Dias de abandono

Dias de abandono Elena Ferrante

Resenhas - Dias de Abandono

Marina 17/01/2022

Sufocante
Elena Ferrante é especialista em falar verdades desconfortáveis de forma crua e clara. Mesmo sendo difícil admitir certas coisas, elas são como são. E é pesado ler sobre elas.

Em "Dias de abandono", acompanhamos a jornada de Olga em busca de equilíbrio após a separação repentina do marido, Mário. Foi difícil ler como ela se afundava, enquanto ele estava feliz. Ver como as crianças descontavam nela a ausência do pai e como ela não conseguia cuidar bem dos filhos. Foi horrível passar com ela pelo sofrimento da perda e da rejeição e simplesmente tive que parar um pouco a leitura no dia da doença de Gianni, porque me senti sufocada.

O livro é sensacional, mas muito incômodo. E incomoda justamente pela sua sinceridade e sensibilidade.

Amélie Cansada 28/12/2020

Angústia esmiuçada
"Dias de abandono" foi o meu primeiro contato com a escrita de Elena Ferrante. Gostei muito do estilo. A narrativa que descreve, de forma crua e sem pudores, os pensamentos e sentimentos da protagonista, causaram-me uma certa perplexidade, angústia e até mesmo empatia.
Acompanhar os efeitos psicológicos (que refletem intensamente na vida prática, até mesmo nas ações mais banais e habituais) que o abandono do marido causaram a Olga, lembrou-me logo do livro "A mulher desiludida", da Simone de. Beauvoir, que inclusive é citado na obra de Ferrante.
Um livro pra quem gosta de dramas que não se preocupam em evitar despertar sentimentos desagradáveis no leitor.

Laryssa Barros 10/04/2022

Tenho sentimentos conflitantes a respeito desse livro ?
Esse é o primeiro livro livro da Elena Ferrante que eu leio, e embora eu reconheça várias coisas boas no livro, muitas outras não me agradaram. A estória em si é bem interessante, trata-se de um processo de separação pela perspectiva da personagem que foi abandonada pelo marido. Acontece que por mais que a autora escreva bem, algumas vezes a linguagem dela me parecia forçada, como que para impressionar, com bastante firula, sendo que em outros momentos ela escreve de forma simples e até coloquial. Mesmo sem ter passado pelo mesmo que a protagonista, eu consigo me colocar em sua situação e ter empatia pela sua dor, e já havia lido alguns relatos de mulheres que entram em depressão, não conseguem comer, se cuidar, cuidar dos filhos, dar conta das tarefas domésticas, mas em certos momentos, principalmente em situações extremamente tensas a personagem simplesmente começa a divagar quando o seu filho está passando muito mal, e isso me parece meio inverossímil. Enfim, vejo as qualidades desse livro, mas também vejo muitas coisas que não me agradaram.

Danila 03/07/2021

Angustiante....
Esse livro me fez reviver tantas coisas, me vi em tantas passagens, tantos questionamentos.
Foi meu primeiro livro da Ferrante e não gostei tanto assim por toda angústia que senti. Vou ler outros dela? Com certeza!! Kkkkk

Milena 24/07/2021

Dias de abandono
Olga se desfaz após o término de seu casamento de 15 anos, sente-se rejeitada, traída e humilhada. Afunda em espiral, se perde em si, até finalmente se curar, emergir, respirar por si, depurando todos esses sentimentos conflituosos. Quem nunca?!

maga suprema do universo 20/05/2021

um dos melhores??
um exemplo de mulher que sofre para confortar outras mulheres que sofrem sempre unidas sofrendo umas pelas outras

Bia Brasil 30/03/2022

A cada livro que eu vou lendo da Elena Ferrante, tenho mais certeza de que ela é uma das melhores escritoras que eu já tive o prazer de ler.

Dias de abandono é mais um daqueles seus livros completos, que mesmo não explicando tudo, acabam sem nos deixar frustrados.

Sempre sinto falta depois de terminar um livro dela e esse não foi diferente. Recomendo muito!

Nina.Lopes 24/01/2022

Denso...
Um livro para aqueles que não estão no processo inicial de separação, pois é muito denso, pesado demais para quem está passando por este momento. Acredito ser uma leitura importante, por mostrar as questões emocionais que podem atingir uma família quando um dos parceiros decide deixá-la a mercê, e passa a se dedicar a outra pessoa, como se tudo fosse muito simples.
Aqueles que ficam para trás sofrem, de forma tão real, que eu como leitora, chegava a ficar deprimida em alguns momentos. É sufocante, melancólico, deprimente. Ver e sentir o sofrimento psicológico na pele, e saber que isso faz parte de tantas vivências verdadeiras, de tantas mulheres e crianças, realmente trás tristeza.
Agora digo, quem é Elena Ferrante? Não dá para dizer ou afirmar nada, dessa pessoa misteriosa, mas é grande conhecedora da psique humana, sabe demonstrar o sentimento, o sofrimento, de forma extraordinária, de forma real.

Lara.Martins 06/09/2020

do meio ao fim.
primeira obra de elena ferrante de que leio, já ouvi muito falar sobre ela - principalmente sobre sua famosa tetralogia.

quando iniciei essa leitura não fazia ideia dos lugares que elena me faria visitar, dos sentimentos que iria me proporcionar. do meio pro fim do livro sentia uma agonia enorme, uma vontade crescente em entender que fim Olga teria, ou ao menos, saber dos seus próximos passos. ao finalizar a leitura meu coração ficou acelerado e eu demorei pra admitir que tinha acabado, meus olhos se encheram de lágrimas e eu pensei ?UFA!!!! acabou?.

o fim não me satisfez, sinto que foi muito corrido, mas não o detesto, só sinto que Olga merecia um desfecho menos apressado e mais autossuficiente. o livro foi tão intenso, que o fim me pareceu um pouco superficial.

elena me proporcionou uma montanha russa emocional ao ler esse livro, ao acompanhar a saga de Olga e seus sentimentos em relação a tudo. amei essa experiência.

Marina.Castro.F 14/03/2021

Realista e Angustiante
Como sempre, Elena Ferrante consegue, sem ser obvia, provocar em nós o sentimento de suas personagens. Nesse livro, senti a angústia e a dor a protagonista, fui com ela do fundo à superfície. Um livro muito bom; porém com gatilhos.

Carolina 01/06/2021

Sobrevivendo ao luto
Gostei muito da leitura. Vivi com a personagem todo aquele sofrimento ao ser deixada, todo aquele luto. A leitura fluiu muito bem.

Gabriella Macedo 04/06/2021

Dias de abandono retrata o sofrimento de Olga após a separação de seu marido. A narrativa retrata tristezas reais, a perda de si, a vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, caminha para uma tomada de consciência, para descobertas.

ClaudiaMF 10/02/2022

Uma espiral de pensamentos
Elena Ferrante é brilhante em nos fazer mergulhar no turbilhão de pensamentos. Somos parte ´do cotidiano de Olga, desde sua surpresa pelo abandono, seus sentimentos, sua frustração, até seu processo de vertigem e superação. Quem já passou por separação é solidária a ela, incluindo a cobrança da maternidade. Estou seguindo toda a obra da autora e é sempre um prazer, mas também uma viagem para dentro de nós mesmas.