Garoto 21

Garoto 21 Matthew Quick

Resenhas - Garoto21

Letícia 23/02/2017

Sobre amizade e recomeços...
A leitura fluiu de uma forma que li em 24 horas, não li em menos pelos meus compromissos com trabalho e faculdade combinado com meu cansaço. Então pode-se dizer que li muito rápido para todas as outras coisas que preciso fazer ao dia.

Garoto21 foi mais um livro que tive curiosidade de ler ao ver que a Paola, do Livros&Fuxicos queria ler, ou já tinha lido, não me recordo ao certo. Mais uma vez, as recomendações vindas dela não me decepcionaram. Garoto21 fala sobre luto, mostra como as pessoas lidam de formas diferentes com essa situação e muitos de nós criamos um escape, um refúgio, um modo de lidar, de suportar essa carga emocional que é perder alguém muito importante em nossas vidas. É justamente isso que o livro trata e de uma forma muito bonita, pois mostra o crescimento e fortalecimento da amizade e confiança de duas pessoas que em circunstâncias diversas, jamais seriam amigas. E a vida dá um jeito de unir, mesmo que o contato físico entre elas não seja para sempre.

É muito bonito ver o amadurecimento do Russ, ver que ele em determinado momento consegue começar o processo de seguir em frente, de não necessitar tanto do escape que ele criou para si mesmo. E a amizade do Russ com o Finley é muito gratificante de ver. Mostra, inclusive, que amizade independe de cor, de gostos, e até de compreender 100% a outra pessoa. Afinal, nunca conhecemos inteiramente alguém. E muitas vezes não vamos sequer entendê-las, mas precisamos aprender a aceitar, a continuar ali, pois não sabemos o que se passa de verdade. Todos nós lidamos de forma diferente.

E com tudo isso, falar sobre recomeço na vida dos dois é maravilhoso. Me peguei segurando o choro no meio do meu expediente de trabalho rs. Então posso recomender a leitura! É o primeiro livro do Matthew Quick que tenho o prazer de ler, tenho muito interesse em ler Perdão, Leonard Peacock e se for tão bom quanto Garoto21, estarei mais do que satisfeita.

" - É só uma história.
- Assim como nós... também somos histórias - diz Russ.
- O que quer dizer?
- Provavelmente existem pessoas que achariam que nossas vidas não são reais, se escrevêssemos exatamente o que aconteceu com a gente em um livro."
Carol 23/02/2017minha estante
Amei a resenha amiga, fiquei com vontade de ler de novo hahahah

Hue 22/09/2019minha estante
Amei a resenha, vc expressou realmente tudo oq eu senti. Estou apaixonado pela história ?

Coração Papel 15/09/2016

Resenha no Blog Coração de Papel

GAROTO 21 conta a história de Finley; um dos poucos garotos brancos da escola e armador do time de basquete; ele sabe o que quer e vai atrás. Pelo amor ao esporte ele treina muito e faz as maiores loucuras. Quando não está em temporada de jogos com o basquete, Finley se divide em cuidar do avô, que não tem as pernas, estudar e namorar a doce, bela e também apaixonada por basquete Erin. Mas, quando a temporada começa, o focado Finley é só atenção ao basquete e sua amada camisa 21.
E é aí que entra Russel Allen, ou como ele gosta de ser chamado: GAROTO 21. Jogador revelação de basquete, ele cria toda uma fantasia de que é um explorador do espaço e que seus pais estão numa viagem espacial, mas logo virão buscá-lo.

“— A matéria não pode ser destruída nem criada — diz ele. — Esse é um dos princípios básicos do universo. Mas existe sua força vital, que está contida e interditada aqui na Terra pelo seu corpo, sua carne, como se fosse uma prisão. Quando vocês, terráqueos, morrem, sua força vital é liberada e isso permite que viajem pelas galáxias novamente. Não é morte, é libertação.”

Ele se transforma no Garoto 21 depois que os pais sofrem um acidente de carro em que não há sobreviventes. Filho único, Russel vai morar com os avôs e começa a estudar na mesma escola de Finley. Para que o estranho menino não fique isolado, o treinador Wilkim, pede ajuda de Finley para enturmar o Garoto 21 na escola e no time de basquete. Finley se vê obrigado a ajudar uma pessoa que pode vir a roubar para sempre o seu lugar no time. E agora? Como lidar?

“Estou cansado de fazer coisas legais para os outros e levar a pior por isso. Só quero sair daqui. Só quero escapar.”

Leia completa: http://mariscotti.blogspot.com.br/2016/08/resenha-garoto-21.html

site: http://mariscotti.blogspot.com.br/2016/08/resenha-garoto-21.html

Ana Lima 21/09/2016

Garoto 21 foi um teste pra mim: li Perdão, Leonard Peacock do mesmo autor no começo do ano e me decepcionei bastante. Mas depois de tantas críticas positivas a respeito desse novo livro que resolvi me arriscar novamente - e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito!

Finley é um adolescente que vive pelo basquete. Morando apenas com o pai e o avô cadeirante em um bairro dominado pela máfia irlandesa e pelo tráfico e drogas e sendo um dos únicos garotos brancos da escola, ele encontra seu refúgio nas quadras e em sua namorada e melhor amiga, Erin, que conheceu ainda criança por conta do esporte.

Apesar de ser calado e um tanto quanto anti-social, é em Finley que o treinador do time de basquete do colégio confia a difícil tarefa de fazer companhia a um novo aluno. Russell foi um dos astros do basquete no ensino médio, muito cotado por olheiros de diversas universidades, mas que depois do assassinato de seus pais acabou se fechando em seu próprio mundo e deixando o basquete de lado. Agora ele se identifica como Garoto 21, um extraterrestre que veio ao planeta para estudar as emoções dos seres humanos.

A tarefa de Finley é não apenas mostrar a Russ como as coisas funcionam por lá, mas ser seu ombro amigo e convencê-lo a voltar pro basquete. Porém, o Garoto 21 e ele jogam não só com o mesmo número no uniforme, mas também na mesma posição, o que ameaça a permanência de Finley na temporada. Além disso, o treinador acredita que, de alguma forma, os dois podem se ajudar através de suas próprias experiências de vida.

É a partir daí que, com algumas dificuldades, é claro, a amizade entre os garotos vai se estruturando e se consolidando, a ponto de conseguir fazer com que Finley consiga não só encarar o seu passado também doloroso, mas também se abrir pela primeira vez. Ao mesmo tempo, Russell vai deixando sua armadura se desfazer aos poucos, voltando a ser quem ele era antes de sua vida ser destruída.

Grande parte do livro é focada no basquete. Assim como no início o esporte é a salvação de Finley, aos poucos passa também a ser um alicerce para que Russell se reencontre. Apesar de muito importante para a história e para os personagens, o esporte não se torna o foco principal do livro e nem torna a leitura cansativa para quem não entende ou não gosta do assunto, sendo apenas mais um detalhe da vida dos protagonistas, assim como a obsessão de Russ pelo espaço.

O livro acaba tomando um rumo bastante inesperado e, apesar de ter gostado muito desse plot, achei que faltou uma melhor construção para que esses acontecimentos não parecessem tão jogados. Talvez isso tenha a ver com o estilo de livro que estou acostumada, que quando trata de um mistério o acentua a todo momento, mas acredito que os segredos e o passado dos personagens poderiam ter sido mais explorados, assim como alguns acontecimentos do presente poderiam ter sido melhor explicados. Foi por esse motivo que atribuí a nota 4 ao livo no Skoob.

De qualquer forma, a narrativa do autor é bastante fluida e proporciona uma leitura rápida e agradável. Apesar disso, trata de assuntos sérios e me deixou com o coração apertado ao final, principalmente pelas lições de amizade e esperança que o livro conseguiu transmitir. Fica a indicação! (E Matthew Quick está oficialmente redimido no meu coração ♥)

site: www.poesiadestilada.com

Natália Devós 05/09/2016

Encantador e Envolvente!
Adoro a maneira leve e descontraída que Matthew Quick escreve, seus livros são sempre fáceis e prazerosos de ler, mas nesse ele se superou! Para mim Garoto 21 é o melhor livro do autor. Personagens reais e verdadeiros dão mais credibilidade a história, e apesar de um pouco curto é extremamente envolvente. Sem contar que fala de esporte, o que pra mim foi mais um ponto positivo. Como já disse, só poderia ser um pouco maior, quando terminei fiquei com vontade de ler mais rsrs... mas enfim, recomendo muito!

Bela Lima 06/07/2016

Garoto 21 foi melhor do que eu esperava
Finley é um cara de poucas palavras que vive em Bellmont, uma cidade em que ou é traficante ou é morto, junto com seu pai e seu avó deficiente. Tudo que Finley deseja é ser bom no basquete para ganhar uma bolsa de estudos e ir para uma faculdade longe daquela cidade sem esperança.

“(...) ser intransigente, às vezes, torna a vida mais fácil para todos.”

Como ele não tem o talento natural para isso, Finley é muito esforçado e concentrado, treinando todos os dias com sua única e melhor amiga, além de vizinha e namorada, Erin, que também é uma jogadora de basquete. Diferente dele, Erin é falante, mas eles se compreendem mutuamente sem ser necessário o uso de palavras fúteis.

Tudo parecia bem ate que o treinador pede que Finley ajude-o com Rush, um garoto que pensa que é extraterrestre e acredita que veio a Terra para entender as emoções humanas. Finley não entende porque ele entre todos os outros membros do time, ele e Garoto21 não têm nada em comum, mas, sem discutir, acreditando que seu treinador está sempre certo, Finley aceita e conhece Rush. Ou Garoto21, como gosta de ser chamado. E ambos iniciam uma amizade apesar da cor (Finley é branco e Rush é negro) e do dinheiro (Finley é pobre e Rush é rico).

“-(...) talvez eu precise estar em Bellmont.
-Neste fim de mundo? Por quê?
-Para ser seu amigo.”

Finley guarda o segredo dos delírios de Rush para si, não contando para ninguém, e o inclui no seu pequeno grupo que envolve ele e Erin, mas ao mesmo tempo que deseja que Rush melhore, ele também não quer. Rush é um prodígio no basquete e Finley sabe que assim que seus ‘poderes extraterrestres’ forem ativados, ele deixará de ser o armador titular.

Só li dois livros de Matthew Quick, esse e Quase uma Rockstar (que é maravilhoso!), não sou uma especialista na sua escrita, entretanto percebi uma semelhança nos acontecimentos. Em ambos os livros, os protagonistas são pessoas boas com vidas difíceis, algo acontece que os força a mudar, eles ficam... letárgicos, talvez ate depressivos, então a esperança retorna.

“Às vezes, as pessoas precisam de tempo e espaço.”

Garoto 21 foi melhor do que eu esperava, fiquei curiosa a respeito da sinopse, mas não tive grandes expectativas sobre a historia. Nele, Matthew nos apresenta personagens com medos e sonhos reais, acontecimentos dolorosos e descobertas incríveis que nos faz redescobrir a vida e o que é importante nela.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2016/07/garoto-21.html

Sofie136 04/04/2024

Garoto 21
Esse livro me deixo dividida. A proposta da história é bem interessante e a narrativa em si é muito boa, ao ponto de me fazer chorar uma 2 vezes. Porém alguns pontos realmente me incomodaram, desenvolvimento de personagens e como de uma hora para outro o livro começa acontecer muito rápido. Senti que muitos personagens tivesse aquele complexo de "2 traços de personalidade" e que, me parece, que +/- na metade do livro o autor lembrou que iria fazer um livro pequeno e começou a "atropelar" os acontecimentos.
Resumindo, gostei da ideia da história, mas tive a sensação que o autor escreveu o livro sem planejamento, simplesmente saiu escrevendo sem pensar em tudo da narrativa primeiro, tendo causado incoerências e ritmos contraditórios na história.

carolmndss 08/01/2018

Virou meu livro favorito!
Resenha feita originalmente no blog Virando Amor

Finley é um garoto retraído, que não fala muito, e uma das coisas que gosta muito de fazer é jogar basquete. Ele se sente bem jogando, além de que isso faz com que seu pai, que é infeliz na maior parte do tempo, sinta orgulho dele. Ele está sempre jogando basquete, que é como uma válvula de escape pra ele, até fora de temporada, com sua namorada, Erin.

Russ é um prodígio do basquete, e após seus pais serem assassinados, ele se muda para Bellmont com seus avós, mas se recusa a jogar basquete. À pedido do treinador, Finley se aproxima de Russ pra ajudar nessa transição de cidade. O Garoto21 tem uma fixação pelo espaço sideral, e acha que é um alienígena e está esperando buscarem ele. O número da camisa de time é 21, assim como a de Russ (que prefere ser chamado de Garoto21), por isso Finley fica com medo de perder a posição de titular pro Garoto21, mas tenta se aproximar e ser amigo dele mesmo assim.

Os dois têm algo em comum, muito além do fato de ambos jogarem basquete, e você passa o livro inteiro querendo entender essa ligação dos dois, que todo mundo enxerga menos o próprio Finley, que não gosta de falar sobre assuntos difíceis, e aí com isso, ficamos no escuro também.

Erin e Finley sempre terminam na temporada de jogos de basquete, porque ele diz que ela o distrai, é algo que eles estão acostumados a fazer, embora fica claro que ela preferia que fosse diferente. Fiquei um pouco incomodada quando ele passa tempo com o Garoto21 e não com ela. Claro, ele precisa de companhia e ajuda por tudo que passou, mas sinto "as dores" de Erin.

Acho que todos nós somos um pouco como Finley e o Garoto21, às vezes preferimos guardar certas coisas pra nós mesmos e não falar sobre o assunto como uma forma de ser um escudo pra nos proteger, e o livro nos mostra como isso é a pior coisa que podemos fazer. Se tem algo nos incomodando ou algo ruim aconteceu, precisamos falar sobre isso, até como uma forma de nos libertamos daquilo, e é muito melhor ainda quando temos alguém que entende exatamente aquilo pelo que estamos passando, mesmo sem saber, como Finley e o Garoto21.

Eu já li outros livros do autor e gostei muito, então a expectativa para esse estava alta e conseguiu me surpreender com uma história emocionante sobre superação e esperança, com uma escrita leve e que te prende até a última página. Me deixou curiosa pra conferir a adaptação cinematográfica que ainda será lançada.

É um livro mais do que recomendado, assim como os outros livros do autor que são incríveis, que sempre trazem mensagens importantes e inspiradoras, que nos dão esperança sobre a vida e o futuro.

site: http://www.virandoamor.com/2018/01/resenha-garoto-21-de-matthew-quick.html

araujonei 29/04/2018

O poder da amizade
Matthew Quick é, sem dúvidas, um dos romancistas mais sensíveis atualmente. Desde que li seu romance de estreia, O Lado Bom Da Vida, me apaixonei pela sua escrita. E agora, cinco livros depois, tenho mais certeza disso. Quick nunca escreve sobre a mesma coisa (olá, Sparks!), então cada livro traz uma mensagem diferente.
Em Garoto 21, conhecemos Finley, um garoto que tem no basquete sua única esperança de um futuro melhor. Porém Finley não é excepcional, ele só é bom. E a falta de talento é recompensada com o trabalho duro. Ele e sua namorada, Erin, treinam dia após dia para a temporada de basquete estadual, o que pode ser a garantia de um futuro melhor para os dois.
Até a chegada de Russ, um dos melhores jogadores de basquete do país e que perdeu a vontade de viver após ter os pais assassinados, sendo obrigado a viver na pequena cidade de Finley e encarar um mundo novo. O problema é que Russa acredita ser um garoto enviado do espaço, o Garoto21, e que logo seu pai virá busca-lo.
Quick traça uma história cheia de tocantes mensagens sobre amor, superação e o poder da amizade, sem esquecer o bom humor marcante em todas as suas obras. Mais um livro que ficará sempre guardado na minha memória.

Alex Nascimentto 30/07/2018

Olá, meus queridos! Hoje eu vim mostrar para vocês e conversar também sobre essa leitura que ganhou um espacinho em meu coração. Eu li em um dia, gente! Foi uma leitura que me surpreendeu bastante e que vou levar comigo por muito tempo. ???????????????????
A trama gira em torno de Finley, que está em seu último ano de ensino médio e, consequentemente, é sua última temporada no time de basquete, esporte que ele e sua namorada, Erin, adoram, já que ela sonha em conseguir uma bolsa de estudos esportiva. No entanto, um garoto novato chega no pedaço e vai mexer um pouco com Finley e também por em risco sua vaga no time de basquete. Esse é o Garoto 21 ou Russ, que afirma ter vindo de outro planeta e ter superpoderes no basquete. Os dois são totalmente opostos, porém um precisa do outro para seguir em frente. ???????????????????
O livro todo é narrado por Finley e podemos sentir seus medos, suas dúvidas, suas inquietações assim como seu amadurecimento. A obra também trata sobre temas como amizade, como dramas familiares, criminalidade e tráfico. A leitura é fluida, leve e muito boa. A única coisa que eu não gostei tanto foi o final, porque deveria ter sido bem mais trabalhado. Um livro que merece ser lido. Foi meu primeiro contato com o autor, mas já estou preparando para outras leituras de suas obras. ???????????????????

Ludy @emalgumlugarnoslivros 13/08/2018

Amizade salva
Garoto 21 - Matthew Quick.
272 páginas/Editora Intrínseca.

"O silêncio sempre foi meu modo preferido de agir --- minha melhor defesa contra o mundo."

Finley é um garoto introspectivo, está sempre na dele, seguindo ordens e quase não fala.
Ele só quer jogar basquete até terminar o último ano do colegial e sair de Bellmont com sua namorada, Erin.
Mas tudo muda quando ele é chamado para ajudar um novo aluno; Russ - ou Garoto 21, como prefere ser chamado - está passando por um momento traumático, deixou o basquete de lado e agora insiste em dizer que será levado para o cosmos.
Finley precisa ser amigo de Russ e o ajudar a passar por esse momento, ajudar com que ele volte para o basquete.
Só que essa decisão pode fazer com ele perca seu lugar de titular.

Essa história é sobre o amor pelo esporte e como ele é capaz de transformar vidas.
É sobre amizade, sobre se colocar no lugar do outro, se doar e ser altruísta.
Além do basquete e da amizade, encontramos segredos nesse livro.
Bellmont é um bairro perigoso, e ficar calado é uma maneira de sobrevivência.
Será por isso que Finley é tão calado? E o que aconteceu? O que aconteceu com Russ?
São inúmeras perguntas, e por mais que eu tentasse adivinhar, nada se aproximava da realidade.

Garoto 21 não é uma história grandiosa e repleta de reviravoltas, mas me envolvi com os personagens e seus anseios e receios.
Torci para ver uma reação do Finley; aos poucos ele vai crescendo. Isso é confortante.
A fragilidade do Russ me tocou, a vontade era de entrar no livro e o abraçar.
E a Erin é aquela amiga que te aceita e te respeita.

E tudo isso é feito pela escrita magnífica do Matthew Quick.
Sua escrita é delicada, sensível, fluida e envolvente.
Os capítulos curtos só colaboram.
Posso dizer que vale a pena ler esse livro; é uma leitura agradável e com uma linda mensagem.

Finley foi escolhido porque Russ precisava de um amigo, mas talvez, era Finley que precisava de um amigo feito Russ.
Apesar das diferenças, os dois se reconheceram no silêncio. E uma improvável amizade nasceu.

" - Sempre posso olhar para o cosmos e me maravilhar, não importa o que aconteça."

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Bruna 07/11/2018

No começo não me interessei pela história, mais quando fui lendo, foi me encantando e devorei esse livro em pouco tempo. A história de um garoto e sua namorada apaixonados por basquete, fazem você perceber que a vida é muito mais importante que tudo. Recomendo esse livro. O autor sabe mostrar muito além de um casal, que a vida pode ser cheio de altos e baixos, que com empenho e dedicação podemos ir muito além.

Nathália Gambati 16/04/2019

História envolvente e sensível
A escrita é simples e ainda assim muito sofisticada em relação à sensibilidade do autor com a trama. A sutilidade do autor para tratar de temas complicados e descrever a realidade do ambiente em que a história se situa, deixa a leitura muito leve ao ao mesmo tempo que te choca.
O Garoto21 é uma história sobre perdas e reencontros, não apenas com outras pessoas, mas com você mesmo. É sobre aprender a viver com as mudanças que acontecem na vida que ninguém está preparado para elas.
Desfrutei cada página e com certeza recomendo a leitura!

Laura 28/04/2019

trama envolvente, personagens cativantes... amei demais essa história que alias eu não tinha expectativa nenhuma... o unico problema é que eu achei a capa meio feinha, até porque ela meio que não me remete muito ao clima da história, apesar do capacete e tals, devia ser um pouquinho mais dark kkkkk

Amanda Cabral 08/03/2020

Nada de surpreendente, mais do mesmo
Foi o terceiro livro autor que eu tentei ler. Comecei pelo famoso "O Lado Bom da Vida" e amei tanto que reli. Mas com esse foi diferente... Apesar de ser uma leitura rápida e sem muitos climax, não me prendeu em nada.

Pois a vida de Finley já não era das mais fáceis, e com a chegada de Russel, o Garoto 21, ficam mais complicadas ainda.
Russel é um garoto traumatizado pela morte dos pais, que passa a acreditar que é um extraterrestre e está de partida para o cósmos, porém, na verdade é jovem e muito talentoso jogador de basquete.
Atendendo a um pedido de seu treinador, Finley tem a missão de convercer Russel a voltar a jogar, mas, correndo risco de perder sua vaga de titular para o novo amigo.

A história basicamente não passa disso, o grande momento do desfecho poderia ter sido mais trabalhando para causar alguma empolgação no leitor. Mas no meu ponto de vista, foi água com açúcar do começo ao fim.