Depois a louca sou eu Tati Bernardi

Resenhas - Depois a louca sou eu

Leticiametal 07/01/2022

Embora tenha um elemento cômico bem claro em algumas crônicas, também traz uma angústia imensa em outras. Comecei a leitura um pouco receosa pelos comentários de ser um livro datado, e por gostar dos podcasts da Tati Bernardi estava com medo de não gostar do livro. Me surpreendeu, não achei datado, achei sincero. Expõe o ridículo que é viver dentro da própria cabeça e talvez eu tenha me identificado um pouco.
Raissa T. 21/01/2022minha estante
Me senti contemplada com sua resenha ?????

Ana Carolina 11/11/2021

Ok
Tati Bernardi autora desse livro é colunista da Folha de São Paulo, autora da Rede Globo e Roteirista de Cinema .

Descobri esse livro por causa de uma YouTuber literária. Me interessei pela euforia com a qual ela falava sobre sua experiência de leitura.

Peguei para ler sem grandes expectativas, ainda bem .

Tati vai contar sobre situações em sia vida em que teve crises de pânico e ansiedade.

Ela vai narrar alguns eventos da infância, é também vai explicar que alguns de seus parentes também tinham algum tipo de transtorno

Não amei esse livro minha experiência de leitura foi bem diferente . De maneira nenhuma desmereço o livro, mas não senti conexão com a trama apesar de eu ter ansiedade .

O Que abre uma discussão interessante, que e a seguinte. Os livros tem diversas facetas e cada leitor sente coisas parecidas , porém sente coisas diferentes nas leituras. Isso vai de acordo com sua própria bagagem de vida .

Quando eu estava nas últimas 20 páginas restantes eu não aguentava mais le-lo .

Eu estava pouco me importando para o que ela ainda iria contar . Só terminei pois como eu já disse acima eu estava quase no fim .

No todo o livro cumpre ao que se propoem , só não gostei tanto. Essa leitura foi Ok .

Esse livro vai ser um consolo pra você que pensa estar na merda sozinho , mas o livro te mostra que na verdade meu caro vários outros também estão.

Indico para quem quer uma leitura rápida.

AmadoThriller 21/05/2020

Um livro divertido
No início do livro não gostei, achei a autora muito grosseira, porém depois fui ficando curiosa em ver as loucuras q ela fazia e pensava e se tornou uma leitura divertida!

Simone Pagliari 13/05/2020

Livro bem pesadinho
Livro com um relato bem puxado sobre ansiedade e pânico, nunca imaginei que seria assim pra quem tem esses problemas.

bianca 07/05/2021

Foi uma leitura fluida mas um pouco angustiante ler sobre meus próprios transtornos na vida de outra pessoa, creio que não tenha envelhecido muito bem, algumas falas me pareceram erradas e retrógradas, mas nada alarmante. Ansiosa para assistir a série :)

Barbara Hellen 26/04/2020

@cactosliterarios
Falar sobre ansiedade pode parecer clichê, mas não quando se trata de um relato verdadeiro de quem sentiu na pele as consequências desse transtorno. Os relatos são de Tati Bernardi, autora e roteirista, em seu livro de crônicas chamado “Depois a louca sou eu”. Confesso que a sensação que senti foi de tristeza por tudo que a autora nos conta. As crises de pânico, os medos incontroláveis, diversas situações de embaraço e consequências dos medicamentos que ela tomava me alertaram mais uma vez sobre um problema que só cresce em nossa sociedade. Justamente por isso, talvez esse livro não seja para todos, já que ao meu ver pode conter gatilhos emocionais. É um livro realista sobre um problema que cada vez faz mais parte da nossa vida.

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Gabe 26/11/2021

Esse é o tipo de livro que te prender em alguna momentos e outros te fazem querer largar ele, nao porque é ruim, mas porque você consegue sentir o peso dos sentimentos dela.

Viick 03/08/2021

Depois a Louca sou eu
Gostei mais do que eu imaginava! Foi bom conhecer um pouco da mente e do cotidiano da Tati, saber todos os transtornos e o problema que ela passa.

tici 30/03/2021

É um livro engraçado e interessante, apresenta a narrativa em formato de fluxo de pensamento, o que é bem legal, e as vezes é como se estivéssemos lendo os escritos perdidos no bloco de notas de alguém

Roberta 14/12/2022

ESSENCIAL!!
Esse livro é extremamente necessário para qualquer pessoa, tanto para as pessoas ansiosas e com pânico, quanto as pessoas que não tem (para minimamente entende-las).

Ela fala sobre situações da vida dela, sobre o início da dependência dos remédios e como ela perdeu o controle sobre isso. Eu estudo psicológia e achei a leitura desse livro obrigatório para estudantes dessa profissão.

Esse livro merece um 5 mas como a escrita foi complicada para mim, dei 4.
A escrita não é ruim, ela é corrida como se alguem falasse rápido. E para mim nao funciana muito bem porque eu sou lenta e confusa (então eu precisava me força a fazer paradas se não quando chegasse no final eu não lembraria de nada do livro, por que não teria processado todas as informações).

Monique | @moniqueeoslivros 01/10/2021

{Leitura 23 - 2021}
Depois a louca sou eu - Tati Bernardi

Aquelas 144 páginas que eu digo pra todo mundo ler! A ansiedade contada por quem tem seu lugar de fala, e por quem chegou numa linda etapa da vida: rir de si mesmo.

Tati Bernardi vai escrevendo sobre situações e momentos em que a ansiedade atrapalhou tudo (ou não), e consegue mostrar, de uma forma divertida, como funciona a mente de uma pessoa ansiosa.

Se você é ansioso, precisa ler esse livro pra ontem! Se não é, também indico a leitura, porque nos tempos em que vivemos, infelizmente é quase impossível você não ter alguém que sofre de ansiedade na família.

Ri muito, chorei em alguns momentos, e entendi que é assim mesmo. Que a gente ria de si mesmo pra viver mais leve!

Stella F.. 01/04/2021

Que perrengue!
Procurei esse livro uma vez por indicação do Café Filosófico da TV Cultura. E deixei para ler qualquer dia. E agora com o lançamento do filme resolvi finalmente lê-lo.
Irônico, desbocado, engraçado. Em geral não gosto muito de livros cômicos, mas foi interessante a leitura.
Nem imagino uma pessoa com tantos problemas ao mesmo tempo, vivendo de remédios para ansiedade, e conseguindo ter uma “vida”.
“O pânico é essa interseção entre a certeza absoluta de que você não importa nada para o mundo e a certeza absoluta de que todos estão comentando o fato de você não importar nada para o mundo”.
Só de pensar em como alguém para fazer qualquer coisa tenha que ter uma rotina de preparação como essa: uma para viajar de avião, outra para ir à festa, outra para trabalhar.
“Aeroporto é um lugar péssimo porque soma as cinco coisas mais terríveis do mundo: despedida, fila, ser humano, placa indicativa e esperança”.
E o mais interessante é que usa esses problemas como válvula de escape para escrever!
Textos claros, diretos, inteligentes. “Fáceis” de ler mas acho que bem difíceis de viver.
E a dependência de remédios e o posterior desmame, que fazem com que ela não sinta nada, qualquer coisa fica com a mesma sensação, não consegue diferenciar os diversos momentos da vida.
“Emagreci onze quilos: já que eu não tinha forças para devorar o mundo, que então não importasse nem sequer uma azeitona no estômago”.
“Você que curte ácido, MDMA.., me explica: para que se sentir pilhado? Eu me sinto pilhada desde que nasci e... que cansaço, pelo amor de Deus. Jura que você precisa de algo “que te tire de você”? Que “te leve daqui”? Eu só quero algo que me devolva a mim. Que me deixe ficar sentada, quieta, calma”.
Seguem as crônicas preferidas: A primeira crise, Vinte charutinhos, Esfregando o Aladim, As idades e os parentes, Quando não fui para Buenos Aires, Eu não desmaio, Dr. Guido, Depois a louca sou eu, A louca do jardim, Parar com a porra toda.

Giovanna 24/01/2021

Não é tudo isso
Eu sempre vi muita gente falando bem desse livro e da Tati. A Tati de fato é maravilhosa, as colunas dela são ótimas e ela é perfeita no podcast ?calcinha larga?. Mas achei o livro um pouco arrastado, demorei uns 20 dias pra ler, achei legal nas 20 primeiras páginas e depois achei bem chato/forçado.

As crises de ansiedade e de pânico sao indescritíveis mas ela conseguiu resumir bem mas em outros devaneios eu fiquei sem paciência, alguns eu achei até desnecessários (se é que posso dizer) de tão tristes. E não faz meu gênero rir disso, de alguém que sofre muito e precisa tomar remédio pra conseguir sobreviver e acaba sem viver, pq os remédios são inibidores de sentimentos reais.

Enfim, li mas não leria novamente. O filme, no entanto, parece ser maravilhoso, vi a ?preview? de quarentena com a Débora Falabella e achei ótimo, quero muito assistir, apesar de não ter curtido o livro.

Y a s 10/02/2021

Depois a louca sou eu
Esse livro é sensacional! Eu nunca consegui explicar como eram minhas crises, o que eu pensava, como doía, a Tati entendeu. Eu fiz meu namorado ler, porque eu sou o tipo de ansiosa com TOC que não gosta de externalizar as loucuras que eu penso. Todos os capítulos eu me imaginei na situação ou até mesmo vive, obrigada Tati por me entender, por fazer o Gustavo (meu namorado que é um anjo e tem uma paciência de Jó) entender e principalmente por me fazer rir da minha (nossa) desgraça?