1+1: A matemática do amor

1+1: A matemática do amor Vinícius Grossos
Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

Andre350 30/08/2023

Fofo e inocente, porém forte e profundo
Uma história de amor linda?inocente e poderosa! Eu me irritei em alguns momentos com os subterfúgios usados pra manter o romance em banho maria, porém, a história é tão bonita que você esquece disso depois de alguns parágrafos. Uma reviravolta no final traz um realismo enorme ao livro?esse é um livro pra quem quer recuperar um pouco da inocência e da esperança.

Fernanda 20/10/2020

Amei muito!!
Se tornou um dos meus favoritos! Que leitura gostosa.
Eu recomendo muito! Não tenho nada para reclamar.

Caroline990 06/04/2022

Que livro
Nao me satisfiz com o livro. Bernardo e Lucas são muito infantis. Ficam a cada 5 segundos de mimimi por causa da mudança do Bernardo. O início é bem difícil de aceitar porque meu deus... é tanta discussão por nada que só Jesus na causa.
Na metade do livro ja fica cansativo eles a toda hora "faltam tantos dias, em breve você vai". Tá bom. A gente já entendeu isso porque é a sinopse do livro. Não precisa comentar a cada duas páginas que o Bernardo está se mudando.
Da metade para o final eles jogam o personagem Rodrigo do nada. Personagem muito mal desenvolvido, mas o típico gay homofóbico, até porque (spoiler) ele é um gay homofóbico. Só jogaram na roda que ele era gay, não teve nenhuma explicação plausível e no final colocam ele pra pedir desculpas ao Lucas (Lucas fez muito bem de não cair no papinho dele).
Houveram só duas páginas que me fizeram fixar boba pelo casal, o primeiro beijo foi o motivo principal.
A leitura é bem rápida mas é cansativa. Há vários pensamentos que dá pra pular porque você já sabe do que se trata. Demorei muito tempo pra voltar a ler porque as birras do Lucas e do Bernardo me estressavam.
Enfim, se você quer ler um romance gay que tem pouco desenvolvimento e mais enrolação, esse livro é para você.

Tiemi 08/04/2022

um dos melhores que li
fiz uma maratona dos livros do vinicius e uma das melhores coisas foi ver a evolução da escrita e dos enredos num
geral, a escrita é muito fluida e tudo é muito bem desenvolvido, muito bom

Layane105 07/10/2021

Pula comigo?
Li um livro do Vinicius e me apaixonei pela escrita, tinha a curiosidade de ler outro livro e cá estou eu, apaixonada mais uma vez.

Friends to lovers é sempre muito fofo, romântico, alegre... Não podia ser diferente disso. Com Bernardo aprendi a ter coragem, com Lucas aprendi a ser corajosa.

Foi uma leitura fluída, li muito rápido, a história é incrível, fiquei com o coração quentinho sempre, além de ser um livro nacional. Merece todo o sucesso.

Ana.carvalho 29/09/2021

1+1 as vezes pode ser 1
Esse livro é tudo de bom ele tem representatividade gay, autores nacionais, é focado na amizade e na aceitação e é muito lindo

A escrita é super levinha e fluida os protagonistas dão vontade de proteger de tudo e de todos, sem falar que a amizade deles é linda eu acabei esse livro triste por não ter uma amizade igual a deles

E é muito bonito ver o desenvolver do romance e o surtos sobre sexualidade tambem.

Esse livro me lembrou bastante aridante, é uma ótima opção pra não dar dinheiro pra aquele autor problemático ?

pedropdr 05/06/2021

surpreendente e necessário
foi uma honra ter lido esse livro, de verdade
eu sinto que aprendi muita coisa com ele, ver esses dois passarem por todo o processo de descobrimento e aceitação foi tao inspirador
eu nao esperava amar tanto esse livro, eu achei que ia ser legal e só, mas não, me tocou muito
eu preciso mencionar um gatilho que tem no livro e me deixou mal, mas nao estragou a experiência
eu amo o lucas e o bernardo, e so tenho a agradecer a eles

JuJuba 25/05/2021

"Para todas as pessoas que não tem medo de amar.."
Augusto e Vinícius conseguiram me fazer lembrar como é viver um primeiro amor, e no livro mostraram também todas as dificuldades que se vem junto, principalmente quando você é uma pessoa LGBTQ+. Quando você se apaixona por alguém, para muitas pessoas é considerad UAU já pra outras pode ser o fim do mundo, agora imagina se apaixonar pelo seu melhor amigo, isso você sendo um garoto também, imagina a bagunça na cabecinha de alguém.

Lucas e Bernardo me fizeram lembrar que tudo bem ter medo e que juntos conseguimos superar.

venha se aventuras conosco e lembrar que vocês não precisam ter medo de amar.

zenik 20/06/2021

eu acho que nunca vou superar essr livro porque ele é simplesmente PERFEITO. Lucas e Bernado inventaram o friends to lovers. Ver eles se descobrindo, começando a entender seus sentimentos, ver o seu relacionamento em si foi muito emocionante. é impossível não se identificar com eles

ana 26/05/2021

estou sem chão
CHOREI IGUAL UMA CONDENADAAAAAAA
5 estrelas, favoritado e recomendo

ESSE LIVRO ME SURPREENDEU
realmente achei que seria um romance friends to lovers água com açúcar mas eu acabei me apegando demais neles.
as referências de músicas são impecáveis.
Quando rola o tcham não dá pra esconder e realmente não deu
Lucas e Bernardo estão no meu coração pra sempreee

Joana 31/03/2022

Era tudo o que eu precisava
A leitura desse livro veio no momento certo e eu me apaixonei completamente por ele! A narração dos autores é leve e super compatível com as idades dos personagens que estão na fase da adolescência. Uma etapa da vida em que os sentimentos afloram e eles começam a se auto-descobrir.

Sempre fui fã de plots em que melhores amigos descobrem que estão apaixonados, mas 1 + 1 superou minhas expectativas. Apesar de ter aspectos clichês, traz à tona sentimentos profundos e sensíveis, envolvendo o leitor nessas sensações. Me emocionei muito com a história de Lucas e Bernardo, e a cada página lida meu coração doía um pouquinho mais porque sabia que eles teriam que se separar em algum momento. E eu só queria que eles ficassem juntos sempre e pra sempre.

Os meus livros favoritos sempre mexem com meu emocional e me fazem chorar. Em 1 + 1 não foi diferente. Essa história trouxe, sobretudo, reflexões e aprendizado.

O melhor livro que já li esse ano. Amei demais ?

Aline221 13/11/2020

Uma abordagem responsável e sensível de um tema tão importante de ser discutido. Perfeito!

Jean Carlo 16/11/2020

Meio decepcionado
Fazia muito tempo que não criava uma vibe tão alta para ler um livro, como foi com 1+1 A Matemática dos autores Augusto Alvarenga e o Vinícius Grossos que foi publicado pela editora Faro Editorial no ano de 2016 e a minha versão é a reimpressão de 2020.

Irei adiantar a todos que essa resenha vai ter um gosto mais pungente aos leitores, pois infelizmente o livro não me agradou ou se quer correspondeu a minha vibe que tinha antes de ter lido suas páginas, ou seja! Essa é minha opinião de leitor e qualquer um pode discordar o quanto quiser, mas sempre lembrando da boa e velha educação.

A história é do Lucas e Bernardo, ambos com 16 anos que são vizinhos, melhores amigos desde quando suas mente se lembram e que infelizmente um deles terá que se mudar do país porque um dos pais conseguiu uma proposta de emprego irrecusável.
O desenrolar da história vai deixando bem claro que existe um sentimento muito maior entre os dois.

Meu primeiro incômodo foi a questão de um dos jovens (Bernardo) não estar conseguindo lidar com os seus problemas e simplesmente ir para a bebidas e nelas encontrar a “paz e o conforto” que estava precisando para silenciar seus sentimentos conflituosos.

Não estou dizendo que jovens não fazem esse tipo de coisa, mas é que apenas reafirma que quando um adolescente não consegue lidar com seus problemas é nas bebidas que irá ter as respostas, sendo que esse tipo de coisa pode acabar evoluindo a longo prazo para um vício.

O real motivo dos pais do Bernardo se mudar é um possível trauma que a mãe dele estava passando ao acabar tendo um aborto inesperado, a questão do preconceito da cidade deles (cidade do interior) foi completamente forçado e posso dizer que a história pra mim não fluíu.

A premissa foi boa, mas aos meus olhos ela teve várias pontas soltas que poderia ter sido mais aprofundada que infelizmente não foi e a trama focou exclusivamente nos protagonistas e senti que lia uma história completamente artificial.

Sparr 25/11/2020

" Espero que Nós Dois Sejamos Eternos"
Ahhhhhhhhhh o surto, meu Pai!!
Que livro fofo. Eu queria que meus amigos tivessem a oportunidade de ler um livro fofo e com tanta representatividade e de maneira tão possível quanto esse. Quem não cresceu em escola pública, brasileira, nos anos 90 sabe bem o que era a reprimenda que os personagens enfrentam daquilo que sentem. E poxa, vi tanto dos meus amigos aqui.
Sou hetero, cis, branca, mas eu queria que em minha adolescência a possibilidade de não estar na bolha fosse tão possível quanto é agora. Eu amei as referencias pop BRASILEIRAS, MEU AMOR!!
Me vi, chegando da escola, colocando Pitty para ouvir, querendo muito um bloquinho de Veveta no Carnaval e que meus amigos pudessem ser livres ser eles, se pertencer, sem medo, sem dor. Essa descoberta do amor do Lucas é do Bernardo foi tão real, tão forte. Ai. Eu amei. Eu vi tanta gente nesse livro, saio dele feliz por isso. Tô apaixonada. Minha única crítica é que tem muita descrição narrativa, o que em si, não é ruim, mas achei excessos em algumas partes... No todo, só amor. Ouvi o audiobook com a voz do Vitor Melo. Amei.