Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Giovanna 28/03/2023

Prosa poética lindíssima!
A Conceição Evaristo consegue narrar toda a complexidade de suas histórias de forma sútil e ao mesmo tempo intensa! Escrita muito fluída?
Recomendo a leitura desse livro e o ?Olhos d'água?, dá para sentir tudo o que os personagens vivenciam pelas diferenças sociais, econômicas e raciais, sem deixar de lado os elos de ternura e afeição que dão vida ao texto.

Do posfácio:

?O texto aborda a exploração que ainda existe na zona rural, fala do trabalho em regime de semi-escravidão, da exploração do trabalho do campo, do coronelismo, da migração do campo para as cidades, da indiferença da igreja com os sem-casa, do trabalho das empregadas domésticas, do analfabetismo e da vida nas favelas.?

?Os significados embutidos nas entrelinhas são bastante complexos e acabam nos remetendo às profundas buscas que as personagens fazem de si mesmas e ao questionamento do mundo ao seu redor. É muitas vezes a sutileza do que não foi dito ou explicado, ou aquilo que foi narrado apenas de soslaio que anuncia os processos de travessia emocional dos personagens e que enriquece o texto.?

13marcioricardo 24/03/2023

Vida triste
Livro que conta a história de Ponciá Vivêncio e sua família. Obra que aborda temas como pobreza, escravidão, coronelismo, falta de oportunidades, analfabetismo, solidão, alienação, etc... Penso que o posfácio sobre a obra é bem conseguido. Em alguns momentos romance é bem pesado. Senti falta de uma maior conexão com a protagonista. Não é que ela não mereça, mas penso que a autora não me conseguiu aproximar dela o suficiente. Ou então talvez tenha sido outra coisa qualquer. Faltou algo pra dar uma nota melhor.

Paula1735 19/03/2023

Ponciá Vicêncio
Quem não se encantaria com a escrita dessa mulher? Desde quando eu peguei o livro na mão e até eu finalizar a leitura me senti dentro da mente e da história dos personagens. O livro é dividido em parágrafos, o que deixa ainda mais fluida a leitura; além de intercalar entre a passagem do tempo, o presente e o passado nunca deixam de ser interessante.
Acompanhamos a trajetória de uma família de ex-escravos da região Vicêncio( sobrenome dado a família por terem sido escravizados da fazenda Vicêncio), na qual Ponciá Vicêncio é uma das filhas. Todos em determinado momento da história decidem irem para a cidade em busca de um novo recomeço, mas acabam se separando um do outro, o que gera um sentimento de solidão nesse ?mundo? totalmente desconhecido e novo. É chocante o desparelho entre a cidade e a vida no interior, como por exemplo quando eles veem pela primeira vez um soldado de cor, porém nada se compara ao sentimento de ter alguém da família por perto, o que leva eles a ficarem em busca um do outro.
Indico esse livro a todos que estão em busca de uma leitura rápida e ao mesmo tempo tão valiosa e importante. Vou com certeza levar essa história e suas mensagens para a vida! ??????

"O que adiantara? A vida escrava continuava até : os dias de hoje.Sim, ela era escrava também.
Escrava de uma condição de vida que se repetia.
Escrava do desespero, da falta de esperança, da impossibilidade de travar novas batalhas, de organizar novos quilombos, de inventar outra e nova vida."

"Da leitura era preciso tirar outra sabedoria. Era preciso autorizar o texto da própria vida, assim como era preciso ajudar construir a história dos seus. E que era preciso continuar decifrando nos vestígios do tempo os sentidos de tudo que ficara para trás. E perceber que por baixo da assinatura do próprio punho, outras letras e marcas havia. A vida era um tempo misturado do antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. A vida era a mistura de todos e de tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."

layli 13/03/2023

Gosto da escrita da Conceição. Gosto de como ela faz o reconhecimento nas palavras de um indivíduo exatamente como cada um de nós.
Mas definitivamente nao seria para mim um livro lido por diversão no tempo livre. Admito que foi uma leitura muito complicada pelo fato de nao estar me sentindo muito bem, mas agora concluída devo dizer que Conceição mais uma vez ganha todo meu respeito enquanto autora e pessoa pela sensibilidade da escrita.
Obrigada, Conceição!

#Anafox 10/03/2023

Bibliosmia - mar 23
Eh de uma escrita poética, belíssima! Várias vezes tive a impressão de estar passando pelos vizinhos de Belonisia e Bibiana, de Torto Arado. Entretanto, ao final, fiquei com a sensação que a Conceição desistiu de escrever, pelo tanto de coisa que ficou no ar: a Herança do avô (era a "loucura"?), O marido seguindo Ponciá pelo caminho, o que se fez do soldado Nestor, porque Ponciá tinha esse nome? Enfim, é como se faltassem as páginas finais. No mais, a gente passa a fazer parte da vida dela, da mãe e do irmão.

Literatura e Expressão 07/03/2023

Ponciá Vicêncio [2003]
Fazer uma resenha curta para esse livro de apenas 118 páginas é uma tarefa difícil. A escrita de Conceição Evaristo tem a mania de criar no leitor um certo gatilho que o transporta imediatamente para dentro de suas linhas poéticas que são tão bem desenvolvidas. Assim como outras obras da autora, este livro aqui não deixa de surpreender por sua densidade e, ao mesmo tempo, leveza.

Em Ponciá Vicêncio acompanhamos a história de uma protagonista que “gostava de ser ela própria”, quando criança. E na sua inocência tinha medo da “cobra celeste” que bebia a água do rio onde ela buscava barro, pois se passasse de baixo do arco desta cobra se transformaria em menino. As memórias, contadas por um narrador onisciente, se mesclam entre o passado e o presente, passando por toda a vida de Ponciá em seus devaneios e investigações internas.

A lembranças de Ponciá transferem ao leitor uma sensação de unicidade do real e o imaginário, revelando uma trama psicológica e emocional de forma complexa. Desde o sobrenome da família até as “suas” terras, eram herança da escravidão negra. Conceição Evaristo aborda, de forma sutil e bem explicita, a exploração rural em um trabalho de semiescravidão que viviam os conterrâneos de Ponciá.

A herança discutida no romance, que seria do avô escravo de Ponciá, que ficou louco, trata-se de uma herança identitária, o que estabelece um diálogo entre o passado e o presente. Além disto a obra aborda diversas perdas que a protagonista sofre durante a vida, acumulando um misto de vazios e partidas até ela se tornar uma grande ausência de tudo. Ao final, já não temos a mesma Ponciá que tinha medo do arco-íris no início e sim um ser que apenas perdeu e se perdeu dentro do limiar entre o passado e o presente.

Difentemente dos contos de Olhos D’água, este romance não tem um final tão trágico, no entanto finalizei rememorando as “lágrimas-risos” que a escrita de Conceição Evaristo me proporcionou.

site: https://www.instagram.com/literaturaexpressao/

Anderson 02/03/2023

Excelente
Mesmo que eu já tinha tido contato com outros livros da Conceição Evaristo, cada obra dela é como se fosse a primeira vez. A cada capítulo, a escrita dela se molda conforme os temas vão sendo abordados e ela nunca se permite ficar na zona de conforto. Nesse livro, a autora aborda muitos assuntos importantes e ainda sim, consegue tratar de todos sem superficialidade e com o peso necessário. A organização da linha do tempo e a trajetória dos personagens, que se cruzam o tempo todo, é um extra que tornou o livro ainda melhor. Ponciá Vicêncio pode ser sintetizada em três palavras: negritude, ancestralidade e misticismo. Recomendo a todos, mas caso seja o seu primeiro contato com uma autora, talvez não deva começar por aqui.

hiraimango 02/03/2023

Um dos melhores lidos do ano.
"Ela gastava todo o tempo com o pensar, com o recordar. Relembrava a vida passada, pensava no presente, mas não sonhava e nem inventava nada para o futuro. O amanhã de Ponciá era feito de esquecimento."

Cristian Monteiro 28/02/2023

Conceição Evaristo é uma das nossas maiores escritoras, e isso não é modo de dizer, a forma com que ela vai desenvolvendo, diluindo e transformando aqueles personagens e convergindo as individualidades para o senso de família, e em ancestralidade, é tudo muito bonito, muito fluído, cheio de dor e de melancolia, mas também cheia de poesia e lirismo.

Estela M 28/02/2023

Ótimo
Li esse livro pra um trabalho da escola e gostei muito dele. Não posso falar muito sobre os negros por não ter lugar de fala, mas esse livro mostra muito bem uns aspectos deles e também gostei da jornada da Ponciá para se descobrir

nnsamara 27/02/2023

Ponciá Vicêncio
Que livro lindo! me trouxe um misto de emoções, nele eu senti a tristeza, ausência, as perdas e também a felicidade no reencontro de luandi, ponciá e maria vicêncio.

olivropravoce 16/02/2023

O tempo do texto vs o tempo da história que reverbera
Sabe quando você lê algo que sabe ser genial, mas que você ainda não conseguiu processar todas as vicissitudes do que vivenciou por meio da obra? O final me foi ausência, como foi a experiência da protagonista ao ser elo entre vivos e mortos; ao ser pioneira, mas também reflexo do legado de seu avô. Uma mulher que permanece escravizada, porque seu sobrenome é a navalha que expõe a posse dos seus pelo Coronel, e seu destino está vinculado às misérias de seus antepassados. O livro aborda inúmeras violências de gênero por diferentes personagens, que encontram em seus protetores aqueles que as violentam. A narrativa é poética e muito acessível. O livro seria um sopro se não fosse tão duro. Um romance sobre afetos, saudades e escassez.

Caroline 03/02/2023

uma história sobre ancestralidade
Ponciá Vivêncio é um livro que fala muito sobre heranças de ancestrais e a conexão com o passado. É o primeiro livro de ficção que leio de Conceição Evaristo e fiquei emocionada com a história da protagonista e sua família. A autora tem uma linguagem poética e a história é muito bem construída.

Pati 02/02/2023

Tive dificuldades em ler este livro
Devo admitir que tenho dificuldades em ler certos livros, e esse foi um deles. Os temas abordados são de extrema importância, mas a forma da escrita, a forma que o livro foi distribuído, fez me sentir confusa ao ler e por várias vezes me senti perdida como Ponciá.