Depois a louca sou eu

Depois a louca sou eu Tati Bernardi

Resenhas - Depois a louca sou eu

Gabriel Brandenburg 17/06/2021

O final salvou o livro
Os relatos pessoais, escritos em uma linguagem bem informal, são realmente como entrar na mente da autora.
Infelizmente, o livro não me prendeu muito, acho por não ser um fã de crônicas, mas não posso dizer que é ruim, valeu a experiência, realmente fui abraçado no que se refere a crise de pânico, porém fui cutucado também.
Nunca tinha lido um livro em que uma autora tenha se dado tamanha liberdade de como escrever e no que escrever, talvez li pouco, mas isso me assustou: a liberdade.

Paola 11/08/2022

O caos comum
Que leitura maravilhosa.
Uma simplicidade e uma complexidade que formam um nó.
A gente lê se enxergando na mente fóbica de Tati Bernardi.
Tem um pouco de todos nós nas palavras desse livro?

beagrecco 02/06/2023

A louca sou eu?
Ou a louca somos todos nós? eu nem sabia direito o que sentir enquanto lia esse livro parecia um acúmulo de crônicas que me definiam 100% eu não conseguia parar de ler e pensar MEU DEUS ISSO É TÃO EU PORQUE EU ME IDENTIFICO TANTO??? eu ri e quase chorei em todas as páginas recomendo!! Tati bernardi EU TE VENERO
Felipe.Leonin 02/06/2023minha estante
Quando acabar o maluco sou eu ???

amarinabarbieri 15/07/2016

Uma surpresa negativa
Sempre gostei de Tati Bernardi, mas me surpreendi negativamente com esse livro.
Comprei na esperança de mais uma vez me identificar em sua escrita sempre tão honesta e realista, mas o sentimento que se fez presente por toda a minha leitura foi o de tristeza.
É triste. E só. Não é o tipo de livro que você recomenda para a sua amiga dizendo "lembrei de você". Isso beiraria a ofensa.
O "louca" ao qual o título se refere não é o "amiga, sua louca", é o louca de "amiga, vamos procurar um psiquiatra, vamos?". É patológico. É doentio. É sério. É caso de uma dose cavalar de psicotrópico e nenhuma piadinha.
Um livro que não tem diversão ou leveza. Não tem lição ou reflexão. Não tem nada. Quer dizer, tem sim. Tem tristeza. E pena.

Bia 27/09/2021

Confesso que eu esperava um pouco mais. Na verdade, talvez eu tenha começado a ler com uma expectativa errada: eu pensei que seria uma história sobre ansiedade e sofrimentos emocionais, mas o livro está mais para uma coletânea de relatos a respeito. Algumas histórias, alguns desabafos, tudo num fluxo, acertadamente, ansioso. Às vezes, sentia o meu coração até acelerar com a leitura. Não é um livro ruim, é bem escrito, uma leitura rápida (não leve, mas rápida) e de certa forma prazerosa. Mas não é bem o que eu estava esperando. Dificilmente eu o releria, não achei uma leitura imperdível nem nada assim, mas em geral é um livro bom, até.

Ricarda Caiafa 02/09/2021

Espelho de mim!!
Conheci a autora por causa de seus podcasts de relacionamentos. Daí, ao descobrir esse livro, me identifiquei a cada página!!! Nossa, ansiedade, sofrer por antecipação, medicamentos e mais medicamentos, métodos alternativos, tudo isso me define para tratar a ansiedade, que descobri sofrer na pandemia, quando tive a primeira crise. Os sintomas, tão parecidos com os da Tati.... Obrigada Tati por conseguir colocar no papel tantos sentimentos, tantos pensamentos, tanta coisa que passa na cabeça, tanto tudo que a gente não consegue definir....Obrigada!! Sempre vou ler e reler um pouquinho de você quando eu precisar, quando aquela crise tiver chegando!!! Obrigada!!!

Lets 13/12/2022

O Livro é uma leitura rápida e leve sobre a experiência da autora com a ansiedade, medicamentos e trabalho. Eu gostaria de lembrar que esse texto não é acadêmico e os sintomas que ela descreve não são regra.

Vilamarc 22/02/2021

A ansiedade é uma abstinência do porvir
A gente ri, eu ri muito. E ainda por cima a gente identifica pessoas e acontecimentos semelhantes.
Mas na entrelinhas a gente também percebe e sofre junto com todas as situações angustiantes e desesperadoras. Toda uma vida e, no caso, toda uma carreira pista em xeque por questões psicológicas insistentes.
A escritora mais do que ninguém é apropriada para transformar um drama real em comédia. Do contrário seria um livro sofrido demais.
Pra mim a grande falha foi a falta de ritmo do livro. Bem altos e bem baixos no quesito se fazer engraçada. Achei algumas partes bem preconceituosas, como a parte dos "desempregadinhos". Desnecessário.

Natália 13/11/2020

Um relato preciso do que é a ansiedade. Perfeito pra gente que é ansioso não se sentir tão estranho. Fico observando as outras pessoas e pensando "será que eu sou a única que fico pensando 1000 pensamentos por segundo, me contorcendo fisicamente por causa disso?"; e esse livro me fez ver que eu não estou sozinha. Ansiedade é sobretudo medo. O ansioso tem basicamente medo de viver. Às vezes quer morrer pra parar de sofrer, mas também tem medo de morrer. É um pouco doido, sente muito intensamente as coisas. Uma coisa que eu sempre encarei como ruim, mas o final do livro traz uma reflexão interessante sobre esse ponto: talvez seja melhor sentir muito do que não sentir nada.
Me diverti bastante com o livro até 70% da leitura, porém foi se tornando um pouco cansativa e até (rs) ansiogênica em alguns momentos. Mas no geral foi uma boa experiência, gostei muito da escrita da Tati.

Alice Nunes 23/05/2021

Zonza
Termino o livro meio zonza como se tivesse entrado na mente da Tati. Eu que me acho mega racional e sempre encano com a necessidade de desacelerar o pensamento fico pensando que to de boa comparada a ela.
Não consigo parar de pensar em como deve ser difícil ser a Tati.
Ao mesmo tempo fiquei ainda mais fã de saber que apesar de tanto rolê ela tá aí criando e trabalhando sem parar! Mulher foda!

Isa 25/10/2021

Louco como a minha mente
Achei esse livro espetacular. Mas a leitura pode acabar sendo um pouco difícil pela intensidade da autora. Mas pra pessoas ansiosas e hipocondríacas como eu, esse intui nos descreve perfeitamente. Parece que Tati estava dentro da minha mente quando resolveu escrever. Ótimo.

Gaabi.Evely 06/04/2020

Como carregar um melhor amigo no bolso
Tati Bernardi é inteligente, ácida e tem a leveza e o poder de transformar o dito "seria cômico se não fosse trágico" em "seria trágico se não fosse cômico" muito facilmente!

Ela consegue retratar um quadro de ansiedade com muita maestria sem falar de dados clínicos pra isso, apenas apresentando suas experiências, o que faz com que nos sintamos conectamos com ela de alguma forma.

Super recomendo o livro, e reconheço que para muita gente ele pode ser um gatilho, mas se você lê-lo com bons olhos... Vai ser muito divertido!

Conclui a leitura querendo muito sentar com ela pra tomar um vinho e dar risada das desgraças alheias. Acabei desenvolvendo um amor muito grande pelas palavras da Tati!

Bárbara 12/05/2021

Quem escuta o Podcast Calcinha Larga, reconheceu muitas das histórias do livro. Gosto de como Tati se expõe, sem filtro, com humor. De tanto ouvi-la, tive a sensação que ela narrava cada capítulo. Ressalto que não foi um livro que me prendeu, mas a leitura é rápida e fluida.

Senhorita_morland 19/05/2021

"Estou um tanto mais parecida comigo"
Esse livro é muitooo bom, trata de assuntos super importantes de um jeito leve e divertido, e ainda sim sério na hora que precisa.
A autora é simplesmente incrível, e a adptacao cinematográfica ficou tão boa quanto o livro!!!
Leiam, precisamos falar de transtornos mentais.

VerAnica.Cardoso 25/03/2021

O livro fala de forma bem humorada sobre questões sérias como a ansiedade, vícios em remédios e as consequências geradas por esses e outros problemas apontados pela autora.