Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Naiara Heres 29/07/2023

É o primeiro livro da autora que eu leio, e concluir a leitura me fez ter muita vontade de ler tudo o que ela escreve. A narrativa é fluida, ela mescla acontecimentos do passado com o presente, além de todo o misticismo presente na história. A história em si é tocante demais, uma vez que descreve a trajetória de Ponciá e de sua família no viés da pobreza, da fome, da desigualdade social que era acometida a eles. Indico a leitura para todos!

Paulinha.Morais 26/07/2023

Ponciá Vivencio
"Ponciá Vicêncio", escrito por Conceição Evaristo, é uma obra extremamente sensível e poderosa que retrata a vida de uma mulher negra em busca da sua própria identidade e lugar no mundo.

Através da história de Ponciá, somos confrontados com questões como a discriminação racial, as injustiças sociais e a luta pela igualdade de direitos. A narrativa é marcada por uma linguagem poética e intensa, que nos envolve e nos faz refletir sobre a realidade de tantas pessoas que são marginalizadas e invisibilizadas.

A protagonista é uma personagem cativante e corajosa, que enfrenta diversas adversidades ao longo da sua vida, mas também encontra forças para resistir e se reinventar. Através das várias camadas da sua história, somos levados a refletir sobre temas como ancestralidade, memória e pertencimento.

Além disso, a escrita de Conceição Evaristo é de uma beleza única, com uma mistura de realismo e poesia que nos transporta para dentro da história. A autora também aborda questões universais, como amor, família e amizade, que tornam a história de Ponciá Vicêncio ainda mais emocionante e impactante.

anny martins 25/07/2023

Eu li esse livro para o sarau literário da minha escola. confesso que no início da leitura eu estava completamente entediada e sem vontade nenhuma de ler, por conta que eu me sentia como se estivesse sendo obrigada a ler.
por isso, eu comecei a ler de novo do começo, sem me forçar a ler. e então eu entendi o peso que esse livro carrega.
conceição evaristo escreveu esse livro com todo o poder que alguém ela poderia ter.
é extremamente pesado, e difícil de ler. mas valeu a pena

Michelle 24/07/2023

Ponciá Vivêncio
Quanta singeleza, tristeza, beleza, quanto vazio e profundidade, quanto zelo e respeito no narrar a vida e conteúdos da herdeira de uma história sofrível, Ponciá Vivêncio, elo entre o passado, o presente e o que virá.
E essa edição conta com um posfácio excelente também.

ggabiprado 20/07/2023

Fantástico!!
Uma história impactante, é o segundo livro que eu leio da Conceição Evaristo, que mulher espetacular!!!

Rafa Justiniano 20/07/2023

Decidi ler Ponciá Vicêncio porque já tinha adorado Olhos D' Água. E me apaixonei novamente pelas histórias e palavras de Conceição Evaristo.
Ao longo do livro vamos acompanhando Ponciá durante sua vida e como seu sentimento de esperança desaparece com o passar dos anos. E é aquele tipo de história cheia de poesia, mas que também vai te deixar devastada.
O texto ainda fala sobre a exploração do trabalho, especialmente na zona rural, além de discutir temas escravidão, raça, herança e a vontade de buscar uma vida melhor.
É um livro que me apaixonei logo nos primeiros capítulos e que já tenho vontade de reler para captar todas as nuances que com certeza perdi.

Marina318 19/07/2023

Apaixonada
AMEI a narração! A história é cheia de ?flashbacks? que vão completando o sentido do enredo, enrique demais a narrativa.
É curtinho, mas o enredo te prende demais e traz umas reflexões muito interessantes.
Faz MUITO jus a fama!!

Laryssa48 17/07/2023

Esse livro é bem doloroso.

Não sei se entendi bem o final, mas tudo eu achei tão triste e acredito que pra qualquer pessoa negra, ler isso tem um peso bem maior.

A escrita da Conceição é simplesmente maravilhosa, poética e detalhista.

Pra mim esse foi um livro de tanto sofrimento que nem sei colocar em palavras.

No início fiquei torcendo para ter uma herança financeira para que ela e a família mudassem de vida skksks

Carla 16/07/2023

Triste e poético
Uma das leituras obrigatórias da UFRGS.

Nessa história sensível vamos acompanhar a história de vida de Ponciá que nasceu na pobreza dos escravizados que ganharam a liberdade imaginária, mas que viveram igualmente presos aos grilhões dos coronéis.

Ponciá, pobre e triste, foi perdendo pessoas que amava, os sonhos e as ilusões de ser mais do que a vida oferecia.

Ao desgarrar-se de sua terra para viver na cidade, foi perdendo também a sanidade e a vontade de viver.

É uma escrita poética, mas cheia de tristeza e, principalmente, desesperança. Em uma relação entre o desejo do poder dos brancos e a verdade de suas raízes, a autora vai tecendo a percepção de Ponciá e de sua família de que a felicidade possível está nas relações de amor e no descobrimento de seu lugar na luta dos seus.

Ana SPV 09/07/2023

Surpreendente
A história é um romance de formação. É descrito os caminhos, as andanças, as marcas, os sonhos, e os desencontros da protagonista.
Conceição Evarisco traça a trajetória da personagem da infância à vida adulta, analisando seus afetos, desafetos e seu envolvimento com a família e os amigos.
Discute a questão da identidade de Ponciá, centrada na herança identitária do avô, e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginado. Ponciá é uma pessoa que, como o avô, foi acumulando partidas e vazios até culminar numa grande ausência.

O texto aborda a exploração do trabalho que ainda existe na zona rural, fala do trabalho em regime de semi escravidão, da exploração do trabalho do campo, do coronelismo, da migração do campo para as cidades, da indiferença da igreja com os sem-casa, do trabalho das empregadas domésticas, do analfabetismo etc.

É um romance escrito de dentro pra fora, e surpreendente.

Eduarda.Segatti 05/07/2023

Leitura ufrgs
A história é bem curtinha e bem escrita, gostei bastante desse livro (igual de todos que a ufrgs escolheu esse ano?)

A história mistura o passado com o presente, apesar de ser bem pesado a leitura é fluida

Mirella.Augusta 30/06/2023

A herança da loucura
Ponciá é o retrato da geração liberta e ao mesmo tempo escrava em sua liberdade, viver de maneira digna é praticamente impossível no cenário em que está envolvida. Os valores e a família são o aconchego necessários para seguir em frente.

Ariana 30/06/2023

Li Olhos d'água da autora e fiquei apaixonada pela escrita poética e envolvente. Porém não consegui me conectar da mesma forma com Ponciá, acredito ter lido num momento errado, pois escolhi lê-lo por ser um livro curto, pra tentar sair de uma ressaca literária. O resultado foi o oposto, levei muitos dias pra conseguir concluir a leitura. Também pode ter sido pela carga emocional que a história trás.

Carolina.Bernardes 26/06/2023

Livro muito bom. Parece não ficção (provavelmente por tratar de temas tão reais). Gostei muito do irmão de Ponciá, acho que o desenrolar da vida dele foi a parte mais interessante para mim durante a leitura.
É uma leitura rápida e tranquila de entender, porém carrega um histórico pesado da nossa sociedade, que me trouxe reflexões.