Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Carol 08/10/2023

"Os dias passavam, estava cansada, fraca para viver mas coragem para morrer também não tinha ainda."

Que história! Enquanto lia ia observando diversas questões sociais sendo apresentadas ali na escrita de Conceição, o próprio sobrenome da protagonista já é uma denúncia a "herança" da escravidão, e para além dessa são colocados assuntos super atuais infelizmente. Fiquei feliz pelo final, apesar de alguns fatos ... em alguns momentos também lembrei das obras do Itamar, o rio, a terra, o descaso da igreja, família enfim diversos assuntos.

Nick.Camps 07/10/2023

Leitura obrigatória pro Enem
A história conta sobre Poncia Vicenzo, alternando entre seu presente e seu passado. Pode parecer uma história sobre uma família que é descendente de ex escravos e seu cotidiano depois disso, mas é muito mais profundo, talvez até espiritual.
Existem vários pontos fortes que te faz pensar no significado de cada reflexão.

Vinicius 07/10/2023

A tocante história de Ponciá...
Carregando em sua escrita uma sensibilidade única, Conceição Evaristo consegue transmitir ao leitor todos os medos, dores e esperanças de Ponciá Vicêncio, personagem de seu livro de mesmo nome.

A história que contada em tempo desconhecido, mas de fácil identificação pela menção ao trabalho escravocrata vivenciado pelo pai, irmão e avô Vicêncio, nos mostra uma jovem nascida e criada na periferia que carrega consigo mesma uma sede de viver e de mudar sua realidade.

Ao longo da obra acompanhamos as andanças de Ponciá e de seu irmão, Luandi, pela cidade grande, o que causara desencontros e desesperanças vividos pelos irmãos Vicêncio.

A sensibilidade e a peculiaridade de Conceição Evaristo está na sua escrevivência, ao qual a autora diz trazer em sua literatura as muitas histórias ouvidas por ela de seus parentes dentro e fora de casa. E, talvez, é exatamente isso que faz das obras de Conceição se tornarem únicas, fazendo o leitor se aproximar tanto de seus personagens.

"Ponciá Vicêncio" faz exatamente isso, nos sensibiliza pela sua delicadeza, por ser uma história de muitas outras "Ponciás" existentes por aí, carregada pelas dificuldades de uma sociedade hierárquica e de preconceito estrutural, mas que carrega no fundo, a ingenuidade, a força de uma mulher negra em meio aos obstáculos perante a vida.

Fabricio.Macedo 07/10/2023

Segunda leitura de Conceição Evaristo. Maravilhosa! Conceição e a leitura. Ponciá Vicêncio me pegou por ser uma memória. Lógico que bem mais que isso. Saber, conhecer, sentir a vida, a história de uma família negra e pobre, suas lutas cotidianas me instigaram a todos os dias avançar nessa leitura. O texto flui de maneira que se quiséssemos o terminariamos em um dia. Os eventos nos despertam esse interesse. Um texto muito interessante.

CAcera3 01/10/2023

Um abraço literário
Ponciá Vicêncio conta a história de uma família que vive no profundo interior do Brasil onde suas perspectivas de vida são duramente limitadas. Nossa protagonista, que dá nome ao livro, cresce nesse lugar e em determinado momento tem desejos de buscar outros horizontes. Essa história de êxodo rural pode parecer corriqueira e banal, mas o que a autora faz aqui é nos contar histórias dolorosas através de uma escrita imensamente sensível.
Esse livro me lembrou uma leitura anterior que foi a de Torto arado, porém além dessa ter sido escrita e publicada antes do grande sucesso de Itamar Vieira Jr, aqui não temos uma narrativa épica como nesse outro livro. O ambiente é semelhante, bem como seus personagens, suas dores e até o tom místico. Porém Conceição Evaristo tem um jeito doce de contar, um ritmo manso que te envolve e traz a sensação de atravessar uma cortina que te leva para dentro de uma casa de barro com vista para o rio.
Apesar de curto, o livro não me deu vontade de lê-lo rapidamente, pois as palavras são tão bem escolhidas, tão sincronizadas que parecem te abraçar a cada linha que se lê, e eu enquanto leitora muitas vezes me vi estacionada nesse abraço literário, ora sorrindo, ora chorando e sempre torcendo por Ponciá e sua família.

?O humano não tem força para abreviar nada e quando insiste colhe o fruto verde, antes de amadurar. Tudo tem o seu tempo certo. Não vê a semente? A gente semeia e é preciso esquecer a vida guardada de debaixo da terra, até que um dia, no momento exato, independente do querer de quem espalhou a semente, ela arrebenta a terra desabrochando o viver. Nada melhor que o fruto maduro, colhido e comido no tempo exato, certo.?

Lalu 30/09/2023

Ponciá Vicêncio
Um dos melhores livros q já li na vida, sem pensar duas vezes. O livro é perfeitamente pensado, arquitetado, e traz recortes cirúrgicos de uma realidade q ignoramos. São tantos os fatores abordados nesse livro, tantas críticas sociais. Racismo estrutural, e tudo q vem com ele, machismo, violência doméstica, resquícios escravocratas na sociedade atual, hierarquias sociais, desigualdades em todos os aspectos sociais e econômicos, etc. Tudo nesse livro me encantou, mas principalmente o cuidado com q foi escrito, a atenção dada à cada personagem, a visão de q ninguém é 100% bom ou mau, e sim humano. A escrita é envolvente e leve, e em muitos momentos se assemelha a uma poesia. Esse é o tipo de livro q eu recomendaria até pra minha sombra, e q pra mim toda e qualquer pessoa deveria ler. Simplesmente sensacional.

Vanderson.Alves 22/09/2023

Poncia tem um lugar reservado no meu coração, como sua escritora, Conceição Evaristo. A história da família de Poncia é marcada por perdas e acontecimentos que fazem o que fazem com um ser humano como nossa personagem principal. A vida dura de um pobre nunca é fácil, principalmente se você não tem forças mentais para lutar. Esse livro me cativou e acredito que te cative também.

Gabriela 21/09/2023

Uma leitura profunda
?Ponciá Vicêncio? é um romance de formação em que o nome da protagonista entitula o livro.

Ponciá é uma jovem mulher negra, nascida na roça, que decide ir para a cidade em busca de uma vida melhor. A narrativa se inicia com Ponciá criança, conta alguns acontecimentos de sua infância e sua relação misteriosa com seu avô. Quando Ponciá vai para a cidade, a história intercala presente e passado, as vivências da Ponciá adulta com as da Ponciá criança, tentando descobrir qual é a herança que seu avô deixou para ela.

É uma história sobre busca da própria identidade, sobre como a história dos antepassados de Ponciá atravessa sua vida presente. A relação com a terra de origem, com a família e com a arte são alguns temas importantes, assim como a solidão.

Me emocionei do início ao fim com a trajetória de Ponciá e, também, de sua família, indispensável para a narrativa. Uma mulher negra que, mesmo liberta, ainda colhe as dores de um passado escravocrata, mas que busca um futuro verdadeiramente livre.

Aylane Nunes 20/09/2023

Muito bem escrito
O que falar dessa autora?
É um livro triste, com alguns gatilhos mas Maravilhoso.
Muito bem escrito e que envolve o leitor com uma linguagem poética e reflexiva.
Vale a pena a leitura.

Elaine209 16/09/2023

Ponciá
Que livro intenso! Forte! Inquietador!
Quantas Ponciás vivem pelo mundo afora?
Não é a toa que Conceição Evaristo denominou sua obra de escrevivências... suas personagens estão presentes na vida real e com isso percebemos a verossimilhança, pois a arte imita a vida, ou seria o contrário?
A história de Ponciá e sua família retrata bem a história do negro em nossa sociedade. Suas lutas, a travessia da zona rural para a cidade grande, as tristezas enfrentadas pelos brancos da cidade, os sofrimentos causados por todo tipo de violência... os traumas da infância, a história da família, a relação com seu avô... nossa! Essa história me tocou de um jeito... certamente, essa personagem ficará marcada para sempre em minha vida!

Fernanda 14/09/2023

Uma ótima leitura, a profundeza de cada personagem é super interessante para se ler, como cada um tem sua própria história na vida da Ponciá.

oliveiralauras 13/09/2023

Impactante. Uma leitura fluida, mesmo com os assuntos tratados ao longo do livro, embarcamos na história de Ponciá.

elli elli 08/09/2023

LEITURA OBRIGATÓRIA DA UFRGS 3/11
Lindo! Lindo em escrita, lindo em história. A escrita da autora é belissima, ela escreve com peso, com um mergulho na própria história que eu só presenciei com clarice lispector anteriormente, me conquistou e lerei outros livros dela. A história é outro tesouso, é pesada em verdade, na realidade do nosso país, a temática racial é tratada com tanto cuidado, horas de forma crua, horas sutil, mas em todas envolta com uma tentativa de resgate, a tentativa de ter os seus ao seu redor, de ter a sensação de pertencimento, mas ao mesmo tempo não podendo esquecer do que se passou pelo próprio bem e respeito ao seu mesmo povo. Um livro incrível e muito sensível.

Aylana Almeida 28/08/2023

Experiência de leitura incrível!
Ler Conceição Evaristo é sempre muito duro, ácido e angustiante. A beleza da sua escrita está em trazer à tona sentimentos tão diversos em meio à descrições tão cruas. Excelente leitura!

Gisinha 25/08/2023

Doloroso e inesquecível
Esse é o tipo de livro que, ao começar, devemos nos preparar. A grande verdade é que nossa educação, extremamente misógina, racista e preconceituosa não permite que possamos apreciar uma obra desse porte da forma adequada. Ponciá Vicêncio é uma narrativa sobre superação, apesar das dificuldades. Querendo ou não, os personagens lutam com o sofrimento imposto por um sistema injusto que não permite que as pessoas cresçam. Demorei a perceber isso, e agora que percebo, vejo que minhas palavras são pobres para descrever uma leitura inigualável.