Garoto 21

Garoto 21 Matthew Quick

Resenhas - Garoto21

Jessica 27/11/2022

Pós ressaca
Um bom livro. Li rápido, me prendeu pois demorou pra contar toda a história e seus detalhes. Um livro sobre amizade, aprendizado, escolhas, traumas...

Isa 21/08/2020

Um dos melhores livros que já li
E novamente Matthew Quick entrega um livro impecável e cativante. Com personagens que te conquistam e te fazem simpatizar com seus problemas. Toda dor, angústia e saudade que eles sentem, o leitor também sente.
Um livro que te faz querer viajar pelo cosmos e jogar diversas partidas de basquete. É impossível não querer se aventurar junto com Russ e Finley.
Com um final totalmente perfeito o livro se encerrada no momento e da forma certa, trazendo ao leito um sentimento de saudade e alegria. Garoto 21 se tornou o meu livro favorito do autor e talvez da vida.

francis31 11/05/2019

bom, porem depende
criar expectativa é um monstro de sete cabeças que num dia ruim pode degolar todas as suas entranhas com os dentes. e foi isso que aconteceu. o livro inteiro. e com as minhas entranhas, também.

ok, hm, perdão, leonard peacock é um dos meus livros favoritos da vida. e eu adoro a escrita do quick, mas esse livro me dá a sensação de estar indo fazer a melhor coisa da sua vida (como pular de para-quedas) e, no meio do caminho, o paraquedas não abre. e você cai. e quebra seus ossos contra o solo ou o oceano.

a história tem um enredo confuso, tudo parece simples demais, a mesma coisa. há uma ou duas coisas legais lá. cita hp. cita a máfia irlandesa e tudo que um bairro de classe baixa envolvido com o "crime" passa. e, embora tenha uma abordagem legal e, também, fale sobre a perda, seja de alguem ou algo, tudo foi... raso. tudo parecia um conto curto que não foi bem especifico. é bonito, mas não me fez mergulhar na história ou nos personagens e eu fiquei um pouco (muito) desapontada por isso.

Lua 30/07/2020

Basicamente o livro conta a história de dois garotos que passam por um mesmo problema (?) mas em realidades diferentes.

Acontece que o autor não desenvolve direito os problemas que ele traz no livro, e são muitos...
Particularmente, também não gostei do final, senti como se fosse algo ?preciso acabar e pronto?.

Não li o livro com muitas expectativas, então achei razoavelmente bom.

Luma 09/07/2020

Um livro bom de se ler
O protagonista desse livro me surpreendeu, justamente por ser alguém diferente da maioria dos outros, adorei muito ele, inclusive a maneira que Matthew escreveu, influenciando o meu pensamento. Contudo, apesar de gostar dos ensinamentos que esse livro trouxe, não entendi muito bem qual era a proposta, pois, para mim, era para ter focado mais na relação entre Finley e o garoto21, pois dessa maneira seguiria o que estava presuposto, e , além disso, não compreendi o que o autor quis dizer com aquelas partes racistas que surgiam do nada.

Bianca 01/03/2020

História fácil de ler, personagens com caracteres bem definidos. A leitura é rápida e agradável.

flora60 23/01/2024

Opinião e resenha
Livro leve e de leitura rápida, ótimo para sair da ressaca literária.
O jovem precisa focar na sua carreira como jogador de basquete e garantir uma bolsa na universidade para sair do bairro onde mora.
Todavia, é surpreendido ao ser escolhido para ajudar o Garoto 21, que teve os pais assassinados, a voltar a jogar basquete e reintegrar em sociedade.

Carol 26/04/2020

Livro: Garoto 21
Autor: Mathew Quick
Ano: 2012
Nº de páginas: 267

Finley é um rapaz retraído e sem amigos que vê no basquete uma válvula de escape e em sua namorada Erin a esperança de mudar-se de sua cidade e viver feliz para sempre (jovens são iludidos, né? me identifico). Cidade a qual é comandada pela violência do tráfico e da máfia irlandesa, que carregam segredos que ninguém ousa mencionar sobre o passado de sua família.
Russ era um astro do basquete, considerado nacionalmente o melhor jogador do ensino médio. Tudo muda quando seus pais são assassinados e ele vai morar em Bellmont com seus avós. Desde então, insiste em ser chamado de Garoto21, um ser de outro planeta que aguarda a volta de seus pais em uma nave espacial e despreza o basquete.
21 é o número da camisa de Finley e também era o de Russ. Porém, essa não é a única coisa em comum que eles têm.
A pedido de seu treinador, Finley acompanha o Garoto21 até a escola e o faz companhia e deve tentar convencê-lo a voltar a jogar basquete.
Se Finley o convencer, perde seu lugar no time, se não o convencer, perde a confiança do treinador.
Uma amizade estranha e cheia de conversas estelares nasce.
E só mesmo uma amizade diferente pra ajudar a curar traumas diferentes e tão parecidos.
PS: quem nunca sentiu que vinha de outro planeta e esperou que alguém te buscasse, não é mesmo? Ah, só eu? Tudo bem, deleta. Rsrsrs

Bruna 07/11/2018

No começo não me interessei pela história, mais quando fui lendo, foi me encantando e devorei esse livro em pouco tempo. A história de um garoto e sua namorada apaixonados por basquete, fazem você perceber que a vida é muito mais importante que tudo. Recomendo esse livro. O autor sabe mostrar muito além de um casal, que a vida pode ser cheio de altos e baixos, que com empenho e dedicação podemos ir muito além.

Nathália Gambati 16/04/2019

História envolvente e sensível
A escrita é simples e ainda assim muito sofisticada em relação à sensibilidade do autor com a trama. A sutilidade do autor para tratar de temas complicados e descrever a realidade do ambiente em que a história se situa, deixa a leitura muito leve ao ao mesmo tempo que te choca.
O Garoto21 é uma história sobre perdas e reencontros, não apenas com outras pessoas, mas com você mesmo. É sobre aprender a viver com as mudanças que acontecem na vida que ninguém está preparado para elas.
Desfrutei cada página e com certeza recomendo a leitura!

Laura 28/04/2019

trama envolvente, personagens cativantes... amei demais essa história que alias eu não tinha expectativa nenhuma... o unico problema é que eu achei a capa meio feinha, até porque ela meio que não me remete muito ao clima da história, apesar do capacete e tals, devia ser um pouquinho mais dark kkkkk

Sofie136 04/04/2024

Garoto 21
Esse livro me deixo dividida. A proposta da história é bem interessante e a narrativa em si é muito boa, ao ponto de me fazer chorar uma 2 vezes. Porém alguns pontos realmente me incomodaram, desenvolvimento de personagens e como de uma hora para outro o livro começa acontecer muito rápido. Senti que muitos personagens tivesse aquele complexo de "2 traços de personalidade" e que, me parece, que +/- na metade do livro o autor lembrou que iria fazer um livro pequeno e começou a "atropelar" os acontecimentos.
Resumindo, gostei da ideia da história, mas tive a sensação que o autor escreveu o livro sem planejamento, simplesmente saiu escrevendo sem pensar em tudo da narrativa primeiro, tendo causado incoerências e ritmos contraditórios na história.