Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva Douglas Adams

Resenhas - Praticamente Inofensiva

ana !! 24/08/2017

Esperava mais do símbolo do orgulho nerd
25 de maio é não só o dia do orgulho nerd, como também o Dia da Toalha, uma clara homenagem aos livros do Guia do Mochileiro das Galáxias, era de se esperar essa série de livros fosse algo incrivelmente elaborado do começo ao fim e que ninguém pudesse botar defeito, mas não passou nem perto disso.
A história começou muito boa, era realmente cômica e ao mesmo tempo irônica, mas com o passar dos livros foi como se Douglas Adams estivesse se afogando num mar da própria loucura, são páginas e mais páginas de descrições e histórias aleatórias que não levam os personagens à lugar nenhum. A parte cômica da história deixou de existir e a ironia foi forçada o tempo todo, além de que os personagens ficam cada vez mais monótonos e desenvolvendo um sentimento de apatia uns pelos outros que me fez desenvolver um sentimento de apatia por todos eles.
Além disso, o autor mudou o estilo da escrita dele, esse último foi publicado mais de uma década depois dele ter começado essa história e se for pra comparar o jeito como ele contou a história no primeiro livro e o jeito como contou nesse, dá pra ver que é muito diferente, e com diferente eu quero dizer ruim.
A importância dos livros é por serem algo inédito na literatura, não por serem incrivelmente bons.
Arthur Peixoto 25/08/2017minha estante
Concordo com o que você disse, tive essa mesma sensação desta saga...

ana !! 25/08/2017minha estante
Que bom que não fui a única!

Volnei 19/03/2017

Praticamente inofensiva
O motivo que me fez abandonar a leitura desta série é que me desagradou muito a forma como o autor escreve . Achei muito desorganizado suas idéias
AlexZop 17/08/2017minha estante
Os dois primeiros livros são empolgantes, depois começa a virar uma bagunça e você precisa reler o capítulo pra entender. Eu concordo.

none 14/07/2018minha estante
Praticamente virei o Marvin no final do livro.

thaisdreveck 19/03/2017

Praticamente Inofensiva
CAPA ?
Bonita. Divertida. .
HISTÓRIA ?
Bem, o livro pode até ser bom, mas é confuso (não sei se só para mim, ou se eu não prestei atenção direito) ele é bem louco. Para mim não faz muito sentido, sinto que a história de Arthur Dent, Tricia McMillan e Ford Prefect (personagens) é mais confusa que conectar as famílias no A Guerra dos Tronos (KKK).
Enfim, mais de 15 milhões de fãs dos Guia, mas eu particularmente não gostei desta coleção.

Cris 19/03/2017

Praticamente inofensiva
Excelente V

Suellen-san 15/03/2017

Praticamente inofensivo é o quinto e último livro da série do guia do mochileiro das galáxias, segundo dizem porque há outro autor escreveu outro livro ‘terminado’ a série. Nesse livro, o autor finaliza a obra após 13 anos. A escrita mudou um pouco, mas Adams deus seu toque nesse livro, sabe, aquelas maluquices que levo um tempo para se entender. A minha pessoa demora uma pouco para entender algumas coisinhas da escrita dele.

Gostei do livro, contudo o final ficou vago. Na trama revemos todos os personagens e uma em especial que deixa Arthur quanto Ford boquiaberto. Randon (é uma menina) é a personagem que tem uma ligação com Arthur e aos fatos que ocorre no livro, olha que ela apronta cada uma.

Bem a resenha via ficar curta, pois se eu continuar a escrever vou revelar a trama e os segredos por trás de Random. O livro é bom, a leitura é boa – melhor do que os outros livros -, o final fiquei sem compreender. Em suma, li a série, gostei e espero lê o livro que o outro autor escreveu sobre a série.

Acho que é só. Até!

site: https://suellen-san.blogspot.com.br/2014/10/resenha-praticamente-inofensivo.html

Lyh 11/02/2017

Uma das coisas mais extraordinárias da vida é o tipo de lugares nos quais ela está preparada para sobreviver
E nossos mochileiros preferidos estão de volta para mais uma aventura!

Arthur Dent, após começar a viajar com Fenchurch para o espaço, sem querer a acaba perdendo, e como não pode mais voltar para a Terra, pois a mesma foi destruída, ele então começa a procurar lugares que se pareçam com ela, lugares onde seja possível ele viver. Vende seu próprio DNA para pagar as viagens interestelares, primeiro vai parar em alguns planetas um pouco excêntricos, tem um em que as pessoas nem dizem bom dia, mas depois ele acaba encontrando (por acidente) Lamuella, um planeta parecido com seu antigo lar. E então segue seus dias lá como Fazedor de Sanduíches utilizando carne de Bestas Perfeitamente Normais, e para ele está tudo muito bem, obrigado.

Ford Prefect está bem revoltado, O Guia do Mochileiro das Galáxias foi vendido, e a editora que o comprou quer vender somente um Guia para todos os universos possíveis e prováveis cobrando um valor bem alto. Ford não entende o novo Guia, não compreende a venda repentina, e também não gosta de seu novo cargo como crítico de restaurantes, e para piorar, parece que os Vogons têm algo a ver com isso tudo. Ele então envia o novo Guia para ele mesmo aos cuidados de Arthur Dent, onde acha que sua encomenda vai estar devidamente segura (infelizmente ele estava enganado).

Tricia McMillan está na Terra (sim, é isso mesmo que vocês leram, leiam o livro que irão entender) vivendo sua vidinha pacata, e decepcionada por não ter partido para outro planeta com Zaphod Beeblebrox somente por que perdeu tempo indo buscar sua bolsa. Trabalha como repórter e vai para Nova York em busca de um cargo que paga bem melhor, o que acaba não dando muito certo. Após estar de volta à Londres, sua casa é invadida por seres de um planeta chamado Rupert, que não sabem nada sobre eles mesmos, e que querem levá-la para que ela conheça seu Líder e possa esclarecer algumas coisas de astrologia para eles.

Como deu para ver, todos estão tentando seguir sua vida como podem da forma mais normal possível, mas a normalidade acaba quando Tricia vai até Arthur com uma garota que aparentemente é filha dos dois e pede para que ele assuma suas responsabilidades de pai e cuide dela, uma menina adorável que ama atirar pedras nas pessoas. Então, Arthur recebe o pacote de Ford Prefect, e como ele mesmo diz: “Qualquer coisa que venha de Ford definitivamente não pode ser uma coisa boa.” E é aí que a confusão está formada.

Será que nossos mochileiros vão conseguir mais uma vez sair das enrascadas que se envolvem sempre?
Lucas 19/07/2017minha estante
Olha, eu livro o livro e ainda não sei dizer se a terra foi explodida ou não kkkkk me explica

Lyh 12/05/2018minha estante
Pelo que eu entendi é que a Terra explodiu, sim, a outra que surgiu era tipo uma Terra de outro espaço tempo, como se fosse um mundo paralelo ou uma realidade alternativa kkkk

C. Aguiar 13/01/2017

Em Praticamente Inofensiva - o último livro da trilogia de cinco - vamos continuar acompanhando a vida de Arthur, Ford e Trillian, que estão separados no momento, mas o universo acaba fazendo com que eles se encontrem novamente e quem sabe não é uma bela oportunidade para colocar tudo de volta em seu devido lugar!

Arthur está tentando viver sua vida e achar um planeta para chamar de lar, enquanto isso passa seus dias como fazedor de sanduíches de carne de Bestas Perfeitamente Normais. Sua vida começa a mudar quando Trillian aparece para Arthur trazendo uma garota que aparentemente é filha dos dois, mas como isso é possível?
Enquanto isso Ford Perfect acaba descobrindo que uma corporação comprou o Guia do Mochileiro e está vendendo o mesmo em todos os universos possíveis, mas nada poder ser bom visto que os donos da corporação são os Vogons.

O livro é cheio de reviravoltas, sumiços aqui e aparições acolá, humor ácido e várias criticas sociais que nos levam sempre a refletir em diversos momentos da leitura. Como sempre o autor não deixa nada a desejar.
Apesar de alguns personagens não terem uma conclusão digna você fica curioso para saber o que de fato aconteceu. A história é muito boa e cheia de universos interessantes.

Talvez alguns leitores se percam durante a leitura como sempre acontece quando o assunto é Douglas Adams, mas não se preocupe. Vá lendo com calma que todas as suas perguntas - pelo menos quase todas - serão respondidas na medida do possível. Talvez o final da história não agrade tantas pessoas, mas para mim foi suficiente para dar um final digno.
Foi um grande prazer finalizar essa série! Nunca pensei que fosse gostar tanto de ficção cientifica e com certeza recomendo muito.
Não me recordo de achar qualquer erro na leitura, a capa segue o mesmo estilo dos demais livros da série e a diagramação é simples, porém bastante agradável.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Vinicius.Freitas 19/12/2016

Decepção
Comecei a ler a série com certa empolgação porque muitos conhecidos meus já haviam lido o livro e me recomendado, falando que era uma série sensacional, muito cômica (?) e envolvente. No terceiro livro (um dos mais chatos que li na vida até o momento), pensei seriamente em abandonar a série, mas fiquei com aquela coisa do "42" na mente, porque será que a resposta da vida, o universo e tudo mais é 42? Bom, vou terminar a série, até porque no último livro tudo deve se encaixar e terminar de uma forma criativa, porque é um livro tão aclamado pela maioria que o lê... enfim, o último livro deixou um monte de coisas sem explicação, o personagem novo pelo à mim não cativou, e o final do livro... que decepção... esperava algo mais cômico, criativo ou pelo menos um pouco mais bem explicado, porque foi bem meia boca o final... ai descobri que tem o capítulo 6, da qual li algumas resenhas e já vi que não compensa a leitura... se eu soubesse tinha desistido no livro 3. Pelo alarde que fizeram quando fui ler, foi uma decepção, porém se eu tivesse começado a ler sem expectativas seria uma leitura padrão, nem boa nem ruim. Nota final 2,5/5.

Luciano Sabino 29/11/2016

Praticamrente inofensiva
No capítulo final da série 'O guia do mochileiro' acompanhamos Arthur, Ford e Tricia na reconstrução de suas vidas após os últimos acontecimentos: Arthur viaja pelo espaço tentando encontrar um planeta em possa levar uma vida pataca parecida com a que tinha na Terra; Ford se mete em algumas confusões devido a vendo do Guia; e Tricia de torna repórter famosa em toda a galáxia. Tudo isso ao mesmo tempo em que somos apresentados a teorias/explicações científicas e críticas ao nosso modo de vida, tudo isso com um leve toque de humor.

Confesso que não sabia o que esperar no final dessa jornada, mas o autor conseguiu me surpreender, na verdade a série inteira me surpreendeu de forma positiva. Douglas Adams tem um estilo próprio e inconfundível e é incrível a facilidade que ele tem de fazer uma mistureba com tantas coisas diferentes e fazer isso dar certo.

As situações pelas quais os personagens passam são apenas um plano de fundo para discutir algo mais profundo, coisas que as vezes são mais simples e fáceis de distinguir e outras vezes podem ser mais difíceis de se identificar, mas isso vai depender de cada leitor que suas próprias experiências pessoais.

Recomendo essa série, mesmo com todos os altos e baixos. Douglas Adams é fantástico!

Andy 02/10/2016

E assim acaba...
Não entre em Pânico, finalmente terminei a série, digo que este último livro é realmente bem diferente dos outros 4 anteriores, confesso que deu uma melhorada na história, mas o final foi preciso ser lido umas 4 vezes para entender.

Luan 09/09/2016

Terminei a saga do Mochileiro das Galáxias!
Muito bom esse livro, é bem divertido de ler, ta no mesmo nível dos outros, tirando o primeiro, que fica no topo.

Kallyssa 29/08/2016

muito bom