Anne de Green Gables

Anne de Green Gables L. M. Montgomery

Resenhas - Anne de Green Gables

Roberta 15/02/2024

Anne?
Esse é um livro com uma história bem divertida e que também trás vários ensinamentos para os leitores.
A história me lembrou bastante de "Pollyana" em vários momentos, e acho que as protagonistas de ambos os livros tem muitas coisas em comum uma com a outra.
Todos os personagens do livro são bem detalhados e possuem personalidades bem fortes e marcantes, principalmente a Anne, e isso é um fator que deixa a leitura bem mais fluída.
Provavelmente a maioria conhece a história de Anne pela série na Netflix, "Anne with an E", a série foi muito fiel ao livro, diferente de várias adaptações que já tivemos, mas é sempre bom conhecer as duas versões.
Esse só não é um dos meus favoritos por ser uma história mais infantil e que não tem tantos plot's marcantes, mas é um livro incrível.

Wanessa_Gabriela 15/02/2024

Um deleite quando os maus pensamentos invadem
A imaginação é o foco principal dessa narrativa. A imaginação, que nos leva à lugares longínquos, faz as coisas terem outra cor, cheiro e imagem. O que parte da nossa mente nos faz crescer ou não. E isso é o que nos é mostrado nesse livro, o desenvolvimento através do pensamento, principalmente, dessa personagem cativante, a Anne.
Motivador? Sim, mas como tudo tem uma tendência a dar errado, é mais interessante do que Pollyana, e falo desse livro pois está escrito na capa que é um bom livro pra quem gostou de Pollyana.

Fabrízia 15/02/2024

Um amor
Eu já havia assistido a série, então era uma história inédita para mim, mesmo assim amei cada página dessa leitura. Anne é encantadora e estou querendo ler os outros volumes para ter mais um pouquinho da Anne, agora adulta.

Verô 15/02/2024

Eu amo a AnnE (como todos) ?
> O livro tem uma escrita muito fácil de acompanhar (mesmo que Anne goste de palavras rebuscadas)
> A história em si é incrível, dá para se sentir parte do universo e compartilhar emoções com os personagens
> A Anne é uma fofa e seus pensamentos SÃO MUITO avançados, no fim acabamos refletindo sobre as coisas com ela (e sobre nós também)
> Sou cadelinha da Anne simmm e recomendaria esse livro com todas as minhas forças !!!
> Venha descobrir como é o cotidiano de uma menininha que detesta suas sardas e cabelos vermelhos ?

Giovanna.Cruz 14/02/2024

Acredito que tenha colocado muita expectativa no livro, por isso não gostei tanto quando li, mas ainda sim é bom

Luana.Pagliotto 14/02/2024

Fofo fofo fofo!!
Eu não tinha nenhuma referência dessa história, então foi tudo novo e inesperado pra mim.
Gostei muito da personalidade da Anne desde o começo, a tagarelice e inocência me encantaram demais!!
Achei muito interessante as diversas referências literárias que o livro possui e também o contexto histórico como um todo, como funcionavam as escolas, as convenções sociais e tudo mais.
Também achei que do meio pro final do livro as coisas aconteceram de forma muito corrida, gostaria de mais detalhes daqueles anos que se passaram, tive a impressão da história se acabar do nada.
Acredito e espero que nos próximos livros Gilbert apareça mais, pois as migalhas de romance foram de fato mínimas.

No geral, gostei muito e estou ansiosa para continuar acompanhando as histórias de Anne Shirley!! ?

Suely Cristina 14/02/2024

Anne de Green Gables
Leitura muito confortável, um mundinho perfeito! Que vontade de ir conhecer Avonlea, de morar em Green Gables!
O livro inteiro está cheio de referências à obras da literatura inglesa, já que Anne adora ler e incluir em suas falas frases de efeito.
Recomendo principalmente para adolescentes.

Luana 14/02/2024

Sabe aqueles livros que salvam sua leitura? Então, esse é o livro! Ele te envolve do início ao fim, de um modo que você não quer parar de ler.
Anne, a personagem principal, tem uma evolução nítida. E é muito bom ver como o livro consegue transparecer bem seu crescimento. Além do seu envolvimento com o novo ambiente e novas pessoas. Não tem como não amar Matthew e Marilla.
Leiam

Kevinn007 14/02/2024

3 anos enrolando esse
Eu já tinha assistido a série e os filmes, mas mesmo assim o livro é significativamente diferente. Se você gosta de planta, árvore, flor... livro perfeito pra você. Não vou tentar definir a sensação que é ler isso, porque realmente só experimentando pra saber. Matthew disparado meu personagem preferido. Acho que sim seria um livro que eu recomendaria pra alguém que nunca leu nada, não por ser superficial, mas por ser tão cativante mesmo, é fácil se apaixonar na história e sempre querer saber o resto. Bom, se tudo dê certo, eu vou ler todos.

Rudgere.Juliano 13/02/2024

Ótimo livro.

Um erro que se tornou um grande acerto.
Anne tem um imã que atrai encrencas, mas é uma garota sonhadora , inocente e muito determinada
Tem momentos cômicos e tristes tbm, não estava com muitas expectativas no livro porém superou e muito

scod 13/02/2024

Anne de green gables
Amo muuuuito esse livro, acho levinho e ao mesmo tempo profundo em vários aspectos! amo amo amo a anne de paixão, é uma personagem muito complexa, sonhadora e intensa, esse livro tem um espaço no meu coração! A narrativa é excelente e os personagens liiiindos

indyr 13/02/2024

Notas de rodapé
Finalizei a leitura e esse final foi lindo.

A Anne me inspira muito mesmo eu já sendo mais velha. É como se tudo isso fosse um incentivo para eu viver minha vida e aproveitar cada detalhe. Olhar com mais carinho para as coisas ao redor e encontrar beleza onde ninguém imaginaria que teria. Isso é muito inspirador! Além do mais, me faz querer ter vontade de correr mais ainda atrás das minhas coisas e lutar pelo que acredito. Sabe? Encarar a vida com mais leveza e disposição.

A frase final do livro me deixou com a sensação muito boa no peito, como se fosse um consolo por ser uma pessoa comum (afinal, se todos fossem extraordinários, ninguém seria extraordinário) e que não tem nada de errado nisso. Cada dia que passa eu me convenço que ter uma vida simples é a melhor coisa que eu posso fazer por mim. Segue a frase: "[...] mas, se o caminho diante dos pés dela seria estreito, ela sabia que flores de felicidade tranquila nasceriam ao longo dele. A alegria do trabalho honesto, das aspirações dignas e da amizade agradável seria dela; ninguém poderia lhe roubar seu direito inato à imaginação ou seu mundo idealizado dos sonhos. E sempre havia a curva na estrada! - 'Deus está em seu paraíso, e tudo corre bem no mundo' - supirou Anne suavemente."

Ceci128 12/02/2024

Nunca
Sinceramente não sei como transfomaram uma coisa tão horrenda em uma série incrível, achei arrastado demais, provavelmente não é meu tipo de leitura