Um estudo em vermelho Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

1952 encontrados | exibindo 316 a 331

Jooy 16/04/2021

Maravilhoso
Pra quem não conhece, Um estudo em vermelho é um dos 4 romances de Sir Arthur Conan Doyle sobre o detetive fictício mais famoso da história. É, inclusive, o primeiro livro sobre ele.

Aqui conhecemos Sherlock Holmes, um detetive consultor que várias vezes é chamado pela Scotland Yard, quando se deparam com um caso muito peculiar e muito complexo para sua equipe tão preparada (ironia aqui). Também conhecemos o Dr. Watson que, como todos já sabem, vem a se tornar o melhor amigo de Sherlock e a dividir o mesmo teto que ele (mesmo com seus hábitos estranhos). A partir daí, Watson se sente intrigado com os métodos dedutivos do nosso querido detetive e passa a acompanhá-lo em suas investigações.

Nesse livro, em específico, temos a história dividida em 2 partes, onde a primeira é contada pelo Dr. Watson, mostrando como ele conheceu Sherlock e sobre o que ele está vendo sobre a investigação do caso, onde um homem apareceu morto em uma casa vazia, sem grandes indícios de como sua morte ocorreu e com uma palavra escrita em sangue na parede. A segunda parte é descrita em terceira pessoa e, nela, conhecemos a história de um pobre infeliz que teve seus sonhos destroçados há muito tempo. No fim, as histórias se convergem de tal forma, que ficamos maravilhados com o poder de dedução de Sherlock tal qual Watson.

Sem contar que a linguagem é fluida e relativamente simples para quem está iniciando na leitura. O que posso dizer com conhecimento de causa, já que o li pela primeira vez com 11 ou 12 anos e não tive nenhum problema (óbvio que entendi melhor na segunda vez, mas isso já é outra história).

Sou suspeita pra falar, porque sou apaixonada por esse livro e tenho um carinho muito especial por ele. E, a cada releitura presto atenção em detalhes que, antes, não percebia. Um exemplo é a primeira frase da parte 2 onde diz que a América do Norte é um continente ??

Enfim, é bom demais!

Bruno 10/11/2020

Um estudo em vermelho
Eu esqueci de por que tinha lido esse livro aqui e tem muito tempo que eu li hahaha mas lembro de ser legal o meio do livro é bem confuso mas no geral é bacaninha.
Tenho uma leve impressão de ele ficar as vezes demais nos poderes de dedução do Sherlock e usar isso como desculpa pra trabalhar melhor o mistério.

Rubinho.Meneses 17/12/2022

Livro dividido em duas partes, eu particularmente gostei das duas, história surpreendente.
Ótima leitura.

Niiihhh 10/12/2022

Clássico incrível
Sherlock Holmes é um claro personagem da literatura que é aclamado por todos e com razão, apesar de arrogante e ganancioso Sherlock é a imagem da inteligência analítica e não desperdiça méritos. E o melhor de tudo com certeza é descobrir que, apesar de um talento prévio influenciado por uma paixão enorme, o Sherlock se esforçou por longos anos para conseguir as habilidades pelas quais é reconhecido.
Além disso o livro traz o começo de toda a relação entre Sherlock e Watson, bem como o inicio do envolvimento direto do Sherlock nos casos. Sobretudo, a história e seu desenrolar é fantástico, e essa edição especialmente traz uma linguagem mais clara e adaptada.
Sobre o caso tratado no livro, é especialmente intrigante e ótimo exemplo das habilidades que a primeira vista parecem sobrenaturais de Sherlock. É um caso que com certeza pode ser usado de exemplo para várias reflexões acerca da religião e oque ela é capaz de fazer com o ser humano.

Mawkitas 15/01/2022

Bem escrito e acessível
Leitura prazerosa e leve. Muito bem escrito e acessível para quase a totalidade dos leitores.

Sherlock Holmes e o doutor Watson se conhecem e formam uma parceria de forma espontânea e despretenciosa. É um desses livro que têm uma aura de coisa mágica, aconchegante e antiga.

sofsversion 12/03/2023

Chatinho dms
De tds foi oq eu menos gostei, nn achei a história interessante nem fiquei curiosa sobre o assassinato

Heidi Gisele Borges 29/04/2021

becodonunca.com.br
Há anos esse livro está na minha estante. Uma edição bonita, de bolso, que nos últimos meses começou a me chamar. Uma hora ouvi seu clamor e aceitei ler.

Pois qual não foi minha surpresa ao descobrir a personalidade de Sherlock Holmes! Um homem interessante com seu ar misterioso e sarcástico.

Me apaixonei pela escrita de Conan Doyle. E logo fui atrás de outros livros seus. Estou lendo cada um na sequência. Fiz um post para acompanhar a sequência dos livros pela data de publicação. Leia aqui.

"O que fazemos neste mundo não importa. A questão é o que levamos as pessoas a acreditar que fizemos."

Um estudo em vermelho me surpreendeu também por não enrolar, vai direto ao ponto e Holmes não apenas adivinha o que acontece na cena do crime ou quem é o culpado, ele dá todos os detalhes de como chegou à conclusão. Sherlock olha nas entrelinhas, aquilo que está ali, mas o olho destreinado não vê.

"As vítimas de perseguição haviam agora se transformado em perseguidores, e da pior espécie."

Lançado em 1887, é o primeiro livro em que Sherlock Holmes aparece. Ele não é um detetive, mas um consultor da polícia, mas acaba fazendo todo o trabalho. E os detetives levam a fama. Holmes é um homem simples. E usa os melhores disfarces! Watson é o narrador, ele conta todas as histórias do amigo porque não acha justo que a fama e o crédito vá para quem nada fez, então escreve em livros para que todos possam conhecer esse incrível homem.

"Um tolo recolhe todo tipo de trastes com que se depara, de modo que o conhecimento que lhe poderia se útil fica atravancado."

O Dr. John H. Watson - ex-membro do Departamento Médico do Exército - precisava de um apartamento e um amigo em comum o apresentou a Holmes, já com os devidos alertas de sua excentricidade, que precisava dividir o aluguel na famosa Baker Street. Mas os dois logo se dão bem e Watson passa a ajudá-lo nas investigações. E que dupla!

Um estudo vermelho foi publicado "no anuário londrino Beeton's Christmas Annual de 1887, após ser recusado por três editores".

Essa bela edição de bolso de luxo, capa dura, da Zahar contém 30 ilustrações originais de vários artistas.

"Um tolo sempre encontra um mais tolo que o admira."

____
Outras resenhas Beco do Nunca:
becodonunca.com.br

site: http://www.becodonunca.com.br/

jojo 20/05/2021

Um estudo em vermelho
Esse livro é maravilhoso, a trama é magnífica, os personagens tem características marcantes e bem, o caso de envolvimento no livro é perfeito.
Simplesmente amo.

Rebecca 06/05/2020

Meu primeiro conto
É a primeira vez que leio um conto mais elaborado de Sherlock Holmes. Antes eu só tinha lido um pequeno conto só pra saber se eu me adaptaria a narrativa. E sinceramente eu adorei, é incrível como a cabeça desse ícone funciona, fiquei super instigada com o mistério. Recomendo bastante! :D

Ray 11/03/2023

Reler nunca é demais
Li tudo o que foi escrito sobre Sherlock Holmes (por Conan Doyle ao menos) através das publicações da editora Zahar, que recomendo muito, são muito bem feitas. Mas só agora na releitura, é que posso parar um tempo pra resenhar, porque já faz um tempo da primeira leitura.

Não tenho muito o que dizer na verdade, o que já não foi dito antes: é um conto super divertido e bem feito, bem amarrado, e envolvente. O Estudo em vermelho, o Signo dos Quatro e o Vale do medo seguem a mesma estrutura, onde a primeira parte se tem o mistério sendo desvendado, e a segunda a explicação com a conclusão somente no final. O vale do medo segue sendo o meu preferido, mas esse é o primeiro, o que me fez ficar apaixonada e me fez ler tudo o que tinha pra ser lido desse personagem tão encantador... Mas a palavra que eu mais gosto pros livros do Sherlock é simplesmente, divertido. São apenas muito divertidos de acompanhar o raciocínio, de rir das observações atravessadas do Sherlock, das perguntas do Dr.Watson, e da admiração mútua que os dois tem pelo o outro.

Aliás não tem como falar de Sherlock sem o Dr. Watson, ele basicamente é como qualquer um de nós, mediano, impressionável, e um tanto apaixonado por Sherlock no final das contas! É realmente um dos meus personagens preferidos da literatura, porque sem o ponto de vista dele, Sherlock seria tão menos interessante... Conan Doyle soube medir bem o tempero entre leitor, Watson, e Sherlock, e por isso a gente gosta tanto desses personagens, porque são feitos na medida exata da proposta: personagens comprometidos com narrativas rápidas, prazerosas e eventualmente profundas. Mas aí eu levaria o dia todo destrinchando esses personagens e contos aparentemente superficiais... De toda forma é isso, leiam e releiam, porque tudo o que é bom merece bis.

Bru | @umoceanodehistorias 17/05/2021

Finalmente li Sherlock
Dr. Watson está se curando e precisa de um lugar para morar, pois o hotel está ficando muito caro. É nessa busca que ele é apresentado Sherlock Holmes e eles passam a dividir um apartamento. Watson se envolve com Holmes de cara, apesar de o homem parecer ser bastante estranho, e vai mais fundo ainda quando Holmes chamado para investigar um caso de um homem foi encontrado morto, sem sinais de ferimento, apenas uma cara de horror.

Sempre tive vontade de conhecer as histórias de Holmes, afinal, suspense é meu gênero favorito e a experiência não poderia ter sido melhor.

O livro tem duas partes, a primeira é narrada pelo Watson e me encantei completamente por ele. Holmes de pronto encanta o narrador, pois o primeiro desvenda uma parte de quem ele é apenas de olhar. Nem mesmo as atitudes estranhas de Holmes o incomodam, principalmente, por seus pensamentos lógicos, que são incríveis. Aliás, essa é a forma como Holmes desvenda os crimes: com pura lógica.

A segunda parte foi muito difícil para mim, não consegui me envolver e nem entender onde estávamos indo, o que tornou a leitura exaustiva, mas, quando fiz algumas anotações, as coisas começaram a fazer sentido e entendi o que o autor quis apresentar, o que fez com que muitas partes fossem previsíveis.

Uma palavra para definir o livro é: genial. O livro é muito bem escrito, nos faz pensar sobre como resolver crimes e a lógica que existe em todos eles.

Um estudo em vermelho foi uma boa introdução para conhecer o icônico personagem e me deixar curiosa para ver como as outras histórias vão ser trabalhadas.

site: https://www.instagram.com/p/CN-4k4zjBv-/

Ketylin Maia 19/02/2022

Razoável!
Sherlock é um ótimo detetive mas achei que faltou a reviravolta chocante que sempre esperamos quando o criminoso é descoberto. Gostei do fato de introduzirem uma história dentro da outra para explicar com mais clareza a motivação do assassino. Apesar de não ser um livro ruim achei pouco estimulante, sendo assim, levei muito mais tempo para finalizar a leitura.

Mila Books 25/05/2023

Sherlock Holmes sendo o melhor detetive do mundo
Juro, eu não sei como o Sherlock consegue. Ele sempre foi e sempre vai ser o melhor detetive do mundo, ele existindo ou não. Nenhum personagem literário será capaz de passar o nível de genialidade dele.

A forma que ele desvendou é tão "????". Ele explicando como solucionou o mistério explodiu minha mente. E ele teve a pachorra de chamar de simples.

Sério, Sherlock é incrível. E maluco. Porque para desvendar dessa forma tem que ser doidinho da cabeça. Além dos pensamentos dele, é claro.

Enfim, é um livro muito bom, apesar de você não entender metade do livro, porque tudo só se encaixa no final. Como em um quebra cabeça.

Nota: 3,5/5,0

Nan 28/05/2021

Um Estudo em Vermelho
A obra narra o primeiro encontro do detetive Sherlock Holmes com seu amigo Dr Watson, em mais um intrigante mistério: um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue.

Um Estudo em Vermelho é um livro surpreendente, possui a trama muito bem elaborada que prende o leitor. Recomendo.

Nick 10/06/2020minha estante
eu vim procurar exatamente esse comentário sobre a segunda parte. Fiquei completamente perdida, mas com essa informação já estou pronta para retomar.

1952 encontrados | exibindo 316 a 331