A estrada

A estrada Cormac McCarthy

Resenhas - A Estrada

Aline Guedes 12/08/2023

(...)
Não tenho certeza de como me sinto após o final dessa leitura, mas posso dizer como me senti durante ela.

Me senti comovida e com medo quase o tempo todo. E me questionei tanto... Como podemos acolher uma criança numa situação dessa? Como protegê-la, e fazê-la se sentir segura, quando você não se sente assim? Como manter a esperança de alguém, quando é óbvio que não é realmente possível garantir o dia de amanhã?

Sei que meus questionamentos não valem apenas para situações pós-apocalípticas, mas valem para qualquer situação de vulnerabilidade. E isso me tocou de um jeito que não sei descrever bem ainda.

A sensibilidade dos diálogos, tão curtos, mas que diziam tanto, foi o que mais gostei. Aqui, entendi o quanto o autor é bom.

Esse é um daqueles livros que me faz querer ter um bom plano para o fim do mundo, mas esse em especial me fez pensar que é bom manter minha terapia em dia também, porque eu provavelmente morreria por estar parada na estrada perdida em meio a dilemas morais, éticos e emocionais.

Ogaiht 28/07/2023

O Fim do Mundo
Cormac McCarthy é considerado o maior autor da literatura americana atualmente e após sua morte me senti impelindo a ler sua obra. Decidi começar por esse A Estrada, que parece ser uma obra ?menor? do autor.
No livro presenciamos a estória de um homem e seu filho, tentando sobreviver a um tipo de apocalipse. O mundo está morrendo. A narrativa não explica exatamente o que aconteceu ao planeta, mas sabemos que os animais morreram, o céu está sempre cinza, há terremotos, as florestas estão pegando fogo e árvores estão caindo. Nesse cenário desolador, vemos a jornada de um pai e seu filho rumo ao sul dos Estados Unidos, fugindo do inverno rigoroso do norte. A estrada é longa e perigosa, pois além de se preocuparem em conseguir comida, devem se preocupar com os humanos sobreviventes que aderiram ao canibalismo.
A narrativa é bem objetiva e os diálogos bem secos. A premissa é bem interessantes mas não há um desenvolvimento de enredo ou de personagens. O livro possuiu uma adaptação cinematográfica com Viggo Mortensen, Charlize Theron e grande elenco e belo visual e funciona bem melhor que o livro.
De qualquer forma é uma leitura fácil e fluida, que se tivesse tido um pouco mais de desenvolvimento poderia ter se tornado uma grande história.
Vagner 28/07/2023minha estante
Eu li esse ano Meridiano de Sangue e pretendo ler esse nesse ano! Altas expectativas porque adorei o filme

Cleia 27/07/2023

Maravilhoso!! Amei essa leitura, primeiro pq gosto muito de histórias pós-apocalípticas, segundo: o livro além de te fazer caminhar em um cenário de extrema destruição tanto do planeta como da humanidade, ele me fez entrar em uma viagem pra dentro do ser. Uma jornada no desespero em momentos de escuridão, e glória nos de acensão.

AdrianoBiLL 23/07/2023

A premissa é interessante mas o livro é péssimo.
Realmente a sinopse do livro vai te deixar muito curioso, principalmente se você gostar de temas como um mundo pós-apocalíptico.

Este é aquele típico livro que tem tudo para dar certo, pois a história parece ser interessante, é uma temática que sempre me agrada, porém a forma como toda a história foi contada é simplesmente horrível.

Ao terminar o livro eu cheguei na conclusão que a história é desinteressante, é vaga, é rasa, não engrena, não te prende, parece que os personagens não avançam, parece que eles estão sempre andando em círculos. O tema fim do mundo poderia ter sido melhor explorado.

O livro não possui capítulos, o que deixa a leitura ainda mais cansada. A falta de capítulos faz uma grande diferença na história que está sendo contada. Sem falar que a história acontece no meio do nada, pois não temos nenhuma localização, nenhuma noção de região, absolutamente nada mesmo.

A leitura não é boa, pelo contrário, é muito cansativa, monótona, enfadonha, desgastante, desinteressante. Os diálogos são vagos, sem sentido, pois chega a irritar o tanto de "Está Bem" que tem nas conversas entre o homem e o menino.

A empatia com os personagens é zero, a química é zero, a nossa preocupação é zero. Em nenhum momento eu consegui me conectar com os personagens para assim poder sentir o peso daquele sofrimento, para que aquela história de fim do mundo realmente me abalasse. Definitivamente os personagens são todos desinteressantes.

O único momento em que eu fiquei abalado e incomodado, foi na parte onde o menino encontra aquele bebê naquelas condições. Ali me deu um nó na garganta e uma profunda tristeza. Mas também só ali, nem nos acontecimentos finais eu me senti impactado ou triste, que eu acredito ter sido o principal intuito.

"A estrada" foi um livro que me decepcionou muito, pois eu realmente achava que iria gostar da história, dos personagens, que ao final eu iria ficar impactado. Mas definitivamente nada disso aconteceu, pelo contrário, eu quase abandonei a leitura e fiquei aliviado quando o livro terminou.

Gustavo Rafhael 17/07/2023

Primeiro livro que leio de Cormac McCarthy, e não foi uma experiência legal.
O livro não tem uma premissa definida, tudo fica muito aberto, a história não desenrola. personagens totalmente sem nenhum carisma, diálogos muito ruins (está bem? está bem.), enfim, a história sai do nada e vai para lugar nenhum.
Muitas coisas me incomodaram durante a leitura: a falta de nomes dos personagens, a falta de uma localização geográfica, os diálogos pobres, e até mesmo a falta de coerência com a realidade (como por exemplo: o homem e o menino sobreviverem a neve e chuva apenas com uma cobertinha e uma lona).
Porém, apesar de tudo isso fiquei curioso para chegar ao final e ver se o autor entregaria os porquês que explicariam um pouco de tudo que se passou, mas para minha surpresa (ou não) ele não prometeu nada e não entregou nada mesmo.
AdrianoBiLL 23/07/2023minha estante
Concordo plenamente com você. Sobre este livro nós temos praticamente a mesma opinião.

Vini 15/07/2023

A Estrada
Cormac McCarthy nos apresenta um livro extremamente incômodo e ao mesmo tempo brilhante.
Em um mundo pós apocalíptico completamente devastado em cinzas (o que nos faz perceber que foi purgado em fogo) um homem tenta desbravar as desventuras da sobrevivência para salvar seu filho, sendo que a maior adversidade da história é em manter a pureza desse menino em meio ao corrompimento do mundo, que em alguns trechos do livro é retratado de forma barbara e cruel.
É perceptível os vínculos religiosos dessa história, que se faz presente em vários momentos da narrativa, mas a mais evidente é a presença da trindade (pai, filho e espírito santo) ao longo da história, além da própria inversão de papéis entre pai e filho.
O livro peca em desenvolvimento das personagens e talvez em maiores explicações do ambiente ao qual estão inseridos. Mas isso não reduz o impacto dessa leitura. Recomendo!

Thamires.Tecila 14/07/2023

O livro conta a história de um homem e seu filho tentando sobreviver em um mundo pós-apocaliptico. Eles caminham, enfretando frio, fome e falta de recursos. O cenário é bem desolador, cinzento, frio, inóspito. Além dessas adversidades, eles também precisam se preocupar com outros sobreviventes.
Não é uma história que contém vários enredos e acontecimentos marcantes, mas a ambientação é fantástica. A todo momento parecia que eu estava lá com os personagens, passando fome, frio e medo. Mesmo quando eu não estava lendo, a história ficava sempre na minha cabeça, e acredito que vai continuar por um bom tempo, mesmo depois de terminar a leitura.

Clodoviews 24/06/2023

Detalhes
Autor gosta de colocar detalhes viu. Lembra bastante roteiro de filme. No mais achei bem legal e ainda tentando entender o final. Recomendo

thelescene 19/06/2023

Vazio, solitário e vasto
A Estrada do Cormac McCarthy foi um dos pouquíssimos livros que me emocionaram de verdade. Cru, visceral sem muito rodeios em sua escrita o escritor nos pega de baixa guarda diversas vezes sem muito esforço nos mostrando uma história que mostra o pior (e o melhor) do ser humano.

Larissa.Vieira 10/06/2023

Livro e filme
Histórias pós apocalípticas tem aos montes na literatura e no cinema, porém algumas te fazem contemplar com mais frieza o que há de mais verdadeiro e aterrorizante nessas distopias: a perversidade humana.

Em A estrada, torcemos tanto por esse pai e esse menino que literalmente a relação de afeto deles parece ser a última chama de esperança nesse mundo tão vil. A escrita de McCarthy é enxuta, crua e até confusa porém muito poética, me pegou pela mãe como se dissesse "vc só vai dormir quando esses dois ficarem bem". Li em duas noites.

Assisti ao filme, logo em seguida, e achei muito fiel ao livro, o Viggo Mortesen traz no olhar o abandono de Deus à raça humana no planeta, é matar pra não morrer, é desolador. Traz alguns flashbacks que contextualizam um pouco o cenário mas mesmo assim nada tão explicativo, pois o objetivo nunca foi esse. Enfim, recomendo livro e filme. ;)

Gabriel Farias Martins 09/06/2023

Um mundo onde as cores vivem apenas nos sonhos
Já havia assistido ao filme anos atrás, mas não fazia ideia sobre a existência do livro.
A indicação através de um canal do YouTube foi uma agradável surpresa
A história de um pai e um filho, tentando seguir adiante.
A história possui diversas referências bíblicas das quais eu sinceramente reconheci poucas
A escrita é um tanto crua, mas acredito que isso reflete bem o ambiente em que os personagens se encontram
Um mundo desolado e de pouca esperança, que nos faz pensar o quão frágil é a realidade em que vivemos.

Roberto 29/05/2023

Ser humano, ou bicho?
Muitos se pegam fantasiando sobre ser igual o Daryl Dixon do The Walking Dead num apocalipse, matando qualquer inimigo com sua besta e ostentando aquela cabeleira charmosa, quando todos sabemos que na vdd esse é o cidadão que tem medo de formiga e vive a reclamar do clima, igual um pintainho, e não duraria um dia sem o seu ar condicionado
Pois é sobre isso que esse livro fala, da realidade de sobreviver, do jeito que puder
Muitos seres humanos, como o livro descreve, deixaram aflorar sua verdadeira natureza naquelas condições extremas, se tornando assassinos, saqueadores e canibais
Mas os personagens principais vão pela contramão, e tentam continuar vivos o maior tempo possível, sempre se apoiando entre si, e seu amor é capaz de mantê-los juntos e suportar todas as adversidades desse planeta já extinto
Esses dois personagens foram muito bem explorados juntos e individualmente
Como sempre, McCarthy descreve seus cenários com maestria e beleza, nos fazendo ver os campos vazios, céus cor de chumbo e fazendas abandonadas, e sentir o sufocante cheiro de cinzas e ferrugem onipresentes nesse mundo
É um livro lento, realmente, sendo mais uma experiência contemplativa do que é a sobrevivência em condicões adversas de uma forma bem crua, sem romantizações, e vai decepcionar quem esperar um livro clássico de zumbis, monstros e vampiros, cheios de confrontos e matanças
Gostei mais desse que o Meridiano de sangue, o meu favorito do Mccarthy antes, pelo fato de aqui a narrativa ser mais crua e realista, e o mesmo se aplica aos cenários e os personagens

Marília 24/05/2023

Achei essa história bem triste. O final acaba sendo um pouco surpreendente se você não está prestando atenção.