Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva Douglas Adams

Resenhas - Praticamente Inofensiva

nilorabi 27/08/2016

Coleção incrível
Essa coleção é simplesmente incrível

Dil 04/08/2016

Muito ruim. O único que vale a pena é o segundo volume mesmo. Essa trilogia de cinco é uma decepção!

JP 19/07/2016

Um Encerramento Respeitável e Inofensivo
O útlimo capítulo da trilogia de cinco de Douglas Adams consegue encerrar sua saga de uma forma respeitável. Praticamente Inofensiva é um livro interessante que foca nos personagens de mais destaque do universo de Adams, desta forma Arthur Dent, Fort Perfect e Trillian são o foco da narrativa que continua a explorar os mistérios do espaço se utilizando de artificios interessantes introduzindo viagens interplanetárias e universos paralelos. A boa reviravolta entre Arthur e Trillian foi extremamente bem vinda e dá senso de novidade a história, Random pode não ser uma personagem memorável, mas ajuda a tornar a narrativa a sua volta interessante. Enfim Praticamente Inofensiva resgata um pouco do humor introduzido em O Guia dos Mochileiros da Galáxia e ainda aproveita para encerrar sua jornada, definitivamente é uma série que deixará saudades.

George. 11/07/2016

Frustrante
O que dizer de uma série que é um dos marcos na história literária?
Muitos dizem que esse último livro não foi escrito pelo célebre Douglas Adams, e que só existe esse livro para "tentar" por fim a estória dos personagens.
Fato é que o livro é muito ruim, chato e decepcionante em quase todos os sentidos.
Nem de longe é o final que os fãs esperavam.
Suelen 19/04/2018minha estante
Agora me diz, qual a ideia do ?42??

George. 19/04/2018minha estante

Suelen 23/04/2018minha estante
42 é o número do local que todos estavam no fim, isso não é resposta kkk

Jotarominas 14/06/2016

Não Gostei
Não costumo comentar, mas este livro conseguiu a façanha de ser pior do que os outros quatro livros anteriores. Sim li todos... porque? Porque comprei a coleção completa por dois motivos, o primeiro foi o preço (eu deveria ter desconfiado...) o segundo pelo que li das opiniões dos leitores. Fazer o que né gosto é gosto...
Adoro ficção, mas esta série sinceramente não recomendo!
Talisson.Moretti 06/07/2016minha estante
Coisa boa, na hora que acabei os livros eu tinha pensado que era o único que não tinha gostado deles. Já estava pensando que era até um problema de interpretação... Livro muito fraco, não condiz nenhum pouco com sua fama.

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 18/04/2016

Ah, gente, o que dizer do fim dessa série? Muito decepcionante. Já havia ouvido falar, mas só acreditei agora. Nem lembro a última vez que dei uma estrela para um livro. Pra mim a história não é a mesma coisa desde o quarto livro (apesar do terceiro ser meio fraco, ainda tem a essência da história). Parece que o Douglas Adams escreveu forçado. Nada faz sentido, nada é engraçado, nada se salva. Eu sei que tem um sexto livro escrito por outro autor, mas vou ler mais como um livro extra, meio que como uma fanfic, não como uma sequência realmente, mas não vou ler agora, porque fiquei até meio traumatiza.
Fernanda1943 08/07/2017minha estante
Kkkkkkk, te entendo. Senti o mesmo, livro péssimo!

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 15/07/2017minha estante
Decepção :(

Rodrigojean 28/01/2016

o fim para o fim
Quando terminei o livro fiquei pensando e entao voltei ao trecho final do livro e reli novamente e disse so isso eu esperava mais......mais 4 livros ou mais ah um autor novo poderia continuar a historia de arthur dent e seus amigos

Marieliton M. B. 05/12/2015

Nem tão inofensiva assim...
Chega ao fim a “trilogia de quatro livros que na verdade são cinco” do Guia do Mochileiro da Galáxia. Li todos em sequência e devo confessar que até o terceiro livro, A Vida, o Universo e Tudo Mais, a qualidade da história estava excelente, mas achei o 4º e 5º livros muito maçantes e sem aquele bom humor característico dos anteriores.

Enfim, ao ler toda a saga, se percebe o fascínio pela obra de Douglas Adams e o que ela proporcionou à cultura pop. O que hoje se encontra de referência nas mais diversas mídias e que se referem ao Guia não está no gibi.
Apesar de não ter curtido tanto a conclusão da saga de Arthur em suas andanças pelo universo, como já é de praxe, essa é uma leitura OBRIGATÓRIA pra todos que curtem o que a cultura pop tem de melhor.

E atenção, nunca se esqueça de ficarem atentos aos golfinhos, eles sabem quando a treta realmente for acontecer. 8)

Jaíne 13/11/2015

CRÍTICA
Bom, agora que finalizei as cinco torturas, ops, quero dizer, as cinco leituras dos mini livros dessa saga, posso expressar minha opinião e passar a ser odiada pelos milhares de fãs (pelo menos a contracapa diz que essa saga tem milhares de fãs) ao redor do mundo (ou do Brasil, pelo menos).
Primeiramente, começarei com uma citação, a qual vem impressa em todas as contracapas dos 5 livros, que é a seguinte: “Trinta anos celebrando a genialidade cômica de Douglas Adams”. Por favor, quem escreveu isso? O pai ou a mãe dele? O editor? Por que em cinco livros, eu vi ZERO de genialidade e ZERO de “cômica”. Por cômica você espera encontrar um livro recheado de ironias, mas o que você se depara é com um livro, onde só existe ironia ao se tratar de Deus (pelo bonitinho que escrever ser ateu) e outras tentativas fracassadas de fazer graça.
Segundamente, o primeiro dos livros, traz um textinho enorme no início, com uma mini biografia da vidinha do autor, onde diz diretamente e explicitamente, que o senhor Douglas Adams DETESTAVA escrever, que seu editor precisava trancá-lo em um quarto sem acesso ao mundo para que ele escrevesse alguma coisa. Meu querido, se você DETESTA escrever, por que diabos escreveu 5 livros? Simples: DINHEIRO. AMOR POR DINHEIRO E NÃO PELA PROFISSÃO, é por isso que os livros em si não prestam, como algo feito sem amor pode prestar? Desculpem pessoal, mas é a verdade.
Terceiramente, que história mais fraca, os livros já são curtos por si só e a história não tem enredo, fica dando voltas e mais voltas em torno de chatices, ah o planeta tal, agora no planeta tal, agora os personagens se perderam um do outro, agora se encontraram. Poxa, é simplesmente idiota, fraco, sem sal. SEM FIM.
Aí vocês vão falar: “caramba, se essa garota detestou tanto assim, por que leu toda a saga?” E eu respondo: eu gosto de ter certeza de algo antes de sair criticando, então para eu poder fazer a crítica completa, precisava da leitura completa, caso contrário só poderia dizer, ah, o primeiro livro não presta, provavelmente os outros não prestarão, MAS como li todos, posso afirmar que de TODOS, NENHUM presta.
Douglas, nada contra você querido, apenas contra o fato de você ter feito na sua vida algo que detestava (que no caso era escrever) e provavelmente foi esse o único sentimento que eu consegui tirar de toda uma história, algo escrito por alguém que sequer queria ter escrito aquilo.
Antes de ler a história, inicialmente, eu achava que era uma história voltada para o público infanto-juvenil, achava que os personagens seriam crianças, então basicamente já foi a frustação pura ver que tudo era envolvendo adultos e com pensamentos adultos.
E a frustação mais pura ainda quando me deparei com a última página do quinto livro e falei “ISSO É O FINAL?”
Totalmente em aberto, faltou a conclusão sobre personagens como Zaphod, por exemplo, que em determinado ponto da saga sumiu e nunca mais apareceu.
Enfim, está aí um exemplo de saga que eu não recomendo nem pros inimigos, mas se vocês quiserem ler, boa sorte. Há gostos e opiniões divergentes, então, o que eu odiei, você pode amar, embora eu ache difícil.
Até a próxima!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
Gilmar 25/11/2015minha estante
No começo surgiu a dúvida: "caramba, se essa garota detestou tanto assim, por que leu toda a saga?”" - mas você já respondeu...haha

Leio, logo existo 14/12/2015minha estante
Gostei, mas não concordo ! kkkk
Sou apaixonada pela série !
Acho que para gostar do livro é preciso ser fã do besteirol inglês.
Talvez esse não seja o seu caso e por isso não tenha gostado do livro.
Enfim, respeito sua opinião !

VIRGÍLIO GABRIEL 18/02/2017minha estante
Quanto ódio nesse coraçãozinho. A paz de Bob pra você.

Marcos Nandi 26/01/2018minha estante
Você foi forte. Abandonei o último livro.

José 19/10/2015

Curto, mas recheado (e transbordando de conteúdo)
Intenso, intrigante e chocante, mas sem perder o senso de humor característico da série. No capitulo final da "trilogia de cinco" nos encontramos uma vez mais com o trio Arthur, Trillian e Ford, para uma aventura dessa vez mais introspectiva e mais humana que as outras. O livro abre reflexões e diz tanto sobre nossa natureza de um jeito tão suscito e divertido que fica clara a genialidade do autor. Definitivamente meu favorito da série, apesar de tentado a marcar o livro com 5 estrelas é evidente a maior falha do livro, sua extensão. Acaba sendo curto e você fica tão faminto por saber mais daquela história que o livro (e a série) acaba com você esperando muito mais.

Brnoliver 29/09/2015

Praticamente Inofensiva e o leitor perplexo
O livro começa meio confuso(mas quem leu os outros ja está acostumado) e uma hora fica até maçante, mas a história tem uma tremenda evolução, do meio em diante você ri muito, principalmente com Ford. Também é legal ver como o autor trabalha com multiplos universos, que era tendencia da ficção do fim dos anos 80 e começo dos anos 90.

A estória vai se explicando e se desdobrando aos poucos, e devo discordar dos outros leitores, pois achei esse livro a altura dos outros e muito superior ao volume três e também discordo que o livro é um título isolado como se fosse um filler, achei que continuou a estória no mesmo nível dos outros. Os únicos pontos fracos são o desaparecimento súbito da Fenchurch, que basicamente acabou com a história do quarto livro, mas vi que foi importante devido aos outros eventos... E também o último capítulo, quando estava nos últimos dois capitulos eu fiquei espantado com o tamanho do clímax e a pouca quantidade de páginas, estava excelente, mas imaginei que o final seria ruim, não foi ruim, mas me deixou perplexo e pra mim parecia que Douglas Adams daria continuidade... Por isso, vou ler "E tem outra coisa" que busca continuar a aventura, mas que foi escrito por outro autor.

Citaçao: "Entenda que só porque consegue ver uma coisa não quer dizer que ela esteja lá. E que, se você não vê uma coisa, não significa que ela não esteja."

Hildeberto 27/08/2015

"Praticamente Inofensiva" é o encerramento da série "O Mochileiro da Galáxia".

O quatro livro da série (Até mais, e Obrigado Pelos Peixes) me cativou de uma forma que nenhum dos três anteriores havia. Esperava, portanto, que este quinto livro fosse uma evolução, ou seja, ainda mais empolgante.

Porém, "Praticamente Inofensiva" não correspondeu as minhas expectativas. Como pontos positivos posso destacar algumas reflexões mais profundas e a abordagem dos "universos múltiplos"; a estrutura do texto também é linear, de forma que é possível acompanhar a história tal como em um romance. Porém, neste livros as doses de humor são bem menores do que o usual para a série; o enredo, embora linear, é um tanto quanto confuso; algumas partes são bastantes monótonas, de modo que me irritei na leitura de algumas páginas.

Não é um livro ruim. Mas, comparativamente aos outros da série, fica um pouco aquém. Além do mais, talvez pelo fato de ter lido os cinco livros em sequência, fiquei um pouco enfadado com o estilo de escrita do autor e suas temáticas recorrentes. É um livro que eu poderia, facilmente, ler de novo. Mas ele pertence a um nincho muito especifico, ficção científica, e a um subgrupo ainda mais exclusivos (fãs e leitores da série), de modo que uma pessoa que não pertence, necessariamente, aos dois grupos (como eu) podem não achar o livro tão fantástico.

Devo destacar, por fim, que o livro para mim foi uma tentativa de Adams encerrar a série de modo definitivo. O último capítulos deixa isso bem claro, ao meu ver.
Cami.Luna 27/08/2015minha estante
Tive a mesma opinião sobre esse livro! Fico feliz de não ter sido a única...

Marques 23/06/2015

A genialidade de Douglas Adams é surpreendente a cada página.
Essa minha opinião vale para todos os livros da saga escrita por ele, assim como o programa de rádio da BBC, a série de TV e a adaptação sensacional pra as telonas!
Toda a inquietude e perplexidade de Arthur Dent nesse vasto e caótico universo são nada mais que nossas próprias aflições nesse 'pequeno ponto azul'.

A mistura de Sci-fi, suspense, mistério e comédia nonsense dão um sabor especial e único a leitura.

Pry Salomão | @leitoraredglasses 18/06/2015

Engraçado!
Estou completamente viciada em Douglas Adams, essa série o Guia do Mochileiros das Galáxias te faz dar muita risada, pensar e bem se divertir. Apesar de alguns dizerem que esse é o livro mais chatinho da série eu realmente gostei e bem aos que gostam de ficção científica vale muito a pena.
liberthai 19/06/2015minha estante
Quero muito ler todos!

Pry Salomão | @leitoraredglasses 24/06/2015minha estante
Estou no ultimo agora.... Muita risada em.cada págin... Uma leitura muito boa :D