Garoto 21

Garoto 21 Matthew Quick

Resenhas - Garoto21

beatlesisland 30/12/2020

Um pouco sobre uma vida sem perspectivas, violenta e cheia de segredos.

Aninha 14/01/2022

Emocionante
Esse livro é tão lindo, os personagens são super desenvolvidos. A forma da escrita foi tão boa eu consegui sentir a emoção que o autor quis passar ao longo da história.
Tiveram algumas referências a Harry Potter que foram lindas.
Assim como você Finlay eu também estou esperando minha carta de hogwarts.

swflyth 03/08/2021

Recomendo para quem estiver de ressaca
o livro basicamente vai falar sobre amizade e esperança focando na vida de três adolescentes apaixonados por basquete.

mDeiga 06/10/2020

O livro conta a história de três jovens que moram em uma cidade violenta e comandada pela máfia irlandesa. Finley, Erin e Russ têm em comum o interesse e o amor pelo basquete. Além disso, passaram por traumas que mudaram o jeito de ver as coisas para sempre.

É um livro que gostei muito, a leitura é fácil, fluida e rápida. Vale à pena ler.

Sarah 13/04/2022

Matthew Quick, o que houve?
Sei até que é uma pergunta injusta, pois não li o que veio entre O Lado Bom da Vida e esse romance, mas posso afirmar que alguma coisa se perdeu.
A trama adolescente de fato não conversou muito comigo, ao mesmo tempo não há uma distância tão grande entre os personagens e eu, então porque não consegui me conectar? Não sei. O que sinto é que faltou um pouco de carisma para esses personagens; e isso me é evidente quando a pessoa que eu mais queria ver era o vovô e o colega de turma Wes, que são personagens de apoio - sendo Wes, quase um figurante. O romance não me convence, a amizade dos meninos muito menos. Afora que, de uma hora para a outra todo mundo muda, o Russ decide ser ""normal"", o Finley passando por seu segundo choque na vida ao invés de se tornar mais retraído vira uma fera, tendo ações não condizentes com sua personalidade pré estabelecida. Parece muito um projeto que na metade, quem estava fazendo decidiu que não valia mais à pena e terminou por obrigação. É um sentimento muito triste e deixa um sabor amargo ao fim.

Thef 07/03/2020

Ótima leitura

gabriellaasilvaa 26/09/2021

Garoto 21 e Coelho Branco
Não sei nem por onde começar. Esse foi o meu primeiro contato com um livro do Matthew (pois sim, não li e nem assisti "O lado bom da vida") e já amei.
No inicio, não dava nada pelo livro e achava que seria mais um livro clichê e chato, estava errado. Matthew abordou com seriedade assuntos importantes e ao mesmo tempo, foi uma leitura que prendeu do inicio ao fim. Você vai querer saber sobre o passado deles e saber por que da personalidade deles.

Larissa.Stoco 05/07/2021

Resenhando Garoto21
O livro fala de dois garotos, Finley e Russ, ambos com dificuldades, que se encontram um na vida do outro, e tentam passar se ajudar mesmo tentando se desligar ao máximo desses problemas.

Uma leitura bem fluída e tranquila, com um bom desenrolar desde o inicio, apesar da história ser bastante vaga nesse começo, e o personagem principal, Finley, ser um pouco irritante. Agora, escrevendo essa resenha, entendo que não foi irritante, mas teve reações e pensamentos normais diante das situações que se encontrou.

Conforme fui avançando na leitura, se torna mais fácil enxergar como o Finley passa por dificuldades bem pesadas, mas acaba não demonstrando e nem se permite sentir, além de sempre estar tentando fugir, então a ajuda fica cada vez mais longe.

Depois de conhecer o Russ, é interessante ver como Finley age. As atitudes que ele toma, o cuidado que ele tem com o novo amigo, tudo isso é reflexo do passado traumático dele. Como todos já sabem do problema do Russ, é nítido ver como ele passa por isso, como ele foge disso e como ele não encara. E isso acaba desvendando mais do Finley.

Um pouco mais de 60% do livro, os problemas do Russ ficam de lado e o foco aprofunda mais no lado escuro que Finley tenta não encarar de si próprio. E mesmo que ainda um pouco vago, da para ver a batalha intensa que ele vem travando desde cedo.

As últimas páginas são extremamente tensas e engatilhadas. Confesso que passei muito nervoso lendo. Parece um livro inofensivo, mas é cheio de sentimentos complicados dentro.

Cuidado ao ler por conter gatilhos: traumas da infância, perda e luto, negligência de adultos, violência.

Thami 30/10/2021

Não é sobre o Garoto21
Como em todos os livros de Matthew Quick que já li, ele sempre aborda assustos importante com bastante seriedade. As histórias são sempre atuais, em qualquer época se encaixam bem e, como sempre, os finais me deixam irritada por deixar que a gente imagine o restante da história (arghhhh!!!!).
A história é sobre Finley, um rapaz que não fala muito, logo lemos os pensamentos dele. No ensino fundamental, ele conhece Erin que ao longo dos anos se torna sua melhor amiga e namorada. Eles moram em Bellmont, um bairro muito pobre, sujo, casas decadentes, pichado, com traficantes e máfia irlandesa. Eles têm desejos e planos de saírem do bairro ou correm o risco de ficarem ali para sempre.
No último ano do ensino médio, Russell, vulgo Garoto21, se muda para a parte negra de Bellmont. Eles amam basquete e compartilham a mesma posição e a mesma história trágica dos pais. É lindo de ver a construção da amizade deles, já que um não fala quase nada e o outro também calado, mas que acha que veio do espaço.
A escrita de Quick é tão leve, fácil e agradável de ler que dá pra devorar esse livro em 1 dia.

Kimberly.Manzoni 12/08/2020

Amei
Um livro muito gostoso de ler, li em um dia. Me prendeu demais

Jake 09/04/2020

Perfeito
Garoto 21 vai muito além de superar e voltar a vida. Representa como somos frágeis e muitas vezes nos escondemos para não encarar os fatos. Mostra também como muitas vezes damos muito valor a determinadas coisas e acreditamos que essa é de fato nossa vida, e assim deixamos de valorizar quem realmente importa.
Um livro viciante e encantador!

zonlune 26/06/2021

lindo
talvez por eu ter a mesma idade do finley e do russ, esse livro mexeu comigo. são capítulos curtos e uma escrita fácil, mas se você procura aventuras e reviravoltas esse livro não é pra você. é sobre dois meninos sendo amigos um do outro e acompanhar essa amizade foi muito interessante.
espero que em breve eu também tenha a chance de receber a minha "carta para hogwarts".

Grazi 18/08/2021

Sobre recomeços
Primeiramente, se você procura um livro cheio de reviravolta, não é este.
Comecei Garoto21 sem muita expectativas, apesar de já ter lido livros Matthew Quick, não era o que eu imagina.
Dois garotos com percas profundas, traumas e uma bagagem grande desenvolvem uma amizade, e o livro transcorre todo em volta disso. Acompanhamos Finley e Russ darem seus passos, as vezes juntos, as vezes separados. É um livro bom, gostoso e leitura fluída, mas também não é algo inesquecível. Ótimo para ressaca literária.