Garoto 21

Garoto 21 Matthew Quick

Resenhas - Garoto21

Alex Nascimentto 30/07/2018

Olá, meus queridos! Hoje eu vim mostrar para vocês e conversar também sobre essa leitura que ganhou um espacinho em meu coração. Eu li em um dia, gente! Foi uma leitura que me surpreendeu bastante e que vou levar comigo por muito tempo. ???????????????????
A trama gira em torno de Finley, que está em seu último ano de ensino médio e, consequentemente, é sua última temporada no time de basquete, esporte que ele e sua namorada, Erin, adoram, já que ela sonha em conseguir uma bolsa de estudos esportiva. No entanto, um garoto novato chega no pedaço e vai mexer um pouco com Finley e também por em risco sua vaga no time de basquete. Esse é o Garoto 21 ou Russ, que afirma ter vindo de outro planeta e ter superpoderes no basquete. Os dois são totalmente opostos, porém um precisa do outro para seguir em frente. ???????????????????
O livro todo é narrado por Finley e podemos sentir seus medos, suas dúvidas, suas inquietações assim como seu amadurecimento. A obra também trata sobre temas como amizade, como dramas familiares, criminalidade e tráfico. A leitura é fluida, leve e muito boa. A única coisa que eu não gostei tanto foi o final, porque deveria ter sido bem mais trabalhado. Um livro que merece ser lido. Foi meu primeiro contato com o autor, mas já estou preparando para outras leituras de suas obras. ???????????????????

Ludy @emalgumlugarnoslivros 13/08/2018

Amizade salva
Garoto 21 - Matthew Quick.
272 páginas/Editora Intrínseca.

"O silêncio sempre foi meu modo preferido de agir --- minha melhor defesa contra o mundo."

Finley é um garoto introspectivo, está sempre na dele, seguindo ordens e quase não fala.
Ele só quer jogar basquete até terminar o último ano do colegial e sair de Bellmont com sua namorada, Erin.
Mas tudo muda quando ele é chamado para ajudar um novo aluno; Russ - ou Garoto 21, como prefere ser chamado - está passando por um momento traumático, deixou o basquete de lado e agora insiste em dizer que será levado para o cosmos.
Finley precisa ser amigo de Russ e o ajudar a passar por esse momento, ajudar com que ele volte para o basquete.
Só que essa decisão pode fazer com ele perca seu lugar de titular.

Essa história é sobre o amor pelo esporte e como ele é capaz de transformar vidas.
É sobre amizade, sobre se colocar no lugar do outro, se doar e ser altruísta.
Além do basquete e da amizade, encontramos segredos nesse livro.
Bellmont é um bairro perigoso, e ficar calado é uma maneira de sobrevivência.
Será por isso que Finley é tão calado? E o que aconteceu? O que aconteceu com Russ?
São inúmeras perguntas, e por mais que eu tentasse adivinhar, nada se aproximava da realidade.

Garoto 21 não é uma história grandiosa e repleta de reviravoltas, mas me envolvi com os personagens e seus anseios e receios.
Torci para ver uma reação do Finley; aos poucos ele vai crescendo. Isso é confortante.
A fragilidade do Russ me tocou, a vontade era de entrar no livro e o abraçar.
E a Erin é aquela amiga que te aceita e te respeita.

E tudo isso é feito pela escrita magnífica do Matthew Quick.
Sua escrita é delicada, sensível, fluida e envolvente.
Os capítulos curtos só colaboram.
Posso dizer que vale a pena ler esse livro; é uma leitura agradável e com uma linda mensagem.

Finley foi escolhido porque Russ precisava de um amigo, mas talvez, era Finley que precisava de um amigo feito Russ.
Apesar das diferenças, os dois se reconheceram no silêncio. E uma improvável amizade nasceu.

" - Sempre posso olhar para o cosmos e me maravilhar, não importa o que aconteça."

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Bruna 07/11/2018

No começo não me interessei pela história, mais quando fui lendo, foi me encantando e devorei esse livro em pouco tempo. A história de um garoto e sua namorada apaixonados por basquete, fazem você perceber que a vida é muito mais importante que tudo. Recomendo esse livro. O autor sabe mostrar muito além de um casal, que a vida pode ser cheio de altos e baixos, que com empenho e dedicação podemos ir muito além.

Nathália Gambati 16/04/2019

História envolvente e sensível
A escrita é simples e ainda assim muito sofisticada em relação à sensibilidade do autor com a trama. A sutilidade do autor para tratar de temas complicados e descrever a realidade do ambiente em que a história se situa, deixa a leitura muito leve ao ao mesmo tempo que te choca.
O Garoto21 é uma história sobre perdas e reencontros, não apenas com outras pessoas, mas com você mesmo. É sobre aprender a viver com as mudanças que acontecem na vida que ninguém está preparado para elas.
Desfrutei cada página e com certeza recomendo a leitura!

Laura 28/04/2019

trama envolvente, personagens cativantes... amei demais essa história que alias eu não tinha expectativa nenhuma... o unico problema é que eu achei a capa meio feinha, até porque ela meio que não me remete muito ao clima da história, apesar do capacete e tals, devia ser um pouquinho mais dark kkkkk

Lucas 27/10/2019

Garoto 21
Garoto 21 é uma obra escrita por Matthew Quick, foi lançada em 2016, tem 272 páginas e é intrínseca.Tem como personagens principais Finley,um adolescente que vive com seu pai e seu avô,e também um rapaz chamado Russ,mas só permite ser chamado de garoto 21.
Repetir um movimento várias e várias vezes ajuda a clarear a mente,uma lição que Finley aprendeu muito cedo,nas quadras de basquete.Numa cidade comandada pela violência do tráfico e pela máfia irlandesa,vestir a camisa 21 e dar o sangue em quadra é sua válvula de escape.Vinte e um também é o número da Camisa de Russ,um gênio do basquete,ou pelo menos era.Recém-chegado a cidade de Bellmont depois de ter a vida virada de cabeça para baixo depois de uma tragédia,a última coisa que ele quer é pegar de novo numa bola.Russ está confuso,parece negar o que lhe aconteceu e agora se autointitula um alienígena de passagem pela Terra .Finley recebe a missão de ajudá-lo a se recuperar e,para isso, precisará convencê-lo a voltar a jogar,mesmo sob o risco de perder seu lugar como estrela do time. Contra todas as possibilidades,Russ e Finley se tornam amigos e, por mais estranho que pareça,a presença de Russ poderá transformar a vida de Finley completamente. Uma emocionante história sobre esperança, amizade e redenção com a prosa sensível e inteligente de Matthew Quick
Gostei muito da obra, principalmente das partes de amizade, também das partes de superação de Russ e da solidariedade de Finley para ajudar Russ

Entre Lombadas 06/02/2020

Melhor livro do ano
Simplesmente perfeito!

Amanda Cabral 08/03/2020

Nada de surpreendente, mais do mesmo
Foi o terceiro livro autor que eu tentei ler. Comecei pelo famoso "O Lado Bom da Vida" e amei tanto que reli. Mas com esse foi diferente... Apesar de ser uma leitura rápida e sem muitos climax, não me prendeu em nada.

Pois a vida de Finley já não era das mais fáceis, e com a chegada de Russel, o Garoto 21, ficam mais complicadas ainda.
Russel é um garoto traumatizado pela morte dos pais, que passa a acreditar que é um extraterrestre e está de partida para o cósmos, porém, na verdade é jovem e muito talentoso jogador de basquete.
Atendendo a um pedido de seu treinador, Finley tem a missão de convercer Russel a voltar a jogar, mas, correndo risco de perder sua vaga de titular para o novo amigo.

A história basicamente não passa disso, o grande momento do desfecho poderia ter sido mais trabalhando para causar alguma empolgação no leitor. Mas no meu ponto de vista, foi água com açúcar do começo ao fim.

Matt 10/06/2020

Eu não sei bem o que falar desse livro... a escrita do autor é interessante, mas a trama deixou a desejar, principalmente por tratar a questão do racismo de forma tão superficial. Não consigo entender qual foi a proposta do autor ao colocar um branco (personagem principal) numa escola predominantemente de negros: mostrar a realidade dessas pessoas marginalizadas? Por que o foco é nos problemas que o branco enfrenta? [Claro que um outro personagem negro (rico) entra na história para "interagir" com o branco e, também, existe toda a história da mafia]. Tentei ler e enxergar a história tal qual foi escrita (inclusive, me emocionei em algumas partes), mas essas dúvidas persistiram e, aparentemente, o livro traz um deslize grotesco.

Giovana 19/02/2021

Lindo
Acho que nunca li um livro tão rápido, Garoto21 me trouxe alegria e tristeza, com duas histórias de superação, o final me deu esperança como se eu tivesse na história mas também me deixou com saudade da família, um bom livro.

liv 22/03/2021

surpreendente
Confesso que não estava muito animada para começar este livro , e achei o início um pouco entediante . Mas conforme os capítulos vão seguindo , me sinto mais conectada aos personagens e com vontade de saber mais sobre eles .

Nunca havia lido um livro do Matthew Quick , e depois de finalizar esse com certeza irei procurar mais obras deste autor .

Evellyn 23/10/2022

livro favorito
eu amo esse livro nota 10/10, simplesmente garoto 21 me viciou e fora que foi um dos primeiros livros que me abriu a porta da literatura

Gio 03/12/2022

O livro é muito meigo, tem uma história super tocando e pra quem gosta de esporte é um combo conforto muito bom