Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Elaine209 16/09/2023

Ponciá
Que livro intenso! Forte! Inquietador!
Quantas Ponciás vivem pelo mundo afora?
Não é a toa que Conceição Evaristo denominou sua obra de escrevivências... suas personagens estão presentes na vida real e com isso percebemos a verossimilhança, pois a arte imita a vida, ou seria o contrário?
A história de Ponciá e sua família retrata bem a história do negro em nossa sociedade. Suas lutas, a travessia da zona rural para a cidade grande, as tristezas enfrentadas pelos brancos da cidade, os sofrimentos causados por todo tipo de violência... os traumas da infância, a história da família, a relação com seu avô... nossa! Essa história me tocou de um jeito... certamente, essa personagem ficará marcada para sempre em minha vida!

Fernanda 14/09/2023

Uma ótima leitura, a profundeza de cada personagem é super interessante para se ler, como cada um tem sua própria história na vida da Ponciá.

oliveiralauras 13/09/2023

Impactante. Uma leitura fluida, mesmo com os assuntos tratados ao longo do livro, embarcamos na história de Ponciá.

elli elli 08/09/2023

LEITURA OBRIGATÓRIA DA UFRGS 3/11
Lindo! Lindo em escrita, lindo em história. A escrita da autora é belissima, ela escreve com peso, com um mergulho na própria história que eu só presenciei com clarice lispector anteriormente, me conquistou e lerei outros livros dela. A história é outro tesouso, é pesada em verdade, na realidade do nosso país, a temática racial é tratada com tanto cuidado, horas de forma crua, horas sutil, mas em todas envolta com uma tentativa de resgate, a tentativa de ter os seus ao seu redor, de ter a sensação de pertencimento, mas ao mesmo tempo não podendo esquecer do que se passou pelo próprio bem e respeito ao seu mesmo povo. Um livro incrível e muito sensível.

Aylana Almeida 28/08/2023

Experiência de leitura incrível!
Ler Conceição Evaristo é sempre muito duro, ácido e angustiante. A beleza da sua escrita está em trazer à tona sentimentos tão diversos em meio à descrições tão cruas. Excelente leitura!

Gisinha 25/08/2023

Doloroso e inesquecível
Esse é o tipo de livro que, ao começar, devemos nos preparar. A grande verdade é que nossa educação, extremamente misógina, racista e preconceituosa não permite que possamos apreciar uma obra desse porte da forma adequada. Ponciá Vicêncio é uma narrativa sobre superação, apesar das dificuldades. Querendo ou não, os personagens lutam com o sofrimento imposto por um sistema injusto que não permite que as pessoas cresçam. Demorei a perceber isso, e agora que percebo, vejo que minhas palavras são pobres para descrever uma leitura inigualável.

Ju Biasuz 18/08/2023

Tive que ler para a escola e cheguei a conclusão que esse definitivamente nao é meu estilo de livro, senti falta de diálogos entre os personagens e fiquei confusa pelo fato do plot ficar mudando de presente para o passado. Apesar disso gostei de como o livro lida com questões sociais e as críticas que ele faz!

Beatriz1505 16/08/2023

Cotidiano professor
Esse livro é a perfeita amostra que o relato de um dia a dia pode contar a história de alguém.
São nos pequenos detalhes que encontramos os maiores aprendizados e histórias.

Pedro Picoli 12/08/2023

Pode virar clássico devido suas ponderações
Um livro que tem tudo para virar um clássico, de uma estória e narrativa semelhante a de torto arado, de Itamar Vieira Júnior (mesmo tendo vindo muito antes).Inegavelmente rico, com muitas questões, questionamentos e reflexões, entretanto não gostei muito da escrita em si e da organização e divisão das partes de cada um. No mais, ótimo livro e aconselho a leitura.

Buzatto1 11/08/2023

Outro que li por causa de um trabalho da escola e olha, que bom que tive a oportunidade de ler ele. É uma leitura necessária, muito boa e curta, ou seja, tu acaba em um dia o livro. Muito gostosinho discutir sobre ele.

Luiza Carvalho 08/08/2023

Mais um pra lista da ufrgs
Mais um livro da ufrgs que é curtinho mas bem denso
tô curtindo bastante as leituras obrigatorias, tão sendo bem proveitosas

é um livro bem cru e denso, que apesar de ser possível ler em uma sentada só, é difícil e dolorido
é incrível como a Conceição consegue nos fazer sentir quase q uma dor física ao ler os livros dela

ver a poncia tentando se descobrir e nesse processo acabar perdendo as esperanças é extremamente identificável kkkkkkk ainda mais como uma adolescente que tá saindo do ensino medio

gostei da parte do irmão dela e do jeito que ele queria ser como o soldado negro, pq apesar de triste, adicionou muito pra história

aliciasmdt 07/08/2023

Ponciá e sua nuvem de memórias
Ponciá Vicêncio foi uma surpresa, daquelas doloridas e ao mesmo tempo cativantes. A árvore genealógica da protagonista é recheada de histórias de um tempo não tão distante e ainda presente no mundo atual, somos apresentados à uma família que carrega em seu berço o peso da escravidão, da invisibilidade e das memórias.
Porém, mais que uma visão interna do corpo de nossa história, o livro apresenta uma narrativa envolvente, trazendo reflexões sobre heranças familiares e a importância de preservar e zelar por aqueles que amamos.

Daniela 05/08/2023

Leitura recomendada com certeza.
Minha primeira experiência com a obra de Conceição Evaristo e terminada a leitura, ainda me sinto absorta.
A leitura é fluida e ao mesmo tempo intensa. Ao mesmo tempo que há o nó na garganta pela crueza da realidade, a história traz uma ternura que envolve.

rayannezrx 02/08/2023

Passado-presente-e-o-que-há-de-vir
No posfácio é dito o seguinte ?É um romance que li de um só fôlego porque, além de me prender a atenção, me tomou pelos sentidos para percorrer com Ponciá os labirintos e as vias tortuosas da memória.?

E foi isso que me ocorreu.

A sutileza, a ternura, de como os
personagens são explorados no decorrer da leitura e o emaranhado de memórias que nos entrelaçam para dentro da história, nos instiga a MAIS E MAIS. Foi como Nêngua Kainda: a voz, diluindo no tempo, soava, quase, como um sonho, em sussurrooo. E, assim como Maria Vicêncio, ainda pude decifrar o que a velha Nêngua Kainda estava dizendo.