Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Jez 12/04/2022

Um livro excelente
Um livro pra explodir cabeças. É impressionante a descrição de harari sobre vários parâmetros da vida humana. Um que me mais me marcou lendo os dois livros sapiens e este homo deus é a percepção que praticamente tudo que vivenciamos é algo que exista no nosso imaginário. Por exemplo economia, religião, estados. E é maluco pensar que é isso que movimenta o que chamamos de vida. As guerras os dogmas tudo é movido basicamente por que algumas pessoas se juntaram e definiram que aquilo é a razão de viver. Uma leitura que deveria ser obrigatória.

Cris.Aguiar 08/05/2022

Excelente
Embora o livro tenha me feito voltar ao filme Blade Runner, consegui compreender a mensagem do Harari. Pensarmos onde estamos e para onde vamos, mas principalmente o que é e será importante manter valorizado para termos um equilíbrio.
Um bom livro, recomendo.

Derek 17/11/2021

Um livro que consegue analisar o ser humano sobre o prisma dos algoritmos e dos dados e nos dar um vislumbre das possibilidades que se abrem por meio disso, imaginando a emergência de um possível Homo Deus, superior ao Sapiens.

Natan.Maciel 05/07/2020

Aquém do esperado
O livro não é ruim mas é inevitável a comparação com Sapiens, que é sensivelmente melhor e mais bem embasado. Enfim, dei uma nota 3 pela expectativa parcialmente frustrada que tive, esperava algo com argumentos mais bem sedimentados. De qualquer forma é válida a leitura para reflexão, mesmo que seja para refutar as ideias expostas no livro.

Marta 06/10/2020

Mediano.
Por um lado, o livro apresenta questionamentos importantes sobre a realidade na qual estamos inseridos e também sobre a relação do ser humano com a natureza, com ele mesmo e com a tecnologia, além de narrar muito da história e evolução do Sapiens ao decorrer dos séculos. Por outro lado, a leitura torna-se cansativa em alguns momentos porque apresenta algumas especulações sobre o futuro que parecem um pouco "forçadas". Além disso, o livro também trata de assuntos como o genocídio de uma maneira muito natural e indiferente ? o que não é nada bom. Apesar dos aspectos negativos do livro, posso recomendá-lo para quem quer aprender algo sobre como a tecnologia afeta nossas vidas e como estamos, cada vez mais, nos tornando dependentes dela.

Taylor 09/10/2021

Melhor livro de alguém vivo que eu já li
Que livro maravilhoso. Achei impressionante como o autor consegue abordar de uma forma concisa mas não tão superficial diversas temáticas, fazendo análises e até apresentando fatos relevantes sobre a história e biologia humana.

O livro se propõe a destrinchar os possíveis rumos da humanidade no século XXI e cumpre isso com uma escrita massa e atrativa.

AnaB. 12/09/2021

Bom, vim do Sapiens e como o pessoal comenta que o HomoDeus é a continuação vim conferir, e realmente, o autor extrapolar os limites do contar a história da humanidade para começar a especular o que será da humanidade, o como será o Homo Deus.
Particularmente, achei esse livro mais difícil que o Sapiens. Ele é mais profundo em discussões geopolíticas, bioética, sociologicas.... é bom ler com calma pois vale muito apena.
Outro ponto, nesse livro o autor apresentar muito mais perguntas do que fatos, o que alimenta bastante a discussão com o leitor e deixa aberto muita conversa para o futuro. É um prato cheio para debates.
Leiam, vale muito apena² ?
Renato375 15/09/2021minha estante
Gostei da resenha.

Matheus 15/04/2021

Criador e criação tirados de seu pedestal
Homo Deus é um livro ateísta e vegano disfarçado de best seller genérico, e isso é ótimo.

Laísa 09/12/2021

Confesso que essa leitura foi bastante desafiadora para mim, principalmente, nas primeiras 200 páginas. Para mim, o livro começou a ficar interessante depois de umas 200 e poucas páginas. Mas isso vai de gosto de leitura. Eu não gosto de livros que ficam no " disse me disse", eu gosto mais dos dados, das "viagens" científicas e dos fatos em si.
No geral, o livro é bom, e muitas coisas que foi falado no livro em 2016 já aconteceram. O que me deixou um pouco assustada. Em 5 anos a ciência avançou muito. Diria que nossos progressos nesses dois últimos anos apocalípticos foram surreais. E isso, deixa o livro um pouco desatualizado.  Mas não perde a graça. Logo, pq é o Harari.
"Atualmente ter poder significa saber o que ignorar."

Diogo Souza 10/06/2020

Um livro sobre o futuro, para o agora.
Nunca precisamos tanto na história de autores com o Yuri.

Ele é preciso em suas predições, e crítico em relação à forma como vivemos hoje. A sociedade precisa ser repensada, assim como seus sistemas e mecanismos.

Grande leitura!

Emi 04/06/2020

Por esse ser um livro extremamente elogiado eu estava com uma grande expectativa. Não sei se foi o assunto não tão interessante ou as repetições que começaram a me fazer perder a vontade de ler.
Outra coisa que me incomodou foi o fato de parecer "pegar no pé" do comunismo e da China, em situações que cabiam diversos exemplos, ele parecia se limitar a isso.
Apesar dos pesares, dá pra refletir várias coisas relevantes e o autor articula bem suas ideias.

Rafael 09/09/2020

O Elo perdido
Yuval Harari é um cientista brilhante como já podemos observar em Sapiens: Uma breve história da Humanidade. Não serie diferente e igualmente brilhante em Homo Deus. Sapiens explodiu a minha cabeça, já Homo Deus me obliterou. Primeiro por demostrar questão óbvias mas que não são observáveis à relés mortais humanistas como eu. Segundo pela sua incrível capacidade de interligar diversas disciplinas e informações numa linguagem deliciosamente simples e rica de conteúdo. Terminei essa obra perplexo, aterrorizado e esperançoso. Sim, é um mix de sentimentos confusos do que se esperar dos seres humanos como espécie. Ler, entender e especular pra onde caminha a nosso espécie como conhecemos é testemunhar a evolução.

Icaro 17/01/2021

Homo Sapiens 2.0
Peguei esse livro entusiasmado com a leitura pela minha experiência anterior com Homo Sapiens, um livro que gostei muito. No entanto, em Homo Deus Harari apresentou apenas uma continuação fraca do seu antecessor.
Achei que o desenvolvimento do tema principal ficou muito no final. O livro se arrasta em temas já desenvolvidos em Sapiens. Somente no último terço do livro que o autor desenvolve melhor as questões sobre os avanços tecnológicos, os algoritmos, os dados, a biotecnologia e etc.
Algumas partes, principalmente o final, valem pelos insights e pela aguçada percepção da realidade que Harari nos dá. É um livro bom, não chego a indicar fervorosamente, mas é uma leitura válida.

Ricardo de Andrade 06/06/2020

Mais uma vez, Harari não decepciona
Harari apresenta neste livro super interessante uma visão alternativa, porém bastante provável, do futuro da humanidade. Ele discorre a respeito da transição do Homo Sapiens para o "Homo Deus" em que os seres humanos seriam capazes de controlar tudo sobre si e até mesmo controlar a criação e destruição da vida. A leitura é bastante agradável e na minha humilde opinião até mesmo mais envolvente que em Sapiens (livro mais conhecido e vendido do autor). Super recomendo.