Como Mentir com Estatistica

Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Jon 04/05/2022

Muito útil e didático
Livro básico porém rico. Dicas excelentes que ajudam bastante na interpretação dos conteúdos estatísticos. Muito necessário nestes tempos. Vivemos uma época de desinformação, onde mentiras e meias verdades prosperam como nunca. Muitos enganadores e charlatões usam a estatística de forma distorcida para tentar sustentar suas pseudo verdades e assim manipular a opinião das pessoas. É um livro que pode nos fornecer uma blindagem para este tipo de prática e autonomia para interpretar corretamente os dados de um determinado assunto de interesse. Muito útil, bem escrito, não é uma leitura longa e nem difícil, o vocabulário é razoavelmente acessível, os exemplos são práticos e fáceis de similar. Apesar de básico e conter algum conteúdo já consagrado na literatura e no dia-a-dia de muitas pessoas (na minha opinião), eu recomendo a leitura desta obra, vale a pena, é uma utilidade pública.
Syrys 05/05/2022minha estante
Ótima resenha, parabéns! Preciso ler este livro.

Giovanni 06/12/2021

Muito bom!!!
Depois de ler esse livro, você sem dúvidas vai passar a olhar estatísticas com um olhar muito mais crítico. Costumeiramente às estatísticas são usadas como um elemento de autoridade, sejam em notícias, debates políticos ou na publicidade, mas nem sempre as estatísticas são usadas de maneira honesta e/ou competente.
O livro apesar de ser bem fácil de ler, ele é um pouquinho cansativo - muito por conta da temática- para se ter uma profundidade maior no tema será necessário ler o livro mais de uma vez.

Arthurcm 05/04/2021

Duvide de tudo!
Um dos melhores livros que já li, escrito há vários anos, continua atual e cada vez mais relevante na era da informação.
Hoje em dia estamos tão ligados em redes sociais e internet que somos bombardeados com informações relevantes e irrelevantes sobre assuntos diversos.
Porém, na busca por temas relevantes, muitas vezes nos deparamos com informações estatísticas sobre esses temas que nos levam a acreditar na posição do autor do texto.
E se você pudesse duvidar disso? E se você devesse duvidar disso?
Esse livro ensina que as informações estatísticas nem sempre são utilizadas para informar, mas muitas vezes para formar uma opinião!
Livro brilhante e cada vez mais relevante!

Silvio 19/10/2016

Números não mentem? Depende de quem os utiliza
Na década de 50, já consagrada como uma das principais instituições de ensino médico do mundo, a universidade norte-americana Johns Hopkins passou a admitir mulheres em seus cursos, até então frequentados única e exclusivamente por alunos do sexo masculino. A medida foi polêmica para a época e imediatamente gerou pesadas críticas, inclusive de que a medida havia sido tomada para favorecer funcionários da instituição.

Para comprovar, uma denúncia levada aos jornais afirmava que um terço das estudantes era casada com professores. Quando os repórteres foram investigar, constataram que naquele ano apenas três mulheres haviam sido admitidas na universidade, e sim, uma delas era casada com um dos professores!

Simplicidade e bom humor

Este é um dos inúmeros exemplos apresentados em Como mentir com estatística, cujo título não poderia ser mais didático. O autor, o jornalista Darrel Huff ilustra com simplicidade e bom humor como os resultados de pesquisas, relatórios, avaliações, censos e levantamentos são utilizados (com a melhor das intenções ou de má fé) pelo governo, imprensa, instituições de ensino, agências de propaganda e empresas para influenciar nossas decisões e opiniões sobre os mais diversos aspectos da nossa vida, de escolher uma marca de cigarro a disfarçar os lucros absurdos no balanço no balanço anual da empresa em relação à folha da pagamento.

As estatísticas podem estar corretas, mas a forma de obtê-las, analisá-las, interpretá-las, associá-las e até apresentá-las podem causar grandes distorções. A solução, alerta Huff, é ter sempre um pé atrás e estar atento a cinco aspectos principais:

1. Quem está dizendo: analisar a credibilidade das fontes, tanto de quem realizou a pesquisa quanto quem a divulga.

2. Como ele sabe: avaliar os critérios da pesquisa para saber ela é realmente isenta.

3. O que está faltando: buscar os dados complementares, como por exemplo a margem de erro dos resultados.

4. Mudança de assunto: estar atento e saber se a pesquisa sobre a “produção limões” não está sendo utilizada para justificar o “preço das bananas”, ou seja, as estatísticas e as suas conclusões estejam relacionadas.

5. Isso faz sentido: não acreditar cegamente nos números e analisar se eles são realmente coerentes.

Mesmo escrito na década de 50, Como mentir com estatística continua tão atual que deveria ser obrigatório nos colégios, faculdades e redações dos meios de comunicação.

site: https://www.tumblr.com/blog/marketingideiaslivros
Jamile 20/04/2017minha estante
Melhor resenha. Adequada e fiel ao livro!

Victoria.Bispo 16/04/2021

Bom demais
Um livro que vai abrir seus olhos quanto as estatísticas mal usadas pelas pessoas mundo a fora.

Douglas Tavares 30/05/2020

Leitura agradabilíssima :-)
Livro atemporal, instigante e de leitura agradabilíssima.
Acredito eu, que todos aqueles que tenham feito alguma disciplina de estatística básica se beneficiária muito com a leitura do mesmo.

Jamerson.Alves 28/10/2021

A arte da ciência estatística
Com exemplos fáceis e cotidianos o autor exemplifica muito bem como a estatística está constantemente presente e ainda, como a mentira estatística está em grande parte do todo. Pela leitura do livro pude entender realmente o que o cálculo estatístico representa na prática.

Gabi 11/10/2023

Leitura muito divertida!!!

O assunto estatístico normalmente é mais denso, mas foi abordado de forma muito fluida, com vários exemplos para cada tópico e a parte teórica de forma direta.

Leitura essencial para os dias de hoje, em que chovem dados de todos os lados, mas as informações em si são distorcidas e nos levam ao falso conhecimento. Recomendo!
Talita578 06/01/2024minha estante
Show! Adicionei nas minhas leituras

Paulo.Henrique 24/02/2024

Nada gostosinho de ler.. Na verdade bem repetitivo rsr
Embora o livro ofereça insights valiosos sobre como os números podem ser manipulados para enganar, sua mensagem central parece ecoar excessivamente ao longo dos capítulos. Esta repetição, embora sirva para reforçar a cautela necessária ao interpretar dados estatísticos, pode por vezes parecer redundante. A insistência do autor em destacar as mesmas precauções em diferentes cenários acaba por diluir o impacto de suas advertências. Em essência, enquanto a obra é instrutiva, a sensação de estar lendo variações do mesmo tema pode tornar a leitura menos estimulante do que poderia ser.

Dessa_R 05/11/2021

Um livro necessário
Os exemplos utilizados pelo autor são ótimos. Ainda que a obra já tenha algum tempo de seu lançamento, as situações com o uso da estatística não mudaram para melhor.

É preciso saber o que estatística é e como funciona para que possamos apresentar dados de forma adequada ao realizar pesquisas.

Pensei que seria uma leitura mais focada na teoria, mas não. O livro cativou!

Nicholas.Assis 14/04/2021

Muito interessante
Traz ótimos exemplos de situações em que há manipulação dos dados, abrindo os olhos pra várias informações que até então eram tidas como confiáveis

luisfelipe.monteiro2 10/06/2021

Nunca fui um especialista em exatas, apesar de gostar muito das áreas relacionadas à matéria. Entender o vasto universo da matemática é desafiador, porém, darmos os primeiros passos e descobrirmos inúmeras coisas que não são aparentes a olho nu, é extremamente recompensador. A sensação de aprendermos algo, e que isso dará uma nova visão de mundo, é uma motivação para o avido leitor.

Em Como Mentir com Estatísticas, o autor Darrell Huff apresenta um tema muito importante nos dias atuais: o mau uso da estatística para maquiar dados e abalizar opiniões. Com uma linguagem que agrada leigos e especialistas, o livro consegue mostrar, a partir de exemplos práticos e corriqueiros, coisas que são inúmeras vezes deixadas de lado. Os números podem ser exatos, mas, e quem faz o uso deles? As pesquisas e avaliações são usadas de forma prudente, a fim de mostrar os verdadeiros resultados, ou não?. Um belo livro para abrir os nossos olhos e mostrar as distorções que são colocadas na nossa frente.

O ceticismo prudente é o primeiro atributo de um bom crítico. Livro recomendado para todos.

site: https://www.instagram.com/p/COVT8B-DJIL/

Lêticia Lopes 13/12/2022

Não-ficção que vale a pena
É um livro muito interessante mesmo! Não precisa saber nada sobre estatística ou matemática pra gostar e tirar algo de útil dessa leitura. Para todos os públicos que não queiram ser ludibriados com dados aparentemente verdadeiros.

Branco Junior 16/06/2021

Pesquisas apontam que... (Lá vem o golpe!)
Apesar do fato de ter sido escrito na década de 50 do século passado, o assunto é relevante para entendermos a manipulação consciente e inconsciente de estatísticas. Os exemplos utilizados no livro são, evidentemente, da época em que foi escrito, porém não é difícil transpor para os dias atuais, onde encontramos manipulação de dados para nós fazer acreditar que há rombo na previdência, que o número de mortes pela Covid-19 são inflados ou que somos o país que mais vacina no mundo...

Vinícius 11/10/2022

Como nós somos enganados
A quase 70 anos Darrell Huff escreveu este livro que mostra como empresas de pesquisa e inclusive da área médica, contorce números e amostras para criar um impacto na população. Um verdadeiro circo, onde nós somos feitos de palhaços. A linguagem é divertida e as idéias de fácil compreensão. Indico para quem quer aprender a ver com outros olhos o números que nos apresentam, sejam em propagandas, artigos científicos e pesquisas das mais diversas inclusive eleitorais.