A Garota das Sapatilhas Brancas

A Garota das Sapatilhas Brancas Ana Beatriz Brandão

Resenhas - A Garota das Sapatilhad Brancas

SJFRUTI 10/03/2024

O amor que cicatriza as feridas e nos mostra a felicidade.
São exatas 21:43h da noite. Eu acabei de terminar "A garota das sapatilhas brancas" e eu estou completamente sem palavras para tudo o que eu li ao longo desse livro; eu não sei nem se consigo organizar meus pensamentos adequadamente para expressar todo o meu amor que aumentou por essa história; por esses personagens e por todas as lições que ele me mostrou ?.
Eu digo isso para muitos livros, mas... Esse com certeza, juntamente a "O garoto do cachecol vermelho" foram os livros com uma das histórias mais lindas que eu já li durante esses anos que eu decidi engatar realmente nos livros. "A garota das sapatilhas brancas" mexeu comigo de um jeito que eu não imaginava que faria... O triplex que alugou na minha cabeça é enorme; sei lá.. O sentimento foi surreal; já fazia um tempo que eu não chorava tanto lendo um livro, eu não conseguia parar de chorar em determinado momento e... Cara, até agora eu não consigo absorver a preciosidade desse livro, eu me apaixonei completamente e se tornou uma das minhas leituras realmente favoritas. São livros que eu quero guardar com todo o carinho no meu coração.

Para ler esse livro, você primeiramente precisa ler "O garoto do cachecol vermelho" para conhecer a história (Vulgo se apaixonar completamente) e se familiarizar com os personagens; enredo; desfecho e tudo mais, um dos livros mais lindos da minha vida. "A garota das sapatilhas brancas" é como se fosse um pequeno completo para a história, mostrando e acrescentando momentos para a trama na perspectiva principalmente do Daniel e MDS! Eu nunca imaginei que precisava tanto ver o ponto de vista do Daniel antes de começar esse livro, foi maravilhoso e incrível. O sentimento...A emoção, esse livro me fez amar ainda mais a história que me foi apresentada.

Uma coisa que eu amei, foi que a autora conseguiu modelar a história de forma certinha com as personalidades de ambos os personagens, Melissa e Daniel. No livro "O garoto do cachecol vermelho" que é narrado na visão da Melissa, a gente percebe como tudo é tão característico da personalidade dela; a forma como ela expressava seus sentimentos e tudo, enquanto "A garota das sapatilhas brancas" é 100% Daniel; eu consigo perceber completamente a personalidade do Daniel impregnada em cada página que eu leio; esse sentimentalismo... Tanto amor e doçura, a gente navega entre as narrativas e conhece muito mais da história do Daniel; da Melissa; a história deles dois juntos e simplesmente se apaixonada ainda mais pelo personagem Daniel.

O Daniel é um dos personagens mais doces e interessantes que eu tive o prazer de ler, eu me apaixonei completamente por ele desde que eu conheci a história. Ele é um personagem tão cativante... tão... Eu não consigo pensar em adjetivos o suficiente para descrever ele; o Dani é um dos personagens mais irreais e ao mesmo tempo reais que eu li, um personagem tão complexo só que ao mesmo tempo tão simples de entender... Alguém que via a felicidade em tudo; que queria viver ao máximo e ajudar as pessoas; sempre tentando enxergar o melhor nelas que outras pessoas não enxergavam e lhes dar a chance e compreensão que precisavam e acho que essa é uma das coisas mais lindas sobre o Daniel, o quão sensível e maduro ele foi durante o livro inteiro. Conhecer mais do Daniel... Perceber o desenvolvimento dele diante de tantas coisas foi incrível; diante da doença e de como ele descobriu e como ela estava lhe assustando tanto; sua vontade de viver e ao mesmo tempo seu medo de magoar a todos com sua partida; a perda do pai; seu amor pela Melisaa e como a mudança dela aconteceu.. E mesmo assim, ele tentava ser o garoto positivo e esperançoso que enxergava o lado bom da vida.
O Daniel escolheu viver apesar de tudo e apesar de que ele sabia que ele sabia que ele talvez não tivesse todo o tempo do mundo e nem uma vida inteira... Ele queria lutar para isso e vivenciar o amor com sua família; amigos principalmente, com Melissa, a garota que simplesmente deu as cores que a vida dele precisava depois de tudo.

Foi tão precioso, tão único... Tudo entre ele e a Melisaa foi tão bonito e sincero, cada sentimento... Cada palavra, eu conseguia sentir completamente o amor transbordando! A escrita dessa autora me cativa tanto... Eu não sei como, mas.. Eu conseguia sentir cada uma das coisas que ela descrevia, eu sentia tanto amor.. tristeza e alegria com o decorrer dos acontecimentos, uma narrativa tão suave e bela, mexeu comigo de tantas formas. Eu não sei, mas... Esse livro mexeu com meu coração e eu chorei, chorei muito.
A visibilidade que ela trouxe sobre a Esclerose Lateral amiatrofica e a doçura com as palavras em cada capítulo...A forma como tudo se desenvolveu, foi um livro curto mas com tantas camadas que me ajudaram a entender ainda mais o começo em "O garoto do cachecol vermelho".

Eu não lembro quando foi que eu me senti tão inerte e emotiva com uma leitura; foi um livro tão..intimo e tráfico, minhas emoções passearam diante das páginas e eu me vi vivenciando cada uma das coisas que acontecia e quando chegou a reta final, nós últimos capítulos, eu simplesmente me derramei em lágrimas. Foi uma das histórias mais linda que eu li sim... A história; os personagens.. O luto; as mensagens de como enxergar a vida, não se deixar prender as coisas ruins e seguir em frente; sla, tudo mexeu comigo de uma maneira indescritível.

Eu normalmente não gosto de ler livros com finais tristes; mas.. Eu não mudaria nada nesse livro, acho que se eu mudasse qualquer coisa... Perderia o peso da história. E pra mim, foi tudo perfeito na medida certa, foi uma narrativa impecável.
O livro não tem uma linha cronológica certa, ele está todo embolado nos acontecimentos, só que é feito de uma forma incrível. Nossa! Impecável demais.

De qualquer forma, acho que o final foi A altura do que o livro foi, gostaria que a história de amor da Melissa e do Daniel tivesse tido um final feliz e com muitos anos juntos? Sim... Mas foi emocionante, como o amor e a perda forma tratados... Eu me senti completamente presa nesse livro que me fez amar mais ainda o conjunto de toda a obra.

Eu li "O garoto do cachecol vermelho", "A garota das sapatilhas brancas " e "A garota dos olhos esmeralda" e esses três livros foram uma experiência incrível de toda a história que eu amei. Simplesmente amei.
Foi um livro que me deixou emotiva e que com certeza, vou guardar no coração e reler novamente algum dia para me lembrar da linda história do Dani e da Melissa, que apesar das dificuldades, escolheram lutar e ser felizes pelo amor um do outro.
Eu senti a felicidade e o amor por esse livro...??

Raquel512 14/04/2024

O amor nas lembranças
Acabei de ler o livro e me encontro devastada e aos prantos. Apesar de não ter lido "O garoto de cachecol vermelho" e este livro ser o spin-off dele, deu pra entender a história e se emocionar.

Demorei muito pra começar a gostar da história, estava bem arrastada a leitura, mas o final foi cheio de emoções e me fez chorar rios de lágrimas. É uma história triste e emocionante, que mexe com os nossos sentimentos, mas que também dá sentido às pequenas coisas.

Zuzartisa 06/05/2024

Amoooo
Um dos livros mais lindo que já li.

A mel sua sapatilha e seu pequeno Daniel vivendo o pós luto.
Onde muitas descobertas e afinidade são percebidas da mel com sua mãe.