura flui num ritmo impossível de largar. Um ponto que chamou minha atenção na estória é que os personagens são incríveis e é impossível não se identificar com o narrador. Apesar de ter achado previsível quem seria Blue, isso não tira a graça da obra, pois as situações enfrentadas pelos personagens são tão emocionantes e realistas que descobrir quem é aquele que envia e-mails torna-se apenas um detalhe. A importância de obras como essa é inquestionável, e a autora conseguiu passar reflexões importantes sem fazer de seu texto uma narrativa melosa ou cansativa. Como citado anteriormente, romances não constituem meu interesse literário, por isso se até eu gostei há grandes chances de leitores do gênero também adorarem. Recomendo.
JulioBarcellos 09/04/2018minha estante
"se até eu gostei há grandes chances de leitores do gênero também adorarem" hahahahaha

Muito bom quando o livro se sustenta mesmo que o "mistério" dele já esteja resolvido! Lerei

Aline 09/04/2018minha estante
Hahahahaha :D

Hmm... o "mistério" resolve-se só no final (apesar de que eu adivinhei). E ainda assim adorei!

Ana Vizentim 27/05/2021

5 estrelas maravilhosas
Esse livro é simplesmente perfeito!!!
Trata de assuntos extremamente importantes como família, amizade e sexualidade.
E o filme soube adaptar muito bem a história!!!
PaTy_LiKa @patylika.libros 27/05/2021minha estante
Amo

Ana Vizentim 28/05/2021minha estante
Amei tb ???

https.beckyssx 25/05/2021

Com amor, Simon?
"Por que o comum é ser hétero?"
É uma leitura super gostosinha de acompanhar, eu fiquei junto a Simon tentando descobrir quem era Blue, recomendo demais! Aborda também um assunto importante, em relação a LGBTQIAP+, aceitação a si mesmo, e um pouco sobre o bullying/preconceito vivido pelo personagem, necessário demais, amei!!
P.S: Simon me irritava as vezes, mas amo rs
meumundinhodoslivr 25/05/2021minha estante
sabia que com o filme, o irmão do ator principal conseguiu tomar coragem para se assumir????

https.beckyssx 25/05/2021minha estante
mdss, eu não sabia, mas scrr amei!!