Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Fernando1054 17/02/2024

Interessante e intrigante
Este não é apenas um livro sobre o futuro; é uma viagem à mente de um dos pensadores mais provocativos da atualidade. Harari nos desafia a olhar além do horizonte visível, para um mundo em que a tecnologia não apenas muda a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, mas também redefine o próprio significado de ser humano.

Rafael 09/09/2020

O Elo perdido
Yuval Harari é um cientista brilhante como já podemos observar em Sapiens: Uma breve história da Humanidade. Não serie diferente e igualmente brilhante em Homo Deus. Sapiens explodiu a minha cabeça, já Homo Deus me obliterou. Primeiro por demostrar questão óbvias mas que não são observáveis à relés mortais humanistas como eu. Segundo pela sua incrível capacidade de interligar diversas disciplinas e informações numa linguagem deliciosamente simples e rica de conteúdo. Terminei essa obra perplexo, aterrorizado e esperançoso. Sim, é um mix de sentimentos confusos do que se esperar dos seres humanos como espécie. Ler, entender e especular pra onde caminha a nosso espécie como conhecemos é testemunhar a evolução.

Tinoco 13/06/2020

Surpreendente e intrigante
Uma leitura excepcional e surpreendente. Como a tecnologia pode ao mesmo tempo estar a nosso favor e assumir o controle sobre nós humanos. A inteligência artificial substituindo muitas profissões e nos obrigando à reinvenção. O homem assumindo o papel divino? A guerra pelo domínio de dados e as consequências disso. Tudo isso e muitas outras reflexões intrigantes estão nessa obra prima do Professor Harari.

Marcel 13/05/2020

Livro questionador e edificante
Livro muito questionador, te coloca em algumas posições desconfortáveis de pensamento, muito edificante ler este livro.
Fiquei impressionado com a capa, após o fim da leitura fechei o livro e como a imagem da capa resume muito boa parte do livro, passagem do humanismo (impressão digital - símbolo do individuo) para o dataísmo, revolução dos dados, a impressão digital se transforma em pixels em dados.
Resume muito bem o livro.

Ricardo de Andrade 06/06/2020

Mais uma vez, Harari não decepciona
Harari apresenta neste livro super interessante uma visão alternativa, porém bastante provável, do futuro da humanidade. Ele discorre a respeito da transição do Homo Sapiens para o "Homo Deus" em que os seres humanos seriam capazes de controlar tudo sobre si e até mesmo controlar a criação e destruição da vida. A leitura é bastante agradável e na minha humilde opinião até mesmo mais envolvente que em Sapiens (livro mais conhecido e vendido do autor). Super recomendo.

Bia 30/03/2022

O livro é excepcionalmente estimulante. Carregado de intrigantes interrogações sobre os sapiens. Faz a gente questionar ideias, conceitos, ideologias... O livro nos transporta para o nosso interior, lá vemos nossas experiências e subjetividades mascaradas por trás do contrato moderno de civilização, que deturpam a verdadeira face do homo sapiens.

" A Medicina está cada vez mais focada no aprimoramento do saudável, e não na cura da doença ".

Nunca li nada tão contemporâneo ao que estamos vivendo nesses últimos anos, onde vemos mulheres morrendo em nome da ditadura da beleza.

Amei ler este livro! ???

Carla 07/04/2021

Um livro de filosofia possível
A escrita é clara, com uma capacidade de síntese excelente e com criticas bastante pertinentes. Gosto que na maioria das vezes, me pego concordando com o raciocínio do autor, mas aí ele vem e te trás algumas formas de olhar para "o outro lado", isso tem nós feito falta.
Sobre o fim do Sapiens, acredito que seremos a única espécie que irá ser extinta por conta própria, e que provavelmente o fez por merecer. Criamos diversas ferramentas para viabilizar e depois facilitar a nossa existência, e não temos nos preocupados com os impactos delas.
Estamos sendo superados por nossas criações, ao passo que passamos cada vez mais tempo consumindo conteúdos irrelevantes, e espalhando desinformação.
Se o dadaísmo prega a liberdade de informação, por que temos caminhado para a era das opiniões acima dos fatos?

Icaro 17/01/2021

Homo Sapiens 2.0
Peguei esse livro entusiasmado com a leitura pela minha experiência anterior com Homo Sapiens, um livro que gostei muito. No entanto, em Homo Deus Harari apresentou apenas uma continuação fraca do seu antecessor.
Achei que o desenvolvimento do tema principal ficou muito no final. O livro se arrasta em temas já desenvolvidos em Sapiens. Somente no último terço do livro que o autor desenvolve melhor as questões sobre os avanços tecnológicos, os algoritmos, os dados, a biotecnologia e etc.
Algumas partes, principalmente o final, valem pelos insights e pela aguçada percepção da realidade que Harari nos dá. É um livro bom, não chego a indicar fervorosamente, mas é uma leitura válida.

jamine 31/07/2020

Ótima leitura. Como as outras obras do autor, faz-nos refletir trazenso perspectivas novas sobre assuntos "comuns". Particularmente, não me interesso tanto em especulações sobre alternativas do nosso futuro (embora acredite que as de Harari são extremamente lógicas, portanto, muito possíveis de se concretizarem), por isso não me conquistou tanto quando Sapiens, mas admito ser um livro excelente.

Bielzin 23/05/2022

Um futuro não tão distante
Tenho que admitir que esse não tem o mesmo impacto que Sapiens, talvez pelo fato do Yuval analisar uma perspectiva futura com muitas nuances no desenrolar, diferentemente de Sapiens que tem uma terreno mais fundamentado e catalogado.

Mas isso não é um demérito dessa obra. Yuval discursa com primazia sobre o que somos atualmente e sugere o que TALVEZ possamos nos tornar, o epílogo de Sapiens já era um prelúdio de Homo Deus.

Abordando muito bem fatos históricos para ressaltar muito bem o que ele quer passar, e como isso nos afetou como espécie.

Recomendo ler Sapiens e adentrar no futuro em Homo Deus com a carga de informações bem nutritiva. Um bom livro para debates e discussões.

Bolbi 19/05/2020

Yuval faz um super apanhado da evolução humana a partir de uma perspectiva ainda pouco conhecida por mim, e surpreende com suas projeções, baseando-se numa grande certeza atual: a importância da informação.

Cristian Gusmão 31/12/2021

O humanismo como prospecção ao futuro.
Como uma forma de continuidade do Sapiens, Harari faz algumas alusões sobre as perspectivas da humanidade num futuro próximo. Associando a crescente influência da ciência de dados, muito importante hoje, de uma forma quase profética, apesar do livro ter sido escrito em 2016.

Helenyss 08/10/2020

tô confusa
demorei uns sete anos pra terminar esse livro porque tinha que recolher meu queixo do chão toda hora. mas amei. tô ainda mais doida de confusa pela vida depois dele.
Bianca 08/10/2020minha estante
Nossa, eu nunca tive interesse em ler esse livro (e olha que trabalho no meio literário), mas seu comentário me deixou mega curiosa!

Marina 20/04/2021

Homo Deus
Ótimos parâmetros para a avaliações do que realmente é importante para nós, tanto quanto individualidade quanto coletivo? Aonde iremos parar com toda essa IA?

Lívia 29/10/2021

O QUE ACONTECEU? O ÓBVIO! E VOCÊ NÃO VIU
Não sei nem como me expressar... Durante a leitura são tantas emoções e você quer que nunca acabe, acho que nunca li livros que me façam refletir tanto quando Sapiens e Homo deus.
O autor consegue escrever de um jeito que você não consegue parar de ler, você quer saber o que ainda tem pela frente e quantos tapas você vai receber. Ele literalmente bota a realidade na sua frente e você fica surpreso como não tinha percebido antes ou se tinha percebido não tinha imaginado o tamanho dela e para onde estamos indo.

LEIAM