Garoto 21

Garoto 21 Matthew Quick

Resenhas - Garoto21

@ka_and_books 02/02/2022

Sim, o esporte salva vidas.
Às vezes, viver torna-se um trabalho árduo e cansativo, e é bom ter uma âncora ( que nos prenda para o bem), ter algo que faça nossos corações baterem com mais força, ter algo que nos livre e nos mantenha firme.

Uma âncora pode ser diversas coisas, como uma pessoa, um objeto ou uma lembrança, tudo depende de cada um. O esporte pode ser uma âncora...

No livro GAROTO 21, os adolescentes Finley e Russ têm suas vidas salvas pelo basquete.

Finley vive em um bairro "mau frequentado" onde se pode estar vivo em um dia e no outro morto, onde a vida é mais que valiosa por poder ser tirada a força a qualquer momento, e as drogas são pura diversão.
Russ perde seus pais, e entra em um estado de trauma, restando-lhe apenas uma coisa: o basquete.

Eles se conhecem na escola, com a ajuda de um professor, e a partir daí, pode-se dizer que tudo muda.

Dois garotos e dois mundos diferentes que estão ligados por algo: O ESPORTE.

Surrender_Nih 31/05/2023

Sobre traumas e pessoas que importam
Peguei esse livro após a decepção da minha leitura anterior, além de ainda estar no processo de saída da ressaca literária. Devo dizer, me impressionei.

A escrita é simples, mas te envolve facilmente e deixa com vontade de continuar. Não parece, mas o livro vai aprofundando nos acontecimentos, tendo um pico triste que me deixou surpresa. O único ponto falho nesse quesito, para mim, foi o final corrido. Acho que o autor podia desenvolver melhor antes de finalizar, assim como explicar melhor certos pontos. Entretanto, posso dizer que o final não me deixou decepcionada.

Os personagens são interessantes, mesmo com a impressão de que não ia me ligar a eles, me liguei de certa forma. O Finley é um protagonista interessante por esse aspecto comum dele (ignorando todo o mistério acerca de seu trauma), ele é um menino esforçado, que não se destaca, e isso me faz localizar com ele. O Russ é interessante por toda a exploração do trauma e a forma que encontrou de lidar com ele. Achei a amizade dos dois personagens bonita, mas eu peguei raiva de treinador com a leitura, parecia que ele jogava toda a responsabilidade no Finley.

Um ponto em que o livro peca bastante é o desaparecimento de certos personagens do nada, como o Wes e o próprio treinador. Faz parecer que ficou por isso mesmo.

Enfim, é um livro ótimo para sair da ressaca literária. Eu realmente me surpreendi positivamente, mas talvez porque fui sem expectativa nenhuma.

. Quotes:

"As pessoas se preocupam com você se puder ajudá-las a ganhar; caso contrário, não se preocupam"

Jessé 20/08/2020

Finley é um garoto calado que vive a sua vida entre a quadra de basquete e a companhia de sua namorada, Erin. Tudo muda quando Russ aparece e Finley fica responsável por ajudá-lo a se livrar de um trauma que o está deixando louco. Louco ao ponto de acreditar que veio do espaço e que se chama Garoto21.
Como em todo livro do Matthew Quick, essa obra apresenta grande sensibilidade e personagens muito bem construídos, sempre tão humanos que nos causa admiração e desconforto. Finley, com seu silêncio absoluto e firme resignação contra o mundo e as suas dores, mostra que o silêncio é resposta. Resposta dura, pesada, mas coerente. Inspirado no Finley, usarei poucas palavras e encerrarei as minhas considerações sobre a história por aqui.

gvnnrs 17/03/2021

leve de ler, mas esquecível
sou grande fã do matthew quick mas confesso já esperava menos desse livro, não sei dizer o pq
a leitura flui super bem, porém isso não significa que a histórisa toda seja super demais
um destaque especial ao relacionamento do finley com a erin, apesar de achar ele um bundão em alguns momentos, dá pra ver que é um namoro saudável com base na amizade dos dois

Gabi 11/05/2020

Um livro leve e muito gostoso de ser lido... Trata de assuntos importantes e de dramas adolescentes da melhor maneira possível. Impossível parar de ler.

Maria 28/12/2021

Um livro bem mediano. Eu e meu marido lemos no nosso "Mini Clube de Leitura" (rs) e tivemos opiniões bem diferentes da história. Eu achei fraca, com muitos clichês, sem elaboração, sem importância do personagem que dá nome ao livro... situações desproporcionais e exageradas que aparecem como detalhes na trama (também sem lugar). Não me emocionou e não me apeguei com nenhum personagem. O pior do autor, em minha opinião.
Pedro 29/12/2021minha estante
Aff

Eder Ribeiro 28/02/2022

Espetacular
"Quatro braços. Um abraço apertado para dizer todas as coisas que não podemos ou, talvez, não vamos falar".

E é assim, irmanados, que as personagens principais desse emocionante livro passa por todas as intempéries que encontram na caminhada. Tendo como pano de fundo o esporte, no caso o basquete, a trama bem conduzida pelo autor, ressalta a amizade como combustível para superar todos os problemas.

Giovanna 06/05/2021

Leitura bem leve e rápida, ainda que emocionante. Adorei o Garoto21 e queria que ele tivesse tido mais destaque ao longo do livro, mais dele e menos da Erin. O que menos gostei foi do comportamento do próprio Finley. Consigo entender o porque de ele ser fechado, mas todas as vezes que ele deixou de responder alguém, vi apenas como falta de educação mesmo o que me deixou bem irritada.

Babi 19/04/2021

Confesso que esperava mais
Pode ter sido bobeira da minha parte, mas senti a história extremamente corrida, como se houvesse uma pressa pra acabar e pronto. Porém, apesar dos pesares, é uma história muito cativante, o Garoto21 é a representação quase perfeita daquilo que todos fazemos quando estamos em grande sofrimento, cada um acha o refúgio e o disfarce no que pode. A amizade criada entre ele e Finley fluiu de um jeitinho muito gostoso e natural, recomendo a leitura como um descanso pra uma leitura difícil.

meninaloris 24/04/2020

Esse livro me surpreendeu positivamente. Eu pensava que era mais uma historia adolescente, mas não. Ele tem um profundidade inesperada, trata de vários assuntos sérios, como violência, racismo, problemas escolares, depressão, com uma boa consistência.
Os personagens tem dimensões, não existe bem e mal, só a nossa vida e as consequências de nossas ações.
Recomendo muito.

Ray 15/09/2020

Um livro sensível
Garoto 21 é um típico livro do Matthew Quick, os personagens são sensíveis, profundos e têm uma história que é fácil se apegar e querer saber mais! Eu pensei que seria só um livro de adolescente para descansar a cabeça, mas este livro fala de muitas coisas sérias de forma fácil de ser lida. Ele fala sobre amizade, compreensão e família!

clara 21/01/2022

leitura mais caótica que já tive até agora e sem pé nem cabeça nenhum, porém me apaixonei pelo casal, é sobre isso

Vinicius3 27/08/2020

Q
Não entendi o objetivo, sério. Parecia que eu tava assistindo um episódio aleatório de EU, A PATROA E AS CRIANÇAS que começou do nada e terminou sem final. Sei lá, não sei.

gihassis 27/03/2021

fiquei confusa por boa parte do livro, mas ele é muito bom em determinadas partes, de verdade, me encantou muito e chorei no fim!