Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Lais544 27/09/2020

Harari, que em seu livro anterior, Sapiens, registrou toda a história do homem em milhares de anos de existência. Sua ideia neste novo livro é mostrar as possibilidades do futuro do homem, qual será a próxima ?evolução? do homo sapiens. Uma história que, por conta de todos os avanços científicos que tivemos, é otimista e pessimista ao mesmo tempo, um aviso sobre as questões éticas e morais de nossos avanços tecnológicos.

Flá 23/01/2021

Quem gostou de Sapiens não pode deixar de ler Homo Deus!
Seguindo a mesma lógica de sua primeira obra, o ph.D. em História Yuval Noah Harari, conecta o passado e o presente para explorar qual será o futuro da humanidade.
De uma maneira clara e interessante, o autor atrela o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e dos credos religiosos (fornecendo, inclusive, uma nova perspectiva sobre a definição de religião) aos projetos da agenda política da humanidade e suas implicações éticas.
Quais foram os objetivos centrais da humanidade e como a ciência, a tecnologia e a religião foram direcionadas para esse fim? Quais serão os próximos objetivos? Qual será o impacto do ininterrupto aprimoramento dos sistemas algorítmicos e da inteligência artificial em nossa rotina? E considerando o êxito do liberalismo e o espantoso avanço tecnológico, ainda teremos controle sobre a agenda política da humanidade no futuro?
Harari discorre sobre o tema apresentando dados, mas sem a prepotência de prever o futuro respondendo de forma taxativa as questões levantadas ao longo do livro, isso permite que o leitor também faça suas próprias reflexões sobre a temática.
Notei que o autor foi um tanto prolixo ao escrever esta obra, que, em minha opinião, poderia ter sido mais enxuta e ainda cumprir o objetivo proposto, pensamento que não me ocorreu na leitura de Sapiens. De qualquer forma, a leitura não se tornou arrastada e a capacidade do autor em linkar suas reflexões é admirável.
Michel 28/01/2021minha estante
Ótima resenha! Vc escreve muito bem. Parabéns!!

Flá 28/01/2021minha estante
Muito obrigada ?

Jamile.Almeida 07/06/2022

Tentou chegar perto de Sapiens
Enquanto que em Sapiens, Yuval desenhou toda a trajetória do homem até aqui, em Homo Deus, ele tenta ir além... o que virá.

Que Yuval é um homem com domínio incrível em várias áreas e um poder de contextualização, síntese e crítica impressionantes, acho que ninguém tem mais dúvidas.

Mas vamos ao livro. Yuval nos mostra como o homem tirou Deus do centro e poder de tudo e todos e pegou esse poder para si! Temos agora uma nova religião ? a humanidade. Ele tece os pontos positivos e negativos disso. O home tem aprendido a dominar cada vez mais ciência e daí ele mostra alguns exemplos que questiono e outros que o tempo provou o contrário, lembremos que ele publicou esse livro em 2015.

Ele diz que superamos:

A FOME ?compreendo que em termos de proporcionalidade, se analisarmos a quantidade relativa de pessoas que viviam a fome antes, realmente tivemos quedas drásticas e positivas neste aspecto... mas este é um ponto longe de ser resolvido... basta dar uma volta por aqui no sertão nordestino ou no viaduto embaixo da paulista com a Consolação em São Paulo.

AS EPIDEMIAS ? Bem, esse aí está fácil, tivemos provas e estamos ainda em pandemia... nada sabemos, a morte está aqui do nosso lado e a imortalidade é sonho de alguns mas realidade tão distante que acredito que nenhum de nós, da atual geração, veremos.

AS GUERRAS ? não Yuval, não superamos a guerra... sim, ela mudou de forma em alguns aspectos. Hoje temos ?crimes de guerra? (isso é tão demagógico, a própria guerra é um crime) a guerra virou além das ameaças de poder armamentício, virou econômica, sansões, cortes... porém ainda temos a barbárie de homens lutando entre si com poder de fogo nunca antes imaginável.

Yuval mostra que a ciência não provou a alma... mas a ausência de evidência não é evidência de ausência... ora ora... a ciência sabe todo o processo de como o homem morre, mas ela jamais provará porque um homem não deve matar outro homem... este poder está na moral, ética... que vem de conceitos de religião e família ? os quais podem e dem sim se atualizar diante dos novos aspectos e formações do mundo.

Yuval estraçalha o liberalismo como estilo de viver e econômica, fala que está fadado ao fracasso, ao mesmo tempo, afirma que até agora não há outro sistema que seja melhor. Mas esqueceu a premissa fundamental do liberalismo em toda sua crítica: A VIDA é inviolável e a coisa mais importante desse sistema... pena que muitos LIBERAIS esquecem disto e vêem outros morrerem e aceitam a condição de ?mas não foi minha culpa, não fiz nada para isso?... porém liberalismo com ética e justiça tem outro questionamento, ?o que você poderia ter feito para evitar isso? Como, diante da minha capacidade de liberdade que outros não possuem, posso evitar mortes e miséria??.

Yuval descreve o indivíduo não como um ser único, mas que a ciência nos diz que somos vários ?divíduos?... jamais Yuval, cada celula do meu corpo, em qualquer lugar que você pegar, terá uma única assinatura gênica, provando que somos um só... um só que de acordo com diversas situações, terá complexidades, respostas e ações diferentes de acordo com ambiente ou pressões que sofremos... mas somos UM SÓ.

Senti que o autor sofreu a pressão de seu próprio sucesso com ?Sapiens? e fez de tudo para tentar fazer um outro livro que chegasse perto... senti uma obra encomendada, forçada, meio feita para chocar para que tivesse polêmica e impacto... foi bom porque pude refletir muita coisa, mas, no geral, ela ficou no ?tá bom, valeu?!
Jon 07/06/2022minha estante
Resenha interessante. Esse livro tá na fila aqui..

Jamile.Almeida 07/06/2022minha estante
É bom? mas n se compara com sapiens

Jon 07/06/2022minha estante
Estava com hype alto por causa de Sapiens, que me impressionou.

Hermann.Kloth 30/12/2022minha estante
O livro é de 2016 e para quem leu em 2022 quase 23 como eu, alguns assuntos parecem ultrapassados como a questão das epidemias com o Corona vírus, a evolução tecnológica, o avanço da ciência, entre outros.
O poder de nos fazer refletir sobre muitos assuntos é o destaque do livro, concordando ou nao com a abordagem do autor.

Tamara Mendes 18/09/2020

Será que os organismos são apenas algoritmos, e a vida apenas processamento de dados?
Em Homo Deus, Harari escritor do fenomenal livro Sapiens volta a combinar história, ciência e filosofia de uma forma muito inteligente. Ele relata os acontecimentos e os avanços tecnológicos / científicos nos últimos anos e como os homens estão lidando e alguns poucos privilegiados são mais beneficiados com os avanços dos algoritmos e da ciência para se finalmente se tornarem imortais.

O escritor faz questionamentos importantes: Será que somos realmente livres, seres conscientes ou apenas estamos vivendo conforme os algoritmos nos direciona e diz o que é melhor para nos. Nas últimas décadas, ocorreram mudanças significativas nas religiões, ciências, políticas, mas, para o autor um novo conceito religioso está ganhando força e vários seguidores o DATAÍSMO.

O Dataísmo vem do latim data, que significa “dados”. É um movimento crescente na sociedade atual, que usa os dados como base para todo tipo de escolha e tomada de decisão, com o objetivo de alcançar praticidade, exatidão e economia de tempo e recursos. Parece algo simples, e é, porém, com resultados profundos.

# Nota Pessoal - Surpreendente como o livro amplia a nossa visão sobre a humanidade atualmente e o que pode ser projetado para o futuro, mas como o próprio autor diz: o livro não é um previsão, mas uma análise das probabilidades futuras, considerando os passos do ser humano até o momento. Ele aborda diversos pontos de vista que nos ajuda a expandir o horizonte. Mas, infelizmente o livro é maçante e acaba ficando em certas partes cansativo.

Roberto 08/01/2017

HOMO SAPIENS VS HOMO DEUS
Ele navega por um leque estonteante das ciências e dos conhecimentos humanos. Nos convida a um passeio pela história do homo sapiens, seus vários saltos tecnológicos e todos os desafios por ele enfrentados até os dias atuais com seus novos desafios e possibilidades para o futuro.

Aborda assuntos os mais díspares e antagônicos entre si. E ainda assim consegue fazer uma ligação entre eles muito sutil e inteligente. Aborda as principais teorias econômicas e filosóficas, contextualizando-as com as diversas religiões e momentos históricos e culturais distintos.

Ele vai da mais longínqua história de nossos ancestrais -- há 70.000 anos atrás -- , passando pela revolução causada pela descoberta da agricultura -- há 20.000 anos -- , mostrando a importância da invenção da escrita e da moeda -- há 5.000 anos --, e vem analisando a evolução de nós, sapiens, à luz de cada descoberta científica, das religiões e da filosofia de cada época.

Já no fim do livro ele levanta possibilidades de nossa evolução tão chocantes quanto prováveis.Num mundo cada vez mais dominado pelos algoritmos computacionais, onde nós cada vez mais nos adaptamos a essa nova filosofia binária na forna de nos relacionarmos com o mundo e com nossos sentimentos.

As possibilidades -- por ele apontadas -- do futuro de nós, sapiens, está indicando que a fusão cada vez maior do homem moderno com as tecnologias, está nos fazendo, sem perceber, dar um novo salto evolutivo. Segundo o autor estaríamos evoluindo de Sapiens para Deus, adorador de uma nova "Tecno-religião" que seria o Dataísmo, que resumiria os sentimentos, sensações e desejos humanos a algoritmos. E nosso sucesso evolutivo futuro só seria assegurado pelo controle do maior número de dados possíveis que seriam utilizados na solução de problemas até hoje sem solução, como a própria mortalidade humana
Leandro Barros 31/03/2017minha estante
Resenha nota 10! Depois de lê-la, comprei o livro na Saraiva.

Robson.Moreira 09/02/2020minha estante
Realmente é um livro muito bom. Uma visão ímpar sobre as possibilidades do futuro dos sapiens.

Robson.Moreira 09/02/2020minha estante
Realmente é um livro muito bom. Uma visão ímpar sobre o futuro dos sapiens.

Fernando 11/05/2023

Homo Deus
Muito do livro me lembra as reflexões de Sapiens, algumas até um pouco repetitivas, não que isso diminua o livro, afinal o leitor não tem a obrigação de ler o livro anterior. Entendo que Harari evitou "prever" o futuro, mas senti um pouco de falta da "futurologia". O livro é excelente, traz reflexões fantásticas podendo até pegar muitos de surpresa. Harari não tem medo e nem mede as palavras para fazer críticas duras à religiões, crenças, tradições etc... o que, sem dúvida vai gerar muita reação contrária ao conteúdo do livro. Contudo, para mim, este é o forte da obra! Considero uma leitura obrigatória!

Fabianne 11/12/2023

Oh mô deuso... Que livro foi esse?
Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã é um livro que nos coloca a par de todos os avanços tecnológico dos últimos anos. Escrito pelo autor israelense Yuval Harari, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém. O livro foi publicado em 2015 com algumas previsões, de acordo com a ciência contemporânea.
E impossível não ficar chocada com o caminho da amortalidade que a humanidade está escolhendo. Sim o objetivo é ser eterno como Deus. Mas quem terá acesso a essa amortalidade?
O humanismo liberal já está abrindo caminho para o tecno-humanismo no estilo black mirror.
Como o livro foi escrito em 2015 ele demostrava não acreditar que Trump seria presidente e que Putin começaria uma guerra.
Mas acreditava que enfrentaríamos pandemias e aquecimento global. Assuntos discutidos em vários fórum nos últimos 20 anos.
Para ter mais intimidade com o vocabulário desse livro, aconselho, ler antes desse, a obra homo sapiens.

Luan 16/07/2021

O futuro promete... ?
· Achei ousado a premissa deste livro do Yuval, por mais que ele esteja trabalhando em suposições de um futuro utilizando como dados a história da humanidade, métodos científicos, descobertas biológicas e discutindo parâmetros da área da psicologia, sociologia e filosofia, seu trabalho chega ser extremamente difícil porque prever o futuro muito das vezes não chega a ser exato e concluso, mas ele tenta, nos mostrando o máximo possível.

· Sinceramente, tudo que aborda neste livro leva a ser discutido, algumas reflexões são necessárias, outras bem precisamente são interessantes para entendermos a sociedade atual de um outro ponto de vista. Gostaria de que abordasse também sobre a exploração espacial alinhada ao nosso processo evolutivo, que até então, infelizmente, não foi aprofundado.

· Contudo, foi interessante ao máximo. Além de que, Yuval trata assuntos complexos com a mais simplicidade possível para entendermos, como é o caso da nossa evolução para o chamado Homo Deus. Bastante refletivo.

Bianca.Seminotti 04/11/2021

Discussão necessária
Um livro muito bom, que traz ideias interessantes e atuais, abrindo espaço para uma discussão necessária. Pensar daqui para frente, aprendendo com o passado e planejando o futuro, parece tão óbvio, mas não é um processo simples. Dr. Harari traz reflexões que nos tiram da zona de conforto. Como uma continuação do livro Sapiens, uma leitura para ir além de entender a história da humanidade até aqui.

Thalita.Almeida 18/07/2021

Muito interessante
Tudo que diz respeito ao futuro é extremamente curioso. A sociedade já evoluiu muito e a cada dia evolui cada vez mais rápido e livros como Homo Deus tenta responder a pergunta "como estará os seres humanos daqui umas décadas, quando a tecnologia tomar conta de tudo?
Gostei da leitura, achei pertinente e as "profecias" bem possíveis, porém achei que o autor deu muitas voltas para passar sua ideia, acredito que poderia ser mais objetivo.
Mas fora isso, eu gostei muito e recomendo a leitura.

Mickael 17/01/2023

Homem Deus
Nossa, que livro bom. Na minha humilde opinião é melhor do que o Sapiens. A escrita é muito acessível, com um humor ácido em alguns pontos. É um livro que me fez pensar/refletir mais do que o anterior. Fico pensando qual será o próximo, pra fechar uma ótima trilogia rs.
Recomendo muito!

Maikel.Rosa 08/05/2021

Ele conseguiu de novo
Pela segunda vez o israelense Yuval Noah Harari me conquistou com mais uma que, com certeza, já figura entre as minhas leituras favoritas de #não-ficção dos últimos anos.

"Homo deus" mantém o didatismo e a narrativa bem amarrada de "Sapiens", mas se supera no quesito "especulações espetaculares". Longe de ser um falso profeta, Yuval é um visionário muito consciente dos algoritmos que conduzem aos prováveis futuros antecipados por ele.

Aliás, os algoritmos são um dos temas mais presentes neste #livro, tanto quando ele fala sobre o dataísmo - a nova "religião" pós-revolução tecnológica -, quanto ao descrever as emoções e sentimentos como algoritmos biológicos, programados por milhões de anos através da seleção natural.

Outras questões intrigantes que ele traz são o conceito de realidade intersubjetiva (crenças compartilhadas que só existem entre o Homo sapiens, como o dinheiro, a religião e a divisão política dos territórios), uma descrição detalhada das diferentes correntes humanistas (liberal, socialista e evolutiva) e o mito do livre-arbítrio.

Apesar de ser uma leitura longa, pra mim não foi nada cansativa! Viajei muito enquanto apreciava suas previsões sobre o ser humano e sua busca desenfreada pela imortalidade, a felicidade e a divindade. Coisas que, ao que tudo indica, têm mais chance de serem conquistadas por uma espécie mais evoluída que a nossa, talvez até inorgânica.

A questão é: será que ainda estamos longe de ver o primeiro Homo deus circulando pela Terra... ou será que ele já está entre nós?

Ruffo 16/05/2021

Razoável
Em comparação com "Sapiens", achei esse livro bem repetitivo e desgastante.
Sinceramente, caso ja tenha lido "Sapiens", não vejo necessidade de ler esse volume.

Murilo 17/11/2021

Não supera Sapiens, mas é uma ótima leitura para expandir a visão que temos da sociedade moderna e imaginar o que nos espera no futuro.