Mate o Próximo

Mate o Próximo Federico Axat

Resenhas - Mate o Próximo

edisik 20/04/2023

É o típico livro que te deixa perdido e ao mesmo tempo intrigado até a metade dele. E depois é só alegria ao descobrir que você estava errado o tempo todo. Gostei bastante, recomendo.
Carla 21/04/2023minha estante
Vc é professor??

edisik 21/04/2023minha estante
Não. Leitura é meu único vício. Rsrs

GianiPlata 22/04/2024minha estante
??? adoro estar errada na leitura!! É o único momento que eu me permito ser tapeada!!! ????

edisik 22/04/2024minha estante
É divertido errar.

GianiPlata 22/04/2024minha estante
Concordo! ?

Mayara 08/02/2018

Um verdadeiro labirinto!
Acredito que enquanto o autor escrevia esse livro, ele ria da cara dos leitores haha
É o tipo de livro que faz com que você não confie em ninguém, você não sabe o que é verdade e o que não é, tanto que no momento em que a verdade apareceu eu simplesmente continuei desconfiada até o fim.
Os personagens foram muito bem construídos.
O desfecho foi muito bom, fez com que tudo se encaixasse perfeitamente.
Gosto muito do tema que foi abordado!

"A mente é uma caixa mágica. Cheia de truques. Ela sempre se vira para te dar um aviso. Também para te dar uma rota de fuga."

Para quem gosta de livros de leitura rápida, esse com certeza é um deles, pois os capítulos são tão curtos que não percebe-se o tempo passar enquanto os lê. Fora isso, a cada capítulo lido, sua curiosidade é cativada ainda mais. Apesar de tudo, tem momentos em que precisei parar para respirar e assimilar todas as informações obtidas.

Uma frase que fez muito sentido no final do livro:
"-Porque para sair às vezes é preciso retroceder."

bennett 09/02/2018minha estante
perfect!!!

Lincoln.Marques 11/02/2018minha estante
Nossa eu te vi lá no Facebook kkk

Mayara 11/02/2018minha estante
Pois é, os grupos de lá são meu vício rsrs

A.Paula.Sz 09/05/2023

Complicado como uma boa partida de xadrez!
Um Thriller excelente, deixa o leitor tenso em 99% do tempo.
Eu jamais iria conseguir descobrir a realidade do que estava acontecendo na mente do Ted. O autor foi simplesmente brilhante na criação de uma história tão complexa como essa.

P.S.: estou feliz de não ter sido a única q encasquetou com o diacho do gambá kkkkkk
Núbia Cortinhas 12/05/2023minha estante
Gostei da resenha! Fiquei curiosa para ler.

A.Paula.Sz 13/05/2023minha estante
Eu gostei muito Núbia, é daqueles thrillers q vão deixando a gente cada vez mais ansioso pra entender e cada vez entendendo menos rsrsr

AndressaK. 27/02/2023

Fiquei maluca
Eu estou perplexa com essa leitura. Oq foi isso?? Foi diferente de tudo que já li...
Eu fiz páginas... PÁGINAS!!! De anotações, teorias, dúvidas e mesmo assim fui feita d trouxa até a última frase!! E eu aaaamo quando um autor faz isso comigo.
É muito engenhoso, pode ser q em alguns momentos fique complicado de acompanhar (por isso tanta anotação kkkk), mas é justamente isso q me fascina, trabalhar a mente, causar confusão, dúvidas. Achei genial.
Uma coisa q me agrada muito é quando envolve um lado psicológico, q ficou maravilhoso aqui.
Amei, fiquei maluca, feita d trouxa... Enfim: leiam!! :)

Jaina 30/05/2021

Minha cabeça explodiu várias vezes...
Fazia muito tempo que não lia algo tão bom! Esse livro me tirou do sério, tirou o meu sono e o meu sossego. Me deu muito gatilho (principalmente a parte da infância dele) e quando eu achava que estava entendendo alguma coisa , não estava entendendo nada! Hahaha
Recomendo. Recomendo . E recomendo!
Thais645 30/05/2021minha estante
Parece interessante. Me atiçou a curiosidade.

FatimaCher 16/01/2022minha estante
Eu também, qdo achava que estava entendendo... vinha outro plot...

A Leitora Compulsiva 22/05/2023

Você está pronto/a para esse labirinto?
Xadrez.

Eu não faço ideia de como funciona esse jogo, e se alguém faz, por favor me diga.

Mas o que sei é: se trata de um jogo cujo objetivo é prever os movimentos do adversário, e assim, derrotá-lo dentro de sua própria estratégia que deu errado.

Fascinante, não?

Mas se torna ainda mais fascinante quando o autor decide usar esse simples jogo para criar a mente de seu protagonista. Dividir em pedaços, criar uma estratégia, achar uma saída... Como um labirinto.

Bom, é exatamente o que esse livro propõe.

1. TODOS OS MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊ DEVERIA LER

Mate o Próximo, se você puder ignorar o título, não é sobre pessoas matando outras pessoas. Pelo menos, não num primeiro plano. Eu sinto mais como se fosse uma antítese: um jogo de palavras para a passagem bíblica de "ame seu próximo como a ti mesmo", embora no livro não tenha nenhum trecho de bíblia. Mas tem a ver com um jogo de xadrez, então o jogo de palavras começa no título.

Pra quem gosta de livros com temática psicológica, é um ótimo livro. Vai mexer com teu cérebro, saber que o cérebro do protagonista é uma bagunça que nem ele mesmo sabe organizar. O limite entre a paranóia e o bem estar, a lucidez e a insanidade é bem tênue.

E principalmente: saber o motivo pelo qual o Ted, nosso protagonista, chegou a esse estado mental, é sua principal missão durante todo o livro. Mas não ache que será tarefa fácil: o autor não quer que você descubra. E você não vai descobrir.

Pelo menos até as últimas páginas.

2. MOTIVOS PARA NÃO LER

Não tem. Se você não ler esse livro, se não tentar desvendar esse mistério, talvez você fracasse como leitor.

A história do Ted vai te encontrar, aonde quer que for. Não importa quanto o tempo passe e você ache que já esqueceu: ele vai abrir um caminho até você, até sua mente.

Esse livro precisa do seu cérebro. Então dê pra ele.

Deixe sua mente à beira da insanidade, como eu deixei a minha e o mais importante: não esqueça de levar o seu gambá. Você vai precisar. :)
Núbia Cortinhas 31/05/2023minha estante
Kkkkk. Taí, gostei! Outro livro que vc me deixou curiosa, kkk.

A Leitora Compulsiva 01/06/2023minha estante
Menina KKKKKKKKKKKKK

Seu comentário que me lembrou que não editei a resenha ainda (não sei se vou).

É humanamente impossível fazer uma resenha desse livro sem comprometer as nuances que ele apresenta.

Só posso dizer que você passa o livro inteiro acreditando numa coisa, e no penúltimo capítulo o autor joga um balde de água na sua cara e grita: "VAI TROUXA HAHAHAHA"

Vale suuuuuper a leitura KKKKKKK

Núbia Cortinhas 01/06/2023minha estante
Não edita não. Está ótima a resenha. E adorei o comentário kkkkkkkkk. É muito bom qdo o autor faz a gente de trouxa kkkkkkkkkk.

A Leitora Compulsiva 02/06/2023minha estante
Não sei se gostei da sensação de ser surpreendida pelo autor, eu sou egocêntrica demais para isso e normalmente gosto de acertar antes HAJAJSJSJS, MAS o Federico fez algo excepcional aqui.

E o fato dele usar elementos psicólogicos e encaixar dentro do xadrez, que é um jogo de lógica? SURREAAAAL

Núbia Cortinhas 02/06/2023minha estante
Uauuu! Preciso urgente desse livro kkkk, curiosidade máxima! ??

K.G | @kennedy guedes 18/01/2018

Muito uso da ervinha satanas, ou muita genialidade? Nao sei, o que sei e que esse é SENSACIONAL!
ENTAO EU LI MATE O PROXIMO.... E PACEIRAS 5 ESTRELAS NAO É O SUFICIENTE 1000 ESTRELAS UM TROCENTOS DE ESTRELAS TODAS AS ESTRELAS QUE EXISTEM!

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE LIVRO ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL, INCRIVEL, PERFEITO AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOO!

Eu acabei de terminar esse livro e minha vontade e DE PODER ESQUECER TUDO, PARA LER DE NOVO, e viver essa historia novamente, QUE LIVRO FODA! FODA! FODA! MEU DEUS! daqueles que eu queria poder dar um exemplar pra todo mundo PRA TER CERTEZA QUE VOCES VAO LER ESSA MARAVILHA, To nervoso, to empolgado, to maravilhado, to encantado É UM SUSPENSE PSICOLÓGICO INCRIVEL! UM DOS MELHORES QUE JA LI NA VIDA, amo tanto esse livro quanto eu amo flores partidas, e eu vou tentar explicar porque.

Bom nessa historia nos conhecemos o TED em um momento bem Critico da vida dele. Mesmo com toda a riqueza, familia perfeita, Ted esta doente, e decide cometer suicidio. Ele planeja tudo, com os mínimos detalhes, espera sua familia viajar, e quando esta COM A ARMA NA CABEÇA, pronto pra atirar, a campanhia toca.

E a pessoa que toca a campanhia, DIZ PRA O TED NAO ATIRAR, mas acontece, QUE NINGUEM SABIA, O ted nao contou pra ninguem, entao ele olha na mesa e ve um envelope ESCRITO PELO PROPRIO TED, dizendo pra abrir a porta, que aquela pode ser a única chance que ele tem de se salvar.

E isso e o máximo que voces precisam saber da sinopse, E PACEIRAS, ISSO É APENAS A PONTA DO ICEBERGUE, o que torna esse livro tao maravilho e voce ir VIVENDO A HISTORIA JUNTO COM O PERSONAGEM, descobrindo ( ou nao) as coisas junto com ele, e é DE EXPLODIR A CABEÇA. não tem como eu ir mais afundo em outras caracteristicas do livro sem dar spoiler.

Logo no primeiro capitulo JÁ E IMPOSSIVEL DE LARGAR ESSE LIVRO, e cada final de capitulo, e uma REVIRAVOLTA, QUE VOCE TEM QUE LER MAIS E MAIS E MAIS E MAIS AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! E o autor vai te envolvendo em uma trama CHEIA DE MISTERIO, QUE VOCE VAI ENLOUQUECENDO, eu enlouqueci lendo esse livro, minha vontade era de sair correndo e gritando louca. NAO RECOMENDO QUE LEIA DE MADRUGADA, que nem eu, porque voce vai precisar extravasar os seus sentimentos.

Eu divido esse livro em DUAS FASES, a primeira e a que o autor parece que fumou maconha, cocaina, crack ( so conheço o nome de 3 drogas, sou evangelica) TUDO JUNTO, E COMEÇOU A ESCREVER, e isso e um elogio! e algo assim TOTALMENTE ALUCINANTE. parece que baixava a Pablo vittar em mim e eu ficava

YUKEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
YUKEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
YUUUUUUUUUUUUKEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Chegou um momento desse livro QUE EU NAO SABIA MAIS NEM MEU NOME! EU PRECISAVA URGENTE DE RESPOSTAS SE NAO EU IA MORRE

E é exatamente nesse momento QUE O AUTOR COMEÇA A TRAZER AS RESPOSTAS, sabe, tudo nesse livro acontece no momento certo.

E vem a segunda fase, que eu chamo de SOBRIA KKK onde o autor vem DE UMA FORMA MAGISTRAL, respondendo os misterios que foram levantados, trazendo explicaçoes, e o voce vai ver amor, VOCE FICA CABREIRA, sem confiar em nada.

É uma historia MUITO BEM CONSTRUIDA, MUITO BEM ESCRITA, de uma forma que voce percebe que o autor PENSOU EM CADA DETALHE, que ele se preocupou em escrever um livro QUE FOSSE BOM, EM CADA PEDACINHO, EM CADA CAPITULO, E CADA FRASE, VOCE TEM UM PORQUE DE EXISTIR, e porque daquele elemento existir na historia.

E quando eu me deparo com um trabalho assim ME ENCHE DE ALEGRIA! minha vontade e de abracar esse autor e dizer OBRIGADO, POR PENSAR TANTO EM MIM QUANTO LEITOR, e se dedicar em escrever algo tao incrivel. Eu nao queria parar de ler, e ao mesmo tempo nao queria que acabasse.

O começo desse livro me ENCHEU DE EXPECTATIVAS, E eu esperava que esse livro EXPLODISSE NA MINHA MAO, que os personagens saíssem e me dessem UM SOCO NO ESTOMAGO, e pra mim, o livro REALMENTE PEGOU FOGO! mas de uma maneira bem sóbria, inteligente, COERENTE, sensacional.

eu terminei esse livro com aquela sensação de É PRA ISSO QUE EU COMPRO LIVRO CARALHO! PRA ME SENTIR ASSIM!

A unica critica negativa que tenho e essa capa feia, que nao tem Nada a ver com a historia.

5 estrelas
favoritado

UM DOS MELHORES SUSPENSES QUE EU JA LI NA VIDA.
e se voce chegou no final desse textao, espero que leia esse livro, e seja tao incrivel pra voce quanto foi pra mim. FENOMENAL.
Hellen.Santos 19/01/2018minha estante
Miga sua louca!! Já kero loucamente!!! ?

K.G | @kennedy guedes 19/01/2018minha estante
Kkk miga Surtei demais com esse

Fabi129 19/01/2018minha estante
quero ler qd puder!

Daisy_book's 24/01/2018minha estante
Deus hahahaha que resenha sensacional. Se a intenção era nos deixar looooooucos para ler. Parabéns!!!

Quero ler para já!!!

Erika 06/02/2018minha estante
Fiquei tão empolgada com a sua animação nessa resenha que já estou lendo. Kkkkk

Helder 18/06/2018minha estante
Resenha sensacional. O livro é tudo isso mesmo!

Suka 06/07/2020minha estante
Só pela resenha me deu vontade de ler

Suka 15/07/2020minha estante
Cara a sua resenha é mtooo verdadeira mesmo. Pq é exatamente isso q eu tô sentido! Um livro sensacional mesmo

Maya 24/01/2021minha estante
Alguém sabe pq raios o advogado vê tbm o bixinho? (Ainda sem entender)

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 19/01/2022

Não entendi absolutamente nada.
A minha opinião é a mesma de todos que ja leram: Confuso, o livro não fala nada com nada além de que quando começam os "círculos" vai ficando mais confuso ainda, nada na trama faz sentido e deixa também várias pontas soltas.

Helo 23/06/2020

Um dos meus livros favoritos do gênero! É uma obra intrigante e envolvente, é um passeio pela mente humana e suas camadas, além de ser um convite a sempre ir mais a fundo

Lucas. 11/09/2020

ESTOU IMPRESSIONADO!
Um livro fantásticoooooo. Estou sem palavras. Tem tanta reviravolta que estou até tonto.

Quando eu pensava que as questões estavam sendo resolvidas, vinha uma nova informação que mudava tudo e me deixava curioso novamente.

Ao ler o livro, é como se eu estivesse na mente do personagem principal, tentando entender o que estava acontecendo. Perdido, sem saber em quem confiar.

Esse é tipo de livro que, se você for desatento, passará a madrugada acordado lendo sem perceber!

Thayná Krueger 06/05/2023

Maravilhoso
QUE LIVROOOOOOO.

Desde o primeiro capítulo ele é ótimo, confuso nos primeiros capítulos, mas as coisas vai se encaixando e então é surpresa atrás de surpresa.

Vale muito a pena para quem gosta do gênero, é incrível como as coisas se desenrolam, eu sempre errava nas minhas suposições.
Gustavo.Fortes 06/05/2023minha estante
Coloquei na minha lista pelo seu comentário

Thayná Krueger 06/05/2023minha estante
Esse livro é excelente. Quando você ler me conta o que achou.

Se você curte o gênero, vai se surpreender com o enredo. É uma loucura total, fiquei presa, queria entender o que estava acontecendo.

leiturasdaursula 05/04/2023

Diferente de tudo que li
Este é um livro de suspense psicológico do autor argentino Federico Axat. A história começa com a narrativa de Ted McKay, um homem que está prestes a cometer suicídio, mas é interrompido por um estranho que aparece em sua casa. O homem misterioso oferece a Ted uma alternativa para sua vida, que envolve matar uma pessoa desconhecida em troca de dinheiro.

A partir daí, a trama se desenrola em um jogo de gato e rato, com reviravoltas surpreendentes e personagens complexos que têm suas vidas entrelaçadas. A narrativa é envolvente e bem construída, com um ritmo acelerado que mantém o leitor preso à trama até o fim.

Axat apresenta uma crítica social sobre a ganância e a corrupção que permeiam a sociedade moderna, explorando as consequências devastadoras das escolhas que os personagens fazem. A escrita é clara e concisa, com descrições vívidas e diálogos bem elaborados que ajudam a criar uma atmosfera tensa e opressiva.

Além disso, o livro apresenta reflexões profundas sobre a natureza humana, o livre-arbítrio e as consequências de nossas ações. Axat cria personagens realistas e multidimensionais, que se tornam cada vez mais complexos e intrigantes ao longo da história.

Em resumo, "Matem o Próximo" é um livro impactante e instigante que combina elementos de mistério, suspense e psicologia para explorar temas profundos e universais sobre a condição humana. Axat prova ser um mestre do gênero de suspense psicológico, deixando o leitor com uma sensação de inquietação e reflexão.

Triz 29/01/2022

Plot twist atrás de Plot twist
Comecei esse livro sem muita expectativa, e nas primeiras páginas não estava dando nada por ele pois achei as motivações do personagem principal bastante superficial, mas a história acabou indo por um caminho que eu de forma alguma esperava. Toda hora me surpreendia, coisa que a muito tempo eu não encontrava de verdade em um livro de suspense. Os capítulos são pequenos, o que deixa a leitura ainda mais rápida e viciante. Queria que essa obra estivesse mais de conhecimento.
livinha:) 29/01/2022minha estante
??????

Nrzecchin 21/02/2023

Eu tive que ligar pro autor
O livro é plot atrás de plot, atrás de cataploft...
O livro começou e eu "Tsk.. não acredito que já explicou o título no primeiro capítulo!"
aahhh coitaada! Mas aí o segundo capítulo veio, e eu vi que estava equivocada... Assim como fiquei no terceiro, no quarto, na fase 2, na 3, e até o último diálogo, tudo mudou. Eu achei que tinha entendido o personagem, mas não. Achei que tinha entendido a história mas o último minuto do segundo tempo da prorrogação (ok, comparações com futebol são toscas, mas foi examente isso, como um gol que veio não se sabe de onde, e acertou o ângulo) simplesmente mudou TUDO!
E o pior foi que eu não entendi hahahahahahahahahahaha
Tava tudo OK! A psicóloga, o Ted, o Lynch... Tava tudo OK, eu já tinha aceitado a história. Eu tinha aceitado o que o autor escreveu e estava feliz, até o maldito último diálogo.
Eu tive que procurar o Federico no Instagram, e eu escrevi pra eles 3 DA MANHÃ, porque aquele diálogo mudou tudo... não mudou?
Tirando a história de dar nó em tudo o que você imagina que sabe sobre o personagem, eu quero dizer que esse livro foi uma surpresa agradável! Muito agradável mesmo! Bem escrito, sem barrigas, objetivo, direto, envolvente... Os personagens que orbitam o personagem principal são explorados na medida certa para que não se perca o fio da meada! Tirando o último diálogo que me deixou MALUCA, todo o livro foi delicioso de conhecer! Excelente autor! Com certeza vou ler mais livros dele!!!
Camila1856 26/02/2023minha estante
Kkkkkkk eu tbm não entendi kkkkk tô morrendo! Devo ligar pro autor?

Nrzecchin 26/02/2023minha estante
Teve uma pessoa que falou que aquilo ali era o amigo que tb endoidou
Outro paciente pra Laura kkkkkkk
Mas eu acho que tem algo a mais
Ai meu Deus
Eu tinha conseguido dormir em paz e agora vc me relembrou isso AAAAAAAAAAAAAA???????????????????? hahahhh eu to com ódio desses últimos 3 parágrafos

Camila1856 27/02/2023minha estante
Hahahah meu Deus.. então quando eu li pensei.. ixi tbm endoidou.. mas não faz sentido.. tem q ser algo a mais não eh possível kkkk socorro