They Both Die at The End

They Both Die at The End Adam Silvera

Resenhas - They Both Die at the End

Duda Schivel 22/04/2021

Eu amei esse livro de uma forma... os personagens são maravilhosos e amei a construção deles. Achei um pouco corrido por tudo acontecer em um dia mas isso não importou muito no fim das contas
A ideia desse ?end day? eu achei incrível e tudo em volta disso, foi uma leitura diferente do que to acostumada e eu gostei demais
O casal é a coisa mais fofa e esse final ... não tenho palavras

Estrela 10/08/2022

Entregou o que prometeu
Realmente o título diz tudo.

E isso me deixa com raiva e surpresa ao mesmo tempo, justo esse livro não vai me enganar nem um pouquinho? ? Acho incrível como os outros personagens meio "aleatórios" nos deixa com esperança de que o alerta do Death Cast finalmente errou ou alguém sabotou e que vamos sim ter um final diferente do prometido.

Amei a aventura e os personagens, e por isso não tem como não ficar triste com o final meio amargo.

Só sei que eu não gostaria de viver nesse universo, já sou ansiosa demais, imagina tendo um lembrete diário da minha mortalidade e dos meus parentes e amigos? ?

Karine 10/08/2021

Livro mais lindo que eu já li
Esse livro não tem nenhum plot twist, a revelação já tá no título, então vc simplesmente aproveita a jornada dos dois enquanto eles vivem o seu último dia. Eu achei que esse livro foi TÃO bem escrito, me apeguei totalmente aos personagens mesmo sabendo que iam morrer (lá no fundo eu tinha esperança que eles iam sobreviver). É perfeito do início ao fim. O livro não tem grandes gatilhos mas eu não recomendo pra quem é muito sensível com morte.

Ra ð¦ 18/07/2021

Você acredita em destino?
?Dois caras se conheceram.Eles se apaixonaram.Eles viveram.Essa é a nossa história.?
Acho que esse foi o livro que mais me ensinou em toda a minha vida.
Eu enrolei horrores para começar,mas quando eu comecei...e ainda bem que eu comecei!
Tem gente que decide não ler o livro porque ?o título dá spoiler do final?...mas,gente,o final é o de menos.
O incrível desse livro é ver dois caras que muito mais do que apenas se apaixonaram,eles se salvaram mesmo sabendo que morreriam em menos de vinte e quatro horas.
Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro foi importante para mim.Apenas leiam.E vivam a vida de vocês como se fosse o último dia porque aqui a gente não tem Death-Cast.E o fim é a única coisa que todos nós temos em comum.
zil 18/07/2021minha estante
nossa ra, amo esse livro, sua resenha mudou paradigmas pra mim!! o que era pra ser apenas um livro LGBTQIA+ virou um baita de um livro sobre lealdade, verdade e , acima de tudo, AMOR?????

Ra ð¦ 18/07/2021minha estante
KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKA eu amo um zil

zil 18/07/2021minha estante
não entendi a graça, mudou realmente minha maneira de ver as coisas. tomara que você entenda?

Mick 09/12/2020

Eu chorei
Só posso concordar com a Cecilia
Se vc tem amor a sua vida, não leia
Se vc quer ser feliz, não leia
Mas se vc quiser sofrer e ler uma das histórias mais lindas já escritas, tudo bem
Mas por conta e risco.

lizzysreading 28/12/2020

fofo e muito triste ao mesmo tempo
Quando eu escrevo essas resenhas, eu acabo extendendo um pouco, então vou seguir um caminho diferente com esse livro, afinal, se eu fosse morrer hoje, gastaria tanto tempo escrevendo? não sei. They both die at the end traz uma história linda e ao mesmo tempo muito triste, que nos mostra o quanto a vida é efêmera, o quanto a gente pode viver em uma certa inércia, sem realmente aproveitar as coisas, as pessoas que amamos, os lugares dos quais gostamos. Só saímos dessa inércia quando algo muito grande acontece, e nos arrependemos do que perdemos durante aquele período. Ainda sim, é possível experimentar novas coisas, ser feliz, amar. Foi muito legal ver o desenvolvimento dos personagens, o crescimento deles ao longo da narrativa, nos mostrando como é possível viver um infinito em um só dia.

Uma coisa que eu não gostei tanto foi o que aconteceu com o Mateo, mas não tira o brilho da obra.

uma citação pra completar:

?No matter when it happens, we all have our endings. No one goes on, but what we leave behind keeps us alive for someone else?.

Gigis 27/06/2021

ouch
Esse é um dos livros que te destrói em todos os aspectos possíveis, mas que você ainda vai olhar pra ele e tirar muitas mensagens lindas...

A escrita foi leve, fácil e bonita. O plot principal foi genial. Os personagens foram incríveis e vão sempre estar em um lugar especial no meu coração.

Os personagens e o desenvolvimento da relação deles era tudo que eu precisava, de verdade. Valeu cada segundo.

SPOILER: Eu já vi muitas pessoas falando que o relacionamento deles foi forçado, e que não tinha nem tempo de eles se apaixonarem de verdade, que eles só estavam se enganando e afins. E eu sinceramente não acho. Eu acho que foi sincero. Não acho que o amor tenha um tempo limite, que só é verdadeiro depois de um tempo. Não acho mesmo. Acho que o que eles tiveram foi sincero no momento, puro e bonito.

SPOILER ACABA AQUI :

O livro te da uma perspectiva muito diferente sobre o peso de viver e não só existir,

Teve alguns furos, algumas coisas que acho que o Adam poderia ter explorado mais. MAS FOI INCRÍVEL.

ps: Mateo e Rufus são um dos personagens que eu mais gostei de acompanhar a história.

Enfim espero que vocês fiquem bem, beijos
-G
Gigis 27/06/2021minha estante
esqueci de falar ali! mas o inglês desse livro é bem suave, então se você está começando a ler inglês recomendo s2

Kelly 03/02/2021

Aí meu coraçãozinho
Esse livro é perfeitooo. Tem uma carga emocional muito grande e a historia é linda...
Todos os personagens são tão profundos e reais. Simplesmente é um livro incrível...

"Twelve hours ago I received the phone call telling me I'm going to die today, and I'm more alive than I was then"

Ainda chocada com o final, apesar do próprio título já dizer. É surpreendente como esse livro nos faz refletir sobre tantas coisas e deixar um vazio tão grande depois de lido. Sinto que me conectei com Mateo e Rufus, e não queria dar tchau para nenhum deles...

H 09/04/2021

No matter how we choose to live, we both die at the end.
"Too bad life doesn?t allow us to turn its gears, like a clock, when we need more time."

"Two dudes meet. They fall for each other. They die.?

O fim escancarado no nome do livro não carrega o peso das palavras escritas. A vida é efêmera e sabemos disso, mas não quer dizer que sentimos o peso disso.
Se identificar com o Mateo torna tudo ainda mais doloroso.

O livro te faz sorrir com lágrimas nos olhos. Feliz e triste ao mesmo tempo.

"Two dudes met. They fell in love. They lived."

lady hideko 03/02/2022

They Both Die at The End.
Esse é um livro bem diferente do que estou acostumada a ler, sou doente por reviravoltas inesperadas e, o fato do título já entregar tudo, fez eu entrar nessa leitura sem grandes expectativas. Ainda que não seja meu gênero, aonde tem personagem LGBT eu estou lá ? e que bom que li esse. A leitura foi bem agradável porque o qi do autor foi de milhões ao interligar de maneira sutil todos os personagens da história. Os personagens centrais são bem fofinhos e quem quase morreu no final foi eu, de tristeza.

termino isso com um: AoNdE eStÁ DeLiLaH?
lady hideko 03/02/2022minha estante
eu tô borocoxô, capenga, jururu, melancólica, tristonha, malcontente, desgostosa e outras coisas mais

teentitans 24/03/2021

os dois morrem no final, mas vivem também
O título do livro já entrega tudo: eles morrem no final. Mas aqui a questão não é como eles morreram e sim como eles viveram.

O Mateo, por exemplo, tímido e meio antissocial, com medo real de sair de casa pra enfrentar o mundo, se vê com a opção de aproveitar seu último dia de vida ou morrer sozinho, sem ninguém por perto, do mesmo jeito que passou os últimos dias desde que seu pai entrou em coma.

E quando eu digo que o Mateo tem medo, ele tem mesmo. Tipo uma fobia das possibilidades do que pode acontecer quando ele botar o pé pra fora de casa - medo, inclusive, de morrer.

Ai é quando ele recorre a um app chamado Last Friend pra arranjar alguém que possa passar o último dia com ele.

O Rufus aparece, também com um último dia de vida pra viver, e acaba conhecendo o Mateo através do app.

Os dois são completamente diferentes: o Rufus não tem medo, sempre com uma postura meio badboy, destemido, indo contra todas as atitudes do Mateo.

O crescimento dos dois como suporte um do outro é incrível. Eles se apoiam e conhecem durante - quase - 24h, e provam que a vida não é injusta e que o tempo tá correndo pra todo mundo, mas, principalmente pra eles.

É uma história tocante, com personagens cheios de camadas que vão se desfazendo ao longo do livro. Emociona muito, e o apego faz com que a gente deseje que eles NÃO MORRAM!

Mas é o que acontece. Vai acontecer com todo mundo. É a única certeza que a gente tem, exatamente como eles.

85swift!? 03/01/2022

acabei meu 3° livro do ano, os dois morrem no final, confesso que não sei o motivo de tantas pessoas falarem tão bem do livro, entendo que ele é hypado por ter dois protagonistas LGBT's latinos-americanos mas achei as girias forçadas na leitura e os POVs de outras pessoas não ajudaram, não fez sentido e nem ajudou no desenvolvimento da história colocar POV de pessoas aletorias que cruzam o caminho dos protagonistas sem falar que não acontece nada o livro todo, se eu não tivesse uma meta de leitura eu teria demorado uns 9 meses so pra terminar essa chatisse, a escrita é péssima não tem nada de diferente e pode até se falar que ela é "cringe", nem adianta vir me falar que li o livro com o olho do [*****] pq não foi, quem tem senso crítico sabe mto bem que os personagens são sem graça, a história não é tocante e nem emocionante e é rasa pra [*****]!! Pra mim nada salva esse livro viu!

Italo Amorim 07/01/2022

O óbvio pode ser surpreendente
"Os dois morrem no final" é, antes de tudo, um livro óbvio. Não pelo seu título, quanto a isso deixo em aberto para aqueles que desejam ler, mas sim pela sua construção e pela sua escolha de trama principal.

Bom, por mais que eu diga que é um livro óbvio (e essa já é a segunda vez que eu utilizo dessa palavra), não é uma obra clichê. Contraditório? Um pouco, porém vamos desenvolver sobre.

O livro parte de uma premissa pouco vista. Uma ligação, uma notícia e uma certeza: você morrerá em no máximo 24h. No qual, estabelecido isso, você vive a angústia (ou conformismo) do aparente protagonista da obra sobre o que lhe foi noticiado. Você tem no máximo 24h para fazer o que teve vontade nos seus anos de vida e pensar nisso gera mais perda de tempo do que certezas. E aí, o que fazer?

Pronto, fechamos as aspas da surpresa, daqui em diante temos o óbvio. Não o óbvio para mim ou para você, é claro, mas sim o óbvio para um romance tardio. Uma alma gêmea aos 45 minutos do segundo tempo da vida, sem "para quê?" ou "por quê?".

Naturalmente, não há como negar que isso é muito bonito, mas, ainda assim é óbvio. Estraga a obra? Longe disso, porém torna seu desenvolvimento limitado. Costumo dizer que sci-fi's utilizam muito da ferramenta de "despersonificar" o protagonista do livro, tornando objetos, lugares, sentimentos e afins os reais "donos" da obra. Nesse caso, não se trata exatamente de um sci-fi, talvez uma proposta distópica, porém utilizar desse mesmo recurso que eu elogiei é... surpreendente. O protagonista aqui é o amor. Não como Camões ou Platão, mas sim um conceito quase que próprio. No mínimo, não querendo estabelecer novas ideias sobre o amor, diria que algo meio "shakespeariano", algo que te desvirtua de quem são os personagens para focar no que é o romance. Isso é surpreendente.

Eu utilizei o termo "óbvio" umas seis ou sete vezes antes de utilizar "surpreendente" pela primeira vez, o que explica as 4 de 5 estrelas possíveis, porém também explica algo que o livro faz muito bem: estabelecer clichês para quebrá-los.

O falso slowburn do livro é muito bem feito, sendo seus altos e baixos bastante naturais por estarem totalmente dentro da premissa proposta. A obra utiliza das nossas expectativas tendo em vista experiências com obras de romance e desfaz de boa parte delas em míseros parágrafos.

Um livro óbvio? Um livro óbvio, mas também um livro surpreendente. Vai parecer muito com inúmeros romances que você possa ter lido, no entanto, sempre terá algo que nenhum desses livros lhe ofereceu.

Amanda2646 07/12/2023

Um bom livro mas não me conectei como gostaria
O livro tem uma premissa super instigante, Mateo e Rufus estão ambos tendo o último dia de suas vidas, e como o título diz os dois morrem no final. E aí a gente vai vendo como foi aquele último dia(literalmente o livro se passa somente nesse dia), tem muitas partes engraçadas, outras tristes, tem várias reflexões como ?a vida não foi feita para ser vivida sozinho?. Em geral um bom livro, ri bastante em vários momentos mas não chorei como pensei que fosse (raro porque sou emotiva)??????