Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Rafa Justiniano 20/07/2023

Decidi ler Ponciá Vicêncio porque já tinha adorado Olhos D' Água. E me apaixonei novamente pelas histórias e palavras de Conceição Evaristo.
Ao longo do livro vamos acompanhando Ponciá durante sua vida e como seu sentimento de esperança desaparece com o passar dos anos. E é aquele tipo de história cheia de poesia, mas que também vai te deixar devastada.
O texto ainda fala sobre a exploração do trabalho, especialmente na zona rural, além de discutir temas escravidão, raça, herança e a vontade de buscar uma vida melhor.
É um livro que me apaixonei logo nos primeiros capítulos e que já tenho vontade de reler para captar todas as nuances que com certeza perdi.

Marina318 19/07/2023

Apaixonada
AMEI a narração! A história é cheia de ?flashbacks? que vão completando o sentido do enredo, enrique demais a narrativa.
É curtinho, mas o enredo te prende demais e traz umas reflexões muito interessantes.
Faz MUITO jus a fama!!

Laryssa48 17/07/2023

Esse livro é bem doloroso.

Não sei se entendi bem o final, mas tudo eu achei tão triste e acredito que pra qualquer pessoa negra, ler isso tem um peso bem maior.

A escrita da Conceição é simplesmente maravilhosa, poética e detalhista.

Pra mim esse foi um livro de tanto sofrimento que nem sei colocar em palavras.

No início fiquei torcendo para ter uma herança financeira para que ela e a família mudassem de vida skksks

Carla 16/07/2023

Triste e poético
Uma das leituras obrigatórias da UFRGS.

Nessa história sensível vamos acompanhar a história de vida de Ponciá que nasceu na pobreza dos escravizados que ganharam a liberdade imaginária, mas que viveram igualmente presos aos grilhões dos coronéis.

Ponciá, pobre e triste, foi perdendo pessoas que amava, os sonhos e as ilusões de ser mais do que a vida oferecia.

Ao desgarrar-se de sua terra para viver na cidade, foi perdendo também a sanidade e a vontade de viver.

É uma escrita poética, mas cheia de tristeza e, principalmente, desesperança. Em uma relação entre o desejo do poder dos brancos e a verdade de suas raízes, a autora vai tecendo a percepção de Ponciá e de sua família de que a felicidade possível está nas relações de amor e no descobrimento de seu lugar na luta dos seus.

Ana SPV 09/07/2023

Surpreendente
A história é um romance de formação. É descrito os caminhos, as andanças, as marcas, os sonhos, e os desencontros da protagonista.
Conceição Evarisco traça a trajetória da personagem da infância à vida adulta, analisando seus afetos, desafetos e seu envolvimento com a família e os amigos.
Discute a questão da identidade de Ponciá, centrada na herança identitária do avô, e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginado. Ponciá é uma pessoa que, como o avô, foi acumulando partidas e vazios até culminar numa grande ausência.

O texto aborda a exploração do trabalho que ainda existe na zona rural, fala do trabalho em regime de semi escravidão, da exploração do trabalho do campo, do coronelismo, da migração do campo para as cidades, da indiferença da igreja com os sem-casa, do trabalho das empregadas domésticas, do analfabetismo etc.

É um romance escrito de dentro pra fora, e surpreendente.

Eduarda.Segatti 05/07/2023

Leitura ufrgs
A história é bem curtinha e bem escrita, gostei bastante desse livro (igual de todos que a ufrgs escolheu esse ano?)

A história mistura o passado com o presente, apesar de ser bem pesado a leitura é fluida

Mirella.Augusta 30/06/2023

A herança da loucura
Ponciá é o retrato da geração liberta e ao mesmo tempo escrava em sua liberdade, viver de maneira digna é praticamente impossível no cenário em que está envolvida. Os valores e a família são o aconchego necessários para seguir em frente.

Ariana 30/06/2023

Li Olhos d'água da autora e fiquei apaixonada pela escrita poética e envolvente. Porém não consegui me conectar da mesma forma com Ponciá, acredito ter lido num momento errado, pois escolhi lê-lo por ser um livro curto, pra tentar sair de uma ressaca literária. O resultado foi o oposto, levei muitos dias pra conseguir concluir a leitura. Também pode ter sido pela carga emocional que a história trás.

Carolina.Bernardes 26/06/2023

Livro muito bom. Parece não ficção (provavelmente por tratar de temas tão reais). Gostei muito do irmão de Ponciá, acho que o desenrolar da vida dele foi a parte mais interessante para mim durante a leitura.
É uma leitura rápida e tranquila de entender, porém carrega um histórico pesado da nossa sociedade, que me trouxe reflexões.

Bianca 20/06/2023

Infelizmente essa é minha visão
Li o livro de Conceição Evaristo para uma tarefa escolar, e quanto mais longe chegávamos na história em sala de aula, mais eu percebia o quanto minha opinião destoava da de meus colegas, pois diferentemente deles, não gostei do livro. Para mim isso é uma infelicidade, pois sei a fama da escritora, e pude perceber ao decorrer da leitura e ao final dela, o quanto a obra é bem escrita, o quão importante é a história contada, e o real motivo pela aclamação que o livro recebe. Por isso vejo como uma infelicidade não ter gostado da leitura, pois sei que o livro é bom, apenas não consegui criar uma conexão forte com a personagem a ponto de me importar por como se concluiria a história de vida dela. Apesar de toda empatia não senti simpatia com Ponciá Vicêncio, além de me sentir perdida em vários momentos do livro, que ia e voltava, mostrava aqui, apontava ali, o que fez minha experiência ainda mais cansativa e não me trouxe vontade de continuar.
Por um tempo pensei que pudesse ser um preconceito meu, ou por algum motivo inconciente que teria haver com o fato da minha realidade ser muito diferente da vivida pela protagonista, mas lembrei do livro de Maria Carolina de Jesus, Quarto de Despejo, em que li na mesma situação que este, como uma obrigação de escola, entretanto, eu adorei o livro, me senti tocada e com um sentimento de melancolia a cada dia descrito no diário, portanto realmente para mim o problema está na minha conexão com Ponciá.

fagundessisadora 16/06/2023

Não consigo expressar muito bem o que achei de Ponciá Vicêncio... Algumas partes não me agradaram muito, outras abraçaram meu coração e me comoveram fortemente. Por ser o primeiro livro que leio da Conceição não estou acostumada com este tipo de escrita, mas fui me adaptando ao longo do pequeno livro e pude aproveitá-la.

hanny.saraiva 14/06/2023

Entre arco-íris, aquela morada das águas suspensas
Ponciá Vicêncio traz um cheiro de alecrim ao ar. Ler a obra me trouxe muitos cheiros e texturas, apesar de toda dororidade narrada, mas há um perfume que beira a borda, que fica nas entrelinhas, que nos toca a alma. Foi minha primeira experiência evaristo, terminei a leitura com a sensação de rio, banho tomado, de correr muito e enfim dá um mergulho.

Citações preferidas:
– Um arco-íris bonito, inteiro, bipartia a morada das águas suspensas.
– Ia e vinha no tempo cá dentro de seu recordar.
– ... pareceu que uma distância de séculos se impunha entre ele e a mulher-miragem.
– ...uma memória reencontrada pelos seus, não haveria de se perder jamais...

maria 13/06/2023

Mais uma leitura da escola que me deixou muito feliz, gostei bastante e pretendo reler algum dia desses.

carlineeeee 11/06/2023

Cara, eu tô extremamente impactada e qualquer coisa que eu falar sobre esse será pouco, então só vou dizer para que leiam!!!

Jussara 03/06/2023

Ponciá apresenta uma história agridoce, sensível e com personagens complexos, que procuram preencher o vazio causado pela perda e sofrimentos e se sentem completos quando se reconectam aos seus. A história de Ponciá me lembra da história de Macabéa, as duas vivem à margem, mas Ponciá apresenta uma profundidade maior por sua ancestralidade que se faz muito presente e por nos contar a vida de seu entes queridos e a procura de um pelo outro.